Pois é....o meu carro esteve à beira de ir para a sucata.
O carro é o do avatar, tem neste momento 65.000 Km.
Há cerca de um ano o motor começou a fazer um barulho a frio. Uma pancada que passava mal o ralenti estabilizava. Em Janeiro deste ano o barulho agravou-se, tendo começado a aparecer mesmo a quente, ocasionalmente.
Pesquisando sobre o assunto, decidi mudar todo o kit de distribuição, bomba de àgua e velas.
O barulho piorou, ficando o carro a perder potência.
O barulho inicial era este:
YouTube - Mazda Millenia S problem
Piorava sempre com uma mudança engatada.
Aqui podem ouvir o barulho com o capot aberto.
YouTube - 23012010.mp4
Ora...mudada a distribuição e velas, levei o carro à marca aqui no Porto. O carro não tem porta OBD2, mas com um led e um clip consegui ler os códigos de erros na porta de diagnóstico mazda.
Podem ver como se faz aqui...sim as mãos mal jeitosas são as minhas.
YouTube - Mazda Xedos / Millenia obd code reading
O carro ficou uma tarde no representante da Mazda, o veredicto foi cruel e duro:
"Cavilhão do pistão com folga. O seu motor vai partir mais cedo ou mais tarde. Não temos ferramentas para esse carro". Mais: um mx-3 que aqui esteve tinha os mesmos sintomas e foi aberto o motor..bla...bla...bla"
Retorqui: têm a certeza? Então porque razão o barulho não aumenta em aceleração, a 90 KM/hora nem se ouve o barulho, apenas se sente que a potência não está igual. Ah....e o barulho é na parte superior do bloco...
Resposta: despeça-se do carro ou arranjr um motor usado.
FELIZMENTE existe a INTERNET: durante meses pesquisei todas as hipóteses para o tal barulho que se foi agravando. Qqundo fui à marca, já havia encomendado (quase por desespero) 6 bobines de ignição novas, vindas dos U.S.A.. Cada bobine custa na Europa cerca de 370 Euros, comprei as 6 por 650 dólares.
Comentei com o chefe da oficina se não seria a falha de uma ou mais bobines. Resposta: NUNCA! Os sintomas são de cavilhão de pistão ou biela. Venda as bobines!
Este post 1997 Mazda Xedos 9 Comments (r62758)
19th Feb 2007, 20:33
For the person that commented that his Mazda "shutters and clanks" my wife and I (each) own Millennia's (identical year color, in fact can't tell them apart). They are 1999's with the Miller Cycle engines. They each have a miss generated by a defective coil. They both start missing when condensation is present in the coil. This is usually during warm up. Her's knocks so bad that you think that the supercharger is going to self-destruct. Being in electronics, and after finding that Mazda Canada wants $600 CDN for each coil I decided to take a chance at repairing it myself. First buy some "no arc" a high voltage liquid dielectric used in T.V. repair shops to stop arcing in or around the flyback transformer. Next remove the defective coil (use a code checker to determine which coil). 1,3,5, are across the back of the engine from passenger to driver side. 2,4,6, is across the front side (towards radiator). Pray that it is the front side you need... they take 1/5 the time to get at. Sand the coil and metal parts so the "no arc" will attach when coating. Bake the coil in a small counter top oven at 175 F for 1.5 hours with the door left open 1/4 inch. This will allow trapped moisture to escape. Coat with "no arc" and bake again (same time) let dry additional 24 hours... reinstall. Good Luck...
...foi decisivo para a compra das bobines.
Estas chegaram na passada quart-feira. Na quinta estavam a ser colocadas no V6 do carrito....
O carro está como novo! O motor suave como quando o comprei...e a potência...toda lá.
Confesso que o carro esteve para ser abatido. Confesso que o cheguei a odiar.
Confesso que na sexta-feira propus ao chefe da marca que me contratasse para o lugar do mecânico...Ah...e que tal chamarem lá o dono do mx-3 ?????
