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GNR apreende 15 carros no Estadio Algarve

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    GNR apreende 15 carros no Estadio Algarve

    A GNR revelou hoje que apreendeu 15 automóveis e constituiu sete pessoas arguidas numa operação de fiscalização rodoviária realizada na noite passada junto ao Estádio Algarve, entre Faro e Loulé, e que teve como principal alvo os veículos modificados.



    A força de segurança explicou num comunicado que a operação, realizada por 43 militares entre as 22:00 e as 24:00, "com especial incidência nas viaturas com alterações (Tuning)", permitiu "a fiscalização de 152 viaturas e respectivos condutores, tendo sido levantados 27 autos de contra ordenação por infracções ao Código da Estrada".

    As principais contra-ordenações tiveram origem na falta de inspecção periódica, falta de seguro e elementos de iluminação, acrescentou.

    "Foram apreendidas oito viaturas, por prática do crime de condução perigosa de veículo rodoviário, e constituídos arguidos sete cidadãos, com idades entre os 20 e os 25 anos, por prática do mesmo crime", afirmou a GNR, esclarecendo que o ilícito está "previsto no n.º 2 do Artigo 291.º do Código Penal".

    O Comando de Faro da GNR disse ainda que "foram apreendidos sete veículos, por alterações das suas características, os quais terão de ser sujeitos a inspecção periódica, para avaliação e validação das suas alterações".

    "Esta situação vinha sendo acompanhada pela GNR de Faro e de Loulé, que, fruto de um trabalho de investigação que decorreu nos últimos meses, permitiu a recolha de elementos fundamentais ao sucesso da operação", sublinhou a força de segurança.

    Fonte


    Só é pena que estas acções não sejam mais frequentes

    #2
    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post


    Só é pena que estas acções não sejam mais frequentes
    Concordo plenamente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post


      Só é pena que estas acções não sejam mais frequentes
      e pode-se saber porque? nem sequer há legislação quanto ao tunning, é pura caça à multa.
      e não, não sou um defensor do tunning... sou é um revoltado contra as injustiças que são feitas contra o pessoal do tunning, ao ponto de o meu pai ter de deixar praticamente de lado o negocio das fibras de vidro por causa da estupidez que existe neste país! nos EUA podes meter uma motor com 1000cv num caixão e andar com ele nas ruas, aqui rebaixas o carro ou alteras as jantes e és perseguido pela inquisição!
      Passar multas quando houver lei sim, até lá não!

      Comentário


        #4
        claro que há lei. por isso é que são multados. se queres fazer "tunning" (que se escreve tuning) há regras a cumprir e legalizações a fazer. como não as fazem, os carros estão ilegais e podem ser apreendidos.
        ah, e lá porque nos EUA podes meter moto-serras na frente do carro e ninguém quer saber, que é que isso interessa? maus exemplos há em muitos sítios.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
          e pode-se saber porque? nem sequer há legislação quanto ao tunning, é pura caça à multa.
          e não, não sou um defensor do tunning... sou é um revoltado contra as injustiças que são feitas contra o pessoal do tunning, ao ponto de o meu pai ter de deixar praticamente de lado o negocio das fibras de vidro por causa da estupidez que existe neste país! nos EUA podes meter uma motor com 1000cv num caixão e andar com ele nas ruas, aqui rebaixas o carro ou alteras as jantes e és perseguido pela inquisição!
          Passar multas quando houver lei sim, até lá não!
          Não deixas de ter razão naquilo que dizes, mas neste caso "As principais contra-ordenações tiveram origem na falta de inspecção periódica, falta de seguro e elementos de iluminação" e "Foram apreendidas oito viaturas, por prática do crime de condução perigosa de veículo rodoviário", e isto não tem a ver com os carros, mas com a responsabilidade dos donos. Se tiveres um carro "stock" e andares sem seguros e inspecções, e se fores apanhado, também és multado. Claro que no caso dos tunings é muito mais fácil ser-se apanhado, tanto pela dificuldade de legalizar alterações, como pelo facto de normalmente não passarem despercebidos no trânsito...
          Cumpts

