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Smart Fortwo de 2007: Do piorzinho q andei ultimamente..(opinião e debate)

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    Smart Fortwo de 2007: Do piorzinho q andei ultimamente..(opinião e debate)

    Caríssimos Companheiros de Fórum é com elevado prazer que me dirijo a vós com este pensamento que tem assolado a minha mente de quando em vez...ou pelo menos de cada vez que saio de dentro do referido veículo.

    Ora “começando pelo inicio”:
    o Smart Fortwo é um veiculo de 2 lugares com principais atributos tais como a mobilidade, o baixo consumo, a qualidade associada à Mercedes-Benz que por exemplo fazem dele um veiculo extremamente seguro ao nível da segurança passiva, e claro o status que a malta aqui no lugar à beira mar plantado tanto gosta.
    O facto é que eu nunca fui muito à bola com o Fortwo. Basicamente não me diz nada e é para mim um veiculo pequeno “cheio de nada”...Opinião pessoal, note-se.
    O mais engraçado é que de à uns meses para cá tenho convivido com um Smart Fortwo já da última geração (veiculo de 2007), O carro em causa é a versão PASSION com cerca de 50kw de potência, atmosférico, com tecto panorâmico, AC, JLL e caixa automática / semi-automática com passagens feitas no manipulo.
    Perante esta apresentação, se me permitem vou aqui desabafar sobre a máquina, desabafo este que é meramente pessoal e não pretende em nada denegrir os proprietário de carros semelhantes ou a marca Smart.

    Começando pelo INICIO:
    O carro está maior em relação à anterior versão, e com esta “pobredade” vieram os pneus de maiores dimensões principalmente à frente. É daqueles factos que salta à vista para quem olha para um carro com “olhos de ver”..
    Antes de abrir o carro noto que a chave é enorme para qualquer bolso de “Kispo”, (quanto mais na bolsa de uma Sra..), chave esta que nem recolhe, facto corriqueiro nos carros actuais de qualquer segmento.
    Abro a porta e o tacto não é de mínima qualidade, nem no manipulo nem nada. Tudo me parece sintético e sem qualquer toque especial. Ao entrar notei boa acessibilidade e espaço jeitoso. Claro que quando a outra pessoa se sentou no lugar do lado me deu uma “ombrada” mas não é por ai que o gato vai às filhoses. Começo a olhar à volta e claro está a mexer...a tactear...Caríssimos que desilusão! Estofos medianos, plásticos bastante rijos e sem qualquer toque interessante, volante ENORMEEEEEEE para as restantes dimensões,...Bem, até agora foi “fraco e à figura”.
    Ajusto o banco, os espelhos e meto a chave na ignição num local “encafuado” entre os bancos. Duvido que daqui a um ano de utilização diária não tivesse na mesma de olhar para lá cada vez que metia a chave na ignição...
    Conforme começo a arrancar denoto que nem o exagerado diâmetro do volante consegue dissimular o peso da direcção. Bastante pesada para o que estamos habituados hoje em dia e que faz por momentos sentirmos que estamos a guiar um BJ40 e não um pequeno e ágil Smart.
    A caixa em posição 100% automática mesmo com pouco acelerador deixa o motor elevar em demasia as rpm´s. A 2ª por exemplo só é colocada entre os 30 e os 35km/h, a 3ª para lá dos 50km/h e por ai fora. Note-se que este facto não difere em nada se o declive da estrada for a subir ou descer o que faz com que a descer devagar por exemplo no trânsito se ande metros sem fim em 1º velocidade com um suavidade quase nula. A gestão da caixa não me parece minimamente optimizada e por isso duvido um pouco dos possíveis bons consumos do Smart Fortwo, mas não falo desse assunto por não ter comprovativos.
    Se colocar a caixa em manual já tudo melhora, o escorregamento até nem é elevado e consigo meter mudanças do tipo a 50km/h ir já em 4ª sem qualquer queixume do motor podendo inclusive reprisar à vontade. Só mais um “desabafo” sobre a caixa: Se desligar o carro sem estar a caixa em Neutral, depois para o voltar a colocar em funcionamento a caixa tem sempre de ser colocada em Neutral e nem sempre pega ou dá informação de chave ao motor de arranque..pouco funcional e prático quando temos de tirar o carro rápido de onde esta, quando nos estão a buzinar por algo, etc. Outros carros que andei automáticos pode-se parar em P, em N, em D...que depois com o pé no travão se colocam rapidamente em funcionamento outra vez.
    Bem, continuo a deslocar-me e ao entrar numa via rápida rapidamente comprovo o aviso de quem quem ia a meu lado sobre a falsidade dos espelhos retrovisores!! Meus Srs. os retrovisores laterais são falsos e o central então é de ir à lágrimas, pois vê-se um pouco de vidro traseiro e muitos bancos e ombros! Muito mau para um veículo que se desloca em cidade e a visibilidade é uma das palavras de ordem.

