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    aileron

    hoje tive uma discussão acesa com alguns colegas devido á aplicação de ailerons em certas viaturas, a meu ver o aileron desde que projectado para o carro pela marca tem como função exercer downforce, para que o carro seja mais estável tanto em curva, bem como em recta, até aqui tudo bem, mas a que velocidades é que isto acontece a velocidades baixas, médias ou altas ?
    a meu ver o aileron O aileron tem vantagem em curvas ou em rectas, a velocidade muito elevada, onde se tenha muito pouco apoio aerodinâmico. Pode também ser necessário em carros muito potentes que em aceleração sejam instáveis a partir de uma certa velocidade, alguns dos meus colegas discordaram e um até disse que num carro que possui, um rover 213, que depois de aplicar o aileron o carro a 90 ou 100km hora ficou muito mais estável, penso que o aileron a esta velocidade não fará praticamente nada como acima referi, gostava que dessem a vossa opinião e se souberem de alguns sites que falem sobre esta matéria, que os ponham também aqui.

    #2
    a 90 km h nao sentes o aileron de forma alguma......

    eu a 200 (de ponteiro no primera)sinto o carro bem preso ao chao, mas nunca o conduzi sem o aileron!

    Comentário


      #3
      eu, que nao percebo nada de aerodinamica[8)], penso que a 100km/h o aileron ja deverá fazer algum apoio...abram o vidro quando forem a 100 e tirem a mao para fora da janela...depois ponham a mao com o angulo do aileron...depois multipliquem a força que o ar fez sobre a vossa mao pela area do aileron...ainda é alguma força...e em carros com a traseira leve, pode significar estabilidade...

      Comentário


        #4
        Del Xuva same shit

        Sem aileron a + de 180kmh a traseira anda aos s

        Comentário


          #5
          Essa situação do Rover 213 é puro efeito psicológico.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Mota_R

            Del Xuva same shit

            Sem aileron a + de 180kmh a traseira anda aos s
            Como?! Já andei em vários carros sem aileron a mais de 180kms/h e nunca vi a traseira aos SS...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Axxantis

              citação:Originalmente colocada por Mota_R

              Del Xuva same shit

              Sem aileron a + de 180kmh a traseira anda aos s
              Como?! Já andei em vários carros sem aileron a mais de 180kms/h e nunca vi a traseira aos SS...
              crx del sol vti

              fica com a traseira instável a mais de 180kmh sem aileron

              disse alguma bacorada ou o carro nao da 180?:D

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                Essa situação do Rover 213 é puro efeito psicológico.
                Vou ter que mandar instalar 1 no 213 daqui de casa...Aquilo depois é que vai agarrar á estrada...

                Comentário


                  #9
                  a 180 num crx acredito que faça algum efeito, agora a 100 num 213 custa-me a acreditar, temos de ter em conta a sua colucação e o desenho do carro. se ficar por cima do vidro trazeiro, talvez; agora na ponta da mala...

                  Comentário


                    #10
                    O TT não teve que levar um deflector? Por isso...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Jota17

                      O TT não teve que levar um deflector? Por isso...
                      há carros que já sao feitos a pensar nisso........

                      o slk tem uma traseira elevada por alguma razão!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Movyk

                        eu, que nao percebo nada de aerodinamica[8)], penso que a 100km/h o aileron ja deverá fazer algum apoio...abram o vidro quando forem a 100 e tirem a mao para fora da janela...depois ponham a mao com o angulo do aileron...depois multipliquem a força que o ar fez sobre a vossa mao pela area do aileron...ainda é alguma força...e em carros com a traseira leve, pode significar estabilidade...
                        Mais simples q isto n há.
                        N se esqueçam q há ailerons q funcionam, e outros q enfeitam, lembram-se q há carros onde este é regulável? (Alguém falou do integrale?)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                          citação:Originalmente colocada por Movyk

                          eu, que nao percebo nada de aerodinamica[8)], penso que a 100km/h o aileron ja deverá fazer algum apoio...abram o vidro quando forem a 100 e tirem a mao para fora da janela...depois ponham a mao com o angulo do aileron...depois multipliquem a força que o ar fez sobre a vossa mao pela area do aileron...ainda é alguma força...e em carros com a traseira leve, pode significar estabilidade...
                          Mais simples q isto n há.
                          N se esqueçam q há ailerons q funcionam, e outros q enfeitam, lembram-se q há carros onde este é regulável? (Alguém falou do integrale?)
                          pois,mas os carros não estão apoiados como a mão ao braço!

                          para sortir um efeito verdadeiro sobre o comportamento penso que deva ser necessário mais que100km /h...

                          por alguma razão é que os ailerons retracteis sobem aos 80

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                            citação:Originalmente colocada por Jota17

                            O TT não teve que levar um deflector? Por isso...
                            há carros que já sao feitos a pensar nisso........

                            o slk tem uma traseira elevada por alguma razão!
                            Mas o TT não! Os primeiros não traziam esse dispositivo até acontecerem os primeiros problemos de instabilidade!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Jota17

                              citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                              citação:Originalmente colocada por Jota17

                              O TT não teve que levar um deflector? Por isso...
                              há carros que já sao feitos a pensar nisso........

