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    Volvo V50 vs Mazda 6

    Estou a pensar trocar de carro este mês e tenho a escolha reduzida a 2 opções. Embora possam parecer um bocado díspares, por razão de extras, descontos e promoções, o preço é semelhante.

    Volvo V50 1.6 Drive Start&Stop + pintura metalizada + pack urban + rádio high performance + faróis bi-xénon = +-32K€ (1.6D 110cv)

    Mazda 6 SW Exclusive + pintura metalizada + alarme e sensores atrás colocados no concessionário = +-33K€ (2.0D 140cv)

    Claro que o Mazda 6 é maior e 2.0 e a V50 é mais pequena e apenas 1.6.
    Claro que a Volvo é uma marca com imagem mais forte, é mais requintada e (neste caso) tem mais equipamento do que a Mazda.

    Ambas as marcas são conhecidas pela manutenção cara. A Mazda aparentemente bate aos pontos qualquer um ao nível do custo das peças, mesmo a Volvo. Tenho lido acerca de alguns problemas com os motores da Mazda ali por volta dos 120K km. É assim? Será o 1.6D Ford/PSA mais fiável?

    Agradeço as opiniões de todos mas o que realmente queria saber era a experiência que os detentores destes veículos têm tido. Nomeadamente problemas, defeitos e vantagens de cada carro, e custos de manutenção.

    Desde já, obrigado a todos.

    #2
    Ainda que não tenha nenhuma, estás a comprar coisas que não são comparáveis.

    Uma V50 é uma Focus com esteroides. A Mazda 6 é concorrente do Mondeo, e não do Focus. Nesse caso, a Mazda é melhor em tudo. Já conduziste as duas? Se sim acho incrível como é que ainda tens dúvidas ;)

    Comentário


      #3
      Concordo com o ElrOnD, a mazda é dum segmento acima da volvo. O motor da volvo em nada se compara ao da mazda, sendo a mazda superior na capacidade da mala (420l na volvo contra 519l na mazda na qual a chapeleira se desloca para cima com a abertura da mala, o que se traduz num melhor acesso), habitabilidade interior e quanto a qualidade dos materiais não me posso pronunciar

      Comentário


        #4
        Apesar de achar que são as 2 do mesmo segmento e de gostar bastante da V50, escolheria a Mazda neste caso.

        Comentário


          #5
          Boas

          Eu tenho uma Mazda 6 mas da anterior geração, não será exacatamente o feedback que pretendes mas é o q se arranja

          Tem o motor antigo de 136 cvs com 110 000 kms e problemas ? Muito poucos.

          Mais de 60 % dos kms foram feitos em cidade, Grande Lisboa e Linha de Cascais, e não tenho ruidos parasitas no tablier, tinha um na chapeleira que resolvi com um pouco de fita isoladora nos apoios, isto foi feito há 2 ou 3 anos....os materiais não são grande coisa, se comparado com um Audi ou Bm, mas a montagem é excelente, o cinza da consola central (não me lembro como é a nova) é bastante propicio a riscos. O motor apesar dos anitos puxa muito bem, em baixa (abaixo das 2000 rpms) é mauzinho, mas depois explode sempre com força até ao redline, é surpreendente mas é verdade, os Mazda são muito substimados nesse aspecto. Por outro lado é um pouco barulhento, especialmente em AE a velocidades proibitivas, já andei em Diesel mais silenciosos, e podia ser mais económica, a minha esposa é que anda com ela diariamente, mas qd sou eu a conduzir não baixo dos 7,2, e ando mais perto dos 8. É confortável, curva muito bem com os Bridgestone de origem, e é muito mas muito espaçosa nos bancos traseiros. O computador de bordo nos Mazda é para esquecer, mais valia não trazer nada, a média do consumo ainda escapa mas por ex. a autonomia podes estar na reserva e a suprema inteligência do computador indica-te 200 ou 300 kms possiveis com o gasóleo disponivel......não, não tem "cura", eu e outros proprietários já tentámos de tudo e acaba-se por desistir. As peças ? Sim são caras e com pouca disponibilidade, no periodo de garantia levei-a sempre à Mazda e pagava entre 200 a 400 € dependendo do serviço e peças, agora tenho feito "cá fora". A minha tem sido muito fiável, tive uma suspeita de embraiagem mas verificou-se mais tarde que era um apoio de motor partido, mesmo assim soube que o kit de embraiagem passava os 1000 €. Existe tb um problema "crónico" com a coluna de direcção, de vez em quando é necessário uma lubrificação pois sente-se um "estalo" ao virar o volante, nada de grave mas é chato....o motor da minha e a de 143 cvs tb sofrem com as anilhas dos injectores, aos 100 000 kms convem ver isso pois pode levar à quebra de motor, os injectores "passam-se" e podem furar um piston, tb é barato mas convém ver e substituir. De resto 5 estrelas, é revisões e gasóleo e sempre a andar.....na minha mão não é a "fundo" mas ando sempre depressa. Espero ter ajudado.

