Anúncio

Collapse
No announcement yet.

programar é dificil?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    programar é dificil?

    boas

    eu estou com alguma curiosidade em relação á área de programação, ou seja gostava de aprender e talvez aproveitasse o andamento para ingressar num cuirso superior que tem alguma programação que é eng electrónica e telecomunicações.
    mas tenho ouvido muita gente dizer mal de programação,tipo" destesto programação" " não me vejo a fazer isto profissão" " não vou para esse curso porque é só programação" etc etc

    é assim tão dificil ou detestável?

    #2
    Experimenta aprender algumas linguagens de programação antes de ires para um curso desses...de facto tirar um curso que se baseia em programação só mesmo para alguém que goste muito daquilo! Tira-te muito tempo, esgota o cérebro rapidamente, etc.

    Eu gosto de programar, mas não me estou a ver a fazer daquilo a minha vida...agora, somos todos diferentes, por isso é que digo que só mesmo vendo e aprendendo um pouco é que saberás.

    Comentário


      #3
      Depende, nesse curso, provavelmente C é linguagem de nível alto, e baixo deverá ser assembly, em informática, C será linguagem de nível baixo.

      Depende do que gostares, ao inicio não é muito complicado, mas quando se começa a complicar não é bonito, tens de perder muito tempo a treinar.

      Comentário


        #4
        Programar bem é de facto difícil.

        Comentário


          #5
          Para programar tens essencialmente de saber organizar as ideias na tua cabeça. A resolução de um problema complicado passa sempre por dividir o mesmo em pequenos problemas que mais facilmente te levarão ao resultado final.

          Não precisas de ser um geek da informática para aprenderes a programar. Tens sim de treinar muito para teres sensibilidade para a resolução de problemas.

          Geralmente quem é bom a matemática safa-se bem na programação. Mas depois é como tudo se não tiveres gosto na coisa só vais arranjar chatices ;)

          Haa.. e prepara-te para umas noitadas a programar a juntar a muitas dores de cabeça ;)

          Mas quando terminas um programa que faz o que era pretendido também terás momentos de muita satisfação pessoal.

          Boa sorte

          Comentário


            #6
            Programar é bem interessante: coloca a pessoa perante desafios muito exigentes, mas pode ser muito gratificante e exige concentração e treino.

            Eu, que não sou programador (sou eng. civil e faço trabalho de planeamento de sistemas de abastecimento de água e de sistemas de informação geográfica), mas que faço um pouquinho de programação (SQL, VisualBasic, macros) adoro a imersão no trabalho, aquelas longas horas seguidas, sem que o telefone toque, e em que se faz pausas apenas para café. E adoro discutir com os colegas, que também trazem os seus desafios.

            Comentário


              #7
              depende da linguagem e sobretudo do empenho do programador.

              Comentário


                #8
                estou a aprender algumas linguagens de programação para web design e de facto um bocado complicado mas com a pratica vai la, como em tudo na vida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por megatron Ver Post
                  boas

                  eu estou com alguma curiosidade em relação á área de programação, ou seja gostava de aprender e talvez aproveitasse o andamento para ingressar num cuirso superior que tem alguma programação que é eng electrónica e telecomunicações.
                  mas tenho ouvido muita gente dizer mal de programação,tipo" destesto programação" " não me vejo a fazer isto profissão" " não vou para esse curso porque é só programação" etc etc

                  é assim tão dificil ou detestável?
                  Boas.

                  Como já disseram aqui, provavelmente o melhor seria aprenderes um pouco de programação para veres se gostas realmente disso, antes de te enveredares por um curso superior de engenharia electrónica e telecomunicações. Eu quando tive que escolher a minha área no secundário também fui levado ao engano por um prof, que disse que quem pretendia enveredar pela informática provavelmente ficaria mais satisfeito enveredando por electrotécnia, pois ficaria a ganhar a componente electrónica e informática simultaneamente . Foi o que fiz mas com maus resultados. A teoria que deram, enquanto fiz por isso, safei-me e com notas razoaveis até, mas quando perdi o gosto, esquece. E em termos de prática, não gostava. Resultado: Fiz testes piscotécnicos, e aconselharam a ir para a area de Gestão. Já acabei o curso e tou a tirar agora um mestrado.

                  Assim sendo, e deduzindo que estejas a acabar o secundário e a ponderar que curso superior que devias candidatar, aconselho que te informasses com pessoas que já tiraram o dito curso e perguntasses informações sobre o mesmo, para ver realmente se te agrada ou não.

                  Comentário


                    #10
                    Se gostares não é assim tao dificil, se fores como eu é bastante dificil

                    Comentário


                      #11
                      Boas,

                      Falando um pouco da minha experiência pessoal!

                      Eu tirei o Curso de Eng. Electrotécnica e Computadores com especialização em electrónica.

