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Perca de fiabilidade TDI????

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    Perca de fiabilidade TDI????

    Boa noite a todos!

    Numa conversa de café com um amigo mecânico veio à baila o assunto da falta de fiabilidade dos motores TDI, nomeadamente com estes mais recentes.
    Pelo que o meu amigo me disse parece que ultimamente na oficina dele têm aparecido vários carros TDI com diversos tipos de problemas a nível do motor.

    Quando me disse até fiquei parvo. Hoje em dia sei que é muito relativo falar de fiabilidade ou falta dela, e ainda mais absurdo dizer que marca X é melhor que a marca Y.

    Aos que possuem este tipo de motor, que tipo de avarias costumam ser mais frequentes?

    Abraço

    #2
    Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
    Boa noite a todos!

    Numa conversa de café com um amigo mecânico veio à baila o assunto da falta de fiabilidade dos motores TDI, nomeadamente com estes mais recentes.
    Pelo que o meu amigo me disse parece que ultimamente na oficina dele têm aparecido vários carros TDI com diversos tipos de problemas a nível do motor.

    Quando me disse até fiquei parvo. Hoje em dia sei que é muito relativo falar de fiabilidade ou falta dela, e ainda mais absurdo dizer que marca X é melhor que a marca Y.

    Aos que possuem este tipo de motor, que tipo de avarias costumam ser mais frequentes?

    Abraço
    O meu mecânico diz que os motores que usam agora o common rail avariam muito mais do que os antigos. Refere-se também ás mafs, egr, turbo e acho que é isso. Entendo pouco do assunto, é apenas o que ele diz e passam muitos carros por lá com avarias (alguns quase novos) das mais variadas marcas.
    Confirmam o relato do senhor?

    Comentário


      #3
      Não sei, mas também não duvido. Aqui pelo forum ainda não houve problemas relatados. Discute-se por ai só que o 1.9 tdi é o melhor do mundo (sou duvidoso, tenho um)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
        Boa noite a todos!

        Numa conversa de café com um amigo mecânico veio à baila o assunto da falta de fiabilidade dos motores TDI, nomeadamente com estes mais recentes.
        Pelo que o meu amigo me disse parece que ultimamente na oficina dele têm aparecido vários carros TDI com diversos tipos de problemas a nível do motor.

        Quando me disse até fiquei parvo. Hoje em dia sei que é muito relativo falar de fiabilidade ou falta dela, e ainda mais absurdo dizer que marca X é melhor que a marca Y.

        Aos que possuem este tipo de motor, que tipo de avarias costumam ser mais frequentes?

        Abraço


        tenho um terreno na lua, queres comprar ??





        Comentário


          #5
          Isso são tudo calúnias e aziados a falar. Levam ratada dos TDI na estrada e depois vêm pro forum falar...

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            #6
            Não há dúvidas que houve uma "série negra" com os 2.0 TDI, mas neste momento isso parece ter sido resolvido, apesar de ainda terem sido uns largos milhares a serem atingidos com a fragilidade dos referidos motores.

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              #7
              Originalmente Colocado por MarceloN Ver Post
              Isso são tudo calúnias e aziados a falar. Levam ratada dos TDI na estrada e depois vêm pro forum falar...
              Não me parece. Quem me disse isto tem muita experiência e se disse o que disse foi com certeza de causa.

              Se calhar são os TDI que estão mesmo a perder fiabilidade

              Comentário


                #8
                não tenho ouvido nada. já nem do A3 ouço malta a falar mal...

