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Peugeot cria a "submarca" hors-série

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    [Mercado] Peugeot cria a "submarca" hors-série

    Nada como copiar a irmã Citroën e a sua DS

    Estão confirmados 3 modelos: RCZ, um derivado do 508 ao que parece e um terceiro modelo a lançar em 2012.




    E vocês, que acham destas estratégias de marketing para aumentar valor de produto em marcas tradicionalmente "generalistas"?

    #2
    É o aproveitamento das pessoas, nada mais...

    De todos aqueles que vivem das aparências, daqueles que para se sentirem integrados têm de recorrer à última moda ou adquirir valor em coisas mundanas...

    Comentário


      #3
      Falta ver se os carros são mais que um design bonito.

      Se houver substância, não vejo qualquer problema num carro generalista mas com o seu quê de piada.

      Comentário


        #4
        Não fossem as generalizações e o status na mente do povo em geral, as marcas não precisavam de criar series ou até marcas "à parte" para conseguirem ir buscar clientes preconceituosos onde o símbolo altera o produto de forma automática para oferecer um modelo que é tão valido como qualquer outro na marca "normal".

        Vejamos a relação de
        Toyota -> Lexus
        Honda -> Acura
        Nissan -> Infiniti
        Skoda -> VW -> Audi (casos gritantes aqui)

        Que garantias temos que esses produtos têm substancia quando existem infinidades de componentes partilhados com as mais ou muito mais baratas? Cada um terá de avaliar por si.

        O exemplo de que as marcas contam está bem presente quando existem 2 modelos exactamente iguais ou muito parecidos e a marca com mais fama vende muito mais mesmo sendo mais cara e oferecendo menos equipamentos.

        O facto é que na sociedade sempre se tentou incutir as diferenças pela aparência e isso está bem espelhado nestes casos.

        Alguma vez os mesmos produtos Lexus mas com símbolo Toyota eram posto lado a lado com os produtos BMW? Para muita gente já não seria opções pois é uma marca não dedicada a carros caros e para muito gente (a maioria que compra esses produtos) isso era suficiente para a sua cabeça buzinar que pode ser melhor mas não é a mesma coisa.

        Para quem sabe analisar um produto e não sofre de preconceitos com o símbolo isto é marketing, para quem mede os carros pelo símbolo isto é real.

        A forma que a Peugeot neste caso arranjou para diferenciar o produto e para mentalizar os preconceituosos foi a de criar um nome diferente do resto da gama, as pessoas gostam de separar o pobre do rico com estes jogos psicológicos e eles apenas estão a enfiar a ratoeira à maneira deles. Obviamente que o produto tem atributos que falam por si a distinção é mais para convencer os mais cépticos.

        Resumindo 2 produtos iguais com marcas diferentes em fama (ou status induzido) têm reconhecimento diferente.
        Editado pela última vez por Cagi; 16 March 2010, 22:24.

        Comentário


          #5
          penso que se os produtos sao bons e oferecem alternativas as marcas mais caras, nao vejo isso como uma coisa má.
          sempre ouvi dizer que a concorrência beneficia o consumidor.
          so espero que estes projectos sejam mais do que brinquedos pra encher o olho e fazer vista a beira da praia

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
            Não fossem as generalizações e o status na mente do povo em geral, as marcas não precisavam de criar series ou até marcas "à parte" para conseguirem ir buscar clientes preconceituosos onde o símbolo altera o produto de forma automática para oferecer um modelo que é tão valido como qualquer outro na marca "normal".

            Vejamos a relação de
            Toyota -> Lexus
            Honda -> Acura
            Nissan -> Infiniti
            Skoda -> VW -> Audi (casos gritantes aqui)

            Que garantias temos que esses produtos têm substancia quando existem infinidades de componentes partilhados com as mais ou muito mais baratas? Cada um terá de avaliar por si.

