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Quero os meus ponteiros analógicos de volta, s.f.f.

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    Quero os meus ponteiros analógicos de volta, s.f.f.

    Antes de mais, eu não me enganei. Isto não é para as boxes, pois não existe nenhuma avaria, mas sim uma reflexão sobre alguns avanços tecnológicos.

    Confesso que eu gosto de ver ecrãs e displays nos automóveis. Dá-lhes um ar mais evoluído, mais tecnológico mais moderno.
    Adicionalmente costuma haver um acréscimo de informação não fundamental mas ainda assim interessante.

    O "meu" C4 é um desses carros - sem tocar em manete nenhuma e sem andar a passear entre menus, consigo saber quantos km fiz desde o reset, quantos posso fazer, qual a média de consumo, qual a média de velocidade, a quilometragem total do carro, etc. Eu ali só trocava o conta-rotações por um ananlógico (e talvez o velocímetro)...
    ...ou será que não???

    Um dia destes vinha num IC do nosso Portugal, em trabalho, e eis que de repente oiço um "beep" e surge no display a informação "Avaria no sistema antipoluição" (e ficou uma luz amarela no ecrã).
    Por acaso eu calculei logo que aquela informação devia estar errada, mas fiquei com a pulga atrás da orelha.
    Cerca de 15 segundos depois oiço outro "beep" e surge no display a informação "Avaria no motor: falta de pressão de óleo"!!!
    Eu pensei logo em encostar, mas o carro deixou de responder e lá fiquei eu parado na berma sem motor.

    Pouco convencido, desliguei o carro e voltei a ligar e o motor de arranque rodava mas nem sinais de querer pegar.
    Eu estava muito convicto do real problema do carro, mas para além dessas mensagens de erro, ainda tinha esta informação no display:



    Vejamos...ainda tenho 70 km até acabar o combustível, tenho um traço de combustível a piscar (o manual especifica que depois de apagar este último traço tenho cerca de 3 litros restantes), algo que já confirmei...
    Saí do carro, abro o capôt, nada babado, líquidos ao nível, nada sujo por baixo do carro...
    ...e liguei para um amigo meu para me trazer a solução do problema: um garrafão de gasóleo!

    Coloco o gasóleo e claro que como diesel que é não pega sem dar manualmente à bomba, num exercício semelhante a mugir uma vaca.
    Passado uns minutos de apertar a teta da vaca, dou à chave e eis que está tudo a funcionar novamente.
    Claro que o erro da antipoluição ficou lá registado, pelo que toca a ir à citroen apagar o erro na máquina.
    Entrei lá um pouco na brincadeira numa de "então a creative tecnologie diz-me que eu tenho 1000 problemas, o motor a desintegrar-se, mas não me diz a simples verdade que ficou sem combustível?"
    E ele respondeu-me "olhe, teve sorte, porque estas bombas de desferrar normalmente f*dem-se todas (linguagem técnica de mecânico) e depois só de reboque. Nós aqui já comprámos uma bomba eléctrica".
    Apagaram-me o erro e eu segui a viagem todo contente (e com as mãos sujas).

    Mas porque é que isto aconteceu?
    Porque o C4 (como outros) utiliza médias de medições e "estatísticas" para medir o combustível, para estabilizar os ponteiros/indicadores de combustível.
    Quem se recorda do saudoso alfa 33, lembra-se que o ponteiro respondia imediatamente às variações da boia do depósito, o que levava a que houvessem grandes alterações de leituras (tipo mesmo entrar na reserva) em simples exercícios de aceleração/travagem.
    Os carros actuais variam muito pouco porque misturam médias de leitura (ou seja, em vez de responderem logo, respondem gradualmente com médias de diversas leituras espaçadas no tempo) com estatísticas de CB (consumos vs km percorridos, etc).