                      Qd foi a hora de escolher o curso quis electro para n ter tanta programação e pq adorava os sistemas de baixo nível. Basicamente tb tinha medo da programação.
                      Independentemente da área que vas se fores para uma destas eng tens mmmttttt programação pela frente...
                      Mas... por escolhas profissionais hoje sou basicamente um programador e adoro...
                      E aliás ao contrario do que mts dizem e mt bom vir de uma área como a minha para a programação. PQ? Pq aprendes toda a metodologia de como a coisa funciona desde o transístor ate a estrutura mais complexa do PC.

                      No fim de tudo descobri q programar não é assim tão difícil como isso. é só teres cabeça para isso.
                      Como descobres antes de lá chegar!?! Não descobres pq sei q se começas a programar a maluca em casa isso ou resulta mt bem ou mt mal.
                      Acho q a melhor maneira de saberes se tas virado para a programação é o teu raciocínio matemático (sim não estou a gozar). Se lidares bem com resolução de equações e coisas que tais então tas no bom caminho! ;)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Programar bem é de facto difícil.
                        Está aqui a tua resposta.

                        Comentário


                          #13
                          Programação possui muito raciocínio matemático e subdivisão de problemas.

                          A única maneira que vejo para saber se terás jeito para programação é veres qual o teu raciocínio matemático e para além disso qual a tua capacidade de pensamento abstractivo (há testes para isso).

                          Quanto ao gosto... bem, só depois de experimentar é que saberás.

                          Comentário


                            #14
                            Basicamente é preciso gostares de programares. Não se é programador só porque é giro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Programar bem é de facto difícil.
                              Concordo, não é para qualquer um também depende da programação que vais ter e da "cabeça" que tens..penso que nesse curso a programação "gire" a volta de C, java e assembly...ando em Engenharia de Comunicações e a minha programação anda a volta disto, como os cursos têm bastantes parecenças penso que seja +/- isso. Depois ainda és capaz de dar Prolog, e coisas do genero SQL para as bases de dados e assim, mas o que se dá mais é C.

                              Comentário


                                #16
                                Ora bem, da minha realidade,posso-te dizer que "gramar" qualquer um "grama". Agora programar é que já não. Eu quando entrei na faculdade nunca tinha visto uma linha de código a minha frente, no entanto gostei bastante do que comecei a ver, comecei a gostar e de facto programar não é uma coisa que faças espontaneamente a meio de uma tarde só por diversão, mas se te encarregam de fazer determinada tarefa, ou tu mesmo por curiosidade ou para ajudar alguém, digo-te que é uma tarefa que apesar de dar trabalho, muito dedicação e algum batimento de cabeça na parede, dá um gozo enorme!

                                Eu pelo menos estou sempre a espera dos trabalhos práticos, quanto mais complexos melhor! Como estudante de informática gosto de desafios novos, gosto de dar o litro em algo em que me desafiam, e penso que seja assim que a programação, como a culinária ou outra coisa qualquer se deve tratar, com empenho e dedicação. Pode dar trabalho, mas também não me imagino a passar um dia a fazer contas com a calculadora, ou a passar documentos no computador...

                                Se queres dar uma olhadela, começa por um C, e não te assustes. Compra um livro porreiro, ou então passa numa livraria e vê um pouco do que se diz la, lê na internet, pois hoje em dia o que não faltam são boas referencias.
                                O que custa é o inicio, e digo que C é porreiro pois apesar de ser um paradigma imperativo, dá-te logo uma ginástica brutal. Que depois podes transpor para os outros paradigmas. Variáveis, atribuições, comparações tudo existe no C, e existe em quase todas as outras linguagens.

                                Num curso de informatica, ou ciencias da computação nas areas da programação o mais normal é dares o Paradigma Imperativo, o Funcional, Orientado aos Objectos., Inteligencia Artificial, Concorrente e dar Bases de dados. Ah e programação gráfica.

                                Um professor meu uma vez disse: Programar não é ciência, é uma arte!
                                (btw sou de ciencias da computação 2º ano :P)
                                Editado pela última vez por Melancias; 13 April 2010, 12:23.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                  Concordo, não é para qualquer um também depende da programação que vais ter e da "cabeça" que tens..penso que nesse curso a programação "gire" a volta de C, java e assembly...ando em Engenharia de Comunicações e a minha programação anda a volta disto, como os cursos têm bastantes parecenças penso que seja +/- isso. Depois ainda és capaz de dar Prolog, e coisas do genero SQL para as bases de dados e assim, mas o que se dá mais é C.
                                  Estou em engenharia Electrotécnica e de Computadores, e sim é mesmo o que disseste, inclusive Prolog e SQL. Também tive uma cadeira em que programámos em C#.

                                  Como já foi dito, programar bem sim é difícil.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Havendo vontade programar é algo que se torna mais fácil. As pessoas no curso superior vão te dar um guia de como fazeres as coisas, depois com trabalho teu vais conseguir efectuar o que te pedem.

                                    Pá programar é dificil comparado com outras coisas que se fazem na univ. Existindo metodologia (conhecimentos que adquires durante os cursos), e conhecendo a sintaxe de determinada linguagem nada nos impede de programar bem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                      Estou em engenharia Electrotécnica e de Computadores, e sim é mesmo o que disseste, inclusive Prolog e SQL. Também tive uma cadeira em que programámos em C#.

