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Dúvida sobre sinais de luzes

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    Dúvida sobre sinais de luzes

    Meus caros, já não consigo viver mais nesta ignorância. Se vão numa AE por exemplo, na faixa da direita e está um carro para entrar e ninguém lhe dá hipótese, ninguém lhe liga, vocês pensam "vou salvar este gajo", olham para o retrovisor para ver se vem alguém perto de vocês (nunca esquecer esta parte senão a coisa pode descambar e vocês aparecerem no jornal da noite) abrandam para dar tempo ao carro de entrar na AE e têm de o avisar que pode entrar....

    Fazem:

    A) Apenas UM sinal de luz, ou seja, maneta dos máximos tocada apenas uma vez por um período semi longo.

    ou

    B) vários sinais repetidos rapidamente!

    Qual é o código ancestral da estrada? Qual se utiliza para dizer "entra lá oh [inserir palavrão ou nome fofinho]"

    #2
    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Meus caros, já não consigo viver mais nesta ignorância. Se vão numa AE por exemplo, na faixa da direita e está um carro para entrar e ninguém lhe dá hipótese, ninguém lhe liga, vocês pensam "vou salvar este gajo", olham para o retrovisor para ver se vem alguém perto de vocês (nunca esquecer esta parte senão a coisa pode descambar e vocês aparecerem no jornal da noite) abrandam para dar tempo ao carro de entrar na AE e têm de o avisar que pode entrar....

    Fazem:

    A) Apenas UM sinal de luz, ou seja, maneta dos máximos tocada apenas uma vez por um período semi longo.

    ou

    B) vários sinais repetidos rapidamente!

    Qual é o código ancestral da estrada? Qual se utiliza para dizer "entra lá oh [inserir palavrão ou nome fofinho]"
    Eu por norma faço repetidamente para ele perceber que tem que se despachar..
    mas também tem muito haver com o uso do pc.. uma pessoa clica mais para ver se abre mais depressa.. neste caso se entra mais depressa..

    Comentário


      #3
      2 sinais rapidos e o que uso...

      Comentário


        #4
        Resposta B com 1 ajudazinha da mão para não haver duvidas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por daveed Ver Post
          2 sinais rápidos é o que uso...
          Eu também.

          Comentário


            #6
            eu em todas as situações costumo dar 1 toque longo quando é perigo ou para avisar para baixar os cornos de nevoeiro e 2 ou mais rápidos quando é para deixar passar ou mandar seguir.

            Comentário


              #7
              Por norma se puder o que faço é mudar para a via da esquerda, para o deixar entrar.

              Isso por vezes pode dar azar, entra não entra e quando decide já estamos em cima, há quem entenda como sinal para avisar a presença e não entrar...

              Bem por norma reduzir a velocidade e dois sinais de luzes rápidos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Por norma se puder o que faço é mudar para a via da esquerda, para o deixar entrar.

                Isso por vezes pode dar azar, entra não entra e quando decide já estamos em cima, há quem entenda como sinal para avisar a presença e não entrar...

                Bem por norma reduzir a velocidade e dois sinais de luzes rápidos.
                Este sim parece-me o procedimento mais correcto!
                Porque, nesta situação que descreves, um sinal de luzes pode ser interpretado como mandar avançar ou parar...

                Comentário


                  #9
                  Em cruzamentos normalmente mando um sinal de máximos, e depois se a pessoa não perceber indico com a mão. Mas nessa situação em AE é complicado...o condutor pode pensar que máximos é para não entrar. Normalmente dou só espaço. Se entrar entrou...se não entrar não entrou...

                  Comentário


                    #10
                    eu quando me fazem sinais de luzes interpreto como intençao de passar! ou seja, alguem que vem atras de mim e esta com pressa e nao pode perder muito tempo da vida!

                    por isso, quando quero deixar entrar alguem, faço pisca para a esquerda e passo para a faixa ao lado! se a pessoa que quer entrar e pelo espelho ver o sinal de pisca, percebe imediatamente a intençao de quem vem detras.
                    fazer sinais de luz, pode ser interpretado d varias formas e so pode gerar confusao!

                    " -entao o amigo bateu-me!?!?!? fez-me sinais de luz para entrar!!!"
                    " -eu??? deixa-lo entrar?!?!? fiz-lhe sinais de luz para ter cuidado e avisa-lo que vinha na faixa, para nao se meter na minha frente!!! "

                    Comentário


                      #11
                      nao sei se percebi bem mas...deixar entrar um carro q esta parado na berma de uma a.e.? ou quem sai de uma area de serviço? bem quer numa situaçao quer noutra a viatura q esta parada deve ganahr velocidade pla berma e entao ai meter se para a via direita o mesmo se passa com quem sai de uma area de serviço...para isso servem as chamadas vias de acelaraçao ...


                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        Isto é um tema complicado.

                        Tento passar para outra faixa ou então abrando só para dar a entender ao outro condutor que tem tempo e espaço para entrar. Se não perceber, em último recurso para ceder passagem dou um sinal de luzes muito breve, tipo flash.