    Neste caso, o carro uns dias antes tinha entrado na reserva numa curva, e eu cheguei ao destino 1 km depois. Entretanto esteve parado com bastante inclinação, e quando saí ele já estava fora (acima) da reserva, o que fazia algum sentido.
    Como eu fiz diversos trajectos entretanto (com diversas paragens de desligar o carro), assumi que ele tivesse feito novamente o ajuste...
    ...mas não fez! Entrou na reserva, mas terá entrado mais tarde do que era a realidade.
    Eu já tinha verificado isso muito pontualmente, e qualquer dono de C4 sabe que se colocar 5 litros de gasóleo mal ele acenda a luz da reserva, ele não a apaga. Precisa de uma quantidade de combustível maior para que a electrónica assuma que o nível aumentou realmente, e que não foi uma situação de estar parado numa subida (ou descida) que fizesse um falso aumento da quantidade de combustível.

    Ou seja, isto não é uma avaria, é um comportamento resultante da estabilização da medição dos ponteiros nos carros actuais. Isto só não me aconteceu antes, porque nas raras situações em que verifiquei isto, assumi que ele estava errado e abasteci logo.
    Desta vez confiei no julgamento do sistema...
    ...e fiquei parado com umas saudades enormes do ponteiro de gasolina do Alfa Romeo 33, que com todas as suas gigantescas variações, nunca me disse que tinha gasolina mesmo depois desta já ter acabado...

    De facto uma leitura estável é mais agradável, mas basta ficar uma vez apeado na estrada para se ter uma "leitura" diferente das coisas (passe o trocadilho".

    #2
    É realmente uma questão interessante e aqui mostraste que nem sempre a tecnologia é implementada da melhor forma. Daqui para a frente vais ter que andar com bastante gasóleo no depósito, é a única forma de evitar que essa situação aconteça de novo.

    O ponteiro do meu Alfa 155, de '97, também era assim: passava de 1/2 para a reserva em menos de nada, era só fazer uma curva mais afoita. Tive para mandar arranjar aquilo, mas antes disso vi na net que era feitio e não defeito.

    Comentário


      #3
      A minha colega aqui do trabalho tem um c4 também.
      Bem, a primeira vez que lá entrei senti-me completamente perdido, são tantos displays e botões em comparação com o meu carro que me deixaram á nora.
      O analógico é que é fixe, quanto mais simples, the best e a velha bombinha da gasolina raramente falhava
      O mais estranho que aconteceu á minha colega foi o ABS activar-se sozinho em andamento. Ou seja, ia ela descansada a 80 km/h e aquilo trava sozinho. strange
      Editado pela última vez por GPL; 25 March 2010, 09:55.

      Comentário


        #4
        Realmente a tecnologia pode ser útil e inútil ao mesmo tempo...assim como complica e descomplica muita coisa.

        Tens um belo exemplo em casa, de um carro que em curvas para a direita se estiver com pouco combustível vai logo à reserva.

        Lembro-me de andar com o ponteiro perto da reserva sem que a luz se acenda e por exemplo nas entradas para as AE's com as curvas mais longas, a leitura é totalmente errada...acendendo por diversas vezes a luz.

        Outro exemplo é estacionar a subir...caso haja pouca gasolina no deposito...já não volta a pegar...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Realmente a tecnologia pode ser útil e inútil ao mesmo tempo...assim como complica e descomplica muita coisa.

          Tens um belo exemplo em casa, de um carro que em curvas para a direita se estiver com pouco combustível vai logo à reserva.

          Lembro-me de andar com o ponteiro perto da reserva sem que a luz se acenda e por exemplo nas entradas para as AE's com as curvas mais longas, a leitura é totalmente errada...acendendo por diversas vezes a luz.

          Outro exemplo é estacionar a subir...caso haja pouca gasolina no deposito...já não volta a pegar...
          E em velocidades um pouco mais elevadas em AE também. Ainda ontem vi a medição negativa! .

          Em relação ao tópico, dificilmente a sucata alemã que tens em casa fará este brilharete.

          Comentário


            #6
            Estilisticamente falando, nunca entendi o apelo pelo "Digital"

            Sempre preferi o analógico ("ponteiros") e quanto mais simples, mais sexy´s acho os quadrantes

            Comentário


              #7
              Sou dono dum magnifico(porque não ha mesmo mais nenhuma palavra para o descrever ) Fiat Tempra de 1994 Digital. Carro que me deu 8 anos de condução miseráv.. quero dizer incrivel, enquanto nao comprei outro.