          Comentário


            #6
            Mazda cara nas revisões ? Não tenho essa ideia.
            Já passou um cá por casa e aquilo quase que não tinha manutenção.

            De qualquer forma gosto bastante destes actuais Volvo V50/S40. Mas também gosto da imagem da Mazda6.
            Escolha dificil.

            Comentário


              #7
              A Mazda é muito mais "carro". Eu não pensaria 2 vezes.

              Comentário


                #8
                na minha opinião devias ir para o mazda 6.... muito mais carro e na minha opinião com muito melhor "look"....

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                  #9
                  gosto bastante da volvo v50 e com 1600 hdi é mais economica que a mazda de certeza e com fiabilidade comprovada do seu motor as manutenções deve ser a mesma coisa em termos de €€ as peças da mazda as vezes não têm para entrega imediata e o carro fica parado a espera delas... por uma questão estilo escolhia a mazda a linha esta mais actual,,,,, e escolhia a volvo por uma questão de economia

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelo feedback e opiniões já recebidas. Espero que continuem a chegar.

                    Já tenho um grande feedback do Pyre sobre a Mazda, que era exactamente o tipo de informação que procuro. Mais uma vez obrigado.

                    Um amigo meu que tem um Mazda 6 (carro 1ª geração) vai passar por minha casa no sábado para um teste importante. Ver se conseguimos meter o carro na garagem... Na garagem propriamente dita deve caber à justa no comprimento. A minha dúvida é saber se dará para fazer as manobras para o meter lá. E depois ter em conta que a SW será ainda um pouco maior. É que a entrada aqui do prédio não é das melhores...

                    Se não passar nesse teste fica a questão resolvida.

                    Já agora, quanto ao dele, que é a gasolina, tem sido sempre fiável mas como o carro é do pai ele também não está muito por dentro da manutenção e de eventuais pequenos problemas.

                    Comentário


                      #11
                      Mazda 6..

                      além de ser um carro "melhor", é um projecto de 2008.. enquanto que a V50 já data de 2004

                      Comentário


                        #12
                        Já agora porque não ponderas a Volvo V70 1.6D só custa um bocadinho mais?

                        Comentário


                          #13
                          A V70 é q é a concorrente da mazda6. O S40/V50 é da gama do Mazda 3 ;)

                          Comentário


                            #14
                            Mas V70 com motor 1.6...

                            Comentário


                              #15
                              O homem tem o problema da garagem, se o Mazda 6 não couber esqueçam a V70....

                              Pessoalmente nem comparo um motor 2.0 com um 1.6, mas vocês é que sabem. Uma viagem com 4 pessoas e bagagem...na 1ª subida o 1.6 deve ser brilhante ao lado de um 2.0

                              Inverno, lembrei-me agora: Antes de comprar a Mazda passa pelo clube Mazdapt, terás muita informação ao dispôr, inclusivé vários proprietários do novo modelo, 140 cvs e 185. O pessoal do forum tb é muito porreiro.

                              PS: Os mods que me desculpem se mencionar outro forum vai contra as regras....

                              Comentário


                                #16
                                Além de outros, sempre tive Volvo.

                                Em Junho 2009 comprei uma V50 para a minha mulher para o lugar de uma Mazda 5 (2.0 143 Cv) MZR-CD Dynamic Play.
                                Essa Mazda sempre foi um problema para ela e eu nem lhe tocava para a tirar da garagem.
                                Para ela não me andar sempre a cravar o meu S40d, comprei-lhe a V50 1.6d 110 Cv.
                                Comecei a andar com a V50d, acheia tão maravilhosa, que comprei em Dez um C30 1.6d para mim, é o carro que ando o dia a dia, simplesmente maravilhoso e económico, médias de 5 lts/100.
                                A V50 simplesmente confortavél, sem ruídos, suave (comparado ao S40 2.0d da Volvo que tenho também há pouco tempo) e nada mais posso dizer.
                                A Mazda 5 simplesmente foi para esquecer, teve cá menos de 1 ano e (mais não digo...)
                                A minha mulher com a Mazda nem se sentia á vontade, não gostava do carro ao contrário da vaidade que tem em andar na Volvo V50d (mulheres...)

