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Mais um acidente numa rotunda

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    Mais um acidente numa rotunda

    Boa noite pessoal!

    Um amigo meu teve um acidente numa rotunda, no qual eu estive presente. Segue em baixo o belo do croqui feito por mim:
    - http://i49.tinypic.com/352kndz.png

    Nenhum dos condutores se deu como culpado no acidente, foi pedida a participação da polícia de trânsito que acabou por tirar as medidas e fazer o croqui. Neste momento foram mandadas as participações para as seguradoras, agora só resta esperar. Gostava de saber as vossas opiniões, não vou dar a minha opinião para não "influenciar".

    P.S: Powered by Paint.

    #2
    na seguradora a culpa vai recair no veiculo B, Pois o mesmo ao mudar de faixa tem que tomar cuidado (sim eu sei que o caramelo do veiculo A ia a fazer a rotunda toda por fora... tambem ja apanhei alguns sustos com caramelos destes... e quase me obrigaram a parar a meio da rotunda para ceder passagem ao mesmo e so depois sair da mesma...

    Comentário


      #3
      Pelo croqui, quem vai levar a culpa é o B pois ia a mudar de faixa. Mas se fosse eu a mandar, o A levava uma multa por circular indevidamente numa rotunda.

      Comentário


        #4
        Embora a culpa seja claramente do B, aconteceu exactamente o mesmo ao meu pai e foi atribuído 50/50

        Comentário


          #5
          aqui a culpa é do veículo B, pois quer sair e vai "a matar". o veículo A vai a fazer a rotunda por fora, é certo, muitas das vezes eu e outros já contamos e vemos o que vai fazer o caramelo que vai por fora, senão todos os dias aconteciam muitas mais dezenas de acidentes dese tipo.

          se lhe derem 50/50, ele que se dê por contente. as seguradoras estão fartas de resolver problemas destes, mesmo contenciosos.

          aposto que o teu amigo é o que vai por dentro e quer sair. acertei?

          Comentário


            #6
            No código da estrada diz que devemos circular sempre na faixa mais à direita, esta "lei" também se aplica nas rotundas?

            Agradeço desde já as vossas respostas.

            P.S: No final do caso irei dizer os resultados das seguradoras e qual o carro do meu amigo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por yokohama Ver Post
              No código da estrada diz que devemos circular sempre na faixa mais à direita, esta "lei" também se aplica nas rotundas?

              Agradeço desde já as vossas respostas.

              P.S: No final do caso irei dizer os resultados das seguradoras e qual o carro do meu amigo.
              Nao existe leis especificas para a circulaçao em rotundas. Logo seguimos como manda a lei seguir sempre pela faixa mais a direita , existe sim recomendações como circular numa rotunda apenas isso.Portanto nesse acidente o culpado é o B porque mudou de direcção (faixa) embatendo no veiculo A

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                Embora a culpa seja claramente do B, aconteceu exactamente o mesmo ao meu pai e foi atribuído 50/50

                ai esse codigo, os 50 50 ate podem ser o mais justo nestes casos, basta pensar que ambos iam mal, sebem que a saida tem 2 faixas

                Comentário


                  #9
                  O A devia ir claramente mais dentro na rotunda.. Mas o B é o culpado.

                  Isso acontece-me muito na Rotunda do fórum Almada.. Tão a vir por dentro e toca de cortar a rotunda para sair, mas os que vão na da direita para sair na próxima..Não podem lá estar.. Já apanhei uns sustos.

                  Comentário


                    #10
                    Quem vai levar com as culpas é o B.
                    Já me aconteceu isto no verão em Portimão e tive de travar a fundo porque o senhor entrou quando eu entrei, eu ia por dentro pois ia sair na terceira saia e ele foi sempre por fora para sair da quarta e quando faço pisca ele acelera e fica à minha frente tendo eu de travar a fundo e o namorado a gritar trava porque depois a culpa ia recair sobre mim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por yokohama Ver Post
                      No código da estrada diz que devemos circular sempre na faixa mais à direita, esta "lei" também se aplica nas rotundas?

                      Agradeço desde já as vossas respostas.

                      P.S: No final do caso irei dizer os resultados das seguradoras e qual o carro do meu amigo.
                      Claro que sim. As exclusões à circulação na faixa mais à direita estão mais que tipificadas na lei. No entanto, muitos "caramelos" parecem desconhecer ou querer esquecer estes pequenos pormenores de circulação na estrada e o tipo que conduz, cumprindo o estipulado na lei, quer se goste ou não, tem direito a ser adjectivado.

                      Culpa do veículo B. Não há cá 50/50.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                        Claro que sim. As exclusões à circulação na faixa mais à direita estão mais que tipificadas na lei. No entanto, muitos "caramelos" parecem desconhecer ou querer esquecer estes pequenos pormenores de circulação na estrada e o tipo que conduz, cumprindo o estipulado na lei, quer se goste ou não, tem direito a ser adjectivado.

