Boas Tardes Caros Amigos,
O meu sogro adquiriu 2ª feira uma Golf Variant 1.6TDi Confortline.
(Xenon, Jante 17, Rádio Touch screen e mais umas coisas como opcionais)
Hoje pude experimentá-la e vou aqui deixar a minha opinião.
No final de cada item, atribuirei uma pontuação de 0 a 20.
Comportamento
- em bom nível. Pude experimentar em AE e EN com umas curvas pelo meio e de facto agradou-me. Direcção precisa e frente incisiva à entrada das curvas. A traseira é um pouquinho saltitante mas é uma carrinha, logo não me espantou. Apesar disso, a traseira "agarra-se" à estrada quase tão bem como a dianteira. Suspensão um pouco rija. Na A2 a caminho do Seixal deu para sentir que as rodas íam a ler todo o piso da estrada, ou seja, sentia-se muito os desníveis e calombos. Ainda assim não notei instabilidade. Simplesmente é um exemplo de uma AE portuguesa.... 16
Conforto
- de bom nível, mas a suspensão, a jante 17 e os bancos rijos podiam ter sido mais meigos com as minhas costas. Não tive dores, mas nunca me senti verdadeiramente relaxado sentado na viatura. Senti muitos safanões e saltinhos. Talvez a culpa seja maioritariamente dos pneus (Pirelli PZero 225 45 R17) com a suspensão a dar uma mãozinha. Os bancos são de facto bastante rijos, mas proporcionam bom apoio para corpo. Peço-vos que me deem o devido desconto uma vez que tenho uma viatura franciúsa 14
Equipamento
- O nível confortline e os extras escolhidos pelo meu sogro fazem desta carrinha uma viatura bem equipada...mas isso tem um preço que adiante veremos... 15
Motor
- E chegamos a um ponto importante. Começo por dizer que percebo o objectivo da VW ao introduzir este motor, mas.....de facto está longe de ter o fulgor do 1.9TDi. Posso afirmar com toda a certeza que é um motor demasido pastelão para o que eu estava à espera. Talvez o facto de ter apenas 200km tenha muita influência, mas não gostei. Eu bem tentei apertar com ela nos arranques e reprises, mas apenas ouvia barulho. Não senti a carrinha a puxar como puxa o meu carro p. ex.
Mais uma vez, o peso é inimigo. Posso afirmar seguramente que é um carro lento comparando com o que estava habituado e o meu carro nem é nenhum foguete; simplesmente em termos de sensações, o motor do meu é bem mais vivo.
Insonorização de bom nível mas ruído de rolamento algo elevado.
5,9l/100 de Média actual. Em suma, não gostei. Acelerações fracas e reprises igualmente fracas. Quase não se sente o turbo a entrar. 13
Espaço
- Boa bagageira, mas podia ser mais espaçoso nos lugares traseiros. Ainda assim em termos de espaço é bastante bom para uma família de 2 filhos. Não me parece que fique tralha essencial em terra por falta de espaço. 15
Qualidade
- Elevada como é de esperar num VW. Há melhorias na qualidade dos pláticos e a carrinha transpira robustez desde o pisar firme até ao simples fechar de porta. 16
Preço
- Em Portugal qualquer carro tem preços absurdos quando comparados com a restante Europa civilizada. Ainda assim, com os extras pedidos e o abate de um Fiat Tipo de 89, creio que o preço rondou os 27000€. Mas não tenho a certeza uma vez que ainda nem sequer perguntei ao meu sogro por valores exactos porque só o vejo aos fins de semana. Acho exagerado mas não culpo a SIVA. Culpo este Estado gordo e pesado. 13
Em resumo, para quem procura um veículo com algum espaço, seguro, económico, robusto e bem equipado, é uma excelente opção.
Se querem isto tudo, mas o motor é uma parte importante e à qual também atribuem muita importância, é melhor procurar outra viatura. Este motor é demasiado amorfo. (dou o desconto da pouca quilometragem claro, mas ainda assim, não fiquei convencido)
Média Final: 14,6
O meu sogro adquiriu 2ª feira uma Golf Variant 1.6TDi Confortline.
