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Preços de Usados Particulares - Estagnaram?

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    Preços de Usados Particulares - Estagnaram?

    Acho que desde o ano 2000 que os proprietários de veículos pensam que os seus carros não envelhecem.

    Andando pelos sites e revistas da especialidade encontram-se pérolas de pessoas que pensam que o seu carro vale tanto como um novo.
    Infelizmente estas pérolas que eram duas ou três começam a fazer nome no mercado e todos os outros os seguem. E ficamos com um mercado sobrevalorizado.

    Pegando na revista que dá nome a este fórum na secção de classificados e sem procurar muito encontramos algumas destas pérolas.

    Megane II Dci de 80cv, 2003 (não diz km para não assustar). Preço? Apenas 15.000€
    Num carro que tem 7 anos!
    E tendo em conta que um Megane III Dci de 90cv custa 23.000€

    Um carro com 7 anos deveria custar uns 30/35% do que custava em novo.


    Ibiza Tdi 100cv Comercial de 2006. Preço?
    Apenas 16.000€
    Num carro comercial com 4 anos.
    Tendo em conta que um Ibiza NOVO de 5 LUGARES com 90cv custa 19.000€


    Peugeot S16 Hdi 110cv, 2004. Preço?
    Apenas 18.000€
    Só tem 6 anos, está novo.
    Um Peugeot 207 Sport 1.6Hdi custa 22.000€


    Lexus IS220 d, 2006. Preço?
    Apenas 38.000€
    Com 4 anos.
    Preço base em novo? 38.000€

    Depois entramos naquelas "mitos" que são caros, ninguém sabe bem porquê, mas há sempre quem compre.

    Mazda Mx-5 110cv, 2003. Preço?
    Apenas 20.000€
    Com 7 anitos no bucho.
    Preço do 1.8 de 130cv novo? 28.200€


    Eu sei que não é novidade nenhuma, e que cada um pede o que quer. E que estes carros por norma não são vendidos.
    Mas sempre que dou por mim a passear pelo stand virtual acabo por apenas ver 2 ou 3 exemplos de carros a preços reias, mesmo carros gastadores a gasolina que todos dizem não ter mercado, estão por vezes a preços absurdos.

    #2
    O mercado de usados está sobrevalorizado, de facto. O tuga acha sempre que o seu carro está impecável e que vale uma fortuna. Depois, os outros vão todos atrás e dá este resultado.

    Este fim-de-semana, na minha busca por um xanato, fui ver um Honda Civic 1.4 de 2002, em que o dono está a pedir cerca de 6500 euros. Na boca do senhor, o carro está impecável, até melhor que novo.
    Por fora, está muito bom, de facto. Por dentro, está razoável.

    Adiante, apesar de ser um mero segmento C, com um motor 1.4, o senhor diz que não baixa um cêntimo e que aquele preço já é um grande negócio para quem compra.

    Comentário


      #3
      O caso mais escandaloso é os Nissan Quasquai ... nao à maneira do carro desvalorizar !!!

      Carros que custaram 23/24 mil € Novo vê-se com 3 anos à venda por 20/21 mil€ !!!

      Nissan Qashqai, Datsun - Carros Nissan Qashqai no Standvirtual[]=&pv=&pb=&tr=&ez=&ezb=&kmf=&km=&gr=&lv=&lb=&la=P&p z=&um=&fl[]=&do=&od=&ed=&list=15&sort=1



      Incrível não ?

      Comentário


        #4
        Há coisas muito estranhas e essa é uma delas.

        Realmente há pessoas que pensam que o carro deles por estar na moda ou outra coisa que tal, valem mais do que outros.

        Atendendo aos exemplos colocados, isso só demonstra que é preferivel gastar pouco mais e ter um carro novo.

        Comentário


          #5
          Há malta que acha que os carros servem para ganhar dinheiro..:P

          Comentário


            #6
            É como as casas, em vez de desvalorizarem com os anos, ainda ficam a valer mais

            Quem vende acha sempre que o seu carro está novo e vale quase o valor que deu por ele. Quem compra acha sempre que o carro não vale metade do valor pedido.

            Tudo isto tambem varia com a procura, coisa que agora está muito em baixo.
            Realmente o mercado de usados está ligeiramente inflacionado.

            Comentário


              #7
              É um negócio quase como as casas. O facto de estarem à venda por 300 mil € não quer dizer que alguém as compre.

              Nos carros é a mesma coisa. Se um Focus novo com abate custa 21 mil € porque é que hei-de dar 20-21 mil por um usado? Se um Golf 1.6 novo custa 24 mil € porquê comprar um 1.9 TDI de 2007 por 23 mil?