    De resto a ergonomia é no geral medriocre, o tacto dos piscas e similares é “rude” e o mais estranho: O carro é pequeno mas a sofagem está LONGÍSSIMO, do tipo se precisarmos do AC, dos pés quentes, ou do pára-brisas desembaciado, temos de nos inclinar bastante e sair da posição de condução para ajustar a sofagem a gosto. E mais, a consola central do carro não é assim tão pequena mas o radio é ENORMEEEEE e ocupa todo o painel central! Feio, nem Mp3 lê, com botões enormes e com um “visor de calculadora Casio”....Não há memória de algo assim! Naquele espaço colocava-se sem problemas um radio bem giro e actual e uma sofagem...Sem Explicação.

    E o conforto?
    Bem falando antes do comportamento: O Fortwo não tem qualquer intenção lúdica de condução, e mesmo puxando por ele rapidamente se nota que não é a sua praia, pois a direcção nada diz, quanto mais rpms do motor mais a caixa depois escorrega e a “Fitipaldez” passa-nos num instante. Ele ate se mexe bem mas a falta de feedback do carro é uma constante.
    Assim resta esperar que seja suave e Confortável...mas não é!! Ou melhor suave a andar soft é, mas confortável não é mesmo!! O Fortwo é RIJO DE MAIS!!! O amortecimento é rijo ao ponto de fazer doer as costas e ser desconfortável a descer por ex a Rua Maria Pia!! Eu só me ria com tal facto!! Faz-me lembrar a imagem dum CRX de 89 importado todo “agaixado” em que os ocupantes no empedrado parecem levar com uma vara de marmeleiro nos rins a cada metro que passa!
    Tentando definir o conforto do Fortwo numa palavra será: NULO!


    E pronto é isto que tenho notado a cada vez que me desloco no carro. Não tenho qualquer juízo de valor mas não consigo perceber o porque do valor de venda elevadíssimo de um veiculo tão fraquito e sem argumentos.
    Afirmo ainda que já andei de Panda 1.3 mjet e é anos luz melhor e também já andei de Picanto 1.1 crdi e idem idem “”....e de Fiat 500 então nem falo porque é uma liga totalmente À parte!

    Deixo um forte abraço a todos e lamento desde já o “longo testamento”, mas é mesmo o que sinto e noto a cada viagem no carro.


    PeterISEL

    #2
    Tenho um amigo que tem um Smart F2 ainda da 1ª série..penso que de 2001 ou 2002...e de facto o conforto não entra no manual do carro! Aquilo é rijo como o diabo! Okok...ele tem um runflat metidos naquilo, o que não ajuda nada! A caixa é o que me faz mais confusão! Quando arranca parece que vai a puxar um prédio...e faz um barulhão!
    Apesar disto é um carrito com que simpatizo!

    Comentário


      #3
      já estive num acho que nao cheguei a andar(ja nem m lembro) e nao achei nada de mais, ja conduzi um carro com caixa aut.mas continuo a preferir as caixas manuais,ou entao é falta da habito!

      Comentário


        #4
        Já conduzi um cdi da 1a geração e o lag no arranque era notorio, tornava uma simples entrada numa rotunda uma aventura. Mas também foi o único automático que conduzi até hoje...

        Comentário


          #5
          Já andei bastante num smart da última geração. Era dos mais fraquinhos.

          A caixa é do pior que já experimentei... aliás, esta é a característica mais marcante da condução deste "carro".

          A dinâmica (ou falta dela) até mete medo... parece que se entrar 2 km/h rápido demais numa curva vou em frente... e que se agarra de repente vai capotar ou fazer um pião..

          Os interiores são como o descrito no 1º post... Horríveis.

          Depois imaginava que até fosse económico (pelo menos), mas não... não é mesmo nada. Talvez em cidade até seja razoável, mas se se fizer uns kms de AE... esquece.