            O exemplo de que as marcas contam está bem presente quando existem 2 modelos exactamente iguais ou muito parecidos e a marca com mais fama vende muito mais mesmo sendo mais cara e oferecendo menos equipamentos.

            O facto é que na sociedade sempre se tentou incutir as diferenças pela aparência e isso está bem espelhado nestes casos.

            Alguma vez os mesmos produtos Lexus mas com símbolo Toyota eram posto lado a lado com os produtos BMW? Para muita gente já não seria opções pois é uma marca não dedicada a carros caros e para muito gente (a maioria que compra esses produtos) isso era suficiente para a sua cabeça buzinar que pode ser melhor mas não é a mesma coisa.

            Para quem sabe analisar um produto e não sofre de preconceitos com o símbolo isto é marketing, para quem mede os carros pelo símbolo isto é real.

            A forma que a Peugeot neste caso arranjou para diferenciar o produto e para mentalizar os preconceituosos foi a de criar um nome diferente do resto da gama, as pessoas gostam de separar o pobre do rico com estes jogos psicológicos e eles apenas estão a enfiar a ratoeira à maneira deles. Obviamente que o produto tem atributos que falam por si a distinção é mais para convencer os mais cépticos.

            Resumindo 2 produtos iguais com marcas diferentes em fama (ou status induzido) têm reconhecimento diferente.
            Sim, até porque um Lexus é um Toyota... Ou a Audi até foi criada pela VW

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
              Para quem sabe analisar um produto e não sofre de preconceitos com o símbolo isto é marketing, para quem mede os carros pelo símbolo isto é real.
              A compra de um carro tem sempre uma vertente emocional. É normal que a marca Lexus despolete maior atracção do que a marca Toyota; foi pensada para assim ser, tem uma linguagem muito mais emotiva, tem desenhos mais vistosos.

              Não desprezemos as marcas. Todos nós nos revemos nelas e se optamos por associarmo-nos a umas e não a outras, é porque nos revemos mais na filosofia e identidade dessas mesmas marcas.

              Comentário


                #8
                ainda quero perceber os moldes em que isto se cria.

                parece-me diferente do posicionamento da DS

                sobretudo na execução, sem logos proprios, por exemplo

                Comentário


                  #9
                  O que é que tem a ver a Audi não ser criada pela VW?

                  O problema é que um DS3 tem tanto de C3, ou um RCZ tem tanto de 308 como um A1 ou A3 tem de Octavia/Golf/Leon ou Fabia/Ibiza/Polo.

                  Aparências à parte porque a técnica está lá toda mais evidente nuns que em outros mas está.

                  Quando à Toyota e Lexus a mesma analogia pode ser feita, se não a Lexus também não tem razão de existir porque podiam ter símbolos Toyota porque de facto é uma divisão da Toyota como é a divisão de uma marca qualquer dentro da mesma marca.

                  A diferença disto é que houve marcas que criaram outras para um mesmo propósito de ajudar a que os produtos tivessem mais reconhecimento numa dada direcção, outras pertencem a grupos que gerem marcas para as mesmas funções de criara diferentes reconhecimentos mesmo que sejam muito semelhantes.

                  A Peugeot não criou nem ressuscitou (tem varias para o poder fazer) nenhuma marca para fazer o mesmo, apenas cria uma "gama" para dar a entender ao exterior as suas intenções e para direccionar esses mesmos produtos para algo mais especifico.

                  Na Fiat existe a Abarth, na Mercedes existe a AMG etc cada marca arranja a sua maneira de dar distinção e de injectar reconhecimento criando "gamas" ou marcas que saem fora do baralho.
                  Editado pela última vez por Cagi; 16 March 2010, 22:43.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                    O que é que tem a ver a Audi não ser criada pela VW?

                    O problema é que um DS3 tem tanto de C3, ou um RCZ tem tanto de 308 como um A1 ou A3 tem de Octavia/Golf/Leon ou Fabia/Ibiza/Polo.