              O mercado tem mudado, os novos têm sido pressionados pela crise e as marcas fazem o seu esforço para garantir as vendas. Quem compra faz bons negócios, quem vende sujeita-se ao mercado. Não é fácil, é certo, mas tem que haver desvalorização. Para mim o meu carro até pode ter um valor incalculável, mas para o mercado vale o que vale.

              Muitos particulares vendem os seus carros porque as concessões não ficam com eles ou porque os valores de retoma não agradam. Alguns esticam-se, não quer dizer que os vendam

              Comentário


                #8
                Se calhar vendem o carro não pelo valor real mas pelo que custaria um importado , aumentam 5000 a 6000 € (ISV de um importado) a mais para ainda assim ficar + barato que importar.

                É espantoso ver Bm´s na Alemanha a metade do preço
                e cá o mercado de usados ter o preço , ela por ela , com carros vindos de lá que depois levam com o isv.

                Comentário


                  #9
                  Boa parte dos anúncios (e falo dos da net) são colocados a certa altura e depois não são modificados, o que cria um fosse entre o preço real do momento em que lemos o anúncio e o de quando ele foi colocado.

                  Isto não quer dizer que quando foi colocado já não era mais elevado do que deveria ser

                  Esses colocados nas revistas assim, para mais pagos, das duas uma: ou são de gente que não faz a mínima ideia dos preços dos novos ou gente que está à procura de fazer cair estúpidos na esparrela.

                  Comentário


                    #10
                    Em Portugal os únicos carros que desvalorizam a pique são os Otto.
                    Há coisas assim, mas ainda bem para mim que comprei o meu por um preço que nunca tinha imaginado
                    No mercado de usados o diesel vs otto é escandaloso, dava para milhares e milhares e milhares de km's a gasolina. Mas como todos os tugas andam muito (alguns cujos carros nunca saem da garagem excepto ao fim-de-semana) compram um diesel
                    Há casos que compensa, mas outros que são de bradar aos céus. Quem não conhece casos destes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      É como as casas, em vez de desvalorizarem com os anos, ainda ficam a valer mais

                      Mas isso acontece todos os dias ...


                      Eu vendi a minha casa em Portugal por mais 19 mil € do que a tinha comprado em 2005 !

                      Não sou caso unico ! Tive foi a sorte de a vender directamente ao novo proprietario o que fez que a comissão da imobliaria fosse à vida (4%).

                      Seria o meu lucro praticamente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Acho que desde o ano 2000 que os proprietários de veículos pensam que os seus carros não envelhecem.

                        Andando pelos sites e revistas da especialidade encontram-se pérolas de pessoas que pensam que o seu carro vale tanto como um novo.
                        Infelizmente estas pérolas que eram duas ou três começam a fazer nome no mercado e todos os outros os seguem. E ficamos com um mercado sobrevalorizado.

                        Pegando na revista que dá nome a este fórum na secção de classificados e sem procurar muito encontramos algumas destas pérolas.

                        Megane II Dci de 80cv, 2003 (não diz km para não assustar). Preço? Apenas 15.000€
                        Num carro que tem 7 anos!
                        E tendo em conta que um Megane III Dci de 90cv custa 23.000€

                        Um carro com 7 anos deveria custar uns 30/35% do que custava em novo.


                        Ibiza Tdi 100cv Comercial de 2006. Preço?
                        Apenas 16.000€
                        Num carro comercial com 4 anos.
                        Tendo em conta que um Ibiza NOVO de 5 LUGARES com 90cv custa 19.000€


                        Peugeot S16 Hdi 110cv, 2004. Preço?
                        Apenas 18.000€
                        Só tem 6 anos, está novo.
                        Um Peugeot 207 Sport 1.6Hdi custa 22.000€


                        Lexus IS220 d, 2006. Preço?
                        Apenas 38.000€
                        Com 4 anos.
                        Preço base em novo? 38.000€

                        Depois entramos naquelas "mitos" que são caros, ninguém sabe bem porquê, mas há sempre quem compre.

                        Mazda Mx-5 110cv, 2003. Preço?
                        Apenas 20.000€
                        Com 7 anitos no bucho.
                        Preço do 1.8 de 130cv novo? 28.200€


                        Eu sei que não é novidade nenhuma, e que cada um pede o que quer. E que estes carros por norma não são vendidos.
                        Mas sempre que dou por mim a passear pelo stand virtual acabo por apenas ver 2 ou 3 exemplos de carros a preços reias, mesmo carros gastadores a gasolina que todos dizem não ter mercado, estão por vezes a preços absurdos.
                        Os Mx5 é mesmo horrivel.
                        Acompanho estes mais de perto, até porque mais dia menos dia, gostaria de trocar o meu NA por um NA 1.8 ou um NB 1.8.

                        E, de momento, temos NA a venderem ao mesmo preço dos NB.
                        Carros com mais de uma década a serem vendidos por 8-10000 € ao preço de outros mais recentes.
                        E sabendo que lá fora, poucos são os NA que passam dos 5000€.
                        Poxa, nos EUA e no UK podem-se comprar Mx-5 a partir de 1500€ em estado já muito razoável.

