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Muito Fumo saindo pelo escape

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    Muito Fumo saindo pelo escape

    Olá,

    peço desculpa se este não é o local apropriado para este tópico:

    Conduzo uma Renault Megane 1.5 dci.
    Há algum tempo que sai muito fumo quando acelero. O fumo por vezes é branco outras vezes é mesmo negro.
    O fumo preto aparece quando vou aí pelas 1500-2000 rpm, calminho...
    O fumo mais branco que sai do escape é imenso (em aceleração)e noto muito isto à noite quando tenho as luzes do carros imediatamente atrás de mim e olho pelo retrovisor.
    Já fiz limpeza do turbo e o mecânico deu-me um produto para limpar o sistema de combustível, mas está tudo igual.

    Na Renault dizem que os injectores estão ok, mas o mecânico acha que não devem estar bem.
    O computador de bordo por vezes dá mensagem de "Verificar injecção" e nesta situação noto que o carro perde força. Tenho que desacelerar e aguardar que a mensagem desapareça.

    Alguém me pode ajudar e dar-me umas dicas sobre o possível problema?

    #2
    Já viste os níveis da agua e óleo?

    Comentário


      #3
      Olá,

      atendendo a que tenho cumprido escrupulosamente os intervalos das revisões, julgo que isso está assegurado.
      O mecânico que me tem tratado disso é pessoa competente.

      Comentário


        #4
        Primeiro passo o que disse o Alpiger.
        O fumo branco pode ser água a desaparecer... mas não vejas pelo "retrovisor".
        Até parado podes dar umas acelaredelas e ver a cor do fumo, por norma até no chão fica (convém estar a temperatura normal, quente).

        Não pode ser da Egr?

        Estou com um problema similar, com o desaparecimento de água misterioso.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          Primeiro passo o que disse o Alpiger.
          O fumo branco pode ser água a desaparecer... mas não vejas pelo "retrovisor".
          Até parado podes dar umas acelaredelas e ver a cor do fumo, por norma até no chão fica (convém estar a temperatura normal, quente).

          Não pode ser da Egr?

          Estou com um problema similar, com o desaparecimento de água misterioso.
          Tive muito recentemente dois casos desses nos meus carros e era o radiador de gases de escape roto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Primeiro passo o que disse o Alpiger.
            O fumo branco pode ser água a desaparecer... mas não vejas pelo "retrovisor".
            Até parado podes dar umas acelaredelas e ver a cor do fumo, por norma até no chão fica (convém estar a temperatura normal, quente).

            Não pode ser da Egr?

            Estou com um problema similar, com o desaparecimento de água misterioso.

            Posso sempre ver essa questão do nível da água... assim que souber onde ver, porque mecânica não é mesmo a minha área. Onde vejo isso?

            O fumo que sai durante as viagens é mesmo imenso. Se à noite dou uma aceleração grande para uma ultrapassagem quando olho pelo retrovisor e tenho "iluminação" dos carros que estão atrás parece que está um nevoeiro cerrado...

            Comentário


              #7
              Problemas derivados do turbo
              Não sei a versão do 1.5 dci que te referes, mas esse problema de fumo e a mensagem de erro ocorrem nestas bases.
              versão de 100cv- Geometria do turbo que fica presa, manda rectificar turbo e ajustar valores de carga/descarga
              80cv- a vara da válvula de descarga fica bloqueada, logo o turbo fica a fazer mais pressão.
              A mensagem de erro seguida de falta de potencia, tem relação directa com excesso de pressão do turbo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                Problemas derivados do turbo
                Não sei a versão do 1.5 dci que te referes, mas esse problema de fumo e a mensagem de erro ocorrem nestas bases.
                versão de 100cv- Geometria do turbo que fica presa, manda rectificar turbo e ajustar valores de carga/descarga
                80cv- a vara da válvula de descarga fica bloqueada, logo o turbo fica a fazer mais pressão.
                A mensagem de erro seguida de falta de potencia, tem relação directa com excesso de pressão do turbo.
                A carrinha é 1.5dci de 100cv.
                Quando fiz a limpeza do turbo na factura tenho indicação "Limpeza/ Rectificação geometria".
                Julgo que essa questão foi feita. O que é certo é que o fumo continua e a indicação no computador de bordo também continua a aparecer...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Tive muito recentemente dois casos desses nos meus carros e era o radiador de gases de escape roto.
                  No meu caso espero que seja radiador entupido, problema comum no modelom está em investigação.

