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O carro que era para abate....

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    O carro que era para abate....

    Pois é....o meu carro esteve à beira de ir para a sucata.

    O carro é o do avatar, tem neste momento 65.000 Km.

    Há cerca de um ano o motor começou a fazer um barulho a frio. Uma pancada que passava mal o ralenti estabilizava. Em Janeiro deste ano o barulho agravou-se, tendo começado a aparecer mesmo a quente, ocasionalmente.

    Pesquisando sobre o assunto, decidi mudar todo o kit de distribuição, bomba de àgua e velas.

    O barulho piorou, ficando o carro a perder potência.

    O barulho inicial era este:
    YouTube - Mazda Millenia S problem

    Piorava sempre com uma mudança engatada.

    Aqui podem ouvir o barulho com o capot aberto.

    YouTube - 23012010.mp4

    Ora...mudada a distribuição e velas, levei o carro à marca aqui no Porto. O carro não tem porta OBD2, mas com um led e um clip consegui ler os códigos de erros na porta de diagnóstico mazda.

    Podem ver como se faz aqui...sim as mãos mal jeitosas são as minhas.
    YouTube - Mazda Xedos / Millenia obd code reading

    O carro ficou uma tarde no representante da Mazda, o veredicto foi cruel e duro:
    "Cavilhão do pistão com folga. O seu motor vai partir mais cedo ou mais tarde. Não temos ferramentas para esse carro". Mais: um mx-3 que aqui esteve tinha os mesmos sintomas e foi aberto o motor..bla...bla...bla"

    Retorqui: têm a certeza? Então porque razão o barulho não aumenta em aceleração, a 90 KM/hora nem se ouve o barulho, apenas se sente que a potência não está igual. Ah....e o barulho é na parte superior do bloco...

    Resposta: despeça-se do carro ou arranjr um motor usado.

    FELIZMENTE existe a INTERNET: durante meses pesquisei todas as hipóteses para o tal barulho que se foi agravando. Qqundo fui à marca, já havia encomendado (quase por desespero) 6 bobines de ignição novas, vindas dos U.S.A.. Cada bobine custa na Europa cerca de 370 Euros, comprei as 6 por 650 dólares.

    Comentei com o chefe da oficina se não seria a falha de uma ou mais bobines. Resposta: NUNCA! Os sintomas são de cavilhão de pistão ou biela. Venda as bobines!

    Este post 1997 Mazda Xedos 9 Comments (r62758)

    19th Feb 2007, 20:33

    For the person that commented that his Mazda "shutters and clanks" my wife and I (each) own Millennia's (identical year color, in fact can't tell them apart). They are 1999's with the Miller Cycle engines. They each have a miss generated by a defective coil. They both start missing when condensation is present in the coil. This is usually during warm up. Her's knocks so bad that you think that the supercharger is going to self-destruct. Being in electronics, and after finding that Mazda Canada wants $600 CDN for each coil I decided to take a chance at repairing it myself. First buy some "no arc" a high voltage liquid dielectric used in T.V. repair shops to stop arcing in or around the flyback transformer. Next remove the defective coil (use a code checker to determine which coil). 1,3,5, are across the back of the engine from passenger to driver side. 2,4,6, is across the front side (towards radiator). Pray that it is the front side you need... they take 1/5 the time to get at. Sand the coil and metal parts so the "no arc" will attach when coating. Bake the coil in a small counter top oven at 175 F for 1.5 hours with the door left open 1/4 inch. This will allow trapped moisture to escape. Coat with "no arc" and bake again (same time) let dry additional 24 hours... reinstall. Good Luck...

    ...foi decisivo para a compra das bobines.

    Estas chegaram na passada quart-feira. Na quinta estavam a ser colocadas no V6 do carrito....

    O carro está como novo! O motor suave como quando o comprei...e a potência...toda lá.

    Confesso que o carro esteve para ser abatido. Confesso que o cheguei a odiar.

    Confesso que na sexta-feira propus ao chefe da marca que me contratasse para o lugar do mecânico...Ah...e que tal chamarem lá o dono do mx-3 ?????

    #2
    Isto so demonstra a falta de profissionalismo e formaçâo dos mecanicos na maioria das marcas,ainda bem que resolveu o problema,amigo!!

