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Estradas portuguesas.

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    Estradas portuguesas.

    Boa noite forunistas.
    É o seguinte, ou muito me engano ou cá em Portugal já não sabem fazer estradas como antigamente. (pelo menos na zona norte do pais).
    Ainda hoje estava a andar numa estrada novinha em folhar, e só se sentia papos. o carro parece que estava a andar aos soluços!

    E agora ainda querem meter portagens
    Baixa a qualidade de construção, aumentam os preços.

    Foi um desabafo, de uma pessoa que tem saudades de andar numa estrada a serio.
    cumps

    #2
    Deixa lá, Tux, q não é só no norte.

    A A23 tem um troço de umas boas dezenas de quilómetros, entre Caria e Guarda, com o pavimento ondulado, desde q foi feita. A primeira vez q lá passei pensei q levava um pneu furado ou q tinha dado cabo da suspensão. A auto-estrada já tem vários anos e a situação nunca foi revista.
    Na minha cidade há um viaduto (bastante recente) em curva descendente com o "relevê" ao contrário.
    Temos passadeiras em paralelos imediatamente antes de rotundas em vias com dupla faixa em vias com pendentes (acho q não é necessário sequer explicar o q pode acontecer), obras também com poucos anos.

    Não se trata de saber ou deixar de saber fazer estradas, trata-se pura e simplesmente dos organismos se estarem a cag** de alto para estes problemas, querem é mostrar obra feita para dizerem q fizeram pq o q conta é na época das eleições atirarem à cara uns dos outros q fizeram obra ou, no caso de estradas concessionadas, cobrar portagens.

    A qualidade do serviço, isso não serve para nada

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      #3
      isso tb acontece por ca na zona centro, acho que isso é um mal ja do pais, baixa-se nos produtos de construção das estradas, para se tirar mais lucros. e depois no inverno é o que se ve, agua na estrada toda, que nao tem pra onde escoar. é o belo do nosso pais a que se da o nome de Portugal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
        Deixa lá, Tux, q não é só no norte.

        A A23 tem um troço de umas boas dezenas de quilómetros, entre Caria e Guarda, com o pavimento ondulado, desde q foi feita. A primeira vez q lá passei pensei q levava um pneu furado ou q tinha dado cabo da suspensão. A auto-estrada já tem vários anos e a situação nunca foi revista.
        Na minha cidade há um viaduto (bastante recente) em curva descendente com o "relevê" ao contrário.
        Temos passadeiras em paralelos imediatamente antes de rotundas em vias com dupla faixa em vias com pendentes (acho q não é necessário sequer explicar o q pode acontecer), obras também com poucos anos.

        Não se trata de saber ou deixar de saber fazer estradas, trata-se pura e simplesmente dos organismos se estarem a cag** de alto para estes problemas, querem é mostrar obra feita para dizerem q fizeram pq o q conta é na época das eleições atirarem à cara uns dos outros q fizeram obra ou, no caso de estradas concessionadas, cobrar portagens.

        A qualidade do serviço, isso não serve para nada
        nao é so nessa zona, conheço bem a a23 em toda a sua estençao (torres novas - guarda) e toda ela é uma miséria, em algumas zonas entao é o degredo total. no inverno entao passar dos 90/100 nessa estrada é arriscar muito.

        Comentário


          #5
          Agora eu coloco aqui uma questão:
          Conseguem andar de carro, e encostar a cabeça no encosto do assento, sem que ela deixe de estar encostado, devido as vibraçãoes provocadas pela estrada?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
            nao é so nessa zona, conheço bem a a23 em toda a sua estençao (torres novas - guarda) e toda ela é uma miséria, em algumas zonas entao é o degredo total. no inverno entao passar dos 90/100 nessa estrada é arriscar muito.
            Faço duas vezes por semana a A23 entre guarda e saida de portalegre e sinceramente nem tenho muito essa opinião. Não é das melhores auto-estradas mas no geral não é assim tão má.

            O que eu noto na A23 é que tem mais trânsito de carros guiados por pessoas que não "jogam com o baralho todo". De tudo o que já vi fazer de pior em conducção em auto-estrada na minha vida, vi na A23. Entre muitas coisas o que mais me chocou foi no inverno passado, uma tarde em que chovia uma coisa incrível, eu ia num 320d a cerca de 90km/h e o carro ia muito instável, aquilo parecia uma piscina. Ora nessa altura passa por mim um corsa b no minimo a 130/140 para não dizer mais, passou por mim disparado. Bastava qualquer coisinha minima para o homem se espetar em alguém que não tinha culpa nenhuma!

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              #7
              Estradas onduladas pode ser uma nova técnica de construção para limitar a velocidade a 120km/h
              mais do que isso o carro partia-se todo

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                #8
                Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
                nao é so nessa zona, conheço bem a a23 em toda a sua estençao (torres novas - guarda) e toda ela é uma miséria, em algumas zonas entao é o degredo total. no inverno entao passar dos 90/100 nessa estrada é arriscar muito.
                Não tenho uma opinião mt má da restante estrada (também a atravesso todas as semanas da covilhã a torres novas) em termos de piso e desenho, a não ser na zona q já mencionei e do entroncamento prá frente, por causa dos acessos feitos por um grupo de engenheiros acéfalos cuja licença profissional saiu na farinha Amparo.