                  Originalmente Colocado por mocho1975 Ver Post
                  Posso sempre ver essa questão do nível da água... assim que souber onde ver, porque mecânica não é mesmo a minha área. Onde vejo isso?
                  ...
                  Abres o capot e tens dois reservatórios um de água do limpa-vidros outro de água do radiador, no Meg. não sei a localização.

                  No entanto já deram mais uma boa informação.

                  Comentário


                    #10
                    Vendo o carro enquanto ainda é tempo...

                    Deve ser problemas de injectores, problema comum em qualquer DCI...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PilotoZetec Ver Post
                      Vendo o carro enquanto ainda é tempo...

                      Deve ser problemas de injectores, problema comum em qualquer DCI...

                      Safa... é assim tão grave que não compense um arranjo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Tive muito recentemente dois casos desses nos meus carros e era o radiador de gases de escape roto.
                        Isso é o que? Nunca tinha ouvido tal coisa

                        Originalmente Colocado por mocho1975 Ver Post
                        Safa... é assim tão grave que não compense um arranjo?
                        Claro que compensa, diz-me uma coisa, notas perda de óleo? perda de agua?
                        notas perda de potencia? ralenti irregular? o turbo assobia muito?

                        Comentário


                          #13
                          Soa-me a problema grave de injectores. O carro ainda está dentro da garantia? Se estiver, é normal que a Renault diga que está tudo bem. Mas não está.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post



                            Claro que compensa, diz-me uma coisa, notas perda de óleo? perda de agua?
                            notas perda de potencia? ralenti irregular? o turbo assobia muito?
                            Perdas de óleo ou de água nunca notei. Os indicadores parecem-me todos ok.
                            Perca de potência noto quando aparece a tal mensagem "Verificar injecção".
                            O ralenti parece-me ok e o assobio do turbo não me parece diferente do que sempre foi...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Soa-me a problema grave de injectores. O carro ainda está dentro da garantia? Se estiver, é normal que a Renault diga que está tudo bem. Mas não está.
                              Não, não está dentro da garantia.
                              A carrinha é de 2004, tem 116000 Km.

                              Soluções:

                              1- Limpar injectores?
                              2- Trocar injectores?

                              Custos?...

                              Comentário


                                #16
                                usa aquele produto de limpeza de injectores que é adicionado ao combustivel.

                                existem mais de 40 paginas de códigos de erro que possa haver, algum mecanico decente que ja tenha ligado o cabo de diagnostico e tenha visto o erro que a centralina está a dar?

                                Assim estás a tentar resolver o problema às escuras ...

                                edit: para teres uma ideia do que estou a falar:

                                http://i537.photobucket.com/albums/ff337/k_pt/ae.jpg
                                Editado pela última vez por kpt; 15 February 2010, 17:50.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                  usa aquele produto de limpeza de injectores que é adicionado ao combustivel.

                                  existem mais de 40 paginas de códigos de erro que possa haver, algum mecanico decente que ja tenha ligado o cabo de diagnostico e tenha visto o erro que a centralina está a dar?

                                  Assim estás a tentar resolver o problema às escuras ...

                                  edit: para teres uma ideia do que estou a falar:

                                  http://i537.photobucket.com/albums/ff337/k_pt/ae.jpg
                                  O primeiro mecânico a quem fui (o habitual) disse-me que levou "o carro à máquina" e que lá não se detectou nada de anormal nos injectores

                                  Produto de limpeza: o mecânico que me fez a limpeza do turbo (outro, porque o meu habitual não faz esse serviço) deu-me um produto chamado Stanadin. Este mecânico diz que desconfia que o problema seja dos injectores.

                                  O que é certo é que já paguei 200€ e nada de problema resolvido. Agora não queria andar aqui a pagar indefinidamente dinheiro sem ver resultados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então mas no post inicial dizes que foste à Renault. O que te disseram lá?

                                    Experimenta um depósito de gasóleo do mais caro, experimenta também limpar o filtro de gasóleo.

                                    Isto são tudo reparações mais baratas...se nada disto resultar o problema pode mesmo ser dos injectores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sim ... como está o filtro de gasóleo? há muita gente que se esquece de mudar isso, conheci um 320d, com 120.000kms nunca tinha mudado o filtro

                                      Se aparece um erro no painel de instrumentos é porque a centralina detectou, está-te a avisar do erro, apenas sem detalhes, os detalhes são obtidos na leitura do cabo.

                                      Vai a outra ofinica, tenta por exemplo, a bosch car service, até agora não tenho nada a apontar deles, detectaram um erro no imobilizador do meu ibiza, erro que nem aparecia no painel de instrumentos

                                      não gastes mais dinheiro, procura o sitio certo

                                      boa sorte com isso

                                      edit: atencao, não é publicidade lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Então mas no post inicial dizes que foste à Renault. O que te disseram lá?