                        Se mesmo assim o outro condutor não perceber e estiver com medo, eu passo.

                        No outro dia à entrada do IC 19 tive uma cena que nem vos passa. É tão surreal que até é dificil de explicar.

                        Comentário


                          #13
                          2 rápidos para 'podes passar'
                          1 semi longo para 'sai da frente'

                          Comentário


                            #14
                            Um semi longo para "sai da frente" (costumo receber mais do que dou) e outro igual para "podes passar".

                            Comentário


                              #15
                              Boas!
                              O melhor era mudar de faixa para a esquerda e deixar a via da direita desimpedida para o outro carro entrar nela mas, na impossibilidade dou só um sinal rápido. Mas fico sempre na defensiva quando me fazem esse sinal para ceder passagem. Mais vale prevenir do que remediar€€€€.
                              Fiquem bem.

                              Comentário


                                #16
                                Não sei o que diz o "código ancestral da estrada", mas, no meu caso, opto por fazer SEMPRE assim:

                                - vejo se vem alguém na faixa da esquerda, e passo para lá, a fim de facilitar a manobra ao "desgraçado";

                                - caso contrário não cedo passagem mas também não faço sinais de luzes, porque podem induzir em erro o outro condutor, colocando-me a mim, a ele e eventualmente outros numa situação perigosa.

                                Numa AE essa é uma situação muito delicada, porque depende muito da velocidade a que nós circulamos. Prefiro não arriscar e proceder como disse, nunca sabemos o que o que vai na cabeça dos outros!...

                                Guardo os sinais de luzes, isso sim, é para quem se mete à "ceguinho seja eu" e "estou-me a c@g@r para quem vem lá atrás"!...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                  nao sei se percebi bem mas...deixar entrar um carro q esta parado na berma de uma a.e.? ou quem sai de uma area de serviço? bem quer numa situaçao quer noutra a viatura q esta parada deve ganahr velocidade pla berma e entao ai meter se para a via direita o mesmo se passa com quem sai de uma area de serviço...para isso servem as chamadas vias de acelaraçao ...


                                  cumps
                                  é fácil de perceber. é quem vem na via de aceleração, seja a entrar na via rápida ou a sair de uma estação de serviço que haja por lá.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em AE:

                                    1) Ou mudo de via, ou 2) mantenho-me na mesma via, não deixando o carro passar.

                                    Os sinais de luzes podem ser mal interpretados. Só os uso em cruzamentos, para deixar passar alguém.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como infelizmente vivemos num País em que prevaleçe o " Sai da frente ò Boi que eu sou o Maior" eu quando vou na estrada quando me fazem sinais de luzes não faço a ponta de ideia se é para;

                                      - sair da frente
                                      - andar mais depressa
                                      - imbirrar comigo
                                      - entrar no cruzamento
                                      - nao entrar no cruzamento

                                      O que costumo fazer dentro da cidade é dar indicações com a mão de " vá entra ou passa"
                                      Na AE , nao faço ideia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu interpreto um sinal mais longo como uma chamada de atenção, estilo "abre os olhos que eu estou aqui!". Quando é para deixar entrar faço um sinal muito rápido, estilo flash também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por daveed Ver Post
                                          2 sinais rapidos e o que uso...
                                          Igualmente, e não é que me entendem perfeitamente!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na situação referida, mudo de faixa (quando possível, obviamente).
                                            Para mim sinais de luzes são assim:
                                            -Um flash longo significa "cuidado"
                                            -Vários flashes curtos significam que estou a deixar passar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                              Na situação referida, mudo de faixa (quando possível, obviamente).
                                              Para mim sinais de luzes são assim:
                                              -Um flash longo significa "cuidado"
                                              -Vários flashes curtos significam que estou a deixar passar.
                                              pois é este que uso mas pelos vistos nem toda a gente é assim. Eu sou muito desconfiado na estrada, até de piscas desconfio.
                                              Por acaso a situação que me levou a pensar nisto foi passada na A8 que se encontra em obras, para quem sai do túnel do grilo em direcção a loures entra na a8 e mais á frente há uma nova entrada muito mal feita (devido ás obras) com uma zona de aceleração que só funciona para ferraris e afins. Também costumo passar para a esquerda para deixar passar quem entra mas nesta situação era mais perigoso que abrandar, já que vi não tinha ninguém atrás e a malta da esquerda aquela hora não está propriamente a cumprir o limite de velocidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu carrego duas vezes no pedal do travão para ele ver as luzes vermelhas e ver que é seguro entrar... Looooooolllll!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                  2 rápidos para 'podes passar'
                                                  1 semi longo para 'sai da frente'
                                                  O mesmo por aqui, até me dar mal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    2 rapidos para deixar entrar / passar
                                                    1 buzinadela bem forte para sai da frente

                                                    na auto estrada, costumo sempre facilitar as entradas, é vicio meu, sempre que posso passo para a via da esquerda e caso va na via da direita e nao venha ninguem colado a mim, abrando sempre para deixar entrar...