                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                Agora eu coloco aqui uma questão:
                Conseguem andar de carro, e encostar a cabeça no encosto do assento, sem que ela deixe de estar encostado, devido as vibraçãoes provocadas pela estrada?
                Isso também depende do carro

                Mas se eu, em carros franceses, já me sinto incomodado, imagino em carros com suspensões mais firmes. Em muitas estradas, desde os desníveis, aos remendos, às "lombinhas" sucessivas, ao alcatrão degradado, ao alcatrão novo de má qualidade, às diferenças sucessivas de alcatrão (a A1 é uma anedota, neste sentido), é à escolha do freguês.
                Temos muita estrada boa, sem dúvida, mas as estradas mais recentes espelham bem q em Portugal as coisas são feitas sem se pensar muito nas consequências.

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                  #9
                  Boas noites a todos.

                  Em relação ao título também gostaria de dizer algo. Bem posso dizer que conheço um exemplo de cada.

                  A8 zona de Leiria, a parte mais recente, estrada algo recente e ondulada desde o seu início.

                  A17, a sul de Mira, que liga a A8, diferença de poucos anos desta ultima, mas com um piso muito bom e uma boa construção, mas pouco transito o que provoca um desgaste muito menor.

                  A29, a sul do nó de Estarreja, piso muito bom, mas a sua estrutura apresenta mesmo assim algum perigo, curvas um pouco fechadas e ainda uma ou outra subida. Receio mesmo assim pelo seu piso, é que com o trânsito que têm, principalmente de pesados, esperemos que o alcatrão de aguente.

                  A1, a parte em ampliação apresenta um piso impecável (o que é mais que esperado claro), mas as obras ao que se sabe já duram a bastante tempo, e a este ritmo quando chegarem ao fim, podem voltar a outra ponta.

                  Por isso posso concluir, mesmo sendo as estradas novas ou velhas, parece que não são estudas a fundo e acabam a ser desenvolvidas um pouco a "pressão" para que as concessionários comecem logo a enriquecer. Podemos compreender, é complicado fazer passar AE nova no meio das povoações, assentar em terrenos complicados e outras mais coisas... Mas as iremos pagar sempre (directo ou indirectamente) e nesse caso temos o direito a usufruir de algo que ofereça toda a segurança e conforto que pretendemos.

                  E claro, mais consciência no português ao volante.

                  Comentário


                    #10
                    Estrdas e sopapos

                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                    Boa noite forunistas.
                    É o seguinte, ou muito me engano ou cá em Portugal já não sabem fazer estradas como antigamente. (pelo menos na zona norte do pais).
                    Ainda hoje estava a andar numa estrada novinha em folhar, e só se sentia papos. o carro parece que estava a andar aos soluços!

                    E agora ainda querem meter portagens
                    Baixa a qualidade de construção, aumentam os preços.

                    Foi um desabafo, de uma pessoa que tem saudades de andar numa estrada a serio.
                    cumps
                    Eu trabalhei 16 anos para uma empresa de contrução. Na generalidade eu sei muito bem como é feita uma estrada. auto-estrada e via de cintura.

                    Não sei se o pessoal sabe, mas boa parte delas é construída dentro de um orçamento limitado, pelo que um empreiteiro só poderá ir até ali. Resulta que uma máquina de cilindros compactadores custa muita nota e por vezes o empreiteiro tem um prazo apertado pelo que a compactação o mais nivelada possível não é uma via de lucro para quem constrói. Então eles ohegam e fazem tudo a correr, pelo que no final obtêm uma visão de que todo o alcatrão é "liso" mas na verdade só se nota a diferença de desniveis quando se circula.

                    Os ditos sopapos que se sentem debaixo do rodado são originalmente provocados por uma série de pedras maiores escondidas debaixo do alcatrão que tem a finalidade de tapar crateras mais profundas e evitar que nessa área exista não só um desgaste rápido como evitar que nas épocas de Verão e de Inverno a camada ao passar por uma diferença climatérica - dilatação ou contracção dos corpos - e o reforço realizado é somente o que mantêm o alcatrão no sitio.

                    Já nas estradas onde rodarem e encontrarem uma cobertura de betão logo a seguir a uma cobertura de uns tantos quilómetros de alcatrão significa que a área coberta foi escavada mais profundamente porque as propriedades do solo à profundidade não possui a nível do subsolo rochas que garantam uma estabilidade de terras. Também poderá acontecer que o solo coberto por betão armado possua lençóis freáticos de água e ai o alcatrão corre o risco de desgaste rápido o que é de evitar na circulação a velocidades rápidas.

                    Se o alcatrão é "nacional" na certa aparecerá rachado e terá crateras após a chuva ou calor e este é aplicado nas vias normais por ser mais rentável. Se é alcatrão "estrangeiro" é aplicado nas auto-estradas já que a sua resistência física é muito maior ao desgaste e a comportamentos de alteração corporal provocados por diferenças climatérias.