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
            e pode-se saber porque? nem sequer há legislação quanto ao tunning, é pura caça à multa.
            e não, não sou um defensor do tunning... sou é um revoltado contra as injustiças que são feitas contra o pessoal do tunning, ao ponto de o meu pai ter de deixar praticamente de lado o negocio das fibras de vidro por causa da estupidez que existe neste país! nos EUA podes meter uma motor com 1000cv num caixão e andar com ele nas ruas, aqui rebaixas o carro ou alteras as jantes e és perseguido pela inquisição!
            Passar multas quando houver lei sim, até lá não!
            E isso é algum exemplo?

            Eu adoro os EUA mas nesse aspecto não acho que tenham razão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
              e pode-se saber porque? nem sequer há legislação quanto ao tunning, é pura caça à multa.
              e não, não sou um defensor do tunning... sou é um revoltado contra as injustiças que são feitas contra o pessoal do tunning, ao ponto de o meu pai ter de deixar praticamente de lado o negocio das fibras de vidro por causa da estupidez que existe neste país! nos EUA podes meter uma motor com 1000cv num caixão e andar com ele nas ruas, aqui rebaixas o carro ou alteras as jantes e és perseguido pela inquisição!
              Passar multas quando houver lei sim, até lá não!
              Mas existe lei.

              Não é permitido modificar as características originais do veículo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                claro que há lei. por isso é que são multados. se queres fazer "tunning" (que se escreve tuning) há regras a cumprir e legalizações a fazer. como não as fazem, os carros estão ilegais e podem ser apreendidos.
                ah, e lá porque nos EUA podes meter moto-serras na frente do carro e ninguém quer saber, que é que isso interessa? maus exemplos há em muitos sítios.
                ai há? então mostra la essas leis....ah espera...a unica lei existente diz que não se podem fazer alterações e ponto final. a única coisa que isto provoca, é menos emprego, menos consumo, menos dinheiro a girar. não sou a favor de se legalizar tudo e mais alguma coisa como nos EUA, não disse isso. mas uma instituição, ou mesmo os actuais IPO's podiam muito bem testar o carro após as alterações e passa-los ou chumba-los.
                Ganhava o Estado em impostos, ganhavam as pessoas que vendem material para modificar os carros, e ganhava o pessoal que gosta de os modificar...
                Voces são é muito obcecados pela mania anti-tuning e não conseguem ver a realidade...

                Comentário


                  #9
                  tu podes até construir um carro teu e eventualmente legalizá-lo para andar na estrada. mas é preciso cumprir todos os processos de legalização, coisa que o pessoal da personalização automóvel acha que não precisa de fazer, e não quer fazer mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                    ai há? então mostra la essas leis....ah espera...a unica lei existente diz que não se podem fazer alterações e ponto final. a única coisa que isto provoca, é menos emprego, menos consumo, menos dinheiro a girar. não sou a favor de se legalizar tudo e mais alguma coisa como nos EUA, não disse isso. mas uma instituição, ou mesmo os actuais IPO's podiam muito bem testar o carro após as alterações e passa-los ou chumba-los.
                    Ganhava o Estado em impostos, ganhavam as pessoas que vendem material para modificar os carros, e ganhava o pessoal que gosta de os modificar...
                    Voces são é muito obcecados pela mania anti-tuning e não conseguem ver a realidade...
                    Não gosto muito de carros tuning. Mas lá que podiam resolver isso, podiam.
                    Iam a inspeções A B ou XPTO. Era melhor do que andarem ilegais, com luzes todas maradas que encandeiam os outros, escapes de tractor barulhentos etc

                    Preferia que regulamentassem ( com um pouco de bom senso )isso. COncordo nesse aspecto. Andar um carro com jantes 19 cromadas e uma asa do tamanho de um estendal de roupa nao é mto perigoso.