                    Aparências à parte porque a técnica está lá toda mais evidente nuns que em outros mas está.

                    Quando à Toyota e Lexus a mesma analogia pode ser feita, se não a Lexus também não tem razão de existir porque podiam ter símbolos Toyota porque de facto é uma divisão da Toyota como é a divisão de uma marca qualquer dentro da mesma marca.
                    Assim como o MiTo/GPunto e o Bravo/Giulietta, não?! Ou esses também não contam?

                    Comentário


                      #11
                      Também acabei de ler sobre isto.

                      E parece colar-se exactamente da mesma forma ao que a Citroen fez.

                      Aparentemente, vamos ter carroçarias exclusivas e nomenclaturas diferentes, com estes modelos Peugeot a não apresentarem um número.

                      De forma idêntica o que a Citroen faz com a saga DS.

                      Isto é marketing no seu melhor.
                      É tudo uma questão de posicionamento e percepção.
                      Ainda assim, o RCZ , e apesar de partilhar imenso com o 308, deve ter tido um nivel de intervenção no mesmo bem maior do que o DS3 teve para o C3.

                      O meu único problema com estas coisas, é que no geral, em pouco contribuem para termos carros melhores. É apenas embalagem e papel de embrulho

                      Já agora, e aproveitando a presença do RCZ, li um pequeno teste ao carro e as coisas não correram muito pela positiva.
                      Para já testaram a versão diesel, de acesso. O peso extra em relação aos 1.6 Turbo otto afecta negativamente todo o carro.

                      por outro lado, os jornalistas percebem que há ali potencial, e tendo em conta o nivel de alterações que o chassis tem na versão 1.6 de 200cv, estão ansiosos por lhe pôr as mãos em cima.

                      Comentário


                        #12
                        Sim é a mesma coisa.

                        Isto é exactamente a mesma coisa, como a PSA tem marcas "gémeas" e não tem no activo nenhuma marca de posição mais alta é mais viável e estragam menos dinheiro criando gamas em vez de destruir dinheiro a fazer marketing intensivo numa marca adormecida ou numa nova.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                          Também acabei de ler sobre isto.

                          E parece colar-se exactamente da mesma forma ao que a Citroen fez.

                          Aparentemente, vamos ter carroçarias exclusivas e nomenclaturas diferentes, com estes modelos Peugeot a não apresentarem um número.

                          De forma idêntica o que a Citroen faz com a saga DS.

                          Isto é marketing no seu melhor.
                          É tudo uma questão de posicionamento e percepção.
                          Ainda assim, o RCZ , e apesar de partilhar imenso com o 308, deve ter tido um nivel de intervenção no mesmo bem maior do que o DS3 teve para o C3.

                          O meu único problema com estas coisas, é que no geral, em pouco contribuem para termos carros melhores. É apenas embalagem e papel de embrulho

                          Já agora, e aproveitando a presença do RCZ, li um pequeno teste ao carro e as coisas não correram muito pela positiva.
                          Para já testaram a versão diesel, de acesso. O peso extra em relação aos 1.6 Turbo otto afecta negativamente todo o carro.

                          por outro lado, os jornalistas percebem que há ali potencial, e tendo em conta o nivel de alterações que o chassis tem na versão 1.6 de 200cv, estão ansiosos por lhe pôr as mãos em cima.

                          a autocar e a EVO ja guiaram o de 200cv

                          desta vez a CAR ficou para trás....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                            Sim é a mesma coisa.

                            Isto é exactamente a mesma coisa, como a PSA tem marcas "gémeas" e não tem no activo nenhuma marca de posição mais alta é mais viável e estragam menos dinheiro criando gamas em vez de destruir dinheiro a fazer marketing intensivo numa marca adormecida ou numa nova.
                            Sim, nisso concordo.
                            O risco é minimo, quando comparado com a criação de uma marca de raíz.
                            E o dinheiro gasto será claramente menor.