                    Quanto às portagens, estas são realizadas da seguinte maneira: através de um investimento "público" qualquer pessoa poderá comprar um lanço de estrada em certos quilómetros e investir uma certa quantia. Depois recebe "dividendos" desse dinheiro aplicado já que o governo não possui milhões para gastar e alguém terá que investir. Por causa disso é que dizem que há muito capital mal parado porque ninguém investe e daqui ter havido uns tantos cortes em projectos que estavam na mira do governo actual.

                    No caso de uma pista da fórmula 1 é diferente, porque aqui a nivelação é realizada por máquinas a que nem todos os empreiteiros estão dispostos a abrir a bolsa e poucos há que possuam "Alvará" para realizar essa construção que afinal fica muito além de uns milhares de euros que custa uma simples via com a mesma quilometragem em construção.
                    Editado pela última vez por krofetys; 12 February 2010, 07:32.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por krofetys Ver Post
                      Eu trabalhei 16 anos para uma empresa de contrução. Na generalidade eu sei muito bem como é feita uma estrada. auto-estrada e via de cintura.

                      Não sei se o pessoal sabe, mas boa parte delas é construída dentro de um orçamento limitado, pelo que um empreiteiro só poderá ir até ali. Resulta que uma máquina de cilindros compactadores custa muita nota e por vezes o empreiteiro tem um prazo apertado pelo que a compactação o mais nivelada possível não é uma via de lucro para quem constrói. Então eles ohegam e fazem tudo a correr, pelo que no final obtêm uma visão de que todo o alcatrão é "liso" mas na verdade só se nota a diferença de desniveis quando se circula.

                      Os ditos sopapos que se sentem debaixo do rodado são originalmente provocados por uma série de pedras maiores escondidas debaixo do alcatrão que tem a finalidade de tapar crateras mais profundas e evitar que nessa área exista não só um desgaste rápido como evitar que nas épocas de Verão e de Inverno a camada ao passar por uma diferença climatérica - dilatação ou contracção dos corpos - e o reforço realizado é somente o que mantêm o alcatrão no sitio.

                      Já nas estradas onde rodarem e encontrarem uma cobertura de betão logo a seguir a uma cobertura de uns tantos quilómetros de alcatrão significa que a área coberta foi escavada mais profundamente porque as propriedades do solo à profundidade não possui a nível do subsolo rochas que garantam uma estabilidade de terras. Também poderá acontecer que o solo coberto por betão armado possua lençóis freáticos de água e ai o alcatrão corre o risco de desgaste rápido o que é de evitar na circulação a velocidades rápidas.

                      Se o alcatrão é "nacional" na certa aparecerá rachado e terá crateras após a chuva ou calor e este é aplicado nas vias normais por ser mais rentável. Se é alcatrão "estrangeiro" é aplicado nas auto-estradas já que a sua resistência física é muito maior ao desgaste e a comportamentos de alteração corporal provocados por diferenças climatérias.

                      Quanto às portagens, estas são realizadas da seguinte maneira: através de um investimento "público" qualquer pessoa poderá comprar um lanço de estrada em certos quilómetros e investir uma certa quantia. Depois recebe "dividendos" desse dinheiro aplicado já que o governo não possui milhões para gastar e alguém terá que investir. Por causa disso é que dizem que há muito capital mal parado porque ninguém investe e daqui ter havido uns tantos cortes em projectos que estavam na mira do governo actual.

                      No caso de uma pista da fórmula 1 é diferente, porque aqui a nivelação é realizada por máquinas a que nem todos os empreiteiros estão dispostos a abrir a bolsa e poucos há que possuam "Alvará" para realizar essa construção que afinal fica muito além de uns milhares de euros que custa uma simples via com a mesma quilometragem em construção.

                      Eu ouvi dizer que o melhor alcatrão, foi inventado cá!
                      Sabes me dizer se isso é verdade?
                      cumps

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                        #12
                        Asfalto

                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                        Eu ouvi dizer que o melhor alcatrão, foi inventado cá!
                        Sabes me dizer se isso é verdade?
                        cumps
                        Provavelmente poderá ser verdade. Não sou engenheiro, mas a qualidade dos asfaltos de origem portuguesa tem sido muito usada nas nossas estradas. Regra geral chama-se "asfalto".

                        No entanto, tanto quanto sei houve uma época em que os asfaltos usados nas auto-estradas eram de origem de Angola (muito mais caro), porque a composição dessa substância plástica tem que conferir flexibilidade controlável às misturas com agregado mineral, e é de grande importância que seja forte, aderente, altamente impermeabilizante e sobretudo durável.

                        Sei verificar que há uma diferença entre os asfaltos e a sua proveniência quando encontro estradas secundárias que no Verão possuem a sua superfície a "derreter ao sol" o que não pode suceder numa auto-estrada. Comportamentos naturais entre os quais a resistência a alterações climáticas é que levaram a que muitas estradas tenham ainda asfalto de origem estrangeira.

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