          Ainda outro dia um colega de trabalho me disse que queria trocar de carro... por um smart

          Perguntei "porquê? Precisas de um carro pequeno por ser dificil estacionar?"
          "Não. É porque é um bom carro."
          É do tipo de pessoa que não sabe se o carro que tem é a gasolina ou diesel

          Comentário


            #6
            e se a tudo o que foi dito juntarem o preço entao é mesmo uma miséria.

            Comentário


              #7
              O único smart F2 que conduzi, foi um Brabus da última geração e penso ser à parte dos "normais" F2.
              Pelo menos, partilha um dos pontos mais negativos deste dito citadino, a caixa em modo Full Automatic é mesmo de
              Em AE, a puxar pelo carro com a cx em modo FA, nas trocas de relação sentimos aquele impulso do corpo para a frente (parece que o carro trava mesmo), seguido dum coice que nos impulsiona para trás e andámos ali tipo bonecos

              O carro em questão facilmente chega aos 160km/h, velocidade que não passa somente devido ao limitador e que eu considero adequada atendendo ao tipo de viatura que é, embora seja mais baixa, suspensões diferentes e upgrades aerodinamicos, jantes maiores etc continua muito sujeita a ventos laterais.

              Em termos de conforto, passar uma lomba é uma verdadeira dor de cabeça, penso que no brabus será mais acentuada devido à suspensão mais "rija".

              Por acaso, tenho uma certa curiosidade em conduzir um F2 cdi ou 1.1, só para poder avaliar as diferenças.

              Resumindo, eu nunca compraria um smart F2. O único que eu ponderaria seria um brabus mas, o preço dos mesmos é demasiado elevado e desajustado ao produto mas num usado, a história poderia ser diferente

              EDIT: faço parte do grupo de pessoas que vai toda contente nos shoppings a pensar que tem ali um lugar, por a luzinha estar verde, e quando lá chego está um smart e fico mesmo... Por outro lado, invejo os donos dos mesmos que onde eu vejo um mero espaço de estacionamento que daria para uma mota, eles "encaixam" lá o smart
              Editado pela última vez por topspeed; 15 February 2010, 20:20.

              Comentário


                #8
                Só compraria um F2 em usado, pelo preço mais baixo possível desde que tivesse em bom estado e usasse pra estacioná-lo em becos. De resto, dispenso. Até um IQ consegue ser melhor, mesmo sendo menos "bling-bling".

                Comentário


                  #9
                  Bah, pensava que o forum era exclusivamente para carros....não para bicicletas de 4 rodas....

                  Comentário


                    #10
                    Pois é...pega-se no carro...e desvanece o encanto...

                    Todos os possíveis compradores de smarts deviam ser obrigados a experimentar um IQ e um Panda...

                    Eu andei num IQ 1.4D4-D e...fiquei maravilhado...

                    Comentário


                      #11
                      Se o Smart tivesse outra origem sempre queria ver quantos o adoravam...

                      Comentário


                        #12
                        Vou ver sincero, o carro pega em muitas coisas muitas delas descritas aqui pelo leitor/user.

                        Mas todos os carros têm os seus males, muitos dos descritos acho que não são assim tão maus, ou seja, tudo requer habituação. A suspensão é rija, mas também não a trocava por algo mais mole, pois se fosse mais mole, acho que o carro não ia andar a direito sequer.

                        A chave realmente está colocada num sítio estranho, mas até é de fácil habituaçao , pelo menos para mim. Pouco ando num carro desses e já a consigo lá enfiar sem olhar.

                        Os espelhos, requerem muita habituação lá isso é verdade, acho que são algo que fazem o carro maior do que ele realmente é, e requer aprender a ver as coisas de uma perspectiva nova.

                        Para mim onde o gato vai as filhozes é mesmo na caixa, que é horrível e intragável tanto seja em auto, ou em manual. Devido a passagem de caixa ser demasiado lenta... onde se consegue sentir o tal coice já aqui descrito.

                        De resto são materiais normais de um citadino com um toque de um citadino e nem acho o interior tão feio, apenas o rádio podia ser um pouco mais high-tek pois os olhos também comem lol.

                        Quando se compra um carro é um produto, e logo se agente não gosta não compra.

                        Isso de ser Mercedes, eu simplesmente não compreendo onde conseguem ir buscar tal comparação é que não tem mesmo nada.... Mas como dizem para alguns os olhos/mente também comem

                        Comentário


                          #13
                          flame mode: on

                          cheira-me que alguem foi ratado por um f2...

                          flame mode: off

                          nao tenho nenhum, mas ja conduzi varios, tanto os mais recentes como os antigos, e para aquilo que é servem perfeitamente....