    Comentário


      #3
      A verdade é que é tudo uma questão de dedicação. Quando somos nós que nos dedicamos à resolução de um problema, podemos passar tempos e tempos (meses, no caso do autor do tópico) a investigar, a tentar perceber e quando se tem conhecimentos, a experimentar soluções.
      No caso dos carros, quando vamos a uma oficina, à primeira coisa que se encontre errada ou que assim possa parecer, não se investiga mais. É daquilo e pronto. Se o problema depois continuar, logo se vê. Tempo é dinheiro e há mais clientes para servir. É assim que as coisas são.
      Gosto de saber destas histórias felizes.
      Bons e longos quilómetros.

      Comentário


        #4
        Muito bem! assim é que é! oficinas dessas há cá muitas prontas para meter a mão ao bolso de uma pessoa... temos de ser nós a procurar...

        bons km

        Comentário


          #5
          no segundo video ....essa batida que faz de vez em quando nunca seria de biela...

          cumps e muitos e bons com a maquina

          Comentário


            #6
            Amigos: abençoada seja sua Santidade a INTERNET!!!

            Comentário


              #7
              É por isso que um gajo antes de se meter na própria marca, convém andar antes na Internet a ver se mais alguém já teve o mesmo problema, para que, quando for exposto, haja já referência a casos existentes.

              Assim não há lugar a equívocos! Sei que não devia ser assim e é falta de profissionalismo, mas infelizmente é a melhor forma de um gajo se por a tabela e ver os problemas resolvidos de forma eficiente

              Comentário


                #8
                Junta-se o pouco profissionalismo a um modelo em que raramente colocam as "patas" e depois sai dessas perolas.
                Claro que para a Mazda era muito mais fácil chegar lá e meter um motor novo, dava muitos mais €€€ e muito menos chatices em ter que trabalhar.

                pela busca e resolução do problema, para além de esfregar a resolução na cara da oficina uma cartinha para o representante com esta descrição não ficava nada mal.
                Ainda bem que continua a fazer mais uns kms, e como percebo essa parte de já ganhar um pequeno ódio ao carro...

                Comentário


                  #9
                  esses devem ser colegas dos gajos que me disseram que tinha de mudar toda a distribuição de um R5.
                  sintomas: baba na tampa do óleo.

                  agradeci e dei de frosques.

                  a causa da água ir para o óleo, era as juntas de papel que ficam entre as camisas e o bloco não estarem a vedar bem.


                  ou colegas dos gajos da Mercedes que cobraram um motor de arranque para depois dizerem que tinha de levar uma cx de fusíveis nova


                  boa sorte com a máquina!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                    O carro ficou uma tarde no representante da Mazda, o veredicto foi cruel e duro:
                    "Cavilhão do pistão com folga. O seu motor vai partir mais cedo ou mais tarde. Não temos ferramentas para esse carro". Mais: um mx-3 que aqui esteve tinha os mesmos sintomas e foi aberto o motor..bla...bla...bla"
                    Entao na marca nao tem ferramentas? então quem tem? o supermercado?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Junta-se o pouco profissionalismo a um modelo em que raramente colocam as "patas" e depois sai dessas perolas.
                      Claro que para a Mazda era muito mais fácil chegar lá e meter um motor novo, dava muitos mais €€€ e muito menos chatices em ter que trabalhar.

                      pela busca e resolução do problema, para além de esfregar a resolução na cara da oficina uma cartinha para o representante com esta descrição não ficava nada mal.
                      Ainda bem que continua a fazer mais uns kms, e como percebo essa parte de já ganhar um pequeno ódio ao carro...
                      Também concordo que seria de enviar uma cartinha a documentar o passado para a Mazda Portugal.

                      É certo que é um carro raro cá, no entanto, não deixa de ser um carro da marca e como tal, se está numa oficina oficial, esta deve ter solução para o mesmo.

                      Ainda para mais, é um caso referênciado

                      É por esta e por outras que por vezes não é por se ír à marca que se fica bem servido.

                      Mas ianda bem que está resolvido e que o carro te dê muitos e bons quilómetros de prazer.