              Este Tempra padece da mesma situação que o Alfa que falas, mas em digital! Portanto tem la as "energy bars" que mede o combustivel restante... se curvares para a direita, oscila meio deposito para baixo, indo ate ao fim da reserva, curvando para a esquerda fico com o deposito cheio. Ou seja se eu fizer voltas a uma rotunda, nunca se acaba o combustivel

              Mas no meu caso o digital é so vantagens pa, quando andava na faculdade, apanhava verdadeiras porradas de frio quando saía de casa de manha, antes do carro aquecer suficiente para a sofagem aquecer o carro, ja o mostrador digital (que ocupa quase todo o tablier) ja estava a ferver e aquecia-me as mãos e a cara


              Outro grande problema é que o mostrador digital da velocidade nao escalonava de maneira linear, pelo que era tipo de x em x segundos, ou seja a fundo o que se lia era 0km/h, 10km/h, 25km/h, e a travar era bem pior, 100km/h, 70km/h, 20km/h, 0km/0 lol... o que era terrivel quando via um radar, porque na realidade nunca sabia a quanto ía.. dizia 90km/h.. mas seria mesmo? tinha sempre que travar..

              Tinha era algo também muito mau, que era a temperatura do óleo, nos carros analogicos vê-se as diversas temperaturas entre 0 e 100graus, ali era ou barra verde, ou barra vermelha lol.. daí uma vez o termostato ter dado o berro em andamento, a àgua de arrefecimento ter saltado toda pra fora sem eu me perceber, e a junta da cabeça se ter suicidado.. foi muito engraçado.. ou vai daí tlv não..


              Ainda existe neste forum um post meu ja com uns 4 ou 5 anos a tirar uma duvida de uma avaria do carro, sendo que na altura houve bastantes palpites, e todos eles foram tentados, nunca ninguém conseguiu reparar o problema electrico que ele tinha... Bosh, Fiat, 235000 mecanicos diferentes, electricistas, tudo.. ninguem lhe deu a volta ate hoje. É um mistério.
              Se a malta quisesse ainda poderiamos tentar adivinhar o problema sendo que agora sabemos que todos os palpites nao estavam certos


              Mas digo que tendo saltado para um carro com mostrador analogico, sinto saudades dos sofrimentos que aquele carro me trouxe, e daí ainda o ter

              Comentário


                #8
                Por acaso tb sou apologista dos velhos sistemas de medição analógicos.

                É aquilo e pronto.

                Comentário


                  #9
                  Eu bem digo, quanto menos mariquices nos carros melhor...

                  Mas os sistema analógico também não é infalivel.
                  Eu tive um Corsa A que além da reserva tinha uma luz que acendia quando lá entrava. Aquilo sempre funcionou até um belo dia a luz ter "entrado" demasiado tarde, ou seja, imaginando que a luz acendia e dava para mais 5km, acendeu e deu para uns 500m...
                  Resultado liga para trazer gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Do ponto de vista do design automóvel, vai ser natural o fim dos instrumentos analógicos.

                    Não quer dizer que desapareçam totalmente, mas a grande maioria dos modelos irão passar apenas a ser mostradores digitais, e como já acontece hojem em dia em alguns modelos como o classe S, Range Rover ou o Jag XJ, teremos mostradores digitais a simular analógicos

                    Mas como disse, o digital acaba por ser uma solução superior.
                    Com a evolução da tecnologia de écrans, seria muito idiota não tentar integrar toda a informação que um carro disponibiliza em apenas um espaço.
                    Sai mais barato, ocupa menos espaço, é mais leve e acaba por descomplexar bastante, quando comparado com um sem número de mostradores analógicos.

                    É claro que o problema de design será maior, já que além de questões de visibilidade e leitura, há que saber criar bons sistemas de interface, de modo a que tudo se torne intuitivo quando utilizamos.