O carro é o do avatar, tem neste momento 65.000 Km.
Há cerca de um ano o motor começou a fazer um barulho a frio. Uma pancada que passava mal o ralenti estabilizava. Em Janeiro deste ano o barulho agravou-se, tendo começado a aparecer mesmo a quente, ocasionalmente.
Pesquisando sobre o assunto, decidi mudar todo o kit de distribuição, bomba de àgua e velas.
O barulho piorou, ficando o carro a perder potência.
O barulho inicial era este:
YouTube - Mazda Millenia S problem
Piorava sempre com uma mudança engatada.
Aqui podem ouvir o barulho com o capot aberto.
YouTube - 23012010.mp4
Ora...mudada a distribuição e velas, levei o carro à marca aqui no Porto. O carro não tem porta OBD2, mas com um led e um clip consegui ler os códigos de erros na porta de diagnóstico mazda.
Podem ver como se faz aqui...sim as mãos mal jeitosas são as minhas.
YouTube - Mazda Xedos / Millenia obd code reading
O carro ficou uma tarde no representante da Mazda, o veredicto foi cruel e duro:
"Cavilhão do pistão com folga. O seu motor vai partir mais cedo ou mais tarde. Não temos ferramentas para esse carro". Mais: um mx-3 que aqui esteve tinha os mesmos sintomas e foi aberto o motor..bla...bla...bla"
Retorqui: têm a certeza? Então porque razão o barulho não aumenta em aceleração, a 90 KM/hora nem se ouve o barulho, apenas se sente que a potência não está igual. Ah....e o barulho é na parte superior do bloco...
Resposta: despeça-se do carro ou arranjr um motor usado.
FELIZMENTE existe a INTERNET: durante meses pesquisei todas as hipóteses para o tal barulho que se foi agravando. Qqundo fui à marca, já havia encomendado (quase por desespero) 6 bobines de ignição novas, vindas dos U.S.A.. Cada bobine custa na Europa cerca de 370 Euros, comprei as 6 por 650 dólares.
Comentei com o chefe da oficina se não seria a falha de uma ou mais bobines. Resposta: NUNCA! Os sintomas são de cavilhão de pistão ou biela. Venda as bobines!
Este post 1997 Mazda Xedos 9 Comments (r62758)
19th Feb 2007, 20:33
For the person that commented that his Mazda "shutters and clanks" my wife and I (each) own Millennia's (identical year color, in fact can't tell them apart). They are 1999's with the Miller Cycle engines. They each have a miss generated by a defective coil. They both start missing when condensation is present in the coil. This is usually during warm up. Her's knocks so bad that you think that the supercharger is going to self-destruct. Being in electronics, and after finding that Mazda Canada wants $600 CDN for each coil I decided to take a chance at repairing it myself. First buy some "no arc" a high voltage liquid dielectric used in T.V. repair shops to stop arcing in or around the flyback transformer. Next remove the defective coil (use a code checker to determine which coil). 1,3,5, are across the back of the engine from passenger to driver side. 2,4,6, is across the front side (towards radiator). Pray that it is the front side you need... they take 1/5 the time to get at. Sand the coil and metal parts so the "no arc" will attach when coating. Bake the coil in a small counter top oven at 175 F for 1.5 hours with the door left open 1/4 inch. This will allow trapped moisture to escape. Coat with "no arc" and bake again (same time) let dry additional 24 hours... reinstall. Good Luck...
...foi decisivo para a compra das bobines.
Estas chegaram na passada quart-feira. Na quinta estavam a ser colocadas no V6 do carrito....
O carro está como novo! O motor suave como quando o comprei...e a potência...toda lá.
Confesso que o carro esteve para ser abatido. Confesso que o cheguei a odiar.
Confesso que na sexta-feira propus ao chefe da marca que me contratasse para o lugar do mecânico...Ah...e que tal chamarem lá o dono do mx-3 ?????
Comentário