Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidentes e mitos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidentes e mitos

    Embora seja da concorrência acho que toda a gente devia ler isto: http://www.automotor.xl.pt/0606/200.shtm

    Se for repost...cadeado com ele

    #2
    alguem vai comer uns sapinhos cozidos ao jantar:D

    afinal parece que ha mesmo gente determinada em evoluir, em diminuir a sinistralidade, melhorar a segurança nas estradas
    esperemos que lhes deem ouvidos. quem actualmente tem poder para fazer alguma coisa, está mais preocupado com o seu CV e ataques pessoais[8)]

    Comentário


      #3
      Estao.se a dizer algumas verdades q incomodam quem nao gosta de ser incomodado..

      por exemplo sobre o "meu" ip4


      Situemo-nos no esquema da curva nº 15 do IP4. Uma zona afamada pelos piores motivos. Para compor o cenário, suponhamos que um indivíduo segue a 90 km/h (no fundo, à velocidade máxima permitida para o local), perde a mão do veículo em plena curva e embate de frente, "matando" quem vinha em sentido contrário. Esqueçamos por agora as condições de risco já existente (o estado do veículo e suas capacidades). E as respostas simples. De quem seria a responsabilidade? "Há outros riscos que são criminosos e não aceitáveis", como explica o engenheiro José Pires. E continua: "Um cidadão tem o direito, quando circula numa curva, a uma aceleração centrífuga de 1,08 m/s2 - a força que puxa o veículo para o exterior. Isto é de lei! Não estamos a inventar nada.
      O que vai corresponder a uma velocidade máxima que teria de ser de... 40 km/h! Nunca de 90 km/h!"
      Dito de outro modo, a esta velocidade, o condutor terá uma aceleração centrífuga de 5,17 m/s2, terminando o limite de segurança nos 2,16 m/s2 - o equivalente a uns esclarecedores 59 km/h.


      "Tudo isto está inscrito nas normas do traçado", reforça o engenheiro. Os crimes da curva não ficam por aqui. Não basta a lei "obrigar" o condutor a circular ao dobro da velocidade prevista para um raio de 121 metros. Esquece-se de que, devido à gestão do perigo, que deveria ter sido acautelada na sinalização, este passará a 20 km/h acima dos 90 km/h (110 km/h), deixando a aceleração centrífuga na casa dos 7,72 m/s2.
      "Os 60 km/h são o tecto da segurança! Acima dos 2,16 m/s2 a sinistralidade dispara em flecha.
      O despiste é mais do que certo".

      Outro dos problemas da curva nº 15 do IP4, e de muitas outras pelo país fora, é que os raios têm de ser muito abertos. Ora, se o percurso for muito montanhoso, tal obrigará a fazer grandes escavações e aterros. Talvez por isso, nem sempre se invista correctamente. No caso em concreto, o raio 2 é de 121 metros, sendo antecedido por uma recta de 500 metros. Violação, claro está: "Uma recta de 500 metros exigiria, segundo a norma do traçado, a que o raio seguinte tivesse pelo menos outros 500 metros. Para não quebrar as expectativas do condutor. Está tudo estudado cientificamente", esclarece Nuno Salpico, garantindo, de resto, que esta é uma situação infelizmente recorrente nos IP e IC espalhados de Norte a Sul.



      "A homogeneidade é fortemente violada porque o condutor não tem tempo de reduzir. Não faz (nem pode fazer) uma avaliação correcta. Até porque a 90 km/h - e já vimos que irá a 110 km/h - precisará de uma distância de decisão de 300 metros", avança José Pires. Algo que não terá de todo."Tudo isto é fácil de provar em tribunal. Podem argumentar que houve falta de atenção ou que o condutor ia em excesso de velocidade. Mas, pelo menos, haverá aqui uma partilha de culpa dos elementos", afirma Nuno Salpico, explicando de seguida: "A aceleração centrífuga não é minimamente contrariada (podia ao menos ser minimizada com uma sobreelevação correcta, mas não é), e ele não tem tempo para tomar a decisão correcta. A desatenção pode decorrer daí.

      E, de repente, é confrontado com uma curva inesperada. Pode até haver culpa do condutor, mas da estrada não há dúvidas. São valores indiscutíveis", conclui o juiz.

      Comentário


        #4
        EXCELENTE!!!! Vai calar muitas aves raras...

        Comentário


          #5
          Finalmente alguem impõe respeito a esta palhaçada!