                        Culpa do veículo B. Não há cá 50/50.
                        entao na tua opiniao as rotundas so deviam ter uma faixa?

                        isso nao tem logica nenhuma!

                        sei que o b vai ter culpa mas deveria ser o a

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                          entao na tua opiniao as rotundas so deviam ter uma faixa?

                          isso nao tem logica nenhuma!

                          sei que o b vai ter culpa mas deveria ser o a
                          Ó jovem, ao menos lê o que eu escrevi!

                          Claro que sim. As exclusões à circulação na faixa mais à direita estão mais que tipificadas na lei. No entanto, muitos "caramelos" parecem desconhecer ou querer esquecer estes pequenos pormenores de circulação na estrada e o tipo que conduz, cumprindo o estipulado na lei, quer se goste ou não, tem direito a ser adjectivado.

                          Culpa do veículo B. Não há cá 50/50.
                          O problema é que o comum do condutor acha que às rotundas se aplica algum artigo em especial. Mas não.
                          É possível circular em faixas interiores, sim, e as situações onde tal é permitido estão escarrapachadas no C.E.

                          Comentário


                            #14
                            circulação em rotundas parece ser dos temas mais falados e simultâneamente menos esclarecidos.

                            Não sei se este esclarecimento oficial ajudará
                            http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod...m_rotundas.pdf

                            aplicando ao caso presente, e apenas com os dados descritos, não me parece desajustado os 50/50.

                            1º- o A se não sai naquela saída, não deve ir na faixa da dtª
                            2º- o B devia ter tomado progressivamente a faixa da dtª, após a saída imediatamente anterior àquela que pretende utilizar, logo, se era para sair ali, então já devia apresentar-se na faixa da dtª

                            não sou jurista, mas é o meu entendimento.
                            Editado pela última vez por carlosmrs; 06 February 2010, 11:57.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                              circulação em rotundas parece ser dos temas mais falados e simultâneamente menos esclarecidos.

                              Não sei se este esclarecimento oficial ajudará
                              http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod...m_rotundas.pdf

                              face ao caso presente, e apenas com os dados descritos, não me parece desajustado os 50/50.
                              Esse esclarecimento nada diz. Tal como já foi dito, não passam de recomendações, e nem sequer são do dódigo da estrada. O que raio é a 'faixa mais adequada' ??

                              Até existir uma lei que diga que nas rotundas não são vias de circulação normais, aplica-se a regra de circular sempre na faixa da direita, independentemente de se achar certo ou não.

                              A culpa é do que ia por dentro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                circulação em rotundas parece ser dos temas mais falados e simultâneamente menos esclarecidos.

                                Não sei se este esclarecimento oficial ajudará
                                http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod...m_rotundas.pdf

                                face ao caso presente, e apenas com os dados descritos, não me parece desajustado os 50/50.

                                A mim não me esclarece em nada.
                                Diz nesse "esclarecimento" que se não sair na 1ª saída que devo ocupar a via de trânsito mais adequada em função à saída que vou utilizar.
                                Mas o código da estrada diz que devo circular sempre o mais à direita possível, apenas me sendo permitido circular na faixa esquerda em situação de ultrapassagem, ou caso a faixa da direita esteja preenchida.
                                Para mim, a circulação em rotundas, é exactamente igual à circulação em qualquer faixa de rodagem, ou seja, sempre encostado o mais à direita possível.

                                Agora mais específicamente neste caso, o código da estrada ainda diz mais, que se deve dar prioridade aos veículos que se apresentam pela direita, excepto com sinalização a indicar o contrário.
                                Por este ultimo motivo é que existe o sinal de cedência de prioridade ao entrar numa rotunda.
                                Em minha opinião, o veículo B tem culpa no acidente.
                                Editado pela última vez por Cheires; 06 February 2010, 12:00.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                  A mim não me esclarece em nada.
                                  bem...isso já é outra questão

                                  evidentemente que não o desejo, mas se tiveres algum azar destes, ficarás então esclarecido, e não será seguramente pelo que achas que deve ser circular em rotundas

                                  este esclarecimento é da entidade reguladora.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                    bem...isso já é outra questão

                                    evidentemente que não o desejo, mas se tiveres algum azar destes, ficarás então esclarecido, e não será seguramente pelo que achas que deve ser circular em rotundas

                                    este esclarecimento é da entidade reguladora.
                                    Então ensina-me lá como devo circular numa rotunda, mas não te esqueças de justificar com o CÒDIGO DA ESTRADA.
                                    Entidades reguladoras, pra mim, não regulam nada.
                                    Ou está no código da estrada, que foi o que aprendi quando tirei a carta de condução, ou não vale de nada.
                                    Ou também acreditas que não há cartel nas gasolineiras? Foi a entidade reguladora que o afirmou.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A culpa é do veículo B. Já aqui referiram que o veículo A não ia sair naquela saída.....dizemos nós.....até porque o condutor pode alegar que de facto ia sair naquela saída!!!