                    Andar com umas luzes super potentes num carro "normal" eé mais perigoso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                      ai há? então mostra la essas leis....ah espera...a unica lei existente diz que não se podem fazer alterações e ponto final. a única coisa que isto provoca, é menos emprego, menos consumo, menos dinheiro a girar. não sou a favor de se legalizar tudo e mais alguma coisa como nos EUA, não disse isso. mas uma instituição, ou mesmo os actuais IPO's podiam muito bem testar o carro após as alterações e passa-los ou chumba-los.
                      Ganhava o Estado em impostos, ganhavam as pessoas que vendem material para modificar os carros, e ganhava o pessoal que gosta de os modificar...
                      Voces são é muito obcecados pela mania anti-tuning e não conseguem ver a realidade...
                      Existem alterações que podem ser feitas, mediante um pedido da ficha de homologação do carro e a apresentação a uma IPO tipo B.
                      Agora o que ninguém quer fazer, é ter o trabalho de fazer isto tudo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Mas existe lei.

                        Não é permitido modificar as características originais do veículo.
                        Claro que podem ser feitas alterações!!

                        Tens é de as homologar e levar o carro a uma inspecção.

                        Comentário


                          #13
                          Eu acho estranho é em 152 viaturas, apenas 7 é que não cumpriam a lei...

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso sou daqueles que acha que 99% do tuning que se faz e vê por aí é um sinónimo perfeitamente equivalente de: mau gosto!

                            No entanto, não deixo de dar razão aos tuners de que lhes assiste o direito de verem a sua actividade devidamente regulamentada de uma vez por todas, e não se entende como, após tantos anos, ainda existe um vazio legal e uma letargia legislativa tão grande nessa matéria.

                            São necessárias leis mais flexíveis, que permitam uma maior rapidez na definição do que se pode fazer e de o homologar devidamente. Devia haver uma rápida simplificação de processos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Existem alterações que podem ser feitas, mediante um pedido da ficha de homologação do carro e a apresentação a uma IPO tipo B.
                              Agora o que ninguém quer fazer, é ter o trabalho de fazer isto tudo.
                              tão mas isso é obvio! mais uma vez digo, facilitem os processos e as pessoas aderem...se bastasse chegar a um centro de inspecções pagar e ser aprovado ou não, acredito que muito mais gente andasse legal!
                              mas não, para meteres umas simples jantes uma polegada acima do que está no livrete tens que pedir à marca e esperar um mês! pimba 30€! depois tens que mandar averbar no livrete! pimba mais 60€!
                              ou para meter uma porcaria dumas películas QUE EM MUITO CARROS VEM DE ORIGEM (por isso não venham ca dizer que é perigoso) tens que pagar 100€ duma inspecção B e 60€ para averbar! e uns meses de espera! achas que é assim que se resolve as coisas? não me parece...
                              Alem disso como já foi dito em cima, é bem pior um carro todo de origem mas com xénon ilegal, do que uma arvore de natal com estendais a servir de aileron e limpa-neve a servir de avental...

                              Comentário


                                #16
                                Claro que não basta meter a jantola e fica tudo legal.

                                1º pq muitos carros não estão preparados para receber certas jantes.
                                2º é preciso saber se a jante cumpre os padrões obrigatórios de segurança

                                Não é assim tão simples para uma jantes.