                              o slk tem uma traseira elevada por alguma razão!
                              Mas o TT não! Os primeiros não traziam esse dispositivo até acontecerem os primeiros problemos de instabilidade!
                              é o degredo!!!!e ainda há quem os prefira a um belo s2000

                              Comentário


                                #16
                                Esses 80kms nao sao um valor certo para todos os carros, por exemplo o Corrado G60 sobe aos 120, e penso k haja muitos outros exemplos...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Jota17

                                  citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                  citação:Originalmente colocada por Jota17

                                  O TT não teve que levar um deflector? Por isso...
                                  há carros que já sao feitos a pensar nisso........

                                  o slk tem uma traseira elevada por alguma razão!
                                  Mas o TT não! Os primeiros não traziam esse dispositivo até acontecerem os primeiros problemos de instabilidade!
                                  não foi por causa disso,o tt quando saiu tinha uma defeciencia na suspenção,e foram todos recolhidos á casa mãe para serem revistos

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                    citação:Originalmente colocada por Movyk

                                    eu, que nao percebo nada de aerodinamica[8)], penso que a 100km/h o aileron ja deverá fazer algum apoio...abram o vidro quando forem a 100 e tirem a mao para fora da janela...depois ponham a mao com o angulo do aileron...depois multipliquem a força que o ar fez sobre a vossa mao pela area do aileron...ainda é alguma força...e em carros com a traseira leve, pode significar estabilidade...
                                    Mais simples q isto n há.
                                    N se esqueçam q há ailerons q funcionam, e outros q enfeitam, lembram-se q há carros onde este é regulável? (Alguém falou do integrale?)
                                    pois,mas os carros não estão apoiados como a mão ao braço!

                                    para sortir um efeito verdadeiro sobre o comportamento penso que deva ser necessário mais que100km /h...

                                    por alguma razão é que os ailerons retracteis sobem aos 80
                                    N necessariamente caro PauloFvF.
                                    Esse facto irá depender de mtos factores.
                                    E sinceramente, quem me dera q tdos os ailerons estivessem tao rigidamente apoiados cmo a mão ao braço, qdo fiz umas experiências n fac no tunel de vento com modelos, o maior problema era a ligação, e já agra de vez em qdo há por aí uns do xunning q voam pela AE.:D:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por igoman

                                      Esses 80kms nao sao um valor certo para todos os carros, por exemplo o Corrado G60 sobe aos 120, e penso k haja muitos outros exemplos...
                                      mais uma razão para que nao faça gd efeito aos 100km/h

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas o aileron começa a aparecer após as mudanças ocorridas! Vem dentro do mesmo conjunto de alterações!

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas depois d revistos tb levaram um deflector.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um Lotus Exige S tem a 160km/h uma "downforce" de 19.3kg na frente e 21.9kg na traseira... e esta versão tem uma asa traseira bem grande...
                                            As asas (e apendices) podem ter outros efeitos que não a força a velocidades bem mais baixas, como por exemplo evitar torbulência nos descapotáveis....
                                            NOTA: O efeito aerodinâmico não é linear a 100km/h é muito menos de metade do que a 200km/h por ex....

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por the_driver

                                              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                              Essa situação do Rover 213 é puro efeito psicológico.
                                              Vou ter que mandar instalar 1 no 213 daqui de casa...Aquilo depois é que vai agarrar á estrada...
                                              Tem é que ser um aileron matias...[B)]

                                              ...pa cortar o bento ás fatias...[^][8)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por GTTDI

                                                citação:Originalmente colocada por the_driver

                                                citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                                Essa situação do Rover 213 é puro efeito psicológico.
                                                Vou ter que mandar instalar 1 no 213 daqui de casa...Aquilo depois é que vai agarrar á estrada...
                                                Tem é que ser um aileron matias...[B)]

                                                ...pa cortar o bento ás fatias...[^][8)]
                                                o do meu primera é matias.....aquilo corta o vento ás fatias e ainda as separa em 2!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nos Porsche~não é a partir dos 80Km/h?
                                                  Tenho a noção que é mais ou menos eficaz também dependendo a configuração aerodinâmica do carro em si, certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu leva um aileronzinho, e aquilo só serve pa enfeitar...


                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Jfs_

                                                      O meu leva um aileronzinho, e aquilo só serve pa enfeitar...


                                                      O meu é mais compridinho (o carro - é o hatchback) e o aileron não serve só para enfeitar. Serve também para abanar com a trepidação :D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        e a asa pequena que vem de origem no 106 gti,será apenas ostentação?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Jfs_

                                                          O meu leva um aileronzinho, e aquilo só serve pa enfeitar...


                                                          Olha que o que tive no R19 fazia com que o ar passase rente ao vidro de trás. Resultado: vidro sempre limpo, sobretudo em dias de chuva onde recorria muitíssimo pouco à escova.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                                            e a asa pequena que vem de origem no 106 gti,será apenas ostentação?
                                                            Elemento decorativo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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