                Comentário


                  #9
                  Há uma regra que se aplica aos motores sejam do estilo que forem: quanto mais complicados mais sítios têm por onde avariar. E hoje em dia é isso que se verifica, os carros cada vez mais são laboratórios ambulantes (por causa das emissões) e o motor é tão complexo que para certas intervenções a mão de obra fica muito cara por ser preciso desmontar grande parte.
                  A fiabilidade como era conhecida nos Mercedes e nos antigos 1.9 Tdi duvido que ainda esteja presente nos novos. Acredito-me bem mais no meu mecânico que lida com eles do que em suposições

                  Comentário


                    #10
                    Sim é verdade, hoje em dia ja nenhum motor tem a fiabilidade dos motores "antigos". Mas não são os TDI em particular, são todos!! Os mercedes cdi com os cronicos problemas de injectores pq é que ninguem fala? por ser mercedes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MarceloN Ver Post
                      Sim é verdade, hoje em dia ja nenhum motor tem a fiabilidade dos motores "antigos". Mas não são os TDI em particular, são todos!! Os mercedes cdi com os cronicos problemas de injectores pq é que ninguem fala? por ser mercedes?
                      É verdade, são todos e a mercedes, bmw ou Volvo ou o que for não ficam atrás e até são dos que o senhor mais referiu.
                      Eu sou suspeito mas um dia também vejo com alguma apreensão a chegada da "complicação" aos ottos. Neste momento são os diesel a passar por ela, com demasiado ênfase nas emissões e nos consumos e pouca atenção à fiabilidade que tem que ficar a perder.
                      Até um Honda Accord 2.2 dum administrador onde trabalho teve problemas de injectores. Salvo erro tinha 77000km's certinhos. Confesso que fiquei admirado com essa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MarceloN Ver Post
                        Sim é verdade, hoje em dia ja nenhum motor tem a fiabilidade dos motores "antigos". Mas não são os TDI em particular, são todos!! Os mercedes cdi com os cronicos problemas de injectores pq é que ninguem fala? por ser mercedes?
                        Por acaso ainda noutro dia estive com um tipo que comprou um desses E 250 CDI com os farois xuning que se queixou que no total já tinha estado 3 meses com o carro parado. Pelos vistos fazia 5.000 Km e os injectores sentavam-se.

                        Que por acaso me parece inadmissível numa marca como a MB.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Two Ver Post
                          Por acaso ainda noutro dia estive com um tipo que comprou um desses E 250 CDI com os farois xuning que se queixou que no total já tinha estado 3 meses com o carro parado. Pelos vistos fazia 5.000 Km e os injectores sentavam-se.

                          Que por acaso me parece inadmissível numa marca como a MB.
                          É mais que inadmissível! Pagar uma pequena fortuna para o carro andar sempre avariado é de levar qualquer um aos arames.
                          É verdade que estes novos injectores de alta pressão (2000 BAR) não aguentam gasóleo de má qualidade como os antigos aguentavam?

                          Comentário


                            #14
                            A "perca" de fiabilidade "verificada" nos TDI é também verificada, em qualquer motor diesel da actualidade. Se não é o diesel mais fiável de sempre, é definitivamente muito bom. Tem qualidade inegáveis, só peca pelo ruído (tive um TDI de 110cv em cada e o ruído era muito bem disfarçado no habitáculo, não incomodava nada).

                            É só procurar na net, JTD, CDTI, HDI, D4D, TDI, DCI, etc... é problemas, é avarias, anomalias...

                            Tem uma justificação (mal fundamentada, não é razão para sairem produtos menos bons cá para fora mas pelos vistos na Europa cola na boa que ninguém regula isto como deve ser), prazos curtos de desenvolvimento (é restylings de 2 em 2 ou 3 em 3 anos), mais tecnologia (common-rail, FAP, electrónica, turbo, sensores....), preço semelhante aos modelos anteriores ou mesmo inferior, qualidade aparente superior, 5* NCAP (além de ser bom em termos de segurança, é marketing...), normas de poluição, e para mim o pior, falta de controlo de qualidade (principalmente em termos de fornecedores e feedback dos clientes).

                            Como referi, é escolher a marca e o modelo. Há unidades menos felizes, outras impecáveis, mas por norma cada unidade tem o seu senão, por muito pequeno que seja!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                              A "perca" de fiabilidade "verificada" nos TDI é também verificada, em qualquer motor diesel da actualidade. Se não é o diesel mais fiável de sempre, é definitivamente muito bom. Tem qualidade inegáveis, só peca pelo ruído (tive um TDI de 110cv em cada e o ruído era muito bem disfarçado no habitáculo, não incomodava nada).