                                As películas idem, agora até é mais fácil, mas tens sempre de ter a certificação das películas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                  e pode-se saber porque? nem sequer há legislação quanto ao tunning, é pura caça à multa.
                                  e não, não sou um defensor do tunning... sou é um revoltado contra as injustiças que são feitas contra o pessoal do tunning, ao ponto de o meu pai ter de deixar praticamente de lado o negocio das fibras de vidro por causa da estupidez que existe neste país! nos EUA podes meter uma motor com 1000cv num caixão e andar com ele nas ruas, aqui rebaixas o carro ou alteras as jantes e és perseguido pela inquisição!
                                  Passar multas quando houver lei sim, até lá não!
                                  Oi? Eu alterei o tamanho das jantes e pneus e nunca fui perseguido pela inquisição... ahhhhh, espera aí, já sei porquê... é que eu legalizei-as, sim, paguei €85 e tenho as jantes 15" com pneu 195 legais no DU, coisa que a maioria do pessoal não gosta de fazer, depois "ah e tal que é perseguição", há legislação tem que ser cumprida, se me custou a dar os €85? Sim custou e resmunguei e chamei de chulos (não em alta voz) mas tá legal. São apreendidos por terem material não legalizado? Temos pena, tambem gostava de colocar pelicula nos vidros, não coloco porque não me apetece dar €500 pela legalização e material (o não me apetece, leia-se falta de capital )

                                  Que a lei devia ser simplificada? Sim, há coisas que são estupidas, no MX-5 coloquei uns piscas laterais em cristal (dei-me ao trabalho de comprar lampadas laranja para acender em conformidade) e na ipo levou anotação... se acho certo? Não acho, não me parece que a alteração coloque as pessoas/automobilistas em perigo ou até mesmo a segurança da minha viatura, mas tá na lei que é ilegal, paciência, calei-me, no ano seguir, antes de ir à ipo, coloquei os de origem, pronto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                    e pode-se saber porque? nem sequer há legislação quanto ao tunning, é pura caça à multa.
                                    e não, não sou um defensor do tunning... sou é um revoltado contra as injustiças que são feitas contra o pessoal do tunning, ao ponto de o meu pai ter de deixar praticamente de lado o negocio das fibras de vidro por causa da estupidez que existe neste país! nos EUA podes meter uma motor com 1000cv num caixão e andar com ele nas ruas, aqui rebaixas o carro ou alteras as jantes e és perseguido pela inquisição!
                                    Passar multas quando houver lei sim, até lá não!
                                    Não leias só o título e fiques tão chocado:

                                    As principais contra-ordenações tiveram origem na falta de inspecção periódica, falta de seguro e elementos de iluminação, acrescentou.

                                    "Foram apreendidas oito viaturas, por prática do crime de condução perigosa de veículo rodoviário, e constituídos arguidos sete cidadãos, com idades entre os 20 e os 25 anos, por prática do mesmo crime", afirmou a GNR, esclarecendo que o ilícito está "previsto no n.º 2 do Artigo 291.º do Código Penal".
                                    Ou concordas com a FALTA de IPO e seguro?
                                    E a condução perigosa?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Foi uma resposta claramente "pessoal". Eles podem fazer o que quiserem aos carros, mas andarem ilegais não acho bem. Até podem ter um escape maior que uma tampa de esgoto, desde que andem legais.

                                      Deviam de fazer isto muito mais vezes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        tu podes até construir um carro teu e eventualmente legalizá-lo para andar na estrada. mas é preciso cumprir todos os processos de legalização, coisa que o pessoal da personalização automóvel acha que não precisa de fazer, e não quer fazer mesmo.
                                        Já agora falo um pouco da minha experiência: estando eu a recuperar um Opel Corsa A, sou um frequentador assíduo de um fórum inglês sobre o Vauxhall Nova (para quem não sabe, Vauxhall Nova e Opel Corsa A = mesmo carro). A verdade é que mal cheguei lá fiquei espantado com as alterações que fazem nos carros, que são completamente aos montes. As mais comuns são a montagem de uma roll-cage e as trocas de motor, principalmente pelos c20xe e c20let. Isto porquê? A grande maioria pretende usar o carro em Trackdays, ou simplesmente gosta de mecânica e quer ver até onde consegue chegar. Obviamente que as leis por lá são muito mais brandas, sendo que esses carros circulam pela via pública naturalmente, mesmo completamente modificados.