                            A seguir ao RCZ vem uma vertente familiar do 508.
                            ou dão numa de "shooting break", ou, tendo em conta o recente sucesso de coisas como o3008, apostam na fórmula crossover.

                            O 3º modelo, as minhas suspeitas é que será baseado no sucessor do 207.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                              a autocar e a EVO ja guiaram o de 200cv

                              desta vez a CAR ficou para trás....
                              uhhhh.tenho de coscuvilhar isso....

                              EDIT:

                              Criticas algo distintas por parte da Autocar e EVO.
                              A Autocar mais negativa e a EVO mais a favor.
                              Do ponto de vista dinâmico e condução não parece distanciar-se dos rivais alemães, apesar do nivel de conforto ser superior, como manda a tradição.
                              Basicamente, um bom produto, na onda dos ultimos que a Peugeot tem lançado como o 3008, mas sem se destacar particularmente em nada.

                              Estranho é os 7.5s dos 0-100. O carro não é assim tão pesado como isso (ao nivel de outros hot-hatch), e sempre são 200cv.
                              Mas gosto de ver o caminho que a Peugeot está a tomar, indo buscar um pouco lá atrás daquilo que fazia os Peugeot máquinas desejáveis.

                              A Renault tem andado muito tempo sozinha a mostrar como se fazem máquinas para se conduzir, hehehehe
                              Editado pela última vez por crash; 16 March 2010, 23:27.

                              Comentário


                                #16
                                E ainda diz a PSA que não há canibalização e estratégias de colagem entre as duas marcas. A Citroën tem o C4 Picasso (que já existia no Xsara), a Peugeot quer igual. A Peugeot lança um anfíbio ao qual apelida de crossover, a Citroën quer igual.

                                Há alguns anos li um artigo sobre a necessidade manifestada pela indústria francesa (e pelo Governo francês) de uma maior diferenciação de identidade e de mercado, não só entre a PSA e a Renault, mas sobretudo, entre a Peugeot e a Citroën. Esse artigo dizia que pretendia-se tornar a Citroën mais up-market, mas com um sentido mais avantgarde e a apelar aos valores tradicionais, e tornar a Peugeot mais próxima do "premium" e mais agressiva. Ora, volvidos alguns nos após essa estratégia, apenas tenho assistido a mais do mesmo. A única diferença é que a Citroën tem lançado modelos estilisticamente originais (mesmo os mais germanizados são diferentes do que se vê nos respectivos segmentos)... mas a Peugeot também - os Peugeot, por muito feios que eu os ache, são singulares e facilmente identificáveis.

                                Não percebi ainda muito bem o que é que a PSA pretende para ambas as marcas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                  Sim, até porque um Lexus é um Toyota...
                                  o que não falta são lexus a serem vendidos sob a marca toyota. para os japoneses, a lexus como marca é uma coisa nova só praí em 2005 é que apareceu no japão, antes disso os lexus eram vendidos como toyotas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O essencial, é que o conceito transmitido pelo símbolo, seja fiel ao produto, e não uma cortina de fumo.

                                    Se por exemplo, no caso de um DS3, este símbolo significa na cabeça das pessoas, que é um C3 "melhor vestido para a festa" e a marca transmitir isso, ninguém está a enganar ninguém. Enquanto isto acontecer, não existem motivos para criticar

                                    O marketing em si é necessário, mas pode ser sincero ou não, e quando não é sincero, as próprias pessoas podem ajudar a ser auto-enganadas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      deleted

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                        Não fossem as generalizações e o status na mente do povo em geral, as marcas não precisavam de criar series ou até marcas "à parte" para conseguirem ir buscar clientes preconceituosos onde o símbolo altera o produto de forma automática para oferecer um modelo que é tão valido como qualquer outro na marca "normal".

