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1.6 TDI 105 versus 2.0 TDI 110

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    [Comparativo] 1.6 TDI 105 versus 2.0 TDI 110

    Alguém já experimentou estes dois motores no mesmo modelo, por exemplo no Golf?

    No papel, parece, semelhantes, mas na prática, são muito diferentes?

    Pergunto isto porque um familiar está indeciso entre comprar um Golf VI 2.0 TDI (com um ano) ou um Golf VI 1.6 TDI (com uns meses).

    Em princípio, o 2.0 TDI deve ser mais suave e ter melhores baixos regimes... mas no papel, o 1.6 TDI parece ser mais forte...

    E a nível de consumos?

    #2
    Quem me conhece, já sabe que eu rogo pragas ao 1.6 TDI mas com muita razão

    Não podes comparar dois carros pelo papel

    A minha sugestão é experimentares um e outro num troço de AE com umas valentes subidas e notas logo as diferenças. Quem comprou o Golf com motor 2.0 TDI 110cv fez o negócio da vida deles. Vou dar um outro argumento a favor da minha "tese", esse 2.0 não está a um preço muito semelhante ao 1.6 e com mais umas semanas? No futuro, o 2.0 terá valor comercial mais alto e será vendido mais facilmente do que um 1.6. Pessoalmente, enquanto o Golf tinha o motor 2.0, do segmento seria o que eu compraria agora com 1.6, a minha escolha seria outra.
    As diferenças em termos de consumos são quase nulas logo, o 2.0 sai vitorioso deste "confronto" pois tem melhores recuperações ou seja, só vantagens para este motor

    Cumps

    Comentário


      #3
      Gostei de conduzir o 1.6 TDI com 90cv num Polo dos novos, mas confesso que no Golf iria mais rapidamente para o 2.0TDI!!

      Usado por usado, ao menos tem outro pulmão para as baixas RPM. Caixa longa é comum a ambos modelos...

      Comentário


        #4
        Já conduzi variadas vezes o 2.0TDI 110cvs, tenho um em casa, e estive no início do ano num testdrive a um 1.6TDI 105cvs 119grs. Tenho a dizer que:
        O 1.6TDI é mais silencioso
        O 1.6TDI tem uma embraiagem bem mais fácil de dosear que a do 2.0TDI
        O 1.6TDI é mais suave a progredir que o 2.0, que é mais bruto
        O 1.6TDI paga menos 50€ de IUC
        Estas, exceptuando a suavidade, são as vantagens do 1.6
        Como distinção visual, o 1.6TDI tem uma saída de escape única, face à saída dupla do 2.0


        A nível de consumos, as revistas anunciam nos testes que o 2.0 é mais económico. Eu não posso confirmar com certeza, pois o 1.6TDI onde andei tinha 50kms no quadrante

        Comentário


          #5
          O 2.0 é mais económico que o 1.6 ? Muito estranho...

          Em baixas rpm (1500 a 2000), nota-se muita diferença entre os dois motores?

          Comentário


            #6
            É natural que seja mais económico, porque apesar de ser um 2.0 tem uma caixa longa, e tem mais pulmão em baixas RPM.

            Desconheço detalhes de ambos, mas será de esperar melhor comportamento em baixas do 2.0 TDI sem dúvida!

            No Polo 1.6 TDI de 90cv nota-se um pouco de resistência a subir de RPM até às 1600RPM (como patamar de comparação, este Polo está pouquíssimo melhor que o meu Auris 1.4 D4D em baixas em 2ª velocidade, a recuperar desde os 20 Km/h).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
              Já conduzi variadas vezes o 2.0TDI 110cvs, tenho um em casa, e estive no início do ano num testdrive a um 1.6TDI 105cvs 119grs. Tenho a dizer que:
              O 1.6TDI é mais silencioso
              O 1.6TDI tem uma embraiagem bem mais fácil de dosear que a do 2.0TDI
              O 1.6TDI é mais suave a progredir que o 2.0, que é mais bruto
              O 1.6TDI paga menos 50€ de IUC
              Estas, exceptuando a suavidade, são as vantagens do 1.6
              Como distinção visual, o 1.6TDI tem uma saída de escape única, face à saída dupla do 2.0


              A nível de consumos, as revistas anunciam nos testes que o 2.0 é mais económico. Eu não posso confirmar com certeza, pois o 1.6TDI onde andei tinha 50kms no quadrante

              Acho que está tudo dito!

              São basicamente iguais, com vantagens REAIS para o 1.6 no que toca ao que realmente importa!