                                Boa sorte e pondere bem, ter ou andar num Mazda não é o mesmo que andar num Volvo!
                                Editado pela última vez por ACRUZ; 02 March 2010, 22:20.

                                Comentário


                                  #17
                                  Apesar de as estradas portuguesas não estarem entupidas de Mazdas, um Volvo é sempre aquela exclusividade e bom gosto (opinião pessoal!).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ia para a Mazda 6 sem qq dúvida!

                                    Não tenho noticia deste novo modelo ter problemas de fiabilidade e dinamicamente é bastante bom!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                      A V70 é q é a concorrente da mazda6. O S40/V50 é da gama do Mazda 3 ;)
                                      Não concordo nada com isso A V70 é concorrente da Serie 5

                                      Comentário


                                        #20
                                        É sabido q tenho uma V50 1.6d!
                                        Ñ obstante, consigo fazer uma análise limpa desta matéria.

                                        A Mazda 6 SW é + "carro" (ou + "carrinha", neste caso) q a V50?
                                        É, sem dúvida.
                                        Está em questão uma carrinha claramente de segmento D contra uma carrinha c/plataforma de segmento C e ambição de ser segmento D.

                                        Faço desde já,no entanto, a ressalva q ñ quero entrar nessa guerra dos segmentos, nem vale a pena! Sempre q se fala de S40/V50 neste fórum, fica uma guerra insuportável q parece o fim do mundo! Ñ estou minimamente interessado nessas questões.

                                        Temos, então, uma carrinha "grande" c/1 motor 2.0 q anda bastante bem (embora gaste em consonância), a 1 preço q é de arromba, contra uma carrinha q se faz valer de algum "status", equipada c/1 + comedido motor 1.6, tanto em andamento como em consumos.

                                        A diferença de preços parece indicar q a Mazda 6, por ter essas vantagens enunciadas, seria a melhor opção.
                                        Ainda assim, é preciso ter em conta a subjectividade de cada compra!

                                        Quando se comprou a V50, o q era pretendido era uma carrinha c/algum espaço, mas q tb ñ fosse demasiado grande, até pq nem caberia na garagem! Os consumos eram tb 1 factor determinante. Das opções constantes no mercado, à data, era claramente uma boa opção, especialmente pelo bom negócio q foi conseguido no binómio retoma/entrada em cena da versão MY08.

                                        Ou seja, a V50 foi uma boa compra. A Mazda 6 (tb foi considerada a 5) ñ seria, pq ñ cumpria os requisitos propostos.

                                        Cabe agora ao autor do tópico ponderar se quer uma carrinha c/+ espaço, + motor e + gulosa, ou se quer 1 produto + refinado em termos de imagem e qualidade interior/segurança, q se faz pagar por esse refinamento, mas q tb vai consumir menos e cumprir perfeitamente p/quem ñ anda todos os dias a abrir. Esta ponderação vale os 1000€ da diferença.

                                        Tenho dito.
                                        Editado pela última vez por Scientist; 03 March 2010, 09:27.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também não acho que se esteja a comparar o mesmo segmento.
                                          A Mazada 6 ganhará certamente em termos de espaço, dimensões sendo do segmento acima - na volvo da V70 - e um projecto mais recente com mais motor.
                                          Será também mais guloso.

                                          No campo da análise do gosto isso é pessoal e não me meto.

                                          Em termos de fiabilidade acho que nenhuma é problemática e em manutenção se uma tem fama de cara a outra não lhe fica muito atrás, sendo que peças só da marca.

                                          Eu pessoalmente gosto da V50 e seria provavelmente a escolha porque não "necessito" de nada que a M6 oferece a mais que esta, mas é claramente subjectivo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paslg Ver Post
                                            Não concordo nada com isso A V70 é concorrente da Serie 5
                                            Tu até podes achar que é concorrente do Ferrari Enzo. Não mudas é a realidade...;)
                                            A V70 é a carrinha do S60, que é concorrente do série3. O pseudo-concorrente do série 5 é o S80, que nem carrinha tem ;)

                                            Já agora, convém ter em atenção que o status da Volvo está só e apenas na cabeça de quem tem um. A prova disso é o valor deles em usados que é bastante mau.