                              É só procurar na net, JTD, CDTI, HDI, D4D, TDI, DCI, etc... é problemas, é avarias, anomalias...

                              Tem uma justificação (mal fundamentada, não é razão para sairem produtos menos bons cá para fora mas pelos vistos na Europa cola na boa que ninguém regula isto como deve ser), prazos curtos de desenvolvimento (é restylings de 2 em 2 ou 3 em 3 anos), mais tecnologia (common-rail, FAP, electrónica, turbo, sensores....), preço semelhante aos modelos anteriores ou mesmo inferior, qualidade aparente superior, 5* NCAP (além de ser bom em termos de segurança, é marketing...), normas de poluição, e para mim o pior, falta de controlo de qualidade (principalmente em termos de fornecedores e feedback dos clientes).

                              Como referi, é escolher a marca e o modelo. Há unidades menos felizes, outras impecáveis, mas por norma cada unidade tem o seu senão, por muito pequeno que seja!
                              E eu concluo dizendo que todos os carros avariam , a fiabilidade essa somos nos que a fazemos , se bem que existe o pormenor da sorte incluida

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                E eu concluo dizendo que todos os carros avariam , a fiabilidade essa somos nos que a fazemos , se bem que existe o pormenor da sorte incluida
                                Não é bem assim porque nem todos os carros são feitos para durar o mesmo.
                                Voltando ao que disse o meu mecânico, nunca viu tantos taxis a passarem lá com problemas. Dantes os antigos iam fazer as revisões e pronto, tinham como contrapartida serem arrastadeiras e serem barulhentos e muito poluidores mas eram fiáveis.
                                Hoje em dia é só máquinas mas é bem pior , muitos deles já deixaram de ir á mercedes fazer reparações porque as facturas doem.

                                Comentário


                                  #17
                                  O TDI já chegou aos peixes ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    A lógica de motores mais complicados/complexos equivale a menor fiabilidade, é teoricaemnte aceite por muita gente.

                                    Digo teoricamente, porque depois vêm os japoneses e estragam tudo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      A lógica de motores mais complicados/complexos equivale a menor fiabilidade, é teoricaemnte aceite por muita gente.

                                      Digo teoricamente, porque depois vêm os japoneses e estragam tudo.
                                      Neste momento são tão bons como os outros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                        Não é bem assim porque nem todos os carros são feitos para durar o mesmo.
                                        Voltando ao que disse o meu mecânico, nunca viu tantos taxis a passarem lá com problemas. Dantes os antigos iam fazer as revisões e pronto, tinham como contrapartida serem arrastadeiras e serem barulhentos e muito poluidores mas eram fiáveis.
                                        Hoje em dia é só máquinas mas é bem pior , muitos deles já deixaram de ir á mercedes fazer reparações porque as facturas doem.
                                        Concordo com ambos!

                                        Depende da sorte e da forma como tratamos o material, mas há outro detalhe!

                                        Tal como a roupa, e quaisquer outros bens, a nossa sociedade actual assenta no consumismo. Portanto é conveniente também que os carros não sejam muito fiáveis para que sejam trocados de 5 em 5 anos, por exemplo. A poucos anos pensava-se em trocar de 10 em 10 anos ou mais, hoje em dia a troca é cada vez mais precoce, ve-se mais renting ou leasing (2 a 4 anos), e mesmo quem compra ve-se cada vez mais trocar mais cedo.

                                        Bons tempos esses de comprar carro para uma temporada!!! De mim falo, o Auris, melhor ou pior vai-se aguentar a bronca (alias eu vou-me aguentar a bronca )

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nao me parece que seja só os tdi, sao todos, e nao sao só os motores que estao menos fiaveis, sao as coisas que dantes nao tinhas nos carros, logo nao avariavam.
                                          hoje tens muita coisinha para avariar..