              Mais suave, mais silencioso, paga menos impostos e tem,a grosso modo, as mesmas performances!

              É claro que maior cilindrada é sempre teoricamanete melhor, mas neste caso não vejo aquela diferença que todos tentam pintar até porque como já foi dito, no papel são iguais até com vantagem para o 1.6

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                Acho que está tudo dito!

                São basicamente iguais, com vantagens REAIS para o 1.6 no que toca ao que realmente importa!

                Mais suave, mais silencioso, paga menos impostos e tem,a grosso modo, as mesmas performances!

                É claro que maior cilindrada é sempre teoricamanete melhor, mas neste caso não vejo aquela diferença que todos tentam pintar até porque como já foi dito, no papel são iguais até com vantagem para o 1.6

                Lá estão mais uma vez a comparar carros pelo papel. Peguem nos dois, experimentem-nos e depois digam se continuam a achar que são iguais.

                Não me vou pronunciar mais sobre este assunto pois já foi mais que discutido aqui no forum e quem já experimentou ambos certamente não vai dizer que são iguais...

                Comentário


                  #9
                  Se não andas muito em AE, o 1.6 por ser mais recente, pagas menos de selo. Patateu patateu.

                  Comentário


                    #10
                    1.6 tdi 105 versus 1.9 tdi 105

                    Agora já devem existir mais opiniões sobre o 1.6 tdi.

                    1.6 tdi 105 versus 1.9 tdi 105: o que têm a dizer ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Agora já devem existir mais opiniões sobre o 1.6 tdi.

                      1.6 tdi 105 versus 1.9 tdi 105: o que têm a dizer ?

                      A minha opinião está mais do que documentada no forum e inclusivamente neste tópico!

                      O 1.9 Tdi é arcaico, ruidoso e totalmente ultrapassado! Teve o seu tempo, e esse tempo ja passou...

                      O resto são manobras de fan-boys do 1.9 Tdi que pensam que aquilo é tudo a mesma coisa (desde o de 105 ao de 150Cv´s) a aguentar o seu saudosismo!

                      PS: Antes que lancem veneno, eu ja tive um 1.9 Tdi.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Agora já devem existir mais opiniões sobre o 1.6 tdi.

                        1.6 tdi 105 versus 1.9 tdi 105: o que têm a dizer ?
                        Os motores CR (common-rail) são mais lineares, menos barulhentos.

                        Os motores PD têm o seu histórico de fiabilidade, só que são motores brutos e menos "user-friendly"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                          Acho que está tudo dito!

                          São basicamente iguais, com vantagens REAIS para o 1.6 no que toca ao que realmente importa!

                          Mais suave, mais silencioso, paga menos impostos e tem,a grosso modo, as mesmas performances!

                          É claro que maior cilindrada é sempre teoricamanete melhor, mas neste caso não vejo aquela diferença que todos tentam pintar até porque como já foi dito, no papel são iguais até com vantagem para o 1.6
                          Esse é um dos grandes defeitos desse motor, muito fraquinho a nivel de perfomances.....acredito bem que o 2.0 seja superior.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DANTE Ver Post
                            Esse é um dos grandes defeitos desse motor, muito fraquinho a nivel de perfomances.....acredito bem que o 2.0 seja superior.

                            Eu não acho! Tem as performances que um 1.6 diesel com 105 Cavalos deve ter!

                            O 2.0 é (poderá ser) superiror, porque é um 2.0 com 110 cavalos! E mesmo assim as diferenças são relativamente poucas face a outras vantagens.

                            Comentário


                              #15
                              A minha irmã teve um 1.9tdi, tem agora um 1.6tdi e segundo ela, este é menos ruidoso e muito mais suave na entrega de potência.

                              No entanto, como ela faz 95% dos km em cidade, nota que o 1.9 era melhor no pára-arranque pois tinha mais força em baixas e por isso, gostava mais do outro que deste.

                              O 2.0 só fiz um test-drive faz uns 3 anos pelo menos, por isso não me posso pronunciar mas lembro-me de o achar globalmente melhor que o 1.9.

                              Comentário


                                #16
                                o bloco 1.9 é um bloco bom e fiavel que fez com que os carros equipados com estes motores fossem referencias de fiabilidade, o 2.0 é igualmente um bom bloco só que mais moderno, se fosse eu optava por qualquer um destes dois, independentemente do nº de cavalos. Qualquer motor destes anda bem quando tem que andar e consegue fazer boas médias quando é desejado, ficarias assim com um motor mais polivalente que o 1.6, que ja foi desenvolvido para ser mais contido a todos os niveis

                                Comentário


                                  #17
                                  Entre o 1.6 TDI e o 2.0 TDI venha o diabo e escolha... para mim preferia o 2.0 TDI como é logico, dizem muito bem da versão de 110cv, não sei é se tem os mesmos problemas dos de 140cv.