                        Portugal tem carros muito sobrevalorizados, sem razão aparente para tal.
                        O caso destes pequenos roadsters é apenas um. Os Smarts é outro.
                        E claro, máquinas a diesel que, como os exemplos acima mostram, bastante sobrevalorizadas perante o preço dos mesmos modelos novos e até de gerações mais recentes...

                        O mercado de usados em Portugal está deturpado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          É como as casas, em vez de desvalorizarem com os anos, ainda ficam a valer mais
                          ...
                          Valor real + valor sentimental= preço final

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
                            Valor real + valor sentimental= preço final
                            Valor real + valore sentimental + custos do empréstimo + dividas do carro e pessoais = preço

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Valor real + valore sentimental + custos do empréstimo + dividas do carro e pessoais = preço

                              É mais nesse prisma, lá isso é.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                O caso mais escandaloso é os Nissan Quasquai ... nao à maneira do carro desvalorizar !!!

                                Carros que custaram 23/24 mil € Novo vê-se com 3 anos à venda por 20/21 mil€ !!!

                                Nissan Qashqai, Datsun - Carros Nissan Qashqai no Standvirtual[]=&pv=&pb=&tr=&ez=&ezb=&kmf=&km=&gr=&lv=&lb=&la=P&p z=&um=&fl[]=&do=&od=&ed=&list=15&sort=1



                                Incrível não ?
                                Atendendo à procura que houve, é +- normal que aqui o valor se mantenha algo elevado, já que também deve haver alguma procura para comprar usado, recente, mais barato... depois dá nisso.

                                Na AHTT, por ex., anda um Grand Vitara de 2000 à venda desde o primeiro número, por salvo erro, 14000€
                                (depois tenho que confirmar o ano e valor exacto, mas creio ser isto)

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu a partir do momento em que vi um Ibiza 1.9 Tdi de 2002 com 160 000km a valer 13 000€ passei a acreditar em tudo. Um colega meu comprou um 307 1.4 HDi por 8500€ de inícios de 2003 (versão básica 3p.) com quase 190 000km. Isto anda tudo louco...

                                  Comentário


                                    #18
                                    É por esas e por outras que eu prefiro ir sempre para um novo!

                                    Então e quando é um de "serviço com apenas 30 mil quilómetros" que é APENAS menos uns 1000-2000 mil euros (nem sempre mas alguns casos que já vi) que um NOVO (que na volta bem negociado fica mais barato que o de serviço) O Tuga gosta de pensar que faz bons negócios

                                    Escandaloso...

                                    Mas a culpa é do mercado, que está de turpado e de quem dá esses valores por um usado!É certo que só dá quem quer, mas se alguém tenta vender a um determinado preço é porque alguém pensa que vai ser comprado ou já viu alguém a vender por esse preço!

                                    Mas o exemplo mais gritante é mesmo nos "germânicos a diesel": Preços surreais em usados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sinceramente vejo muitos poucos bons negócios em compra de veículos "de serviço".
                                      Quando andei com um amigo a ver uns carros, cheguei a perguntar ao vendedor, se fosse ao contrário quando valia o carro... não tive resposta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                        Eu a partir do momento em que vi um Ibiza 1.9 Tdi de 2002 com 160 000km a valer 13 000€ passei a acreditar em tudo. Um colega meu comprou um 307 1.4 HDi por 8500€ de inícios de 2003 (versão básica 3p.) com quase 190 000km. Isto anda tudo louco...
                                        Eue então conheço uma pessoa que comprou um VW Polo do ano 2000 a Gasoil pela módica quantia de 8 mil €uros

                                        Comentário


                                          #21
                                          concordo inteiramente com o silver.

                                          sem tirar nem por

                                          é geral, desde os chassos até aos exemplos que ele referiu (que boa parte também são chassos, mas adiante...)


                                          cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                            Eue então conheço uma pessoa que comprou um VW Polo do ano 2000 a Gasoil pela módica quantia de 8 mil €uros

                                            Eu cada vez apanho mais casos de risota. O do meu colega não anda nadinha e tem aquele motor a fritar batatas. Pobre moço, eu bem me fartei de o avisar e vai andar 6 anos a pagar aquilo. Duvido que ainda tenha o carro nessa altura. As pessoas hoje em dia só olha a duas coisas: se é bonito e a diesel. Pode ter 300 000km que preferem na mesma em vez de um otto com 80 000. É a nossa triste realidade, e aqueles 320d de 98 a 10 000€...

