Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transporte de Veículo em Atrelado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Transporte de Veículo em Atrelado

    Caríssimos, preciso da vossa leitura numa questão que gera bastante controvérsia e à qual nunca ninguém me dá uma resposta exacta. Está relacionada com o reboque de uma viatura em atrelado sendo possuidor apenas da categoria B.

    A lei diz que:

    B – automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor;

    B + E – conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;

    Ora, eu pretendo rebocar uma viatura de 1000kg em cima de um atrelado com tara de 350Kg e peso bruto de 1400 kg. O veículo rebocador tem 1520kg de tara, 1500kg de peso rebocável e 2000kg de peso bruto.

    A mim parece-me claro que basta a categoria B, no entanto desconheço se há mais alguma restrição.

    Notas:

    - O veículo rebocado é meu
    - o veículo rebocado não excede as dimensões do atrelado.

    Cumps!

    #2
    Originalmente Colocado por rychas Ver Post
    Caríssimos, preciso da vossa leitura numa questão que gera bastante controvérsia e à qual nunca ninguém me dá uma resposta exacta. Está relacionada com o reboque de uma viatura em atrelado sendo possuidor apenas da categoria B.

    A lei diz que:

    B – automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor;

    B + E – conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;

    Ora, eu pretendo rebocar uma viatura de 1000kg em cima de um atrelado com tara de 350Kg e peso bruto de 1400 kg. O veículo rebocador tem 1520kg de tara, 1500kg de peso rebocável e 2000kg de peso bruto.

    A mim parece-me claro que basta a categoria B, no entanto desconheço se há mais alguma restrição.

    Notas:

    - O veículo rebocado é meu
    - o veículo rebocado não excede as dimensões do atrelado.

    Cumps!
    Se te parece claro é porque é claro...

    Estou a brincar. Que eu saiba não existem mais restrições apontadas no código d estrada...

    Pelo que descreves o Peso do conjunto não excede os 3500 kg, o veículo rebocador tem capacidade para o que se quer rebocar e o reboque tem capacidade também...

    Parece estar tudo nos conformes!!! Qual é a dúvida?

    A única questão que pode existir é ao nível dos seguros pois acho que o reboque também é obrigado a ter (Quero frisar bem o acho)!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AUTOmaniac Ver Post
      Se te parece claro é porque é claro...

      Estou a brincar. Que eu saiba não existem mais restrições apontadas no código d estrada...

      Pelo que descreves o Peso do conjunto não excede os 3500 kg, o veículo rebocador tem capacidade para o que se quer rebocar e o reboque tem capacidade também...

      Parece estar tudo nos conformes!!! Qual é a dúvida?

      A única questão que pode existir é ao nível dos seguros pois acho que o reboque também é obrigado a ter (Quero frisar bem o acho)!!!

      sim, o reboque tem de estar seguro tambem quer tenha ou nao matricula propria

      Comentário


        #4
        Segundo me disseram é preciso a B + E, a B só serve para atrelados pequenos até 750kg (vulgo atrelado caça, pouca carga, campismo).
        Quem tenha B basta solicitar um exame E, pagar o exame, aparecer no dia marcado com um amigo a conduzir viatura e reboque, faz exame, passou, já pode levar veiculo e reboque.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
          sim, o reboque tem de estar seguro tambem quer tenha ou nao matricula propria
          Sim, o reboque tem matrícula e seguros próprios.
          Cumps.

          Comentário


            #6
            Sendo a categoria B e B+E categoria de ligeiros(até 3500kgs), depois existem as respectivas de pesados, como é que um reboque de peso bruto 1400Kgs se enquadra na B? Quando na B diz esplicitamente que é reboque até 750Kgs.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
              Sendo a categoria B e B+E categoria de ligeiros(até 3500kgs), depois existem as respectivas de pesados, como é que um reboque de peso bruto 1400Kgs se enquadra na B? Quando na B diz esplicitamente que é reboque até 750Kgs.
              Acho que não leste tudo até ao fim:

              "ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor;"

              Cumps.

              Comentário


                #8
                Acho q não há grandes dúvidas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rychas Ver Post
                  Acho que não leste tudo até ao fim:

                  "ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor;"

                  Cumps.

                  Se fosse como dizem para que serve a B+E? Para os pesados não é.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                    Se fosse como dizem para que serve a B+E? Para os pesados não é.

                    B - automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor;

                    B + E - conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;...ou seja para reboques com peso bruto que ultrapasse a tara do veiculo tractor, desde que os 3500kg de peso bruto do conjunto não sejam ultrapassados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                      B - automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor;

                      B + E - conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;...ou seja para reboques com peso bruto que ultrapasse a tara do veiculo tractor, desde que os 3500kg de peso bruto do conjunto não sejam ultrapassados.