                                  Entre o 1.6, 1.9 e 2.0 TDI sem qualquer duvida o 1.9 TDI de 130cv.

                                  Consome tanto como os atuais e anda que é uma coisa louca, o ultimo dos moicanos, o ultimo dos TDI que davam gozo conduzir, aquele kick nas costas deixa muitas saudades mesmo!
                                  Editado pela última vez por Scutar; 14 March 2012, 15:26.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Lá vamos nós outras vez.
                                    Que tal ver os Diários de Bordo aqui do forum ou fazer uma pesquisa ?
                                    Vou transcrever para aqui a minha opinião retirado do diário de bordo.
                                    "Esta semana tive a oportunidade de conduzir um modelo idêntico mas com motor 1.6 TDi e 45.000kms e nível de equipamento Highline. O primeiro impacto é positivo tendo em conta que já tinha conduzido anteriormente um 1.6 Tdi novo e de facto parecia-me muito fraco, talvez a rodagem tenha mesmo influência. A baixa rotação e puxando o motor até nem se desenvencilha mal mas depois das 3000 rpm acaba-se tendo como comparação o meu. Onde o 2.0 de 110 cv começa a brilhar o 1.6 já está a acabar. Numa pequena recta de uma via rápida que costumo fazer normalmente a horas de muito pouco movimento onde o 2.0 evoluí até aos 180 km/h sem dificuldade o 1.6 já começa a sofrer a partir dos 150 km/h. De resto o 1.6 cumpre e até pensei que fosse pior. Pior mesmo é o ruído do motor comparado com 2.0, faz-me lembrar a minha anterior Magana, que se mostram esforçados quando se puxa por ele.
                                    "

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      Entre o 1.6 TDI e o 2.0 TDI venha o diabo e escolha... para mim preferia o 2.0 TDI como é logico, dizem muito bem da versão de 110cv, não sei é se tem os mesmos problemas dos de 140cv.

                                      Entre o 1.6, 1.9 e 2.0 TDI sem qualquer duvida o 1.9 TDI de 130cv.

                                      Consome tanto como os atuais e anda que é uma coisa louca, o ultimo dos moicanos!
                                      Esqueceste de dizer que os problemas do 2.0 TDI 140cv correspondiam às versões de injector bomba PD e não Comon Rail CR.
                                      Todos os Golf VI são CR

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        Entre o 1.6 TDI e o 2.0 TDI venha o diabo e escolha... para mim preferia o 2.0 TDI como é logico, dizem muito bem da versão de 110cv, não sei é se tem os mesmos problemas dos de 140cv.
                                        Quais problemas ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Lá vamos nós outras vez.
                                          Que tal ver os Diários de Bordo aqui do forum ou fazer uma pesquisa ?
                                          Vou transcrever para aqui a minha opinião retirado do diário de bordo.
                                          "Esta semana tive a oportunidade de conduzir um modelo idêntico mas com motor 1.6 TDi e 45.000kms e nível de equipamento Highline. O primeiro impacto é positivo tendo em conta que já tinha conduzido anteriormente um 1.6 Tdi novo e de facto parecia-me muito fraco, talvez a rodagem tenha mesmo influência. A baixa rotação e puxando o motor até nem se desenvencilha mal mas depois das 3000 rpm acaba-se tendo como comparação o meu. Onde o 2.0 de 110 cv começa a brilhar o 1.6 já está a acabar. Numa pequena recta de uma via rápida que costumo fazer normalmente a horas de muito pouco movimento onde o 2.0 evoluí até aos 180 km/h sem dificuldade o 1.6 já começa a sofrer a partir dos 150 km/h. De resto o 1.6 cumpre e até pensei que fosse pior. Pior mesmo é o ruído do motor comparado com 2.0, faz-me lembrar a minha anterior Magana, que se mostram esforçados quando se puxa por ele.
                                          "