                          eu vejo os f2 como um utensilo de trabalho citadino, para aqueles que querem mobilidade e baixos consumos, para quem quer uma acelera, mas nao quer estar sujeito à volatilidade meteorologica...

                          claro que sao caros, e aquela caixa automatica é uma desgraça, mas sao faceis de estacionar, consomem pouco e no dia-a-dia é isso que se pede...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por afilipecf Ver Post
                            flame mode: on

                            cheira-me que alguem foi ratado por um f2...

                            flame mode: off

                            nao tenho nenhum, mas ja conduzi varios, tanto os mais recentes como os antigos, e para aquilo que é servem perfeitamente....

                            eu vejo os f2 como um utensilo de trabalho citadino, para aqueles que querem mobilidade e baixos consumos, para quem quer uma acelera, mas nao quer estar sujeito à volatilidade meteorologica...

                            claro que sao caros, e aquela caixa automatica é uma desgraça, mas sao faceis de estacionar, consomem pouco e no dia-a-dia é isso que se pede...
                            Concordo contigo mas, digo-te eu que ando todo o dia a trabalhar de carro na Grande Lisboa, acredito que se chegue ao fim do dia como se tivesse levado uma tareia.

                            O meu percurso recente (desde 2002) de carros com os quais trabalhei foram, Peugeot 307, Citroen C3, Citroen C4, e agora Renault Megane III e sem duvida alguma que o C3 é o que me deixa menos saudades. É ágil, até se pode considerar confortável, mas é um saltitão de primeira, principalmente se o piso for mau. O F2 então...

                            Tal como já disse, se o F2 tivesse outro símbolo e outra origem, ainda que fosse rigorosamente igual, o seu sucesso seria certamente inferior.

                            Quanto a mim, para servir esses intentos, o IQ, o trio 107, C1, Aygo, o Picanto, o matiz, etc, são claramente melhores opções pois são pouco maiores e oferecem mais espaço, equipamento e conforto por menos dinheiro (alguns).

                            Comentário


                              #15
                              Tendo eu já ponderado por várias vezes a compra de um smart, e sendo o tópico de um ISELIANO n podia ficar sem comentar.

                              A começar, quem compra o smart,compra-o normalmente por um de dois motivos ou a combinação dos dois. Ou necessita de um carro pequeno, razoavelmente economico e simples, ou quer um dos carros da "moda" mais baratos que se pode comprar. A verdade é q a smart conseguiu transformar o smart num certo acessório de moda que povoa as nossas cidades, sem no entanto deixar de ter versões mais acessiveis para quem o usa racionalmente. O 500, embora com outra arma, faz o mesmo. De relembrar, que o projecto original da swatch era fazer um carro muito barato, e a merc rapidamente percebeu que o melhor target n seria esse.

                              Eu como engenheiro, acho muita graça ao smart, antes do seu lançamento, varias marcas tinham prototipos do mesmo tipo, mas a verdade é q foi a "merc" que o lançou, e para isso teve que fazer algumas "engenharias" interessantes como a colocaçºao do motor ou a suspensão traseira de Dion. N esquecer que o carro sai sobre a mira do "escÂndalo" dos teste do alce com o classe A, e isso teve efeitos no seu lançamento, tal como em toda a gama merc, todos os smarts viram a sua suspensão ser endurecida e todos passaram a possuir um esp bastante "castrador".

                              Quantos aos pormenores de que falas no dia-a-dia com o smart, sinceramente além do desconforto, de facto acho muito mau, e nesta geração melhorou, a caixa manual robotizada. Não se esqueçam que esta caixa não é automática. É uma caixa manual, em que um robot trata da embraiagem e de engrenar as mudanças por vocês. Nunca percebi muito bem a lógica de se usar esta caixa, e n uma auto verdadeira. O conviver com a caixa, faz com que se consiga amenizar o seu temperamento, normalmente ao fim de uns kms consegue-se começar a "obriagr" a caixa a fazer o que queremos. Os consumos não são de facto óptimos, porque os pequenos motores, especialmente os a gasolina, pedem para ser puxados. E já agora, são todos sobrealimentados.

                              QUanto aos outros aspectos que referes, a chave é grande, sim é, mas também as chaves da toyota o eram até há 3 ou 4 anos. O facto de ela entrar no centro dos ancos, é também uma coisa corriqueira e copiada da SAAB, e serve para bloquear a caixa numa determinada posição. Mas tudo isto é discutivel, para mim n o vejo como uma questão importante, mas para ti pode ser. Agora a parte do espaço, é que deves ser um gajo mesmo grande , assim como o passageiro! Porque espaço, especialmente nesta segunda geração, é coisa que n falta.

