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Óleo para 1.4 HDI

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    Óleo para 1.4 HDI

    Boas... O meu carro vai sempre a citroen fazer revisoes e la colocam o oleo "Total Quartz 7000 diesel 10W 40", no qual mudo de 10 000 em 10 000km. Na conversa com 1 amigo ele alertou me que este oleo era 1 oleo de "desenrasque" e que este motor devia levar um 5W40 "Total Quartz 9000 5W40" O carro é 1 citroen C2 1.4HDI comercial e anda essencialmente em cidade. Tem 29 000km e ira fazer a muda aos 30 000km. Preciso de ajudo uso o Total 10W40 ou o 5W40?

    Outra coisa que não me tem agradado é que nas mudas na citroen, retiram o oleo por sonda. Quando vou a pagar vejo k apenas leva 3L quando a capacidade é de 3.8L. Resultado ao tirarem o oleo com a sonda fica lá cerca de 0.8L de oleo velho. Por isso estava a pensar leva lo a 1 mecanico amigo apenas para mudar o óleo e filtro e nas revisoes que são de 20 000 em 20 000km levalo a citroen para me carimbarem o livro.
    Agradecia ajuda e ja agora que me dizem do oleo "BP 7000 Diesel Sport 5W40", é melhor que o Total 9000. Aconselham para o carro em questão?

    Abraços

    #2
    Boas,

    Também me interessa a resposta relativamente ao BP Visco 7000 Diesel Sport 5W-40. Este óleo é indicado para motores injector-bomba?

    EDIT: Ninguém sabe se o Jeff ainda anda por aí, ele é que é o homem indicado para falar de óleos. Acabaram com a secção dos óleos, velas e por aí, o que acho que foi muito mal feito...

    Comentário


      #3
      Não compreendo o porquê do teu amigo dizer isso pois esse é o óleo e graduação recomendadas pela marca para o 1.4 Hdi.[8]

      O meu 307 tem 137.600 km e sempre levou o Esso Ultra Diesel 10W40, recomendado pela marca, de 20 em 20 mil. Nos hipermercados custam entre 25 e 30€ as embalagens de 5 litros (ui ca bom :D).

      O C3 tem 55.200 km e na primeira revisão o concessionário tomou a liberdade de colocar 5W40 e por sorte não tiveram que o tirar e colocar o 10W40.....ou então pagava apenas o 10W40, mas apanharam-me bem disposto e passou. Nas dos 20 mil foram avisados e levou 10W40, e nas dos 60 mil vai levar mais do mesmo.

      Esse óleo é bom e recomendado, ainda para mais para mudas de 10 em 10 mil. Esqueçe as teorias do teu amigo.;)

      Cuidado com a quantidade de óleo. Sou eu que mudo o óleo do 307 e, se não estou em erro, com m udança do filtro leva um pouco mais de 4 litros.;)

      Comentário


        #4
        Pois Vanquish, tou a ver que ele é mais do genero de "treinador de bancada" lol. Ja agora para o 1.4 hdi é complicado trocar o filtro do oleo? Aquilo está dentro de um copo né? Aquilo desaperta-se/aperta-se a mão? É que na tampa do filtro diz "30NM" tenho k komprar alguma chave dinometrica (penso k é assim k se diz)??? Abraços

        Comentário


          #5
          Boas,

          O 10w40 é um óleo indicado para o 1.4 HDI, mas realmente o 5w40 é o mais indicado. Mas não é por o 5w40 ser o mais indicado que faz dos outros péssima escolha. O 10w40 também é uma boa escolha. No próprio manual podem ver lá a indicação dos dois óleos (pelo menos no 307).

          No meu, com 4 litros certos a vareta fica no máximo, embora o manual indique que leva 4,5l.

          O filtro do 1.4 hdi está mesmo dentro desse "copo". É preciso desapertar com uma chave. Sobre os 30NM... ninguém liga a isso... Não é preciso é fazer a força da nossa vida. Basta que fique apertado. Mas o filtro não se muda como os outros. O filtro não tem o exterior metálico, é só papel (e plástico). Quando se tira o antigo, é preciso tirar devagar para não sujar tudo com óleo. Depois é preciso mudar a borracha da tampa do "copo" antes de meter o novo filtro.