                    Com a sofisticação crescente de sistemas de navegação, audio, multimedia e até modificação de pârametros de condução, o caminho natural será todos os instrumentos acabarem por ser substituidos por gráficos "playstation"

                    A questão que referem, no que toca a niveis poderá ter mais a ver com as soluções de medição.
                    A forma como essa info aparece, desde que exacta, pouco interessa se é analógica ou digital.

                    Comentário


                      #11
                      Confesso que também não sou adepto do "digital" nos marcadores e ponteiros, apesar de toda a aparência futurista e supostamente agradável, nada como os velhos ponteiros, seguramente mais fiáveis. Num simples Ibiza, deste último modelo, com o indicador de combustivel e as já difundidas barras, já me aconteceu, ao final de uma dia de condução ter três tracinhos, e na manhã seguinte, nem um para a história. Fiquei desconfiado e certo que no dia anterior ainda tinha combustivel, mas lá estava aquilo a marcar "nada". Andei uns quantos km´s, e posto de combustivel perto não existia, até que à primeira oportunidade, num sinal de trânsito, fiz um `"restart" à máquina, e não é que voltei a ter os três tracinhos de combustivel? Pois é....

                      Comentário


                        #12
                        pa a velha escola dos citroens ja devia estar á espera, nos analogicos era igualzinho, se fosses a descer estava cheio, a subir tava vazio.
                        e mais grave nao marcavam temp do oleo e quando acendia a luz já a junta estava queimada.

                        Comentário


                          #13
                          Eu gosto é disto









                          rodinhas e botões por todo o lado.


                          Acho que talvez as mulheres gostem mais do digital do que os homens. Não sei, mas como o cérebro delas é um pouco diferente do nosso....

                          Comentário


                            #14
                            Isto faz-me lembrar aquele episódio do Top gear em que o Hamster andava às voltas numa rotunda exactamente porque assim tinha sempre combustível se bem me recordo foi com um Ferrari.

                            Eu apesar de gostar muito de "brinquedos", também prefiro os analógicos. O meu carro também padece deste sintoma, quando saio da AE mais depressa o ponteiro desce e depois vai subindo devagarinho

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                              Tens um belo exemplo em casa, de um carro que em curvas para a direita se estiver com pouco combustível vai logo à reserva.

                              Lembro-me de andar com o ponteiro perto da reserva sem que a luz se acenda e por exemplo nas entradas para as AE's com as curvas mais longas, a leitura é totalmente errada...acendendo por diversas vezes a luz.

                              Outro exemplo é estacionar a subir...caso haja pouca gasolina no deposito...já não volta a pegar...
                              Mas isso é aceitável. Se tu tiveres essas oscilações, é porque o sistema está a responder, logo se parares o carro a direito (ou em andamento normal em plano), ao fim de algum tempo tens a medição correcta.
                              Nunca te vai dizer que tem gasolina sem ter, como aconteceu neste caso em que funciona também por estimativa.

                              Se os autoclismos tivessem a precisão que este episódio demonstrou no C4, estava tudo lix@do.

                              Comentário


                                #16
                                Um amigo meu meteu um Clio 1.2 74cv a GPL e o display da gasolina em viagem continua a descer. De vez enquando, depois de desligar, lá volta a realidade. Basicamente conta os km's que anda e assume que está a gasolina. É um problema do género.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  E em velocidades um pouco mais elevadas em AE também. Ainda ontem vi a medição negativa! .

                                  Em relação ao tópico, dificilmente a sucata alemã que tens em casa fará este brilharete.
                                  Essas sucatas alemãs tsk tsk... Óptimas!! Já andei numa sucata dessas mais de 30 kms numa EN à noite com o CB a indicar 10 kms e nem vacilou! Mesmo se vacilasse, as bombas não apareciam, e as que apareciam estavam fechadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    isso do ponteiro ser analógico ou digital não interessa nada para o funcionamento e informação que disponibiliza. o que interessa é como a informação é passada para o condutor, e não interessa se o ponteiro é um ponteiro ou pixeis num lcd.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                      isso do ponteiro ser analógico ou digital não interessa nada para o funcionamento e informação que disponibiliza. o que interessa é como a informação é passada para o condutor, e não interessa se o ponteiro é um ponteiro ou pixeis num lcd.
                                      Exactamente. O 307 é igual na tecnologia ao C4 mas em vez de usar LCDs e barrinhas usa ponteiros mas o comportamento é semelhante.