                      Comentário


                        #12
                        Ainda bem que resolveste a situação pela tua persistência.
                        Fico surpreso por isto acontecer na Mazda, uma marca bem cotada que deveria ter critérios bem mais rigorosos na admissão de pessoal e no controlo de qualidade.
                        Devias reportar isso à marca.
                        Aqui em casa uma vez com um Hyundai, aconteceu algo semelhante, o carro assim que ligava ia abaixo, foi à marca, teve 1000 diagnisticos até centralina nova lhe colocaram e o carro nada, levou-se de reboque a um electricista e o diagnóstico foi certeiro... um catalisador novo

                        Uma queixa à Hyundai e o que é certo é que foi retirada a concessão ao stand, hoje vende automóveis usados.
                        Acredito que não foi só com esta queixa que lhe retiraram a concessão, mas deve ter sido tida em muita conta, isto numa marca que está cotada uns bons furos abaixo da Mazda, e há 6 anos ainda mais.

                        Bons kms aí com a máquina nova.

                        Comentário


                          #13
                          Bem sei que nos últimos anos muita coisa mudou, mas a rede de concessionários da Mazda há meia dúzia de anos para além de pequena, deixava muito a desejar, até em termos de peças banais.

                          Agora não sei, mas pelo relato....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                            Amigos: abençoada seja sua Santidade a INTERNET!!!
                            ANtes de ler este post, era exactamente o que estava a pensar!

                            Internet + Autodata

                            Comentário


                              #15
                              O carro está...DEMAIS!

                              Obrigado a todos pelos comentários. Sei que devia tomar uma atitude mais séria, contudo a "humildade" demonstrada pelo responsável da oficina basta-me. Mas o aviso ficou.

                              De facto, a internet é um meio fabuloso. Dei de caras com o post transcrito há meses (ficou guardado na pen do carro), tal como outros que apontavam para o kit de distribuição numa fase mais primária do barulho.

                              As ferramentas....não tinham porque são obrigados a usar as listadas no manual de oficina do modelo (como não veio para Portugal....pronto...não tinham). De notar que o MEU manual de oficina é mais completo que o deles...é um pdf de 250 megas!
                              Claro que isto é treta...demorei a arranjar quem me mexesse no carro (levei prints de metros e metros de linhas de vácuo). O carro é difícil de trabalhar, muitos mecânicos se assustaram antes. Para mudar as velas da frente são 40 minutos...para as de trás..4 horas, e isto pelos tempos do manual de oficina.

                              O mecânico que mudou tudo (distribuição incluída), à segunda vez que mexeu no carro mudou as bobines em 2,5 horas / quase menos 2 horas que a troca de velas...e o trabalho e tralha a desmontar é a mesma - Todo o sistema de vácuo....2 intercoolers e tubagens...Compressor e...tubagens...só visto!

                              O que mais gostei de ouvir o mecânico e o chefe referirem aquando da sua intervenção (de referir que é o mecânico que só mexe em Mazdas...pronto, lá descobriram o concessionário...), foi esta " nós até conseguimos provocar o barulho!"...Ligavam o carro ao ralenti, e passado uns 15 segundos começava a batida. O "conseguimos" era deixar o carro aquecer uns 15 segundos. Pela lógica deles, o óleo começava a circular , destapava a folga ...e o barulho surgia.

                              Lá tentava eu dizer que o óleo era 5w30 Shell utra xpto LONGLIFe etc etc... Não! É o cavilhão!!!

                              Bolas...600 euros de volta para o ebay (pensei eu), mas antes disso vão para o sítio!

                              Foram...estão lá e estarão.

                              Apesar de tudo, tinha um amigo Norueguês que mesmo que fosse o motor pifado, ficava com o carro, pelo preço de campanha de abate!

                              Agora....lá vou eu comprar um carro prá Maria, pq eu tou servido por mais uns anitos!
                              Editado pela última vez por cuto; 08 March 2010, 22:50.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                                ANtes de ler este post, era exactamente o que estava a pensar!

                                Internet + Autodata
                                Já encontrei algumas incorrecções no Autodata a nível de especificações e intervalos de manutenção. Em termos de reparações, não me posso pronunciar. Mas aquilo para mim, não é sagrado. Há que cruzar com outros dcumentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Parabens cuto! Grande esforço!

                                  Comentário

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