                                          Discordo. O 1.6TDI tem remaps diferentes consoante o modelo onde está montado. No caso do Golf até acho que ele desenvolve melhor que no A1, não obstante ser maior e mais pesado. Mas também faço consumos mais altos no Golf que no A1 portanto não se pode ter tudo. A nível de comparação acho o 2.0 tdi de 110cv muito semelhante ao 1.6tdi de 105cv, com uma ligeira melhor respiração do 2.0 em baixas. A nível de performances, não custa nada ao pequeno 1.6 levar a Golf com jante 17' aos 180, sendo que daqui para a frente a progressão é lenta, em ambos. A nível de ruído não noto grandes diferenças, o Golf VI é extremamente bom neste campo e ouvia mais o ruído dos pneumáticos do que propriamente o trabalhar de qualquer um dos motores. O 1.6TDI acoplado à DSG fica com o diabo no corpo, extremamente nervoso e com muita pujança pujança, nem parece que um motor de baixa cilindrada. No 2.0TDI não sei porque não experimentei e duvido que haja esta caixa acoplada a este motor (talvez no tiguan ou yeti). Agora comparar estes dois motores com o 1.9 é pura ilusão. Curiosamente a DSG acoplada ao 1.9 não faz assim tanta diferença como no 1.6. Aliás aquilo que me fez optar pelo Ibiza em vez de optar pelo Golf VI acabado de sair na altura com o 2.0 foi precisamente o facto de ter o 1.9TDI... O 1.9TDI só perde em altas rotações e barulho. O resto é conversa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                            Discordo. O 1.6TDI tem remaps diferentes consoante o modelo onde está montado. No caso do Golf até acho que ele desenvolve melhor que no A1, não obstante ser maior e mais pesado. Mas também faço consumos mais altos no Golf que no A1 portanto não se pode ter tudo. A nível de comparação acho o 2.0 tdi de 110cv muito semelhante ao 1.6tdi de 105cv, com uma ligeira melhor respiração do 2.0 em baixas. A nível de performances, não custa nada ao pequeno 1.6 levar a Golf com jante 17' aos 180, sendo que daqui para a frente a progressão é lenta, em ambos. A nível de ruído não noto grandes diferenças, o Golf VI é extremamente bom neste campo e ouvia mais o ruído dos pneumáticos do que propriamente o trabalhar de qualquer um dos motores. O 1.6TDI acoplado à DSG fica com o diabo no corpo, extremamente nervoso e com muita pujança pujança, nem parece que um motor de baixa cilindrada. No 2.0TDI não sei porque não experimentei e duvido que haja esta caixa acoplada a este motor (talvez no tiguan ou yeti). Agora comparar estes dois motores com o 1.9 é pura ilusão. Curiosamente a DSG acoplada ao 1.9 não faz assim tanta diferença como no 1.6. Aliás aquilo que me fez optar pelo Ibiza em vez de optar pelo Golf VI acabado de sair na altura com o 2.0 foi precisamente o facto de ter o 1.9TDI... O 1.9TDI só perde em altas rotações e barulho. O resto é conversa.
                                            Desculpa discordar mas o 1.6 TDI igual ao 2.0 TDI a nível de prestações ?
                                            A partir das 3000 rpm o 1.6 começa a perder fôlego em relação ao 2.0 e isso podes ter a certeza.
                                            Eu falo de carros com cx manual de 5 em ambos os modelos esquece lá a DSG.
                                            Se o 1.6 TDI fosse assim tão "cheio" porque não é montado por exemplo no Tiguan já que são tão idênticos ?
                                            Por exemplo um A3 com esse 1.6 TDI é de facto uma bela trampa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              Desculpa discordar mas o 1.6 TDI igual ao 2.0 TDI a nível de prestações ?
                                              A partir das 3000 rpm o 1.6 começa a perder fôlego em relação ao 2.0 e isso podes ter a certeza.
                                              Eu falo de carros com cx manual de 5 em ambos os modelos esquece lá a DSG.
                                              Se o 1.6 TDI fosse assim tão "cheio" porque não é montado por exemplo no Tiguan já que são tão idênticos ?
                                              Por exemplo um A3 com esse 1.6 TDI é de facto uma bela trampa.
                                              Porque no Tiguan e no Yeti tem 280NM ao contrário dos 250NM do 1.6...
                                              A comparação que te fiz é entre dois golf's VI um de 2009 e outro de 2010, ambos com caixa de 5 e no caso do 1.6 até é uma carrinha a calçar 17' já que o outro é carro e calçava 16'.
                                              Só falei da DSG porque achei importante referir que o motor fica com outra vida.
                                              Se começa a perder folego às 3000 só pode ter sido problema do carro que testaste pois nos meus dois e apesar de terem remaps diferentes, eles respiram muito bem em altas rotações, começam a perder pulmão lá para as 3800/3900 e entram em redline às 4500. Os 1.6 parecem carros a gasolina.