                                      Este caso é apenas um abuso da utilização da reserva do carro. Quando a luz acende deve-se abastecer o quanto antes e não deixar andar até chegar ao zero.

                                      Comentário


                                        #20


                                        gosto desta solução do lexus lfa, digital a imitar o analógico...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por acaso também não percebo esta noia dos mostradores digitais que agora parece que é moda pelos lados de França.. De países asiáticos até não me admirava, afinal eles sempre foram meios nerds.. Mas de França, uma potencia mundial da moda e do estilo... Não percebo...


                                          É que é quase como ter algo assim:




                                          Quando se pode ter algo assim:

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                            Por acaso também não percebo esta noia dos mostradores digitais que agora parece que é moda pelos lados de França.. De países asiáticos até não me admirava, afinal eles sempre foram meios nerds.. Mas de França, uma potencia mundial da moda e do estilo... Não percebo...


                                            É que é quase como ter algo assim:




                                            Quando se pode ter algo assim:

                                            Nada a ver. Um é 20x mais barato do que o outro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu cá gosto dos digitais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em termos de design e beleza, na minha opiniao, analógico, sem dúvida!

                                                Tb não gosto muito dos mostradores digitais, mas vão ser o futuro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                  Por acaso também não percebo esta noia dos mostradores digitais que agora parece que é moda pelos lados de França.. De países asiáticos até não me admirava, afinal eles sempre foram meios nerds.. Mas de França, uma potencia mundial da moda e do estilo... Não percebo...


                                                  É que é quase como ter algo assim:




                                                  Quando se pode ter algo assim:

                                                  Do Not Worries!!!

                                                  Os "interface designers" já andem aí!
                                                  Tendo em conta o que temos visto em concepts e em propostas mais recentes, como Range Rover e Jag XJ, e com a evolução das tecnologias de visualização, é de esperar que se perca essa "estética" LCD nos paineis de instrumentos.

                                                  Já vi coisas bastante interessantes nesse campo, apesar de ainda estarem numa fase de projectação e implementação.

                                                  Com o baixar de custos, será impossivel resistir não aplicar em todo o lado mostradores digitais.
                                                  E com o futuro de superfícies interactivas, seja ela qual fõr, dos HUD, etc... é garantido que os instrumentos manuais serão apenas usados em casos muito especificos, especialmente os retro-mobiles

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    Do Not Worries!!!

                                                    Os "interface designers" já andem aí!
                                                    Tendo em conta o que temos visto em concepts e em propostas mais recentes, como Range Rover e Jag XJ, e com a evolução das tecnologias de visualização, é de esperar que se perca essa "estética" LCD nos paineis de instrumentos.

                                                    Já vi coisas bastante interessantes nesse campo, apesar de ainda estarem numa fase de projectação e implementação.

                                                    Com o baixar de custos, será impossivel resistir não aplicar em todo o lado mostradores digitais.
                                                    E com o futuro de superfícies interactivas, seja ela qual fõr, dos HUD, etc... é garantido que os instrumentos manuais serão apenas usados em casos muito especificos, especialmente os retro-mobiles


                                                    Não acredito... Mas pronto...

                                                    Eu acho que os painéis digitais terão obviamente o seu lugar, mas devem ser bem integrados na estética geral de um carro, e não assumir um papel predominante onde não acrescentam nada de útil.

                                                    Eu por exemplo, não consigo perceber qual é a vantagem de um velocímetro e de um conta rotações digital em vez de um analógico, nem funcionalmente, nem esteticamente... Acho que muitas vezes não passa de um misturar de redução de custos junto com um pseudo modernismo que depois dá resultados como o C4:




                                                    Curiosamente a mesma marca nos seus lançamentos mais recentes, quer no C3, quer no DS3:






                                                    Eu sei qual prefiro....