                              A direcção dos samrts n é assistida de série, e os plasticos são naturalmente pobres, embora melhores nesta 2ª geração, mas n mais que os de um qualquer carro do segmento A.

                              E agora, n necessariamente para ninguém em especial, n percebo o que é que tanta gente embirra com este carro! Não será, que À semelhança da palhaçada do status, o problema está nos olhos de quem não os tem, e n na atitude de quem os possui? Eu quando cheguei a sinalizar um, queria apenas um carro economico, bem equipado, e com uma imagem divertida e trendy! Pelo preço, não havia mais nada no mercado que me desse isto.
                              Editado pela última vez por ESPRIT; 16 February 2010, 12:45.

                              Comentário


                                #16
                                Allo a todos,

                                tenho lido com especial atenção todas as respostas ao tópico e sinceramente até agora gostei. A malta está no fundo a debater um produto tal e qual se tivesse num café ou numa reunião de amigos. Saudável sem dúvida.

                                Acrescento ainda que pelo que vejo alguns ja andaram, outros não e acima de tudo uns gostam e outros não, facto justo numa sociedade livre em que o gostar tem tendências a ser o que mais ordena.

                                Agora para a malta ISELIANA (orgulhosamente!!;)) e outros, afirmo que o que ando não é turbinado. Não estou totalmente dentro da gama do Fortwo, mas o que me refiro é o que o Configurador da marca define como "Motor a gasolina com 70 cv de potência e 999 cc de cilindrada", sem start em stop note-se.
                                Também tenho presente a geometria de suspensão, a caixa ser robotizada, entre outros, mas nada desses "gadgets" se transformam em algo melhor ou acima de tudo condizente com o elevado valor de venda...e de manutenção então..uiui.

                                Parece-me interessante por ex falarmos nisso!É que eu para caro, compro um FIAT 500 por exemplo, pois é um mimo de andar, admirar,etc. Será que me conseguem perceber??


                                Sabem, eu no fundo adoro sem surpreendido por algo que à partida não me diz muito, mas por um Fortwo não fui nada surpreendido e depois de ir falando com vocês vou denotando que mesmo para quem gosta, é dificil escamutiar o "conjunto vazio" q é um Fortwo...

                                Abracinhooooooooo;)

                                PeterISEL

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que só o mhd é q é atmosférico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                    Allo a todos,

                                    tenho lido com especial atenção todas as respostas ao tópico e sinceramente até agora gostei. A malta está no fundo a debater um produto tal e qual se tivesse num café ou numa reunião de amigos. Saudável sem dúvida.

                                    Acrescento ainda que pelo que vejo alguns ja andaram, outros não e acima de tudo uns gostam e outros não, facto justo numa sociedade livre em que o gostar tem tendências a ser o que mais ordena.

                                    Agora para a malta ISELIANA (orgulhosamente!!;)) e outros, afirmo que o que ando não é turbinado. Não estou totalmente dentro da gama do Fortwo, mas o que me refiro é o que o Configurador da marca define como "Motor a gasolina com 70 cv de potência e 999 cc de cilindrada", sem start em stop note-se.
                                    Também tenho presente a geometria de suspensão, a caixa ser robotizada, entre outros, mas nada desses "gadgets" se transformam em algo melhor ou acima de tudo condizente com o elevado valor de venda...e de manutenção então..uiui.

                                    Parece-me interessante por ex falarmos nisso!É que eu para caro, compro um FIAT 500 por exemplo, pois é um mimo de andar, admirar,etc. Será que me conseguem perceber??


                                    Sabem, eu no fundo adoro sem surpreendido por algo que à partida não me diz muito, mas por um Fortwo não fui nada surpreendido e depois de ir falando com vocês vou denotando que mesmo para quem gosta, é dificil escamutiar o "conjunto vazio" q é um Fortwo...

                                    Abracinhooooooooo;)

                                    PeterISEL
                                    Gostas do 500 e despedes-te com um abracinhoooooooo?!

                                    Hummmmmm... "-Panasquinha... panhasquinha..."

                                    Estou na palhaçada!

                                    Pois eu estando consciente de todos os defeitos do smart, sou um fã do conceito.

                                    E o que me irrita é que o pior dos defeitos, acredito, que seria possível melhorar... um cx auto como deve de ser...

