A Toyota do Brasil deu o pontapé inicial para as vendas da 6ª geração do Camry no país. Importado do Japão, o sedã pode ser encontrado na rede de concessionárias da marca a partir de R$ 163.072. Além do visual, mais musculoso, segundo definição da própria montadora, o modelo ganhou motor 3.5 DOHC V6, de 24 válvulas, por enquanto, a única versão disponível no país. Os japoneses, no entanto, contam com uma opção equipada com motor 2.4 DOHC de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de gerar 160 cv.
O novo Camry começou a ser desenvolvido em 2002 e a palavra de ordem da matriz foi rejuvenescimento. De acordo com Paulo Mazano, chefe do Departamento de Produto e Planejamento de Preços da Toyota Mercosul, o objetivo da montadora foi revigorar o sedã, agregando jovialidade a ele, mas sem perder o chamado fator J, ou seja, a identidade de um carro de origem japonesa. “A geração anterior (do Camry) era considerada conservadora pelos clientes, segundo a Toyota”, explicou Manzano.
ESTILO
O visual do novo Camry não lembra em nada seu antecessor. O desenho ganhou linhas atléticas, “anabolizadas”. O comprimento do carro foi mantido em 4,81 metros, mas a carroceria cresceu 2,5 centímetros nas laterais e 5,5 cm na distância entreeixos. Já a altura diminuiu 2 cm. As medidas refletiram no espaço interno. Agora, a cabine ostenta 2,5 m de comprimento e 1,48 m de largura.
Na frente, o destaque fica para o capô robusto e os pára-lamas de contorno saltado. A entrada de ar frontal, por sua vez, perdeu a grade tipo colméia e exibe agora três barras metálicas com o emblema da Toyota maior e mais saliente ao centro. Por fim, o conjunto ótico arredondado deu lugar a faróis de xenônio com formato afilado. O mesmo aconteceu com as lanternas. Nas laterais, a novidade fica por conta dos vincos que marcam a linha de cintura alta. As rodas são de liga leve e medem 16 polegadas. Apesar do aspecto robusto, o desenho confere à carroceria coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,28.
O interior acompanha a modernidade exibida por fora. O console sisudo da geração anterior deu lugar a outro de desenho moderno e ergonômico. O revestimento escuro também foi trocado por forrações de tonalidades mais claras. Os insertos de madeira continuam, mas ganharam a companhia de apliques metálicos no console. O painel conta com mostradores do tipo Optitron – os mesmos usados na linha Lexus – com graduações maiores e de fácil visualização.
O volante dispõe de ajuste de altura e profundidade e abriga botões que controlam os sistemas de som e ar-condicionado e o computador de bordo. Os bancos dianteiros contam aquecimento e regulagem elétrica de altura, distância e inclinação. Já os traseiros são tripartidos (40/20/40) e os encostos inclinam de forma independente em um ângulo de 8º. Na parte central dos assentos há uma tampa que dá acesso ao porta-malas.
DESEMPENHO
Felizmente, os músculos não se restringiram à aparência do carro. O motor também foi melhorado e com 98 cv a mais sob o capô, o sedã ficou mais esperto apesar do tamanho avantajado. Agora são 284 cavalos de potência a 6.200 rpm e 35 kgfm de torque, a 4.700 rpm. Os atributos da nova motorização a gente pode conferir durante um trajeto de 62 quilômetros pela região de Barueri e Aldeia da Serra, na Grande São Paulo. O Camry mostrou vigor nas acelerações e retomadas de velocidade e estabilidade nas curvas. Tudo isso de forma silenciosa, uma das características do modelo.
O peso do carro, que mudou pouco em relação ao Camry anterior -aumentou apenas 20 quilos –, contribuiu bastante para essa performance. Outro destaque fica por conta do câmbio automático de seis marchas – inédito na linha – com modo seqüencial Shifttronic e controle eletrônico Super ECT. Para efetuar as trocas manualmente, basta puxar a alavanca para a esquerda e fazer as mudanças empurrando-a para frente, para aumentar, ou para trás, para reduzir. Nesse modo, não há mudanças automáticas, nem quando o giro estiver alto. Nesse caso, por medida de segurança, o sistema corta a injeção quando a rotação atingir o limite.
MERCADO
De acordo com a Toyota, o principal objetivo do novo Camry no mercado nacional é abocanhar 30% de participação do segmento de sedãs grandes de seis cilindros, que inclui ainda o Chevrolet Omega australiano, a dupla francesa Peugeot 407 e Citroën C5, e o Honda Accord mexicano. A expectativa de vendas da montadora é de 50 unidades/mês até o fim do ano.
A nova geração do Camry fez sua estréia mundial no último Salão de Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro. E não poderia ser diferente, pois ele é o modelo mais vendido no mercado norte-americano em oito dos últimos nove anos – a exceção foi em 2001. Segundo a Toyota, das 10 milhões de unidades do Camry vendidas no mundo, desde a primeira geração, lançada em 1982, 6,5 milhões estão nos EUA.
Apesar de o foco principal do novo Camry ser o segmento de sedãs de seis cilindros, a Toyota não esconde que também tem como alvos as versões de entrada de sedãs de luxo de marcas como Mercedes-Benz, Audi e BMW, sem descartar também os concorrentes “menores” de quatro cilindros, como o Ford Fusion, o Honda Civic, o Chevrolet Vectra e o Renault Mégane.
Entre os equipamentos oferecidos destacam-se CD player com capacidade para seis discos, faróis de xenônio e auxiliares, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante com comandos para sistema de áudio, ar-condicionado e computador de bordo, bancos com aquecimento e ajustes elétricos para motorista e passageiro, bancos traseiros reclináveis, cortina no vidro traseiro, espelhos retrovisores rebatíveis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e teto solar. Só ficou faltando um sensor de estacionamento. Pelo porte do carro, deixar esse item de fora, pode ser considerado um pecado.
Ficha técnica Toyota Camry
Motor dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, comando duplo no cabeçote e 24 vávulas
Cilindrada (cm³) 3.459
Potência (cv) 284 a 6.200 rpm
Torque (kgfm) 35,3 a 4.700 rpm
Taxa de compressão 10,8:1
Câmbio Automático de 6 velocidades com modo sequencial Shiftronic e controle eletrônico Super ECT
Comprimento (m) 4,815
Largura (m) 1,820
Altura (m) 1,480
Entre-eixo (m) 2,720
Peso (kg) 1,610
Suspensão Dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora e fixações de alumínio, e traseira, dual link com barra estabilizadora de alumínio
Freios Discos ventilados, na frente, e discos sólidos, atrás. Todos com ABS, EBD e BAS
Preço R$ 163.072 (Euros 54.685)
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