                                      Além disso, parece-me que o veículo B poderei ter tomado a faixa da direita mais antecipadamente pretendendo ele sair na saída referenciada na imagem. No fundo a mim, e peço desculpa se estou em erro, "Ai que tenho que sair agora!!!" E toca a virar o volante para o lado direito! E ta claro.....acontece disto....a mim parece-me que o veiculo A alegando que ia sair naquela saída não dá hipótese de escolha a atribuição de culpas!!

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                        Então ensina-me lá como devo circular numa rotunda, mas não te esqueças de justificar com o CÒDIGO DA ESTRADA.
                                        Entidades reguladoras, pra mim, não regulam nada.
                                        Ou está no código da estrada, que foi o que aprendi quando tirei a carta de condução, ou não vale de nada.
                                        Ou também acreditas que não há cartel nas gasolineiras? Foi a entidade reguladora que o afirmou.
                                        quando as entidades oficiais não te esclarecem, é claro que não sou eu que o consigo fazer...

                                        e só estou a falar deste assunto...neste tópico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                                          Já aqui referiram que o veículo A não ia sair naquela saída.....dizemos nós.....até porque o condutor pode alegar que de facto ia sair naquela saída!!!
                                          de acordo.
                                          apenas me pareceu que pela posição do boneco não ia sair e nesse caso eu nao tenho dúvidas que não devia ir ali...

                                          isto não quer dizer que o outro vá para cima dele...como é evidente.
                                          Editado pela última vez por carlosmrs; 06 February 2010, 12:27.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                            quando as entidades oficiais não te esclarecem, é claro que não sou eu que o consigo fazer...

                                            e só estou a falar deste assunto...neste tópico.
                                            Entidades oficiais essas que não legislam.
                                            Essas entidades oficiais também recomendam o cumprimento das regras de trânsito, que no caso apresentado o veículo B não cumpriu a mais básica de todas, quem está pela direita tem prioridade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                              quando as entidades oficiais não te esclarecem, é claro que não sou eu que o consigo fazer...

                                              e só estou a falar deste assunto...neste tópico.
                                              Esse esclarecimento não vale nada em trmos legais, pois não é o IMTT que gere a legislação denominada por Código da Estrada. Vale tanto como um PDF escrito por mim a dizer para circularem sempre pela Direita, sendo que o meu PDf teria bases legais para ser válido, e esse não tem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                Esse esclarecimento não vale nada em trmos legais, pois não é o IMTT que gere a legislação denominada por Código da Estrada. Vale tanto como um PDF escrito por mim a dizer para circularem sempre pela Direita, sendo que o meu PDf teria bases legais para ser válido, e esse não tem.
                                                fantástico...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  há já um tópico bem desenolvido sobre o tema:
                                                  http://forum.autohoje.com/road-book/...ridade-28.html

                                                  logo na 1ª pág. tem um artigo bem claro...para quem quizer é claro.

                                                  e já agora, se o desejarem, uma vista de olhos em http://www.automotor.xl.pt/0605/100.shtm
                                                  Editado pela última vez por carlosmrs; 06 February 2010, 13:09.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A regra nas rotundas é simples.

                                                    Só deve andar na direita quem vai logo sair.

                                                    Agora isso também não dá o direito a ninguém de bater em quem está a circular pela faixa de fora só porque este está a circular na rotunda de forma errada.

                                                    A mim se fosse a resolver este acidente a culpa era de quem mudou de faixa mas o que estava a circular mal levava multa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                                      de acordo.
                                                      apenas me pareceu que pela posição do boneco não ia sair e nesse caso eu nao tenho dúvidas que não devia ir ali...

                                                      isto não quer dizer que o outro vá para cima dele...como é evidente.
                                                      Sim claro eu entendi Mas, mesmo que o condutor não tivesse a intenção de o fazer, poderia alegar que de facto ia sair ali! E já não poderia ser "acusado" que estaria a circular mal!! Mas é claro que também depende da posição do carro e de muitas outras coisas, mas seria uma maneira que o condutor poderia utilizar para "se livrar" de alguma culpa no acidente! Sim, porque isto é um salve-se quem puder

                                                      Agora isso também não dá o direito a ninguém de bater em quem está a circular pela faixa de fora só porque este está a circular na rotunda de forma errada.
                                                      TripleT então já não é assim tão fácil quanto isso eheh

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                                        circulação em rotundas parece ser dos temas mais falados e simultâneamente menos esclarecidos.