                                        Experimenta um depósito de gasóleo do mais caro, experimenta também limpar o filtro de gasóleo.

                                        Isto são tudo reparações mais baratas...se nada disto resultar o problema pode mesmo ser dos injectores.
                                        O mecânico levou-me o "carro à máquina" na Renault.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Então mas no post inicial dizes que foste à Renault. O que te disseram lá?

                                          Experimenta um depósito de gasóleo do mais caro, experimenta também limpar o filtro de gasóleo.

                                          Isto são tudo reparações mais baratas...se nada disto resultar o problema pode mesmo ser dos injectores.
                                          será mesmo? já viste a quantidade de sensores que existem nos carros de hoje? basta um não estar a funcionar em condições para mudar o debito de gasóleo e mostrar um erro de gestão de motor

                                          o filtro de gasóleo não se limpa, troca-se

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mocho1975 Ver Post
                                            O mecânico levou-me o "carro à máquina" na Renault.
                                            Leva tu o carro à Renault e expõe o problema. Porque sempre que aparece o aviso no quadrante, esse erro fica registado na centralina, logo não acredito que a máquina não tenha identificado nenhum erro.

                                            Também podes seguir a sugestão do kpt, e levar o veículo à Bosch, deve ficar mais em conta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Antes de mais, que tipo de gasoleo tens usado?
                                              E ja agora, de que zona do pais es? Sendo um renault, e com esses sintomas, quase decerteza que sao injectoras. O erro, era algo tipo ''pressao na rampa de injecçao'' ou algo com nome parecido?

                                              Comentário


                                                #24
                                                E a EGR, já a verificas-te?
                                                Aposto que isso deve estar bastante entupido.
                                                Leva isso á marca, sacas o diagnóstico e assim já não vais inventar para o teu mecânico.
                                                Por vezes as pessoas fogem da marca com medo de gastar rios de dinheiro e depois gastam muito mais com o mecânico a ir por tentativas para encontrar a avaria.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  No meu caso espero que seja radiador entupido, problema comum no modelom está em investigação.


                                                  Não me tinha apercebido que o GV estava doente.

                                                  Gasta muita agua camarada?

                                                  Não se esqueçam de ver o radiador do aquecimento, mas nem preciso de te lembrar!

                                                  Depois diz o que foi, e as melhoras dele.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas..
                                                    E entao.. o problema era qual?
                                                    o meu clio tambem queima muito.. uma fumarada que nem vos passa pela cabeça...
                                                    Mas o outro sintoma que tem é o consumo ... (se fosse elevado eram os injectores), mas nao é o caso, porque 1 deposito faz-me 1200 km..
                                                    Ja me disseram que podia ser a valvula EGR ...
                                                    Alguma novidade?

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                                                      #27
                                                      que combsutivel usas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Diesel do Jumbo ... mas de vez em quando meto do Gforce para limpar ..
                                                        Na altura tambem metia daqueles produtos para limpeza de injectores, mas nao melhorou quase nada..
                                                        Ja pus o carro na Oficina ... amanha vou busca-lo..
                                                        Viram a EGR hoje, mas disseram que nao estava muito suja.. no entanto levaram os injectores para testar na maquina..
                                                        Amanha ja saberei qual o problema e quanto foi o tombo .... na altura.. disseram-me que a verificacao seria 22 euros por injector.. como sao 4 ... vamos ver..
                                                        Amanha Posto o resultado.

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                                                          #29
                                                          O que diz a Renault que é? Disseste que abasteces no Jumbo à Renault?

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                                                            #30
                                                            Um amigo meu tem uma megane 1.5 dci e aquilo quando acelera manda fumo branco ...

                                                            É o turbo que já está para rebentar e vai bebendo oleo ...

                                                            Uma coisa que nao percebo , nos somos quem faz a fiabilidade de um carro , e vejo gente a comprar carros e apenas só sabem é o sitio para meter gasoleo , de resto nao sabem ver o nivel de oleo , nao sabem ver o nivel de agua de refrigeraçao , ou seja nao sabem nada .... Estas pessoas deviam saber ver isso , alias até acho que nas escolas de conduçao deveria ter mecanica basica obrigatoria !!!

                                                            Quando vejo isto :

                                                            Já viste os níveis da agua e óleo?

                                                            atendendo a que tenho cumprido escrupulosamente os intervalos das revisões, julgo que isso está assegurado.
                                                            O mecânico que me tem tratado disso é pessoa competente.

                                                            Já nem digo mais nada

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