                                              Aliás o 1.6TDI até acusa mais binário que aquele que tem, pelo menos no A1. Se quiseres deixo-te aqui o teste:



                                              Portanto provavelmente o 2.0 actual do tiguan e do yeti até deve ter uns 300NM...
                                              Editado pela última vez por TommyPT; 14 March 2012, 17:10.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                Quais problemas ?
                                                Quais problemas? Essa é para rir não?!
                                                Editado pela última vez por Scutar; 14 March 2012, 17:14.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um TDI PD130 consome tanto como os actuais...

                                                  Agora sim, ouvi tudo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                    Quais problemas? Essa é para rir não?!

                                                    Se dá vontade de rir, isso já é contigo.

                                                    Mas se poderes dizer quais são os problemas dos 2.0TDI CR, agradecia. Pelos vistos não ando actualizado no assunto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      Se dá vontade de rir, isso já é contigo.

                                                      Mas se poderes dizer quais são os problemas dos 2.0TDI CR, agradecia. Pelos vistos não ando actualizado no assunto.
                                                      Com as devidas ressalvas (shit happens) o principal problema nesse motor ( e nos outros todos) costuma ser o cromo atrás do volante...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pessoalmente só conduzi o 2.0 TDI, mas tenho um familiar próximo que trabalha na VW e já me falou sobre este tema.
                                                        O 2.0 TDI, a meu ver tem prestações mais que aceitáveis e gasta muito pouco (um amigo tem um e fez 200km em AE a 140km/h, acabou com média de 4,4). A caixa é muito longa mesmo, o que favorece os consumos. O senão desta questão é que é tem que se recorrer à caixa de velocidades com mais frequência, para ultrapassar. O 1.6 TDI também deixou boa impressão, mas é mais fraco em termos de potência que o 2.0.. como já foi aqui dito, basta uma subida mais pronunciada ou ac ligado para se notarem as diferenças entre ambos!
                                                        Em termos de consumos do 1.6 não faço ideia, mas o 1.6 chega aos 210km/h de ponteiro; o 2.0 vem limitado aos 200km/h..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                          Discordo. O 1.6TDI tem remaps diferentes consoante o modelo onde está montado. No caso do Golf até acho que ele desenvolve melhor que no A1, não obstante ser maior e mais pesado. Mas também faço consumos mais altos no Golf que no A1 portanto não se pode ter tudo. A nível de comparação acho o 2.0 tdi de 110cv muito semelhante ao 1.6tdi de 105cv, com uma ligeira melhor respiração do 2.0 em baixas. A nível de performances, não custa nada ao pequeno 1.6 levar a Golf com jante 17' aos 180, sendo que daqui para a frente a progressão é lenta, em ambos. A nível de ruído não noto grandes diferenças, o Golf VI é extremamente bom neste campo e ouvia mais o ruído dos pneumáticos do que propriamente o trabalhar de qualquer um dos motores. O 1.6TDI acoplado à DSG fica com o diabo no corpo, extremamente nervoso e com muita pujança pujança, nem parece que um motor de baixa cilindrada. No 2.0TDI não sei porque não experimentei e duvido que haja esta caixa acoplada a este motor (talvez no tiguan ou yeti). ....
                                                          Desculpa, mas isto ficou-me na retina...
                                                          Como é que consegues discordar de uma sensação/experiência de outra pessoa?
                                                          A sério que não entendo!

                                                          Em relação ao tópico, eu ia para o 2.0. Concordo com a valorização destes vs 1.6 daqui a uns tempos, concordo com o maior à vontade em tiradas de AE e acho que os 210kmh "de ponteiro" de um contra os 200kmh de outro não interessam para nada.

                                                          Boa sorte na compra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pessoalmente, ia para o 1.6 - menos ruidoso, em termos de performance nao é nada por ai alem (ate acho o 1.5 dCi melhor) mas da perfeitamente para o gasto, ja que nao estamos numa altura de andar a puxar pelos carros e paga menos IUC. Em termos de fiabilidade, o unico que conheço bem, é de longe exemplo de fiabiliadde, mas quero acreditar que seja exemplo unico e que o 1.6 TDI seja um motor fiavel.

                                                            Para mim o 2.0 TDI foi um motor de transição, é bom mas o 1.6 no geral consegue ser mais equilibrado, pode perder em performance mas ganha em conforto, e um segmento C Diesel de baixa cilindrada nao é propriamente um veiculo virado para performance.

                                                            Comentário

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