                                          Comentário


                                            #22
                                            A minha opinião é que estamos a generalizar sobre um assunto que depende de muitas variáveis. Sendo que na minha opinião a questão da fiabilidade prende-se em muito com a utilização dada por cada um, existe muito mau trato em alguns carros, assim como alguns mecânicos que para eles o que é antigo é que é bom ,pois não percebem nada dos motores ditos novos.
                                            É comum tambem ver pessoas a não se preocuparem com as indicações do fabricante. Sinceramente não acho os motores de agora menos fiaveis, acho e que somos menos cuidadosos com os nossos viaturas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu vejo uma acção que é muito má para os motores novos a diesel, mas isto sou eu a falar. Hoje em dia, as pessoas chegam ao carro, dão á chave e siga nem que o motor esteja frio. Como é sabido, um motor diesel não deve ser abusado a frio (nem os a gasolina) e se os antigos eram mais resistentes neste aspecto, os novos podem ficar seriamente afectados.
                                              Agora que conheço muitos problemas de colegas, conheço. E a percentagem de carros novos a avariar comparado com os que têm antigos não tem comparação. Os que têm carros velhos dizem para os que têm carros novos que avariam: "então deste tanto dinheiro pelo carro e não sais da oficina?". É a realidade que conheço, sejam lá da marca que forem.

                                              p.s.: li há uns tempos num site sobre o mercado automóvel americano que dizia que os carros deles agora eram feitos para aguentarem bem 5 anos. Depois disso, que se lixe porque estava na hora de comprar um novo. Quem ganha com isto? As montadoras automóveis e as oficinas. Se fossem todos de guerra o que seria das vendas e dos mecânicos?
                                              Editado pela última vez por GPL; 22 March 2010, 10:21.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Cada vez gosto mais do meu mercedes 190...
                                                É meter gasoleo e andar, com uma chave de fendas e o minimo de conhecimento qq um trata da mecanica daquele carro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  hum...

                                                  Só uma pergunta... quantos motores TDI existem a circular?

                                                  E quanto chegaram a essa ofinica? E quantos casos foram reportados aqui no forum? As amostras são suficientes para dizer que os TDI estão a perder fiabilidade?

                                                  Uma vez vi um Ferrari empanado na 2ª circular... Significa que os Ferrari estão a perder qualidade?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O pessoal tem a mania de generalizar logo. Eu ja tive varios mercedes e quase todos eles ja andaram de reboque, e nem por isso digo que não era fiáveis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      Eu vejo uma acção que é muito má para os motores novos a diesel, mas isto sou eu a falar. Hoje em dia, as pessoas chegam ao carro, dão á chave e siga nem que o motor esteja frio. Como é sabido, um motor diesel não deve ser abusado a frio (nem os a gasolina) e se os antigos eram mais resistentes neste aspecto, os novos podem ficar seriamente afectados.
                                                      Agora que conheço muitos problemas de colegas, conheço. E a percentagem de carros novos a avariar comparado com os que têm antigos não tem comparação. Os que têm carros velhos dizem para os que têm carros novos que avariam: "então deste tanto dinheiro pelo carro e não sais da oficina?". É a realidade que conheço, sejam lá da marca que forem.

                                                      p.s.: li há uns tempos num site sobre o mercado automóvel americano que dizia que os carros deles agora eram feitos para aguentarem bem 5 anos. Depois disso, que se lixe porque estava na hora de comprar um novo. Quem ganha com isto? As montadoras automóveis e as oficinas. Se fossem todos de guerra o que seria das vendas e dos mecânicos?


                                                      Por acaso tenho ouvido que o que deve ser feito é dar à chave e começar a andar. O motor aquece mais rapidamente em andamento do que estando ali parado a trabalhar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A perca é um peixe. Bem saboroso, até.

                                                        O acto de perder designamos normalmente por perda.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                          A perca é um peixe. Bem saboroso, até.

                                                          O acto de perder designamos normalmente por perda.


                                                          Ah ja percebi, referes-te ao titulo do topico...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por anar Ver Post
                                                            Por acaso tenho ouvido que o que deve ser feito é dar à chave e começar a andar. O motor aquece mais rapidamente em andamento do que estando ali parado a trabalhar!
                                                            Verdade, contudo esse andamento não pode é ser excessivo ate o motor estar a temperatura ideal.

                                                            Comentário

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