                                    Abração!

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                                      #19
                                      Boa noite a todos,

                                      Concordo plenamente com o ESPIRIT
                                      Quando fala-mos da qualidade dos materiais já viram os materias da concorrencia?
                                      Caixa de velocidades no modo sequencial é um mimo a automática garanto-vos que é melhor que a Tiptronic da VW.
                                      Consumos no Diesel a puxar bem dentro da cidade 5,5 em estrada na casa dos 90/100 entre os 4 4,5.
                                      É já o segundo que tenho e não quero outro carro para andar na cidade e já agora estaciona-se em quaquer buraco coisa que os outros não fazem.
                                      Espaço é mais espaçoso que um Fiat 500 nos lugares da frente.
                                      Manutenção é o normal não sei o que voces chamam cara e para não falar que existe muito material no mercado paralelo.
                                      Isto só para dizer que a primeira vez que andei com um destestei o carro, agora não passo sem o meu F2 de 2006

                                      Continuação de um bom Forum

                                      JR

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                                        #20
                                        Tenho de admitir que o unico motivo que nos leva a comprar um smart é o status, o poder dizer ao vizinho que temos um mercedes ao mesmo tempo que se atinge o climax

                                        Só não percebi se és um tipo muito grande que bate no companheiro de viagem, mas não chega à sofagem, ou se és um tipo pequeno que não bate no companheiro de viagem e tem de se por em bicos de pés para chegar à sofagem

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                                          #21
                                          há aqui gajos bem largos estou a ver.

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                                            #22
                                            Acabaste de lixar a tua credibilidade...
                                            Abracinho e gostar do 500, tudo na mesma frase.
                                            Mas como és do ISEL, claro que te dou um desconto.

                                            Em relação ao Smart, lamento não poder contribuir para o tópico mas os únicos que conduzi foram os da 1ª geração, de qualquer forma sempre achei que o carro não valia metade do que custava, e nalguns aspectos é uma valente trampa!

                                            Para a cidade, um iQ é, na minha modesta opinião, um muito melhor negócio.

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                                              #23
                                              Existem pontos na tua análise que mostram que já ias pronto à partida para "mandar" o carro abaixo.

                                              Sim o conforto é pouco, os plásticos são horríveis, o espaço é o suficiente, a suspensão é horrivelmente rija e a chave é grande. Mas e então? Ninguém se desloca a um Smart Center porque quer um um estradista confortável, com interiores invejáveis e inúmeras pequenas coisas que nos surpreendem pela positiva. Quem compra um Smart sabe bem ao que vai. São pessoas que se deslocam em centros urbanos e que prezam a mobilidade e a acessibilidade acima do status. Pessoas que apenas vêem os carros como meios de transporte, e não como retrato da sua pessoa. Já antes de ter um achava estranha a aversão enorme que existe da parte de alguns condutores (e se calhar foi por isso que acabei por comprar um).

                                              Olhando agora para a tua análise, há coisas que definitivamente não concordo. A localização da ignição é estranha, mas daí a ser complicada, ainda vai um bocado. Requer habituação. Nas primeiras vezes hás-de ir com a mão atrás do volante a procura da chave sem dúvida, mas depois isso passa. Quanto ao facto de a chave não caber no bolso de um kispo, sem comentários. Quem te ouvir falar imagina uma coisa deste género -> http://user.img.todaoferta.uol.com.b...bigPhoto_0.jpg. A chave cabe perfeitamente no bolso, apesar de também a achar grande. Quanto a sofagem + AC, novamente não te compreendo. É preciso sair da posição de condução? Eu tenho 1.80m e quase que chego a janela do pendura sem muito esforço, e tu não chegas ao painel central ao lado do volante? Alguém de mais pequena estatura que opine sobre isto, pois eu não compreendo. Continuando no tema do painel central, respeito e compreendo quando críticas o design geral, principalmente do rádio (não lê ficheiros MP3 porque tem uma entrada para IPod/MP3 no porta luvas). São gostos, e há sempre possibilidade de algo ficar mais bonito. Como se falou também acerca dos consumos em AE serem elevados, aproveito para indicar que o Fortwo não é carro para AE. E acho que nem é preciso dizer mais nada sobre isto, tá mais que visto e compreendido.