          Neste motor é normal mudar o filtro antes do óleo. O óleo só lá entra com o motor em funcionamento.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Pcustodio

            Boas,

            O 10w40 é um óleo indicado para o 1.4 HDI, mas realmente o 5w40 é o mais indicado. Mas não é por o 5w40 ser o mais indicado que faz dos outros péssima escolha. O 10w40 também é uma boa escolha. No próprio manual podem ver lá a indicação dos dois óleos (pelo menos no 307).

            No meu, com 4 litros certos a vareta fica no máximo, embora o manual indique que leva 4,5l.

            O filtro do 1.4 hdi está mesmo dentro desse "copo". É preciso desapertar com uma chave. Sobre os 30NM... ninguém liga a isso... Não é preciso é fazer a força da nossa vida. Basta que fique apertado. Mas o filtro não se muda como os outros. O filtro não tem o exterior metálico, é só papel (e plástico). Quando se tira o antigo, é preciso tirar devagar para não sujar tudo com óleo. Depois é preciso mudar a borracha da tampa do "copo" antes de meter o novo filtro.

            Neste motor é normal mudar o filtro antes do óleo. O óleo só lá entra com o motor em funcionamento.

            É estranho pq no manual do meu Citroen C2 1.4HDI diz la que a capacidade máxima de oleo do motor é de 3.8L...[:0]

            Comentário


              #7
              Isso sao tudo oleos semi-sinteticos certo?
              O 1.6 HDI leva 100% e tenho metido BP visco 7000 Sport que é usado pela peugeot onde faço a revisao.

              Comentário


                #8
                o 5w40 é sintético.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Christian

                  Pois Vanquish, tou a ver que ele é mais do genero de "treinador de bancada" lol. Ja agora para o 1.4 hdi é complicado trocar o filtro do oleo? Aquilo está dentro de um copo né? Aquilo desaperta-se/aperta-se a mão? É que na tampa do filtro diz "30NM" tenho k komprar alguma chave dinometrica (penso k é assim k se diz)??? Abraços
                  Desculpa mas só agora vi o teu post, mas o Pcustodio já respondeu. ;)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Vortice

                    Boas,

                    Também me interessa a resposta relativamente ao BP Visco 7000 Diesel Sport 5W-40. Este óleo é indicado para motores injector-bomba?

                    EDIT: Ninguém sabe se o Jeff ainda anda por aí, ele é que é o homem indicado para falar de óleos. Acabaram com a secção dos óleos, velas e por aí, o que acho que foi muito mal feito...
                    Aqui está o endereço do tópico relativamente ao óleos e ao mestre "Jeff".

                    Abraços

                    Comentário


                      #11
                      Boas
                      Para um Peugeot 307 1.4hdi de 2003 com 220mil kms qual destes oleos aconselham?
                      TOTAL Quartz 9000 5W-40
                      MOBIL Super 3000 x1 5W-40
                      MOTUL Specific 2296 5W-40

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                        Boas
                        Para um Peugeot 307 1.4hdi de 2003 com 220mil kms qual destes oleos aconselham?
                        TOTAL Quartz 9000 5W-40
                        MOBIL Super 3000 x1 5W-40
                        MOTUL Specific 2296 5W-40
                        Um óleo 5W30 ACEA C2. 20/25€ 5L

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Um óleo 5W30 ACEA C2. 20/25€ 5L
                          Alguma justificação para essa opinião?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                            Alguma justificação para essa opinião?
                            Sim. O que a marca recomendava para um 1.4HDI (8HX) de 2002 e que tinha perto de 250000Kms nas minhas mãos.

                            Também recomendava como ALTERNATIVA o 5W40. Nos meus é só o melhor

                            Comentário


                              #15
                              Eu também procuro o melhor mas as vezes não sei o que é melhor...
                              Não faz mal mudar agora de 5W40 para 5W30, depois de tantos kilometros sempre com 5W40?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                                Eu também procuro o melhor mas as vezes não sei o que é melhor...
                                Não faz mal mudar agora de 5W40 para 5W30, depois de tantos kilometros sempre com 5W40?
                                Não devia...

                                Comentário


                                  #17
                                  TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30
                                  E adequado para o 307 1.4hdi?

                                  Quem sabe explicar a diferença entre as normas
                                  B71 2290 e B71 2296?
                                  Editado pela última vez por cabonnis; 14 June 2019, 23:09.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                                    TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30
                                    E adequado para o 307 1.4hdi?
                                    Sim é.

                                    Comentário

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