Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FEUP conquista título mundial de robótica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FEUP conquista título mundial de robótica

    http://news.google.pt/news?hl=pt&ned...d_artigo%3D911


    Já somos campeões
    No Campeonato do Mundo de Futebol Robótico, que decorreu em Bremen, Alemanha, a equipa FC Portugal sagrou-se campeã mundial numa das categorias.
    RoboCup é o equivalente robótico do Campeonato do Mundo de Futebol. Este torneio, em que só podem participar universidades que desenvolvem trabalhos científicos nesta área, tem como objectivo desenvolver a robótica ao ponto de em 2050 uma equipa de robôs poder vir a vencer uma equipa de humanos.

    A equipa FC Portugal, constituída por elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Aveiro, ganhou a medalha de ouro na categoria da simulação 3D. Nesta categoria desenvolvem-se essencialmente metodologias de Inteligência Artificial que permitam a equipas de robôs executar tarefas cooperativas complexas. Neste contexto, a investigação da FC Portugal centra-se em metodologias de coordenação de agentes (robôs), incluindo estratégias flexíveis, tácticas, posicionamento estratégico baseado em situações, trocas dinâmicas de posições e papéis, modelização mútua, comunicação optimizada, visão inteligente, entre outras.

    A equipa nacional obteve ainda o título de vice-campeã na Liga Small-Size (equipas constituídas por cinco pequenos robôs), perdendo apenas na final com os CMDragons dos EUA. Um lugar muito honroso quando se considera que esta prova normalmente está apenas ao alcance de potências tecnológicas, como é o caso dos EUA, Alemanha e Japão.

    #2
    O link para o artigo é este http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=11290 ;)

    Comentário


      #3
      Já agora podias editar o titulo, e incluir justamente a Universidade de Aveiro, que de acordo com o que li, fazia parte da tal equipa FC Portugal!

      De qualquer maneira os parabens, este tipo de futebol tem interesse, tras desenvolvimento novas tecnologias e premeia a genialidade, intelecto, e a resolução de problemas, não é só entretenimento, como um certo outro campeonato mundial de futebol que por ai anda.

      Comentário


        #4
        normalmente a UA nas cenas tipo micro-rato ganhas os lugares to podium todos os anos... portanto faxavor de meter aí UA em grande destaque, pq esses gajos da feup sozinhos n se safam! :P

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X