          Comentário


            #6
            ninguem impôs nada..

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por mario_renato

              ninguem impôs nada..
              Infelizmente...

              Comentário


                #8
                EXCELENTE estudo[^] , embora só se vejam excertos!

                Já tentei pesquisar mas não consegui encontrar o estudo completo, se alguem conseguir diga por favor.

                Comentário


                  #9
                  Excelente mas como implica o estado ter de fazer alguma coisa, q n involva ganhar mais dinheiro com multas, n vai passar de estudo mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    O traçado das estradas pode ser péssimo, mas também cabe aos condutores moderarem a velocidade de acordo com as condições.
                    É claro que a desculpa sempre dada do excesso de velocidade não tem qualquer razão de ser, caso contrário nas autoestradas haveria acidentes a cada segundo.

                    Comentário


                      #11
                      citação: traçado das estradas pode ser péssimo, mas também cabe aos condutores moderarem a velocidade de acordo com as condições.
                      isso nas aulas de conduçao nao passa de 2m de conversa, por isso nao se pode exigir muito nesse campo!

                      nao deixa de ser um ponto fundamental, dai achar que se devia investir num melhor ensino e na renovaçao das cartas em periodos mais curtos, anulando mesmo a validade das cartas ja existentes para que isso afecte todos.

                      Comentário


                        #12
                        Espetacular!

                        Se pegarem para fazer isso nas rodovias brasileiras seria um inquérito de no mínimo 10 mil páginas...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                          O traçado das estradas pode ser péssimo, mas também cabe aos condutores moderarem a velocidade de acordo com as condições.
                          É claro que a desculpa sempre dada do excesso de velocidade não tem qualquer razão de ser, caso contrário nas autoestradas haveria acidentes a cada segundo.
                          Diz isso ao lençol de água da Cril...Mesmo a 40 KM/H ou menos, podes destruir o carro todo e despistares-te...

                          Comentário


                            #14
                            há por ali uns limites maximos que deveriam ser diminuidos...
                            quantos de nós não iam mandar bocas.
                            agora se chamassem não o gajo que projectou mas os fdp's que aprovaram e os obrigassem a pagar as alterações, ia-se fazer justiça, e,isso neste país é simplesmente inpensavel.
                            toda a gente é politico!!!!!!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por REDLINER_
                              Diz isso ao lençol de água da Cril...Mesmo a 40 KM/H ou menos, podes destruir o carro todo e despistares-te...
                              Se tiveres um RENAULT 5 Estrelas EURONCAP pode-se partir todo mas não te acontece nada [:I]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Bolide

                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_
                                Diz isso ao lençol de água da Cril...Mesmo a 40 KM/H ou menos, podes destruir o carro todo e despistares-te...
                                Se tiveres um RENAULT 5 Estrelas EURONCAP pode-se partir todo mas não te acontece nada [:I]
                                [}][}][}];)

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou parvo com aquele estudo e com aquilo que li. AFINAL há gente em Portugal SÉRIA!!! Há gente empenhada em descobrir e terminar com as REAIS causas dos acidentes!!!

                                  Hoje já vou muito mais contente para casa...

                                  Infelizmente dura pouco, porque como estamos cá já sei que isto irá caír em saco roto...quem de direito vai literalmente ***** nisto e culpar o excesso de velocidade e álcool e tá a andar...

                                  A maioria dos exemplos não conheço bem, mas um conheço e já lá apanhei valentes cagaços. A descida para a Av. da Ponte antes de chegar ao Aqueduto das Àguas Livres...o gajo que desenhou e colocou lá os limites de velocidade deveria ser fortemente ******** por todos os que lá já tiveram acidentes (pelo menos os que conseguem...porque muitos se calhar não sairão de lá capaz de contar!!!)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Espero que não confundas com o Renault 5, não me responsabilizo pelas lesões provocadas [}][}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                      Estou parvo com aquele estudo e com aquilo que li. AFINAL há gente em Portugal SÉRIA!!! Há gente empenhada em descobrir e terminar com as REAIS causas dos acidentes!!!

                                      Hoje já vou muito mais contente para casa...

                                      Infelizmente dura pouco, porque como estamos cá já sei que isto irá caír em saco roto...quem de direito vai literalmente ***** nisto e culpar o excesso de velocidade e álcool e tá a andar...