                                        Porque é que isto não acontece cá? Lá está, as leis. Podia-se, como se faz em vários países, solicitar a alteração no livrete, levar o carro a uma inspecção específica, e já está. Se o carro é seguro? É para isso que a inspecção serve.

                                        Agora o que se passa aqui, é que para se fazer uma alteração, é necessário pedir autorização por escrito ao IMTT, à marca, à garagem, ao ministério, ao pároco da aldeia, ao vizinho, ao amigo, ao amigo do vizinho,..., ou seja, trabalho demorado e muito dispendioso. Praticamente fica mais barato levar multa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas se quiseres fazer alterações para um Track day, também podes fazer isso tudo, não pode é circular na via pública, ou seja, terá sempre que andar em cima de reboque.

                                          Temos que nos sujeitar ao que temos até ser alterado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                                            Já agora falo um pouco da minha experiência: estando eu a recuperar um Opel Corsa A, sou um frequentador assíduo de um fórum inglês sobre o Vauxhall Nova (para quem não sabe, Vauxhall Nova e Opel Corsa A = mesmo carro). A verdade é que mal cheguei lá fiquei espantado com as alterações que fazem nos carros, que são completamente aos montes. As mais comuns são a montagem de uma roll-cage e as trocas de motor, principalmente pelos c20xe e c20let. Isto porquê? A grande maioria pretende usar o carro em Trackdays, ou simplesmente gosta de mecânica e quer ver até onde consegue chegar. Obviamente que as leis por lá são muito mais brandas, sendo que esses carros circulam pela via pública naturalmente, mesmo completamente modificados.

                                            Porque é que isto não acontece cá? Lá está, as leis. Podia-se, como se faz em vários países, solicitar a alteração no livrete, levar o carro a uma inspecção específica, e já está. Se o carro é seguro? É para isso que a inspecção serve.

                                            Agora o que se passa aqui, é que para se fazer uma alteração, é necessário pedir autorização por escrito ao IMTT, à marca, à garagem, ao ministério, ao pároco da aldeia, ao vizinho, ao amigo, ao amigo do vizinho,..., ou seja, trabalho demorado e muito dispendioso. Praticamente fica mais barato levar multa.
                                            Não acho que se deva facilitar só porque dá muito trabalho.

                                            O pedido á marca de certificado para efeitos de alteração das características do carro é imprescindível, pois só a marca pode conferir se a alteração põe em risco a segurança dos ocupantes e dos demais utilizadores das vias publicas. Os inspectores na IPO B, devem apenas certificar-se se as alterações estão conformes a lei, o pedido de alteração, a ficha de homologação e conforme com a resposta da marca ao pedido de alteração das características do veiculo.

                                            Agora também concordo que as regras deviam ser mais claras e explicitas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não concordo. As inspecções DEVEM conferir se o veículo pode circular em segurança, qualquer que seja o seu estado. Afinal, se o fazem nos carros ditos "originais", porque é que num carro alterado essa responsabilidade passaria para as marcas? Não têm que ser os centros de inspecção capazes e profissionais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Eu acho estranho é em 152 viaturas, apenas 7 é que não cumpriam a lei...
                                                Porque dessas 152 só 7 estavam a correr quando a GNR lá chegou lol

                                                "Esta situação vinha sendo acompanhada pela GNR de Faro e de Loulé, que, fruto de um trabalho de investigação que decorreu nos últimos meses, permitiu a recolha de elementos fundamentais ao sucesso da operação"



                                                Grande treta esta noticia, todos os domingos há lá pessoal e também todos os domingos a GNR lá vai, esta semana, sabe-se lá porquê, em vez de 10 foram 43 militares e foi noticia...foram foi pousar para a câmara...
                                                Editado pela última vez por PhAnT69; 10 February 2010, 21:24.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na recta do trancão até já estão marcados no chão vários pontos (100, 200, 300 e 400 metros). Todos os fins de semana à noite é a mesma coisa, mas não vejo ninguém a fazer nada.

