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limpeza e drenagem dos radiadores

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    limpeza e drenagem dos radiadores

    ola muito boa tarde a todos, venho por este meio por este tópico aqui porque tenho um Citroen ax 1.0, que tem um circuito de refrigeração já antigo que e um circuito de refrigeração aberto não fechado. tenho algumas duvidas sobre isto claro, mas como obio também existem circuito fechados? que tal se dessem as vossas opiniões sobre como limpar os circuitos e como drenar de forma apropriada o circuito dos vossos automóveis.

    dêem as vossas dicas! espero por elas. muito obrigada.

    #2
    Originalmente Colocado por zarizard Ver Post
    ola muito boa tarde a todos, venho por este meio por este tópico aqui porque tenho um Citroen ax 1.0, que tem um circuito de refrigeração já antigo que e um circuito de refrigeração aberto não fechado. tenho algumas duvidas sobre isto claro, mas como obio também existem circuito fechados? que tal se dessem as vossas opiniões sobre como limpar os circuitos e como drenar de forma apropriada o circuito dos vossos automóveis.

    dêem as vossas dicas! espero por elas. muito obrigada.
    ex proprietário de um ax 1.1.TRE belo carro que saudades

    ora bem começa por te atenção e verifica todas as tubagens de agua,pois é uma cena que se estragam (no meu foi duas vezes)
    o circuito é uma cena simples e não tem nada que enganar.

    compra um limpa radiadores,carro semi quente (atenção a isso) metes para lá o liquido e andas umas horas com eles (tens alguns líquidos que dizem tipo 300 km e depois mudar) mas como já tem uns aninhos para não te acontecer de aparecer buracos,vais só dar uma voltinha não muito longe de casa uma hora e tal depois paras o carro.

    retiras a tubagem inferior do radiador (com o carro frio) mudas o botão da choufa... para o quente (não ligas abres só o circuito)

    retiras a tampa do radiador e deixas a agua sair.
    ligas uma mangueira e metes na parte de cima (no radiador) e deixas a agua a correr e vais vendo se vai saído bosta do radiador.

    depois disso sacas o tubo onde liga o termostato e vais fazer o mesmo (neste caso limpas o motor ) e fazes o mesmo agua a correr ate tirares a porcaria toda.

    ps: este passo tem mesmo de ser feito pois o produto de limpeza tem de ser retirado com agua corrente.

    depois disso deixas a agua escorrer e voltas a meter os tubos todos.
    metes liquido do bom nada dessa treta da redex e afins.
    metes o carro a trabalhar faz a purga e ta feito
    tem depois atenção ao radiador da soufa... que depois disso podes ficar com furos (não estou a dizer que vai ter mas se andou muito tempo com agua pode acontecer)
    qualquer coisa apita que foi o primeiro carro que me aventurei nas lides de mecânica.

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      #3
      bem o meu carro e o ax ten o mil de cilindrada com injecçao bosh....foi todo aberto o bloco porque a junta tava ja queimadinha e como estava ja gripada e ja bebia muito oleo ora o meu pai como percebe, decidi-mos meter segmentos e tudo. limpamos as camisas a culassa foi tambem retificada na fresa, o sistema de refrgeraçao foi toda limpa a mao por mim a fim de tirar os tubos de agua todos e limpar e como claro o aticongelante da minha preferencia um bocado caro,mas como gosto das coisas bem feitas la meti (PARAFLU) porque segundo sei e mesmo dos melhores. a maior questao agora e sangrar porque acho que das varias vezes que sangrei-o o sangrei mal.aquilo nao e dificil, mas para andar sempre a tirar os tres sangradores para sangrar e complicado porque se nao tiver bem sangrado, a junta com a pressao pode ir pelo caraças. dessa vezes a agua ficava mesmo no fundo do radiador, no outro dia com a pressao rebentou-me a rolhinha do sangrador da sofagem por duas vezes e entao pos um rolha de ferro. na quinta sangreio a frio e sem o carro ligado, so o liguei para sangrar o da sofagem que e o ponto mais alto do motor, e sangrou bem, ontem vi a agua e tava bem no cimo.isto pode parecer muito estupido mas sangrar o carro nao e coisa de brincar.pelo menos digo eu que tenho 21 anos e adoro mecanica automovel.para estes carros e muita atençao ao oleo e agua para andar sempre direitinho.um abraço amigo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zarizard Ver Post
        bem o meu carro e o ax ten o mil de cilindrada com injecçao bosh....foi todo aberto o bloco porque a junta tava ja queimadinha e como estava ja gripada e ja bebia muito oleo ora o meu pai como percebe, decidi-mos meter segmentos e tudo. limpamos as camisas a culassa foi tambem retificada na fresa, o sistema de refrgeraçao foi toda limpa a mao por mim a fim de tirar os tubos de agua todos e limpar e como claro o aticongelante da minha preferencia um bocado caro,mas como gosto das coisas bem feitas la meti (PARAFLU) porque segundo sei e mesmo dos melhores. a maior questao agora e sangrar porque acho que das varias vezes que sangrei-o o sangrei mal.aquilo nao e dificil, mas para andar sempre a tirar os tres sangradores para sangrar e complicado porque se nao tiver bem sangrado, a junta com a pressao pode ir pelo caraças. dessa vezes a agua ficava mesmo no fundo do radiador, no outro dia com a pressao rebentou-me a rolhinha do sangrador da sofagem por duas vezes e entao pos um rolha de ferro. na quinta sangreio a frio e sem o carro ligado, so o liguei para sangrar o da sofagem que e o ponto mais alto do motor, e sangrou bem, ontem vi a agua e tava bem no cimo.isto pode parecer muito estupido mas sangrar o carro nao e coisa de brincar.pelo menos digo eu que tenho 21 anos e adoro mecanica automovel.para estes carros e muita atençao ao oleo e agua para andar sempre direitinho.um abraço amigo.
        para sangrar bem esse circuito tiras o tubo que liga ao termostato.
        começas a meter agua quando começar a sair por esse tudo fechas o gajo, a seguir abre o sangrador do radiador e vai continuando a meter agua,depois,fechas,e passas ao outro sangrador,ect,etc.
        por aqui e dificel explicar

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          #5
          eu ja sangrei e ficou bom...so espero que nao desapareça outra vez a agua, porque anda a sair muita agua pelo escape.nao sei se com a pressao de ar, a junta queimou...isso e que era uma ma noticia...eram 40 euros para deitar ao lixo.

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            #6
            Mais opinioes por favor,quantas mais melhor para todos os forenses. muito obrigada.

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              #7
              Eu já limpei o sistema do meu fiat punto, mas nunca o consegui sangrar bem,agora o radiador está roto já meti tapa fugas mas passado pouco tempo continua a vasar.

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                #8
                ansas, deixa-te de remendos... compra um radiador novo e troca isso.

                Há bons e baratos aí no mercado e fabricados em Portugal. Ainda há uns 3 meses mudei o meu por menos de metade do preço da peça original, e já incluindo o valor de um bom anticongelante OAT! ;)

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