                                      A maioria dos exemplos não conheço bem, mas um conheço e já lá apanhei valentes cagaços. A descida para a Av. da Ponte antes de chegar ao Aqueduto das Àguas Livres...o gajo que desenhou e colocou lá os limites de velocidade deveria ser fortemente ******** por todos os que lá já tiveram acidentes (pelo menos os que conseguem...porque muitos se calhar não sairão de lá capaz de contar!!!)
                                      Como esse ponto existem centenas deles...Eixo norte Sul, Cril, Lumiar,Curvas da Churrasqueira do Campo Grande, etc etc...[8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Bolide

                                        Espero que não confundas com o Renault 5, não me responsabilizo pelas lesões provocadas [}][}]
                                        Cruzes Canhoto[}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
                                          A maioria dos exemplos não conheço bem, mas um conheço e já lá apanhei valentes cagaços. A descida para a Av. da Ponte antes de chegar ao Aqueduto das Àguas Livres...o gajo que desenhou e colocou lá os limites de velocidade deveria ser fortemente ******** por todos os que lá já tiveram acidentes (pelo menos os que conseguem...porque muitos se calhar não sairão de lá capaz de contar!!!)
                                          O problema dessa parte do eixo norte-sul é que tem que se cumprir MESMO os limites, ao contrário de outras zonas que metem 80 e uma pessoa faz a 160 nas calmas, ali com for com esse espirito está lixado!

                                          Faço muitas vezes o eixo norte-sul e já me dei ao trabalho de estudar as reacções do carro a certas velocidades, em seco e molhado.

                                          A 80 km/h faço todo o eixo sem qq problema, com chuva não convem ir mais rapido, com a estrada seca 100-120. Isto sem ir com o carro de lado ou os pneus a chiar, limites altos mas "confortaveis". Certamente podia passar a mais velocidade e já passei mas é já a ir perto dos limites. Isto com pneus razoaveis em bom estado, Continental Premium Contact. Quem tiver uns ecocontact por exemplo... recomendo não sair de casa em dias de chuva, seja para o eixo norte-sul, seja para a A2 [xx(]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Nafs

                                            O traçado das estradas pode ser péssimo, mas também cabe aos condutores moderarem a velocidade de acordo com as condições.
                                            É claro que a desculpa sempre dada do excesso de velocidade não tem qualquer razão de ser, caso contrário nas autoestradas haveria acidentes a cada segundo.
                                            Claro, mas o problema é aperceberem-se atempadamente das condições. Se fores numa estrada nacional a 80 km/h e te deparares com um gancho que tem que ser feito a 40 km/h mas não está sinalizado, a culpa é da velocidade ou da falta de sinalização?

                                            Algures ali no Porto Alto há uma recta, creio que começa perto da antiga estalagem Gado Bravo, que tem uma recta enoooorme que acaba num curva de 90 graus não sinalizada. A última vez que lá passei, há uns anos por isso as coisas podem ter mudado, o senhor da casa em frente tinha feito uma 'barricada' no quintal porque estava farto de ter carros a baterem-lhe na porta de casa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                              alguem vai comer uns sapinhos cozidos ao jantar:D

                                              afinal parece que ha mesmo gente determinada em evoluir, em diminuir a sinistralidade, melhorar a segurança nas estradas
                                              esperemos que lhes deem ouvidos. quem actualmente tem poder para fazer alguma coisa, está mais preocupado com o seu CV e ataques pessoais[8)]
                                              Estava a pensar em ti enquanto lia o artigo...sem saber que tinhas sido o primeiro a responder ao mesmo!!!

                                              Excelente artigo. Vamos ver se alerta algumas consciências!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Xitua


                                                Claro, mas o problema é aperceberem-se atempadamente das condições. Se fores numa estrada nacional a 80 km/h e te deparares com um gancho que tem que ser feito a 40 km/h mas não está sinalizado, a culpa é da velocidade ou da falta de sinalização?