                                                        Não sei se este esclarecimento oficial ajudará
                                                        http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod...m_rotundas.pdf

                                                        aplicando ao caso presente, e apenas com os dados descritos, não me parece desajustado os 50/50.

                                                        1º- o A se não sai naquela saída, não deve ir na faixa da dtª
                                                        2º- o B devia ter tomado progressivamente a faixa da dtª, após a saída imediatamente anterior àquela que pretende utilizar, logo, se era para sair ali, então já devia apresentar-se na faixa da dtª

                                                        não sou jurista, mas é o meu entendimento.
                                                        como podia o b ir para a faixa da direita se estava ocupada por alguem que ia dar a volta quase toda a rotunda???
                                                        ja agora não se esqueçam que a a saida tinha 2 faixas segundo o desenho, o que pode dizer que a 2 faixa da direita nem é tão ma para se sair

                                                        Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                                                        A culpa é do veículo B. Já aqui referiram que o veículo A não ia sair naquela saída.....dizemos nós.....até porque o condutor pode alegar que de facto ia sair naquela saída!!!

                                                        Além disso, parece-me que o veículo B poderei ter tomado a faixa da direita mais antecipadamente pretendendo ele sair na saída referenciada na imagem. No fundo a mim, e peço desculpa se estou em erro, "Ai que tenho que sair agora!!!" E toca a virar o volante para o lado direito! E ta claro.....acontece disto....a mim parece-me que o veiculo A alegando que ia sair naquela saída não dá hipótese de escolha a atribuição de culpas!!

                                                        Cumprimentos
                                                        claro que pode alegar, ele diz assim, eu ia sair naquela, mas como levei um toque, que ate foi a favor da minha saida eu segui em frente, ui que logica

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                                          A regra nas rotundas é simples.

                                                          Só deve andar na direita quem vai logo sair.

                                                          Agora isso também não dá o direito a ninguém de bater em quem está a circular pela faixa de fora só porque este está a circular na rotunda de forma errada.

                                                          A mim se fosse a resolver este acidente a culpa era de quem mudou de faixa mas o que estava a circular mal levava multa.
                                                          Interessante... e com base em que artigo do CE?

                                                          Já tive 3 acidentes deste tipo em que eu era o veículo A, e sempre nas mesmas circunstâncias e no mesmo sítio dessa rotunda... apenas no 1º a seguradora tentou os 50/50, mas não foi nada que um pequeno contencioso não resolvesse a meu favor! Para os mais picuinhas a distância entre a saída que o veiculo B pretendia utilizar e que eu pretendia utilizar era/é inferior a 7 mt.

                                                          Devo já alertar que para mim deve imperar o bom senso, e que na maioria das rotundas até sigo a "recomendação" do IMTT, mas se as condições de tráfego, configuração da rotunda e conhecimento do local não me forem favoráveis, eu não arrisco a minha carteira e se for necessário circulo sempre pela direita até encontrar a saída que pretendo utilizar seja ela a 1ª ou a última... e várias vezes passei por patrulhas da PSP/GNR/BT e nunca fui multado.

                                                          De qualquer modo, considero muito mais importante a utilização correcta dos indicadores de mudança de direcção, do que propiamente a faixa que utilizam

                                                          Uma última provocação para terminar... como procedem nas rotundas em que a sinalização horizontal já não é perceptível? Onde começa e termina cada faixa de circulação?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sikora Ver Post
                                                            Interessante... e com base em que artigo do CE?

                                                            Já tive 3 acidentes deste tipo em que eu era o veículo A, e sempre nas mesmas circunstâncias e no mesmo sítio dessa rotunda... apenas no 1º a seguradora tentou os 50/50, mas não foi nada que um pequeno contencioso não resolvesse a meu favor! Para os mais picuinhas a distância entre a saída que o veiculo B pretendia utilizar e que eu pretendia utilizar era/é inferior a 7 mt.

                                                            Devo já alertar que para mim deve imperar o bom senso, e que na maioria das rotundas até sigo a "recomendação" do IMTT, mas se as condições de tráfego, configuração da rotunda e conhecimento do local não me forem favoráveis, eu não arrisco a minha carteira e se for necessário circulo sempre pela direita até encontrar a saída que pretendo utilizar seja ela a 1ª ou a última... e várias vezes passei por patrulhas da PSP/GNR/BT e nunca fui multado.

                                                            De qualquer modo, considero muito mais importante a utilização correcta dos indicadores de mudança de direcção, do que propiamente a faixa que utilizam

                                                            Uma última provocação para terminar... como procedem nas rotundas em que a sinalização horizontal já não é perceptível? Onde começa e termina cada faixa de circulação?

                                                            que texto confuso, é confuso porque tem a palavra bom senso ai

                                                            Comentário

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