                                                    E olhando por exemplo para o Megane...







                                                    Se os mostradores analógicos têm alguma vantagem funcional, porque é que no Megane RS o painel digital é preterido por um ponteiro analógico?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Epá, não gosto nada de ver o conta quilometros a com escala : (10-30-50-70-...), como nesse Renault.



                                                      Manias.
                                                      Editado pela última vez por Agent; 25 March 2010, 23:53.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                        Epá, não gosto nada de ver o conta quilometros a com escala ímpar (10-30-50-70-...), como nesse Renault.



                                                        Manias.
                                                        10 é par, 30 é par, 50 é par, 70 é par..... e por aí fora.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem, temos que ver aqui diversas coisas.

                                                          Primeiro, o caso Megane. Também sou fã dos analógicos e o painel do Megane "normal" não teria muita piada, tendo em conta o carácter da versão RS.
                                                          Há aqui questões culturais envolvidas nos processos de decisão. E se os custos de ter dois paineis distintos dão para comportar, certamente escolherão aquela que tem melhor hipótese de aceitação ou que se coadune com a imagem do carro.

                                                          O exemplo do C4 que mostraste, e também do Megane, são os tais tipos de paineis digitais que terão tendência a desaperecer, com a estética LCD que encontramos em relógios de pulso e não só.

                                                          Basta observar a evolução nos telemóveis e agora com os Smartphones, houve grandes saltos não apenas na qualidade de imagem, mas também na apresentação de todo o interface.

                                                          É de esperar aplicar isso à indústria automóvel.
                                                          Se olhares para o classe S, vês um par de mostradores analógicos, mas no entanto, não o são. São perfeitamente digitais. A vantagem da evolução tecnológica é que irá permitir recriar todos aqueles elementos estilisticos que gostamos e estamos habituados, mas de modo "virtual"

                                                          ou seja, é possivel manter o look tradicional ou "old-school", mas recorrendo às tecnologias mais recentes.

                                                          os paineis digitais que estão aí a chegar têm bastante mais vantagens que os paineis analógicos, ao reduzirem a complexidade, peso, espaço e custos dos paineis tradicionais analógicos. E os "bonecos" que aparecem nos mesmos, poderao ser aquilo que nós quisermos, adaptando-se perfeitamente ao nosso gosto ou ao tipo de carro.

                                                          não podemos ter como exemplo esses mostradores LCD que agraciavam Tipos e Tempras, Twingos, Yaris e os actuais C4 e Megane's, que isso é "old-tech", e se o usam é porque faz sentido financeiro.

                                                          Temos que ter em conta são paineis como o do XJ, Range Rover, classe S e o LF-A, que já usam de outra tecnologia que permite gráficos bem mais elaborados e sofisticados.

                                                          E como já tinha dito, com a evolução brutal que temos assistido de sistemas de navegação, multimedia e customização do próprio setup do automóvel, é apenas uma questão de tempo até o painel de instrumentos não ser mais que um ecran, onde acontecerão coisas diversas em simultâneo e onde poderemos individualizar as nossas preferências estilisticas ou cromáticas na forma como essa informação é disponibilizada.

                                                          Interface design já é das principais disciplinas do design, pois, como se vê neste caso dos paineis de instrumentos dos automóveis, o mesmo terá de ser fácil, rápido de ler e intuitivo de usar, interferindo imenso com questões como ergonomia e usabilidade.

                                                          Não é só a leitura dos instrumentos que tem de ser rápida. Navegação entre menus, inserir destinos no GPS, mudar estação de rádio ou música no leitor de Mp3. Bem, o painel de instrumentos do carro vai ser um aut~entico interface multimédia.

                                                          E nessa altura, deixará de haver espaço para o analógico. Apesar de acreditar que ainda se manterá durante muito tempo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Que diferença faz entre ter umas barritas ou um ponteiro a indicar a quantidade de combustível, se ambos os aparelhos são electrónicos ?

                                                            Comentário

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