                      Se for assim não existem praticamente nenhum ligeiro nesta categoria B+E, porque para rebocar mais que o seu peso bruto tem de ser um 4x4, mas se formos ver a tara de um, por exemplo um Land Rover defender 90(pequeno) pesa logo 2400Kg, reboca uns 3500, mas o conjunto passa para a categoria de pesados.
                      Mais o exemplo citado nem permite rebocar um automovel, porque o peso do atrelado mais viatura decerto excede o limite de 3500kgs, só podia ser reboque mais automovel = 1100Kgs .

                      Um ligeiro normal tem de peso rebocável um valor identico ao seu peso bruto, se pesar 1300Kgs reboca perto de 1300kgs logo segundo o que se disse não se aplica a B+E, basta B, porque legalmente o veiculo nem pode rebocar um reboque com peso bruto superior aos 1300kgs do exemplo, o limite é o peso rebocavel escrito no livrete da viatura(tractor).

                      Comentário


                        #12
                        Permitam -me só mais uma duvida e desculpem se vou ser redundante...

                        Na lei fala em peso bruto total...Ora tenho um automovel que pesa (tara?) 1480kg e peso bruto 2060kg. Se utilizar um reboque com peso bruto de 2000kg, e tara 320kg, mas mesmo rebocando um automovel de 750kg, ou seja total atrelado 1070kg (que não é superior à tara do automovel rebocador..) mas que:

                        2060kg (peso maximo do automovel rebocador com limite de carga)
                        +
                        2000kg (inferiro ao peso bruto do rebocador)
                        =
                        4060, logo superior aos 3500kg logo nao pode ser utilizada carta cat.B

                        Mas posoo ver por outro lado..
                        1480kg do automovel (superior ao rebocado..)
                        +
                        1070kg rebocado
                        =
                        2550kg<3500kg logo posso usar carta B

                        Qual é o racíocínio correcto? É que este conceito de peso bruto levanta algumas duvidas se é o peso max ou o peso total (que seria muito mais lógico)

                        Comentário


                          #13
                          Alguêm conseguiu certezas sobre este assunto?



                          Já agora, ha sites especificos para procurar atrelados para venda?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                            Alguêm conseguiu certezas sobre este assunto?



                            Já agora, ha sites especificos para procurar atrelados para venda?
                            Que tipo de atrelado queres?

                            Recomendo os Rebosov, também tens muita variedade na Norauto por exemplo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                              Que tipo de atrelado queres?

                              Recomendo os Rebosov, também tens muita variedade na Norauto por exemplo.
                              Quero um atrelado para transportar um carro .


                              Pensava que realmente seria necessário a E também, mas ao ler isto fiquei baralhado...



                              E nem sei onde hei-de pesquisar por atrelados usados...


                              Os raros que encontrei usados acho muito caros, +- 2000€...


                              São mesmo assim tão caros?!?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                Quero um atrelado para transportar um carro .


                                Pensava que realmente seria necessário a E também, mas ao ler isto fiquei baralhado...



                                E nem sei onde hei-de pesquisar por atrelados usados...


                                Os raros que encontrei usados acho muito caros, +- 2000€...


                                São mesmo assim tão caros?!?
                                Sim os atrelados para carros são mesmo caros.

                                2000€ até me parece um bom preço, o que eu tenho para a moto 4 que é bem mais pequeno custa novo 800€.

                                Procura no OLX e afins.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tens aqui os da Toniauto mas novos devem custar um balurdio.

                                  Liga para lá e pergunta se têm algum usado, por vezes costumam ter.

                                  .: TONIAUTO :. - Atrelados

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                    Sim os atrelados para carros são mesmo caros.

                                    2000€ até me parece um bom preço, o que eu tenho para a moto 4 que é bem mais pequeno custa novo 800€.

                                    Procura no OLX e afins.
                                    Obrigado.


                                    É necessário os atrelados terem documentos próprios? ( livrete )

                                    E seguro próprio também?

                                    IPO?



                                    O que devo procurar num de modo a não ser enganado e comprar uma coisa legal?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                      Obrigado.


                                      É necessário os atrelados terem documentos próprios? ( livrete )

                                      E seguro próprio também?

                                      IPO?



                                      O que devo procurar num de modo a não ser enganado e comprar uma coisa legal?
                                      Sim este tipo de atrelado tem de ter matricula própria e seguro também.

                                      IPO penso que não.

                                      Na compra convém veres se o atrelado está homologado, tem uma chapinha com as características, não te vá calhar alguma caseirada e depois podes ter problemas com as autoridades se não estiver homologado. Os de marca estão homologados.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X