                                                  Ah, a recta do Trancão fica em Sacavém, perto de Lisboa (no caso de alguém vir reclamar que não existe um trancão em Sarilhos Grandes)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A recta do trancão começa naquela rotunda por baixo da linha do comboio?

                                                    Se sim, já vi aí muitas corridas.. Como também já vi fiscalização..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                      Na recta do trancão até já estão marcados no chão vários pontos (100, 200, 300 e 400 metros). Todos os fins de semana à noite é a mesma coisa, mas não vejo ninguém a fazer nada.

                                                      Ah, a recta do Trancão fica em Sacavém, perto de Lisboa (no caso de alguém vir reclamar que não existe um trancão em Sarilhos Grandes)
                                                      E de vez em quando lá vão uns carritos para a sucata!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ola,boa noite.

                                                        Eu nao sou tuning lol mas tenho uma questão...

                                                        Eu tenho um daewoo Lanos de 99 e tem jante 13 pneu 175,no meu porta luvas tem as pressoes dos pneus do carro,e tem tipo:
                                                        jante 13 bla bla bla
                                                        jante 14 bla bla bla

                                                        Ou seja o proprio carro tem a indicaçao de jantes 14 mas como no livrete tem 13 eu pondo 14 tou ilegal certo?
                                                        o carro de origem se eu tivesse pago trazia jantes de liga leve 14...

                                                        A minha outra duvida é,a Daewoo ja não existe,como é que posso entrar em contacto com a marca para me dar o certeficado de segurança de que falam acima se quiser por jante 14?

                                                        Sou apologista de que tudo o que possa ser cobrado neste pais é...e neste caso acho que se quiser por uma ponteira ou seja o que for devia poder,porque o carro é meu...
                                                        E essa de ter que ser legalizado para se saber se tem segurança ou não,entao nao há quem regula as coisas que sao vendidas no mercado Portugues?sejam jantes,seja um iogurte?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Claro que podem ser feitas alterações!!

                                                          Tens é de as homologar e levar o carro a uma inspecção.
                                                          Sim

                                                          Só que alguém disse que não havia lei para multarem em caso de modificações...neste caso, não homologadas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Xcuz Ver Post
                                                            ola,boa noite.

                                                            Eu nao sou tuning lol mas tenho uma questão...

                                                            Eu tenho um daewoo Lanos de 99 e tem jante 13 pneu 175,no meu porta luvas tem as pressoes dos pneus do carro,e tem tipo:
                                                            jante 13 bla bla bla
                                                            jante 14 bla bla bla

                                                            Ou seja o proprio carro tem a indicaçao de jantes 14 mas como no livrete tem 13 eu pondo 14 tou ilegal certo?
                                                            o carro de origem se eu tivesse pago trazia jantes de liga leve 14...

                                                            A minha outra duvida é,a Daewoo ja não existe,como é que posso entrar em contacto com a marca para me dar o certeficado de segurança de que falam acima se quiser por jante 14?

                                                            Sou apologista de que tudo o que possa ser cobrado neste pais é...e neste caso acho que se quiser por uma ponteira ou seja o que for devia poder,porque o carro é meu...
                                                            E essa de ter que ser legalizado para se saber se tem segurança ou não,entao nao há quem regula as coisas que sao vendidas no mercado Portugues?sejam jantes,seja um iogurte?
                                                            Penso que poderás entrar em contacto com a chevrolet, pois por exemplo se quiseres fazer uma revisão na "marca" vais a uma oficina chevrolet...penso que eles devem ter ficado também com o "dever" de garantir peças e essas coisas por isso devem ser eles que te podem passar esse certificado.

                                                            Comentário

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