                                                Algures ali no Porto Alto há uma recta, creio que começa perto da antiga estalagem Gado Bravo, que tem uma recta enoooorme que acaba num curva de 90 graus não sinalizada. A última vez que lá passei, há uns anos por isso as coisas podem ter mudado, o senhor da casa em frente tinha feito uma 'barricada' no quintal porque estava farto de ter carros a baterem-lhe na porta de casa...
                                                É óbvio que o que eu disse não é regra... há excepções e pelo menos essas devem ser corrigidas, mas até que se faça alguma coisa é preciso correr muita água debaixo da ponte [xx(]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                  alguem vai comer uns sapinhos cozidos ao jantar:D

                                                  afinal parece que ha mesmo gente determinada em evoluir, em diminuir a sinistralidade, melhorar a segurança nas estradas
                                                  esperemos que lhes deem ouvidos. quem actualmente tem poder para fazer alguma coisa, está mais preocupado com o seu CV e ataques pessoais[8)]
                                                  Vai ... vai [}][}][}]

                                                  E como alguém gosta de referir os outros mas infelizmente não sabe ler nem percebe nada nem de física e muito menos de dinâmica de veículo eu sei quem vai comer os sapos, porque eu vou é comer caviar [}][}][}]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                    alguem vai comer uns sapinhos cozidos ao jantar:D

                                                    afinal parece que ha mesmo gente determinada em evoluir, em diminuir a sinistralidade, melhorar a segurança nas estradas
                                                    esperemos que lhes deem ouvidos. quem actualmente tem poder para fazer alguma coisa, está mais preocupado com o seu CV e ataques pessoais[8)]
                                                    Vai ... vai [}][}][}]

                                                    E como alguém gosta de referir os outros mas infelizmente não sabe ler nem percebe nada nem de física e muito menos de dinâmica de veículo eu sei quem vai comer os sapos, porque eu vou é comer caviar [}][}][}]
                                                    [8)]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pois vai, lá trabalhar para a sua carteira sabe fazer. fazer o seu trabalho com isençao é que nao, e orgulha-se disso!

                                                      infelizmente para si, ha gente em portugal cujo objectivo é mesmo diminuir a sinistralidade.
                                                      ja começou a mandar CV's pro macdonalds?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Será que eu estou a ler bem. Please Help :D

                                                        Será que eu estou a ler bem. Será que eu estou a ler que existe aqui um grupo de pessoas que defende limites de 40 km/h em curvas do IP4 com 145 metros de raio. Será que leram bem estas frases

                                                        citação:O que vai corresponder a uma velocidade máxima que teria de ser de... 40 km/h! Nunca de 90 km/h!"


                                                        Ou de 30 km/h na Avenida da Ponte

                                                        citação:Tomemos como exemplo a mesma curva nº 5 da Avenida da Ponte, cuja velocidade máxima permitida é de 80 km/h, e de tráfego será, pois, de 100 km/h. Neste caso, o condutor precisava de uma amplitude de visão de 180 metros. "Aqui (ainda mais com a vegetação existente) ele apenas consegue ver a uma distância de 60 metros. O que corresponderia a uma velocidade de tráfego de 50 km/h. Se retirarmos os 20 km/h em excesso, da gestão do perigo, chegamos à conclusão de que os limites legais deveriam indicar 30 km/h", diz.
                                                        Epá já passei lá a muito mais do que isso num Fiat Uno e não me despistei. [}][}][}]

                                                        Será possível ? Será verdade ? Neste tópico existem pessoas e defender limites de 30 km/h em vias rápidas ? e de 40 em estradas nacionais? E logo vi que andam por ai pneus da treta que não aguentam a estonteante desaceleração lateral de 2.16 m/s2.

                                                        Acordem-me por favor, que existe só pode ser um sonho :D:D
                                                        Já sei como venho aqui raramente, vocês criaram um tópico dos apanhados e eu cai. Parabéns [^][^][^]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                          pois vai, lá trabalhar para a sua carteira sabe fazer. fazer o seu trabalho com isençao é que nao, e orgulha-se disso!

                                                          infelizmente para si, ha gente em portugal cujo objectivo é mesmo diminuir a sinistralidade.
                                                          ja começou a mandar CV's pro macdonalds?
                                                          Pelos vistos aqui não vão existir dúvidas de quem é que só vai arranjar emprego no MacDonalds. E estou perfeitamente de acordo assim reduz-se sem dúvida a sinistralidade. Com limites de 30 em vias rápidas e 40 em estradas nacionais . Agora o que eu não imaginava é que estas medidas tinham tantos adeptos [}][}][}]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            [:0] [:0]

                                                            Os artigos, alguns comentários !!

                                                            Vou digerir isto calmamente e volto mais tarde.

                                                            Mas a fazer fé no que já vi ... pode ser um ponto de viragem, sobre a forma como se analisam e abordam determinadas situações.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X