                                              Os pontos em que concordo contigo são, a caixa robotizada (obviamente) e a inexistência de DA de série. Qualquer pessoa sã compreende que algo de horrivelmente mau se passou na concepção "daquilo" a que chamam Softip/Softouch. Se o Fortwo tivesse opção de caixa manual era tudo muito melhor. É também incompreensível que um carro do qual se espera que seja incrivelmente fácil estacionar e manobrar a baixa velocidade em espaços apertados não tenha DA de série. Com os novos pneus (eu tenho 175/195 no meu) fica menos cómodo, e apesar de praticável, perde a piada.

                                              Para esclarecer algumas dúvidas, eu tenho um Fortwo Cabrio versão Pulse, motorização de 999cc com 84cvs, turbinada. Os diesel e os MHD (54cv, 61cv e 71cv respectivamente) são atmosféricos. Depois existe o BRABUS, que também é turbinado, mas com 98cv.

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                                                #24
                                                Muito bem,

                                                Estou a continuar a ler e a gostar do que leio.

                                                Como diz o outro, não sou grande nem pequeno, antes pelo contrário, agora que a ergonomia não é palavra essencial naquele habitaculo!
                                                Quanto aos consumos comprovados concluo então q num clio,punto ou similar a diesel se faz consumos similares. Tudo bem.

                                                Continuo mais uma vez a ler as opinioes de todos e mesmo os q gostam e se identificam com o conceito não têm argumentos de peso para provar por a+b que o Smart, o Fortwo ou se quiserem F2 não vale muito mais que uma mão cheio de nada..

                                                Eu vou continuar a andar no carro e continuarei a falr dele aqui.

                                                Quanto ao Abracinho e ao Fiat 500...o 1º é apenas um modo diferente que uso a miúde para me despedir, (quem acompanhou o meu diario de bordo do 325i por ex lembra-se com certeza), e o 2º...meus caros andem de 500, ou melhor ainda, de 500 abath e comprovem por vocês mesmos o quanto um Smart é mau, rude, sem inspiração, enfadonho...sei lá, como digo no 1º topico "fraco e À figura!"

                                                Ah, eu vou ver então a questão do motor e digo-vós. Eu parece-me ser atmosferico e num Smart center disseram me o mm, mas vou averiguar e oportunamente vos direi.

                                                Abracinhooooooo;)

                                                PeterISEL

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                                                  #25
                                                  Se me permitem, deixem-me só argumentar mais umas coisitas:

                                                  Filipee, eu no inicio não parti para mandar a baixo o Smart como afirmas, até porque como já o disse anteriormente, gosto de ser surpreendido pela positiva e gosto até de afirmar q "ok algo é caro mas vale todos os centimos de investimento".
                                                  Depois há 3 aspectos importantíssimos que concordas comigo e que são basicamente:
                                                  A Caixa, a direcção e o Conforto serem no minimo mediocres! OK?

                                                  Então, (e perguntando já para todo o auditório ), com estas permissas digam-me: Como é possivel gostar de andar de Fortwo???
                                                  É que apartir daqui começamos a olhar para todos os pontos menos bons!! Se fosse ao contrário, ou seja um mimo de andar e guiar, a argumentação e o ponto de vista seria diferente.
                                                  Isto é como tudo: Ou o copo está meio vazio, ou está meio cheio, mas acima de tudo o Fortwo oferece-nos todas as permissas para que vejamos o copo meio vazio!

                                                  Olhem mais uma que me lembrei: Este carro tem Pc de bordo ou não? Ora digam-me lá...

                                                  Na volta é como o argumento do rádio: "não lê mp3 pq tem no porta luvas entrada AUX", ou seja quanto ao Pc de bordo também se pode ver da seguinte forma: "não tem PC de bordo, porque os nossos telemoveis têm maquina de calcular e assim podemos fazer bem os calcúlos das médias,etc.."

                                                  Grande Abracinhoooooooooooo;)

                                                  PeterISEL

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                    Se me permitem, deixem-me só argumentar mais umas coisitas:

                                                    Filipee, eu no inicio não parti para mandar a baixo o Smart como afirmas, até porque como já o disse anteriormente, gosto de ser surpreendido pela positiva e gosto até de afirmar q "ok algo é caro mas vale todos os centimos de investimento".
                                                    Depois há 3 aspectos importantíssimos que concordas comigo e que são basicamente:
                                                    A Caixa, a direcção e o Conforto serem no minimo mediocres! OK?

