Boas,
Como se poderá ver num outro topico meu, estou em vias de comprar um Focus, C4 ou 308 a Diesel.
O que me está a deixar algo preocupado é o facto de hoje em dia os Diesel terem todos FAP/DPF, e mesmo que eu nao queira, eles vêm com isso.
A questão que me perturba, é que eu toda a minha vida conduzi carros a gasolina, e sempre disse que quando mudasse seria pra um Diesel, seja la ele qual for. O problema é que se uma pessoa fizer pequenas distancias diárias com ele, agora que vêm com filtro de particulas, enche-se o filtro num instante porque o carro não tem tempo de activar a regeneração.
Conheço um caso dum amigo meu com um Golf Variant 1.6TDi de finais de 2009, que agora com apenas 3000km, apareceu a luz do filtro no display, e 3 dias depois o motor entrou em modo de segurança.
No mecanico avaliaram a FAP e esta estava 98% cheia. O mecânico disse-lhe que proxima vez que a luz aparecer, que vá pa AE andar um bom bocado.
Ele vive a 6 km do trabalho, o que faz com que faça 12 km diarios, pelo que o fap coitado nao tem tempo pra aquecer e queimar as particulas.
No meu caso estou a 10km do emprego, pelo que faria 20km diarios.
Nesta altura ta tudo "epa este tanso faz 20km diarios, e vai comprar um diesel? dass!"
No meu caso é diferente apenas porque irei estar a 10km do emprego, ate altura indeterminada, que aparentemente será um ano, quando as instalações mudarem de lugar, e nessa altura farei até 100km diarios.
Alem disso todos os fins de semana faço entre 150 e 200km para ir à casa dos meus sogros no alentejo.
De vez em quando, corro o país todo com a Patroa.
Pelo que nesta fase calculo que farei entre 8000km e 10000km por ano, mas daqui a x tempo farei por ordem de 30.000km anuais.
(Isto excluindo as excursões com a maria pelo país fora)
Resultado, ate que ponto esta história do FAP/DPF vai-me estragar a vida?
O que é que a malta que tem FAP/DPF em pequenos percursos diários faz para evitar problemas?
O que se há-de fazer às minhas escolhas?
Eu continuo a preferir um valente Diesel, e muita gente vai aqui achar que devia comprar gasolina, mas pronto Opinem à vontade malta!
Como se poderá ver num outro topico meu, estou em vias de comprar um Focus, C4 ou 308 a Diesel.
O que me está a deixar algo preocupado é o facto de hoje em dia os Diesel terem todos FAP/DPF, e mesmo que eu nao queira, eles vêm com isso.
A questão que me perturba, é que eu toda a minha vida conduzi carros a gasolina, e sempre disse que quando mudasse seria pra um Diesel, seja la ele qual for. O problema é que se uma pessoa fizer pequenas distancias diárias com ele, agora que vêm com filtro de particulas, enche-se o filtro num instante porque o carro não tem tempo de activar a regeneração.
Conheço um caso dum amigo meu com um Golf Variant 1.6TDi de finais de 2009, que agora com apenas 3000km, apareceu a luz do filtro no display, e 3 dias depois o motor entrou em modo de segurança.
No mecanico avaliaram a FAP e esta estava 98% cheia. O mecânico disse-lhe que proxima vez que a luz aparecer, que vá pa AE andar um bom bocado.
Ele vive a 6 km do trabalho, o que faz com que faça 12 km diarios, pelo que o fap coitado nao tem tempo pra aquecer e queimar as particulas.
No meu caso estou a 10km do emprego, pelo que faria 20km diarios.
Nesta altura ta tudo "epa este tanso faz 20km diarios, e vai comprar um diesel? dass!"
No meu caso é diferente apenas porque irei estar a 10km do emprego, ate altura indeterminada, que aparentemente será um ano, quando as instalações mudarem de lugar, e nessa altura farei até 100km diarios.
Alem disso todos os fins de semana faço entre 150 e 200km para ir à casa dos meus sogros no alentejo.
De vez em quando, corro o país todo com a Patroa.
Pelo que nesta fase calculo que farei entre 8000km e 10000km por ano, mas daqui a x tempo farei por ordem de 30.000km anuais.
(Isto excluindo as excursões com a maria pelo país fora)
Resultado, ate que ponto esta história do FAP/DPF vai-me estragar a vida?
O que é que a malta que tem FAP/DPF em pequenos percursos diários faz para evitar problemas?
O que se há-de fazer às minhas escolhas?
Eu continuo a preferir um valente Diesel, e muita gente vai aqui achar que devia comprar gasolina, mas pronto Opinem à vontade malta!
Comentário