(Xenon, Jante 17, Rádio Touch screen e mais umas coisas como opcionais)
Hoje pude experimentá-la e vou aqui deixar a minha opinião.
No final de cada item, atribuirei uma pontuação de 0 a 20.
Comportamento
- em bom nível. Pude experimentar em AE e EN com umas curvas pelo meio e de facto agradou-me. Direcção precisa e frente incisiva à entrada das curvas. A traseira é um pouquinho saltitante mas é uma carrinha, logo não me espantou. Apesar disso, a traseira "agarra-se" à estrada quase tão bem como a dianteira. Suspensão um pouco rija. Na A2 a caminho do Seixal deu para sentir que as rodas íam a ler todo o piso da estrada, ou seja, sentia-se muito os desníveis e calombos. Ainda assim não notei instabilidade. Simplesmente é um exemplo de uma AE portuguesa.... 16
Conforto
- de bom nível, mas a suspensão, a jante 17 e os bancos rijos podiam ter sido mais meigos com as minhas costas. Não tive dores, mas nunca me senti verdadeiramente relaxado sentado na viatura. Senti muitos safanões e saltinhos. Talvez a culpa seja maioritariamente dos pneus (Pirelli PZero 225 45 R17) com a suspensão a dar uma mãozinha. Os bancos são de facto bastante rijos, mas proporcionam bom apoio para corpo. Peço-vos que me deem o devido desconto uma vez que tenho uma viatura franciúsa 14
Equipamento
- O nível confortline e os extras escolhidos pelo meu sogro fazem desta carrinha uma viatura bem equipada...mas isso tem um preço que adiante veremos... 15
Motor
- E chegamos a um ponto importante. Começo por dizer que percebo o objectivo da VW ao introduzir este motor, mas.....de facto está longe de ter o fulgor do 1.9TDi. Posso afirmar com toda a certeza que é um motor demasido pastelão para o que eu estava à espera. Talvez o facto de ter apenas 200km tenha muita influência, mas não gostei. Eu bem tentei apertar com ela nos arranques e reprises, mas apenas ouvia barulho. Não senti a carrinha a puxar como puxa o meu carro p. ex.
Mais uma vez, o peso é inimigo. Posso afirmar seguramente que é um carro lento comparando com o que estava habituado e o meu carro nem é nenhum foguete; simplesmente em termos de sensações, o motor do meu é bem mais vivo.
Insonorização de bom nível mas ruído de rolamento algo elevado.
5,9l/100 de Média actual. Em suma, não gostei. Acelerações fracas e reprises igualmente fracas. Quase não se sente o turbo a entrar. 13
Espaço
- Boa bagageira, mas podia ser mais espaçoso nos lugares traseiros. Ainda assim em termos de espaço é bastante bom para uma família de 2 filhos. Não me parece que fique tralha essencial em terra por falta de espaço. 15
Qualidade
- Elevada como é de esperar num VW. Há melhorias na qualidade dos pláticos e a carrinha transpira robustez desde o pisar firme até ao simples fechar de porta. 16
Preço
- Em Portugal qualquer carro tem preços absurdos quando comparados com a restante Europa civilizada. Ainda assim, com os extras pedidos e o abate de um Fiat Tipo de 89, creio que o preço rondou os 27000€. Mas não tenho a certeza uma vez que ainda nem sequer perguntei ao meu sogro por valores exactos porque só o vejo aos fins de semana. Acho exagerado mas não culpo a SIVA. Culpo este Estado gordo e pesado. 13
Em resumo, para quem procura um veículo com algum espaço, seguro, económico, robusto e bem equipado, é uma excelente opção.
Se querem isto tudo, mas o motor é uma parte importante e à qual também atribuem muita importância, é melhor procurar outra viatura. Este motor é demasiado amorfo. (dou o desconto da pouca quilometragem claro, mas ainda assim, não fiquei convencido)
Média Final: 14,6
Comentário