                                            Deve ser um carro para levar para a cova quando morrermos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                              Eu a partir do momento em que vi um Ibiza 1.9 Tdi de 2002 com 160 000km a valer 13 000€ passei a acreditar em tudo. Um colega meu comprou um 307 1.4 HDi por 8500€ de inícios de 2003 (versão básica 3p.) com quase 190 000km. Isto anda tudo louco...
                                              Esses são peanuts...

                                              No standvirtual podes encontar mercedes 190d de 1991 por 7500 eur ou w124 de 94 (classe E) por 10.000, estes sim são verdadeiras pechinchas!

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                                                #24
                                                E muitos desses "achados" devem ter uma valente conta a pagar proximamente na oficina. Também acho piada aos que dizem "levou recentemente reparação no valor de 9000€". Fonix! Mais vale comprar um carro novo.
                                                Lembro-me ainda muito bem de o meu pai e os meus tios fugirem a sete pés do diesel porque "tractores eram para as obras".
                                                Agora nos tempos modernos um bom carro a gasolina perde metade do valor em 2/3 anos e o diesel mantem-se eternamente com uns 30% no máximo de desvalorização. Tempos loucos estes...

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                                                  #25
                                                  Como ando à procura de um carro usado tenho reparado exactamente neste problema. O pior é encontrar um negócio minimamente decente (ou seja, não ser roubado). Felizmente não tenho pressa e tenho tempo para andar a procurar.

                                                  Quais os modelos que são menos afectados por estes problemas, alguém tem uma ideia? Para me ajudar nas "buscas"

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                                                    #26
                                                    Eu acho que o factor "2000" está a ajudar a isto.

                                                    É que algo de 2003 não parece velho, mas já tem 7 anos. E a evolução nos ultimos 10 anos não tem sido assim por ali alem que torne carros com 7 anos em monos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      Em Portugal os únicos carros que desvalorizam a pique são os Otto.
                                                      Há coisas assim, mas ainda bem para mim que comprei o meu por um preço que nunca tinha imaginado
                                                      No mercado de usados o diesel vs otto é escandaloso, dava para milhares e milhares e milhares de km's a gasolina. Mas como todos os tugas andam muito (alguns cujos carros nunca saem da garagem excepto ao fim-de-semana) compram um diesel
                                                      Há casos que compensa, mas outros que são de bradar aos céus. Quem não conhece casos destes?
                                                      Era bom era.
                                                      Infelizmente não encontro OTTO assim a tão bom preço. Ainda mais se formos para coupés e cabrios.

                                                      Grandes banheiras com motores mesmo gastadores é que se vão vendo a uns preços mais simpáticos. Mas mesmo assim continua tudo muito caro.

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                                                        #28
                                                        Aqui está um tópico bem interessante. O último carro novo que comprei foi em 2002, desde então comprei sempre usados, 1 ano e picos, poucos kms, com bom aspecto, preço adequado em relação aos novos e claro com um pouco de sorte tudo correu muito bem.

                                                        Em janeiro vendi o meu carro a um preço bastante razoavél ( ligeiramente acima do indicado no G. do Automóvel) e até agora durante a minha "pesquisa" se vi 5 carros interessantes foi muito. Não sei se estou desactualizado, mas os mitos de grandes máquinas a otto a desvalorizarem não passa disso mesmo, os Alfa afinal têm um valor comercial elevado, Bms com preços a "roçar" o novo...etc etc. Isto em um mês e meio de pesquisa . Dá que pensar de facto, talvez tenha que voltar a um velho hábito e comprar novo.....

                                                        Por outro lado, oiço muitas vezes a frase "isto `tá mau !" ou " as pessoas não têm dinheiro!!", por norma pergunto pq não baixam um pouco o preço, se a intenção é vender....depois de ficarem extremamente ofendidos, a resposta é sempre a mesma: "Não baixo porque me custou x e com certeza vale y".....hmmm, pois

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
                                                          Como ando à procura de um carro usado tenho reparado exactamente neste problema. O pior é encontrar um negócio minimamente decente (ou seja, não ser roubado). Felizmente não tenho pressa e tenho tempo para andar a procurar.

                                                          Quais os modelos que são menos afectados por estes problemas, alguém tem uma ideia? Para me ajudar nas "buscas"
                                                          FIAT Bravo e Grande Punto. Opel Astra e Megane são também boas opções para negociar visto existirem muitos no mercado.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Era bom era.
                                                            Infelizmente não encontro OTTO assim a tão bom preço. Ainda mais se formos para coupés e cabrios.

                                                            Grandes banheiras com motores mesmo gastadores é que se vão vendo a uns preços mais simpáticos. Mas mesmo assim continua tudo muito caro.
                                                            Subscrevo! Também gostava de comprar um coupé usado a gasolina e os carros não desvalorizam o que deviam. Por eXemplo o CLK (este é um abuso), o TT ou mesmo o Brera!

                                                            É esperar!!! Ver os preços, p. ex. na Alemanha, até faz doer o coração!!

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