                                            De facto, não percebo. A Mazda é mais espaçosa, mais segura, tem melhor motor, será tradicionalmente mais fiável e terá um valor de retoma superior. Isto tudo pelo mesmo preço da volvo.

                                            Onde raios está a dúvida(excluindo eventualmente não se gostar da estética da Mazda)?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                              Tu até podes achar que é concorrente do Ferrari Enzo. Não mudas é a realidade...;)
                                              A V70 é a carrinha do S60, que é concorrente do série3. O pseudo-concorrente do série 5 é o S80, que nem carrinha tem ;)

                                              ...
                                              Tinha ideia que a V70 em termos de tamanho ficará entre os dois S60/S80 e por isso "servirá" como SW de ambos os modelos.
                                              Até creio que a V70 é bem maior que um S3, por ex.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Antes de mais deixem-me dizer que não acho que a V50 e a M6 pertençam ao mesmo segmento. Claro que a M6 é do segmento D, e considero a V50 uma versão mais requintada de uma carrinha do segmento C. Aliás, no segmento C até há carrinhas maiores.

                                                E também é óbvio que um motor 2.0 é bem melhor que um 1.6.

                                                A questão é um bocado outra. De momento não preciso do espaço extra da M6. Nem procuro um carro para andar a correr. Por norma só faço uma viagem por ano, e apesar de fazer alguns quilómetros de AE até ao Porto, o trânsito não permite médias acima de 140km/h. Se calhar interessa-me mais que seja económico. Ainda assim, preferia sempre ter um 2.0 mais potente.

                                                Há realmente a questão da garagem. Logo aí, pode ser decisiva na escolha.

                                                Depois há o facto de achar V50 muito bonito e a Volvo ser uma marca com algum prestígio, o que sem dúvida me agrada.

                                                Por outro lado também gosto da M6 (são 2 carrinhas com estilos tão diferentes...) e agrada-me a ideia de que, se quiser/precisar de acelerar, o possa fazer.

                                                O que pretendia saber era os problemas que a malta tem tido com os carros. Na Volvo tenho lido acerca de alguns problemas a nível de electrónica (sensor de temperatura, carro a entrar em safe-mode) e queria saber se são crónicos ou pontuais.

                                                Na Mazda tenho lido acerca do tal problema na direcção, das tais anilhas dos injectores e do filtro de partículas. Parecem-me muitos problemas para um fiável carro japonês... Pyre, já tenho espreitado o Mazda.pt (e tb o Volvo club de Portugal e este fórum) e li alguns comentários de que há malta que vende os carros lá para os 120K km devido aos custos de troca da correia de distribuição (ou algo do género, posso estar enganado).

                                                O que me assusta é ter problemas de resolução cara e é sabido que nenhuma das marcar prima pelas peças baratas. (Se ao menos houvesse um Toyota bonito...)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Inverno98 Ver Post
                                                  Antes de mais deixem-me dizer que não acho que a V50 e a M6 pertençam ao mesmo segmento. Claro que a M6 é do segmento D, e considero a V50 uma versão mais requintada de uma carrinha do segmento C. Aliás, no segmento C até há carrinhas maiores.

                                                  E também é óbvio que um motor 2.0 é bem melhor que um 1.6.

                                                  A questão é um bocado outra. De momento não preciso do espaço extra da M6. Nem procuro um carro para andar a correr. Por norma só faço uma viagem por ano, e apesar de fazer alguns quilómetros de AE até ao Porto, o trânsito não permite médias acima de 140km/h. Se calhar interessa-me mais que seja económico. Ainda assim, preferia sempre ter um 2.0 mais potente.

                                                  Há realmente a questão da garagem. Logo aí, pode ser decisiva na escolha.

                                                  Depois há o facto de achar V50 muito bonito e a Volvo ser uma marca com algum prestígio, o que sem dúvida me agrada.

                                                  Por outro lado também gosto da M6 (são 2 carrinhas com estilos tão diferentes...) e agrada-me a ideia de que, se quiser/precisar de acelerar, o possa fazer.

                                                  O que pretendia saber era os problemas que a malta tem tido com os carros. Na Volvo tenho lido acerca de alguns problemas a nível de electrónica (sensor de temperatura, carro a entrar em safe-mode) e queria saber se são crónicos ou pontuais.

                                                  Na Mazda tenho lido acerca do tal problema na direcção, das tais anilhas dos injectores e do filtro de partículas. Parecem-me muitos problemas para um fiável carro japonês... Pyre, já tenho espreitado o Mazda.pt (e tb o Volvo club de Portugal e este fórum) e li alguns comentários de que há malta que vende os carros lá para os 120K km devido aos custos de troca da correia de distribuição (ou algo do género, posso estar enganado).