                                        Vejamos a relação de
                                        Toyota -> Lexus
                                        Honda -> Acura
                                        Nissan -> Infiniti
                                        Skoda -> VW -> Audi (casos gritantes aqui)

                                        Que garantias temos que esses produtos têm substancia quando existem infinidades de componentes partilhados com as mais ou muito mais baratas? Cada um terá de avaliar por si.

                                        O exemplo de que as marcas contam está bem presente quando existem 2 modelos exactamente iguais ou muito parecidos e a marca com mais fama vende muito mais mesmo sendo mais cara e oferecendo menos equipamentos.

                                        O facto é que na sociedade sempre se tentou incutir as diferenças pela aparência e isso está bem espelhado nestes casos.

                                        Alguma vez os mesmos produtos Lexus mas com símbolo Toyota eram posto lado a lado com os produtos BMW? Para muita gente já não seria opções pois é uma marca não dedicada a carros caros e para muito gente (a maioria que compra esses produtos) isso era suficiente para a sua cabeça buzinar que pode ser melhor mas não é a mesma coisa.

                                        Para quem sabe analisar um produto e não sofre de preconceitos com o símbolo isto é marketing, para quem mede os carros pelo símbolo isto é real.

                                        A forma que a Peugeot neste caso arranjou para diferenciar o produto e para mentalizar os preconceituosos foi a de criar um nome diferente do resto da gama, as pessoas gostam de separar o pobre do rico com estes jogos psicológicos e eles apenas estão a enfiar a ratoeira à maneira deles. Obviamente que o produto tem atributos que falam por si a distinção é mais para convencer os mais cépticos.

                                        Resumindo 2 produtos iguais com marcas diferentes em fama (ou status induzido) têm reconhecimento diferente.
                                        A Acura, Infiniti e Lexus são marcas recentes comparadas com a Skoda, VW e Audi.



                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        o que não falta são lexus a serem vendidos sob a marca toyota. para os japoneses, a lexus como marca é uma coisa nova só praí em 2005 é que apareceu no japão, antes disso os lexus eram vendidos como toyotas.
                                        Os lexus não eram vendidos como Toyotas, os Toyota é que eram vendidos como Lexus nos mercados não domésticos.
                                        Os primeiros Lexus que saíram eram de facto Toyotas.
                                        Ainda me recordo do Toyota Soarer, que quando foi vendido fora passou a ser o Lexus SC.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como sabemos, quem não é alemão tem muitas dificuldades em segmentos para cima do D, a Renault recentemente anunciou que se iria retirar inclusive do segmento D.

                                          Portanto, não indo lançar um sucessor do 607 (digam o que disserem do 508), não será uma estratégia da Peugeot para ir mais Above the market? Onde os Franceses não conseguem chegar?

                                          Lembremo-nos que a Peugeot tem sob sua alçada marcas como a Talbot e a SIMCA.

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                                            #22
                                            Obviamente que gosto de ver mais modelos disponiveis no mercado, no entanto parece me um pouco arriscado.
                                            Lembro a Mazda, marca generalista que nos finais dos anos 80 criou várias submarcas como a Eunos (principalmente no caso do 500) Efini e Autozam na tentativa de acompanhar outras marcas japonesas como a Lexus e deu-se muito mal financeiramente. Nem tanto pela qualidade dos seus produtos que era evidente mas por uma questão de imagem, vendas e custos de produção.

                                            A politica de partilhar um chassis para reduzir os custos no caso da mazda não resultou muito bem. Acabavam por partilha-lo mas todos os paineis eram diferentes na carroçaria e interiores, a rigidez estrutural era aumentada, praticamente tudo era revisto o que no fim de contas aumentava bastante os custos. Muitos outros houve que so mudavam versões de equipamento tudo o resto era igual. Todos continuavam a ser chamados mazda em muitos mercados. Estratégia muito mal definida logo de inicio. Aos olhos de muitos potenciais clientes os verdadeiros "premium" eram uma versão já conhecida e mais cara com nova roupa, para a marca era praticamente um novo modelo.
                                            Editado pela última vez por FernandoAc; 17 March 2010, 13:27.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esta hors-série foi criada à pressão, porventura porque a DS começa a dar bons resultados e para a Peugeot não ficar inferiorizada dentro do grupo, nada como replicar a estratégia.