                                                    nas localidades igual, quando vejo fila de carros em cruzamentos facilito sempre, rotundas, etc

                                                    Acho que temos que ser uns para os outros...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso dos sinais de luzes é uma treta o que o código manda é que se cumpra sempre a regra da prioridade portanto se um gajo vai para entrar deve tomar precaoção ver se não vem ninguem e só depois avançar essas tangas das simpatias na estrada ás veses resultam em grandes trapalhadas e muitas veses um gajo que quer ser simpático e deixar outro entrar está a fazer uma manobra perigosa porque em caso de acidente porque o outro percebeu mal os tais sinais de luzes a culpa é sempre de quem não tem prioridade depois não vai alegar que o outro o deixou entrar.
                                                      Eu acho que se deve sempre cumprir o que está estipulado no código da estrada e lá não há nada escrito com referencia acinais de luzes nem de fumo nem outros quaisqueres quem tem prioridade avança quem não tem tem que tomar as devidas precauções e só avançar quando a via estiver livre

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jof1 Ver Post
                                                        Isso dos sinais de luzes é uma treta o que o código manda é que se cumpra sempre a regra da prioridade portanto se um gajo vai para entrar deve tomar precaoção ver se não vem ninguem e só depois avançar essas tangas das simpatias na estrada ás veses resultam em grandes trapalhadas e muitas veses um gajo que quer ser simpático e deixar outro entrar está a fazer uma manobra perigosa porque em caso de acidente porque o outro percebeu mal os tais sinais de luzes a culpa é sempre de quem não tem prioridade depois não vai alegar que o outro o deixou entrar.
                                                        Eu acho que se deve sempre cumprir o que está estipulado no código da estrada e lá não há nada escrito com referencia acinais de luzes nem de fumo nem outros quaisqueres quem tem prioridade avança quem não tem tem que tomar as devidas precauções e só avançar quando a via estiver livre
                                                        se ninguém deixasse ninguém passar ia ser bonito. Mas esse pensamento passa te logo nas horas de ponta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sinais de Luzes

                                                          Òs sinais de luzes são já muito antigos. Quando comecei a guiar à 23 anos a minha família dava-me dicas de como havia de entender os sinais dos outros. Sempre me dei bem com o sistema de luzes e no entanto sempre me pareceu que aquilo é "código morse" para entender depressa e agir rápido.

                                                          Normalmente quando vou numa estrada e há um outro veículo do meu lado direito que veio de outra entrada e se quer meter na minha frente tenho a cautela de ver quem vem atrás de mim e se vamos a boa velocidade que permita uma margem de segurança para o outro escapar à minha frente eu acendo de imediato os máximos uma só vez e só me passa pela cabeça que o outro entenda que tem que ser rápido senão... fim da viagem ali mesmo.

                                                          Já nos cruzamentos tenho também dado muitos sinais de modo a que o que já se encontra com metade do motor na minha frente possa passar e nas situações em que há alguém a fazer marcha atrás e se encontra numa situação rasca porque não me consegue ver direito dado uma qualquer parede ou outro veículo de maior porte estar a tapar a sua visão também dou sinais de máximos que tem sido bem entendidos.

                                                          Outras vezes quando vou nas velhas estradas do Douro desde o Porto e seguindo a rota antiga para Entre-os-Rios encontro gente com mais pressa do que eu que me dão sinais de máximos por trás, e ai eu percebo que ele me diz "deixa-me passar" e nas curvas vou tomando conta da visibilidade que a estrada me ofereçe, pelo que abrando um pouco e dou sinal de pisca à direita como se fosse estacionar e o outro avança dando-me 4 piscas de agradecimento.

                                                          Em algumas estradas há quem me dê máximos quando vem de frente, ai percebo que existe uma operação de stop à minha frente e normalmente avisam-se os seguintes por este método. Muitos já tem escapado e fogem por outras vias e cada um com os seus problemas. Tudo fica agradecido.

                                                          Mas, notem que já na Alemanha os máximos acesos neste código significam "Sai da frente que primeiro passo eu" e não é como em Portugal que diz "Podes avançar".

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jof1 Ver Post
                                                            Isso dos sinais de luzes é uma treta o que o código manda é que se cumpra sempre a regra da prioridade portanto se um gajo vai para entrar deve tomar precaoção ver se não vem ninguem e só depois avançar essas tangas das simpatias na estrada ás veses resultam em grandes trapalhadas e muitas veses um gajo que quer ser simpático e deixar outro entrar está a fazer uma manobra perigosa porque em caso de acidente porque o outro percebeu mal os tais sinais de luzes a culpa é sempre de quem não tem prioridade depois não vai alegar que o outro o deixou entrar.
                                                            Eu acho que se deve sempre cumprir o que está estipulado no código da estrada e lá não há nada escrito com referencia acinais de luzes nem de fumo nem outros quaisqueres quem tem prioridade avança quem não tem tem que tomar as devidas precauções e só avançar quando a via estiver livre
                                                            esperimenta ir para o porto em hora de ponta, a entrar na ponte do freixo, etc, bem que chegas la as 8 e so voltas arrancar o carro as 10 da manha!

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