                                                    Então, (e perguntando já para todo o auditório ), com estas permissas digam-me: Como é possivel gostar de andar de Fortwo???
                                                    É que apartir daqui começamos a olhar para todos os pontos menos bons!! Se fosse ao contrário, ou seja um mimo de andar e guiar, a argumentação e o ponto de vista seria diferente.
                                                    Isto é como tudo: Ou o copo está meio vazio, ou está meio cheio, mas acima de tudo o Fortwo oferece-nos todas as permissas para que vejamos o copo meio vazio!

                                                    Olhem mais uma que me lembrei: Este carro tem Pc de bordo ou não? Ora digam-me lá...

                                                    Na volta é como o argumento do rádio: "não lê mp3 pq tem no porta luvas entrada AUX", ou seja quanto ao Pc de bordo também se pode ver da seguinte forma: "não tem PC de bordo, porque os nossos telemoveis têm maquina de calcular e assim podemos fazer bem os calcúlos das médias,etc.."

                                                    Grande Abracinhoooooooooooo;)

                                                    PeterISEL

                                                    Eh pah...eu sou um masoquista do caraças.......
                                                    Adoro andar de Fortwo MKII!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Allo Citation,

                                                      E fazes tu muito bem, porque gostos não se discutem. Apenas qualidades e factos..


                                                      PeterISEL

                                                      PS - Abracinhoooooooooooooooooooooo :D:D:D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                        Allo Citation,

                                                        E fazes tu muito bem, porque gostos não se discutem. Apenas qualidades e factos..


                                                        PeterISEL

                                                        PS - Abracinhoooooooooooooooooooooo :D:D:D



                                                        Mas olha que acho mesmo piada a andar no carrito! Ando com ele todos os dias...e tenho o meu E92 na garagem!
                                                        É verdade que o carro é estranho e tal... tem montes de defeitos...mas as tantas é por isso que gosto dele!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                          Se me permitem, deixem-me só argumentar mais umas coisitas:

                                                          Depois há 3 aspectos importantíssimos que concordas comigo e que são basicamente:
                                                          A Caixa, a direcção e o Conforto serem no minimo mediocres! OK?
                                                          Esperavas conforto acima de medíocre num carro de segmento A?

                                                          Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                          Então, (e perguntando já para todo o auditório ), com estas permissas digam-me: Como é possivel gostar de andar de Fortwo???
                                                          Mobilidade, acessibilidade e lifestyle. Não concordas? Tudo bem. Se gostássemos todos de vermelho estávamos mal. Só não te podes esquecer que és o dono da razão e perdes alguma credibilidade quando dizes que, citando: "Continuo mais uma vez a ler as opinioes de todos e mesmo os q gostam e se identificam com o conceito não têm argumentos de peso para provar por a+b que o Smart, o Fortwo ou se quiserem F2 não vale muito mais que uma mão cheio de nada..". Quer dizer, a minha argumentação não prova nada, mas a tua, que em alguns pontos não se enquadra em nada na realidade, é que é a correcta.


                                                          Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                          Olhem mais uma que me lembrei: Este carro tem Pc de bordo ou não? Ora digam-me lá...
                                                          Não, não tem. Assim como o Twingo também não tem. É pior produto por isso? É muito mais grave a falta de DA de série do que de CB.


                                                          Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                          Na volta é como o argumento do rádio: "não lê mp3 pq tem no porta luvas entrada AUX", ou seja quanto ao Pc de bordo também se pode ver da seguinte forma: "não tem PC de bordo, porque os nossos telemoveis têm maquina de calcular e assim podemos fazer bem os calcúlos das médias,etc.."
                                                          Aqui é que metes os pés pelas mãos lol. Vais-me dizer que nos tempos que correm é mais comum andares com um CD no bolso gravado com ficheiros MP3 do que com um MP3 mesmo, seja IPod ou outro qualquer? O único pró de um rádio que lê CDs gravados em MP3 é a quantidade de músicas, porque de resto, onde gravas um CD MP3 escolhes CD de música e grava em WMA. O que é que é mais cómodo? Volta e meia andares a gastares CDs (a menos que sejam RW) ou passares as músicas que queres ouvir para um MP3? Gastas menos consumíveis, e ajudas o ambiente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Filipee,

                                                            Fala-me do teu Lifestyle, ou se quiseres define ai o" Estilo de vida de quem leva pancada nas costas a descer a Rua Maria Pia"...mas define devegar e lentamente para eu tentar perceber.

                                                            Grande abracinhoooooo;)

                                                            PeterISEL

                                                            PS - Ok, Não há Pc de bordo...é no fundo o conceito Lifestyle, ou não

                                                            Comentário

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