                                              E quando digo que é à pressão, basta referir que o RCZ (que representa o seu 1º modelo) foi apresentado como "simples" Peugeot e nem sequer se conhece logótipo ao momento quando se anuncia a própria submarca.

                                              Então os RCZ que já estão a ir para o mercado, não são hors-série mas dentro de pouco tempo os seguintes passam a ser?

                                              A DS ao menos foi apresentada com um modelo.

                                              Foi pensada, estruturada.

                                              Esta não, é apenas um movimento de "apanhar o comboio"
                                              .
                                              Isso retira-lhe legitimidade que já não é abundante numa estratégia deste tipo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguém tem ideia do preço do RCZ para Portugal, nas diferentes motorizações?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                  Tens noção que esse "aproveitamento" até nas marcas Renault, Opel, Kia, X, Y, Z e não só na PSA acontece?
                                                  De acordo, mas tal não é tão extrapolado como nestas "sub marcas"...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sou só eu que vejo nesse Peugeot uma estranha semelhança com um modelo alemão?

                                                    Comentário


                                                      #27
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                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                        Certissimo,ai elas serem "sub" (nos diversos entendimentos que isso pode ter)

                                                        Tanto a nível de posicionamento, quotas de mercado, valor acrescentado (e acho que aqui é o que origina maior parte da discordia) etc..

                                                        Este tipo de coisas acontece com tudo não é só com automóveis, porra até com água engarrafada.

                                                        Tanto tens exemplos de igual, como acima, abaixo e ao lado. O que é excelente para nos enquanto consumidores ;)
                                                        O melhor exemplo é o do vinho. Há várias marcas com qualidade e preços diferentes, mas vem tudo do mesmo sítio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                          Sim, até porque um Lexus é um Toyota... Ou a Audi até foi criada pela VW
                                                          Se a Toyota construísse um carro exactamente igual a um Lexus, mas lhe chamasse Toyota, verias as diferenças ao nível das vendas e da imagem!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                            Não fossem as generalizações e o status na mente do povo em geral, as marcas não precisavam de criar series ou até marcas "à parte" para conseguirem ir buscar clientes preconceituosos onde o símbolo altera o produto de forma automática para oferecer um modelo que é tão valido como qualquer outro na marca "normal".

                                                            Vejamos a relação de
                                                            Toyota -> Lexus
                                                            Honda -> Acura
                                                            Nissan -> Infiniti
                                                            Skoda -> VW -> Audi (casos gritantes aqui)

                                                            Que garantias temos que esses produtos têm substancia quando existem infinidades de componentes partilhados com as mais ou muito mais baratas? Cada um terá de avaliar por si.
                                                            Não concordo muito com o que dizes aqui. Podes ter razão mas não necessariamente.

                                                            Repara: quando uma marca cria uma sub-marca não está simplesmente a fazer o rebadge dos seus modelos. Está a explorar um mercado próprio.

                                                            Actualmente as empresas estão, de uma maneira geral, organizadas de acordo com a estratégia da lean production: as empresas estao organizadas em unidades que exploram um mercado próprio e distinto dos demais mercados. Estas unidades estao organizadas autonomamente e têm liberdade para explorar devidamente o mercado.

                                                            A Peugeot criou uma quota de mercado com carros utilitários e baratos. Com a criação da sub-marca está a explorar uma quota de mercado de carros desportivos que pouco ou nada têm a ver com um Peugeot original.

                                                            Agora: pode acontecer que os outros modelos sejam um simples rebadge dos anteriores. Gosto muito da VW mas, de facto, a Audi, Skoda e Seat são meros rebadges da VW destinados a explorar outros públicos. Mas nem sempre acontece assim.

                                                            Comentário

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