                                                  O que me assusta é ter problemas de resolução cara e é sabido que nenhuma das marcar prima pelas peças baratas. (Se ao menos houvesse um Toyota bonito...)
                                                  A melhor resposta q te posso dar é esta:
                                                  http://forum.autohoje.com/diario-de-...-mar-09-a.html

                                                  A tua situação corresponde +- ao q eu descrevi:
                                                  Maior espaço e maior potência ñ significam q a escolha seja tão óbvia como alguns apregoam. Se assim fosse, ñ andavam tantos BMW Série 1 nas estradas..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu carro é de 99 e tem motor Mazda, arranjar correias para isto fora é um beribicacho, só para pessoal com muita paciência para encontrar e mesmo assim... não é fácil.
                                                    Todas as correias na marca (Suzuki) são bem caras.

                                                    Isso é um mal um pouco comum a todas as marcas japoneses e mais para as menos vendidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atenção que o motor 1.6 hdi de fiável também tem muito pouco, informa-te bem e pesquisa acerca das barracadas que ele tem dado em modelos como o c4, focus e afins. Sei da boca dos próprios mecânicos da citroen que não consideram este motor nada fiável, falam muito bem dos 2.0 hdi que sao mais resistentes, mas mesmo assim eu próprio tenho sentido na carteira o bom que eles são...
                                                      Não há motores infaliveis,todos mas todos mais tarde ou mais cedo terão os seus pequenos problemas, agora, uns são conhecidos e com alguma antecipação e manutenção nem chegam a aparecer, outros provavelmente so se saberão quando se chamar o reboque e as marcas fizerem de conta que não sabiam de nada. Duvido que marcas como a mazda, toyota, kia entre outras não façam os possiveis para deixar o cliente satisfeito e com os problemas assumidos e resolvidos. Já nos hdi não posso meter as mãos no fogo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por majer Ver Post
                                                        Atenção que o motor 1.6 hdi de fiável também tem muito pouco, informa-te bem e pesquisa acerca das barracadas que ele tem dado em modelos como o c4, focus e afins. Sei da boca dos próprios mecânicos da citroen que não consideram este motor nada fiável, falam muito bem dos 2.0 hdi que sao mais resistentes, mas mesmo assim eu próprio tenho sentido na carteira o bom que eles são...
                                                        Não há motores infaliveis,todos mas todos mais tarde ou mais cedo terão os seus pequenos problemas, agora, uns são conhecidos e com alguma antecipação e manutenção nem chegam a aparecer, outros provavelmente so se saberão quando se chamar o reboque e as marcas fizerem de conta que não sabiam de nada. Duvido que marcas como a mazda, toyota, kia entre outras não façam os possiveis para deixar o cliente satisfeito e com os problemas assumidos e resolvidos. Já nos hdi não posso meter as mãos no fogo.
                                                        És provavelmente a 1ª pessoa q oiço falar em problemas sérios de fiabilidade no bloco diesel 1560cc PSA/Ford.

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                                                          #29
                                                          os 1.6 dão problemas de Volante de motor / embraiagem ... e pouco mais conheço

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por majer Ver Post
                                                            Atenção que o motor 1.6 hdi de fiável também tem muito pouco, informa-te bem e pesquisa acerca das barracadas que ele tem dado em modelos como o c4, focus e afins. Sei da boca dos próprios mecânicos da citroen que não consideram este motor nada fiável, falam muito bem dos 2.0 hdi que sao mais resistentes, mas mesmo assim eu próprio tenho sentido na carteira o bom que eles são...
                                                            Não há motores infaliveis,todos mas todos mais tarde ou mais cedo terão os seus pequenos problemas, agora, uns são conhecidos e com alguma antecipação e manutenção nem chegam a aparecer, outros provavelmente so se saberão quando se chamar o reboque e as marcas fizerem de conta que não sabiam de nada. Duvido que marcas como a mazda, toyota, kia entre outras não façam os possiveis para deixar o cliente satisfeito e com os problemas assumidos e resolvidos. Já nos hdi não posso meter as mãos no fogo.
                                                            Sure...o 2.0HDI, esses belos motores com defeito crónico na pólie e respectivos tensores. Ficámos com uma C5 2.0HDI igual ao teu avatar parada à pala disso...quando entrou para a oficina ainda não tinham aberto o capot já estavama espera q fosse isso.

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