                                      Como já foi dito, programar bem sim é difícil.
                                      Era o que me parecia, as engenharias deste género (Electrónica, Informática, telecomunicações, comunicações....) quanto às programações andam todas assim pelo mesmo. Já tive C e Java mas estas continuo até ao fim do curso a desenvolver(em laboratórios e nas cadeiras de programação) agora também estou a dar ao mesmo tempo Prolog, e no 3º ano dou SQL na cadeira de bases de dados, depois no 4º e 5º sei que continuo com o C e Java. Antes de entrar na Universidade já vinha de informática e tinha tido, no 10º Pascal, no 11º Visual Basic e C, e no 12º C e Python (esta foi a mais complicada para mim) depois agora na universidade ando a desenvolver coisas que nunca pensei...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já deste o paradigma Funcional? Haskell??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Melancias Ver Post
                                          Já deste o paradigma Funcional? Haskell??
                                          Sinceramente não sei muito bem, mas isso do paradigma funcional não é estranho neste momento, estou a dar automatos, antes disto dei listas não sei quem é o teu professor nem se andas no minho, mas o meu é prh...

                                          Comentário


                                            #22
                                            "Gostas do VI?"
                                            "Gostas do Linux?"
                                            LOL
                                            É o meu professor de PLC, processamento de linguagens e compiladores. Sim eu já dei a matéria dos autómatos em teoria da linguagens, pois estou em CC e matemática é connosco xD.

                                            Sim ando na UM.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Melancias Ver Post
                                              "Gostas do VI?"
                                              "Gostas do Linux?"
                                              LOL
                                              É o meu professor de PLC, processamento de linguagens e compiladores. Sim eu já dei a matéria dos autómatos em teoria da linguagens, pois estou em CC e matemática é connosco xD.

                                              Sim ando na UM.
                                              LOOOL é muito brutal o homem isso é bem verdade

                                              Estudamos nuns dos cursos mais dificeis

                                              Comentário


                                                #24


                                                Lá isso é bem verdade! Custa um bocado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Programar é muito fácil, aturar algumas pessoas é que é mais complicado

                                                  Agora a sério, se queres acesso ao mercado, aprender algo com grande peso, começa com Microsoft Visual Studio .Net 2005 e C#.

                                                  A Microsoft tem um grande peso no mercado de desenvolvimento, tem a sua curva de aprendizagem e com o tempo domina-se relativamente bem (não é para meninos ao contrário do que se costuma dizer, mas aprende-se)!

                                                  E tens imensas ofertas cá fora!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Melancias Ver Post
                                                    Sim eu já dei a matéria dos autómatos em teoria da linguagens, pois estou em CC e matemática é connosco xD.

                                                    Sim ando na UM.
                                                    hehe autómatos de pilha, hein? e grafos? teoria de números?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Difícil não é. É um campo que exige algum empenho e raciocínio lógico (esta parte é fundamental), basicamente tens que analisar bem o problema e pensar como o resolver.

                                                      Eu não sou grande apreciador de programação, dei C no secundário e não foi do que mais gostei, mas até que é engraçado ver os "resultados" a saírem de um código.

                                                      Já agora, quem dá uns toques em C, safa-se bem em Visual Basic? É provavelmente uma linguagem com que irei trabalhar no Ensino Superior.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu diria que o VisualBasic é muito mais fácil de apreender do que o C.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por megatron Ver Post
                                                          boas

                                                          eu estou com alguma curiosidade em relação á área de programação, ou seja gostava de aprender e talvez aproveitasse o andamento para ingressar num cuirso superior que tem alguma programação que é eng electrónica e telecomunicações.
                                                          mas tenho ouvido muita gente dizer mal de programação,tipo" destesto programação" " não me vejo a fazer isto profissão" " não vou para esse curso porque é só programação" etc etc

                                                          é assim tão dificil ou detestável?
                                                          Boas, mas não sabes programar mesmo nada?
                                                          Eu aconselhava pelo menos a ler um livrito (o do Luís Damas é bem bom) e em uma horita já sabias fazer um programa básico em C (aconselhava a começar por C, não C++ nem C#), do estilo de um programita de 10m de introduzir uns números para uns vectores, fazer soma, média e isso, matrizes etc.
                                                          Parecendo que não é muito importante, porque para quem nunca programou dá-te uma ideia o que é a programação.
                                                          Se gostares e tiveres muita facilidade em fazer esse programa básico sem bases nenhumas (o que é fácil), então continua. Se achares difícil, desiste.

                                                          E mais, programar bem a alto nível não é difícil como já aqui disseram, é muito difícil.

                                                          Cumprimentos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                                            Eu diria que o VisualBasic é muito mais fácil de apreender do que o C.
                                                            VB é programação por objectos, sim é muito mesmo muito fácil, mais fácil que aquilo é impossível. Tens uma GUI toda bonitinha em 10m.
                                                            Mas C mesmo só C é completamente diferente.
                                                            Cumps.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X