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PEUGEOT optimiza motores

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    PEUGEOT optimiza motores

    Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Peugeot optimiza motores

    A Peugeot anunciou uma optimização dos seus motores HDI FAP, VTi e THP, em conformidade com as normas Euro 5.

    Deste modo, estes viram as emissões de CO2 baixarem cerca de 5g/km face às versões precedentes. O 1.6 HDi FAP de 112 cv viu o seu binário máximo aumentar de 240 para 270 Nm às 1750 rpm. Por seu turno, o binário do 1.6 HDI FAP de 92 cv aumentou de 215 Nm para 230 Nm às 1750 rpm. Para chegar a este resultado, a Peugeot reviu mais de 50% dos componentes destes blocos.

    À gama 207 chegam os motores Euro 5: 1.6 HDI FAP 112 cv (117g/km); 1.6 HDi FAP 92 cv (110g/km); 1.6 THP 156 cv (165g/km) e 1.4 VTi 95 cv (137g/km).

    Na gama 308 serão introduzidos, gradualmente, os seguintes motores: 1.6 HDi FAP de 112 cv (114g/km); 1.6 HDi FAP 92 cv (115g/km); 1.6 THP 156 cv (171g/km) e 1.4 VTi 98 cv (144g/km).

    O 3008 e o 5008 receberão o 2.0 HDi FAP de 163 cv (173g/km no 3008) e o 1.6 THP de 156 cv (178g/km no 3008).
    Resultados interessantes.. o 1.6 HDi está cá com um binário..

    Esses 5g/km reduzem o preço em quanto? (Aumentam o lucro da Peugeot em Portugal em quanto?)




    #2
    Bastante interessante este 1.6 é de facto um motor muito bom.

    Vai aumentar o lucro, isso é certo, agora em quanto não faço ideia.

    Comentário


      #3
      Acho esquisito é o 308 com o motor 1.6 HDi de 112cv ter menos emissoes de CO2 que o 207 com o mesmo motor. Penso que esta nova versão do motor 1.6HDi deve chegar depressa às gamas 3008 e 5008. De qualquer forma para um motor com cerca de 5 anos no activo, esperava uma maior escalada de potência ( na ordem dos 10cv ).

      Segundo aquilo que li, a nova volvo v60 trará um motor 1.6 a gásoleo com 115 que deve ser o mesmo motor do 308 e 207, por isso não percebo bem as diferenças de potência. Talvez estejam a desenvolver o motor em separado. Se puderem esclareçam-me a dúvida sffv

      Comentário


        #4
        O 308 CC já vem há algum tempo com um 1.6 HDi de 112cv...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por frickout Ver Post
          Segundo aquilo que li, a nova volvo v60 trará um motor 1.6 a gásoleo com 115 que deve ser o mesmo motor do 308 e 207, por isso não percebo bem as diferenças de potência. Talvez estejam a desenvolver o motor em separado. Se puderem esclareçam-me a dúvida sffv
          Não sei o q fizeram de concreto ao motor, mas basta uma gestão electrónica trabalhada de outra forma para a marca já apresentar valores diferentes. A parceria entre Ford e PSA refere-se ao bloco em si, acho q os restantes parâmetros podem ser diferentes.

          Comentário


            #6
            Isso de ter 109/112/115 é uma afinação ali, outra afinação acolá e muito marketing à mistura...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
              Isso de ter 109/112/115 é uma afinação ali, outra afinação acolá e muito marketing à mistura...
              Isso era verdade no 109/110cv, agora o 112cv parece que tem pelo menos meio motor novo! Além disso tem mais 30Nm.

              Comentário


                #8
                Para chegar a este resultado, a Peugeot reviu mais de 50% dos componentes destes blocos.


                Rever deve significar ver outra vez, ou seja, olhar para eles.

                Se mudaram 50% dos componentes e só conseguiram isto, estamos (muito) mal.

                De repente, diria que investir na alteração de 50% dos componentes deveria traduzir-se em algo mais substancial.

                Na versão de 92cv aumentar 15 Nm é uma piada.

                Os 270 Nm do 112cv soa interessante, mas possivelmente é como o anterior, ou seja, em overboost, o que é diferente de ter sempre esse binário.


                Ficaria extremamente surpreso que isto não fosse mais marketing que outra coisa...

                Comentário


                  #9
                  O motor continua a estar entre os melhores do segmento, por isso não precisa de grandes alterações. 110cv chegam e sobram perfeitamente (então o binário, à muito carro de 2.000cc que não tem tanto binário).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post


                    Rever deve significar ver outra vez, ou seja, olhar para eles.

                    Se mudaram 50% dos componentes e só conseguiram isto, estamos (muito) mal.

                    De repente, diria que investir na alteração de 50% dos componentes deveria traduzir-se em algo mais substancial.

                    Na versão de 92cv aumentar 15 Nm é uma piada.

                    Os 270 Nm do 112cv soa interessante, mas possivelmente é como o anterior, ou seja, em overboost, o que é diferente de ter sempre esse binário.


                    Ficaria extremamente surpreso que isto não fosse mais marketing que outra coisa...
                    A versão base do 1.6 HDI 110cv já é um motor muito bom. Isto foi uma pequena actualização, a Peugeot deverá estar na expectativa do lançamento do novo 1.6 dCi, para depois aí atacar em força eventualmente com uma versão de 120cv ou mais.

                    Comentário


                      #11
                      A VW meteu 100% de componentes novos e não fez melhor, mas a Peugeot é que está no caminho errado.

                      lol

                      Comentário


                        #12
                        O de 112cv faz 285Nm com overboost.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post


                          Rever deve significar ver outra vez, ou seja, olhar para eles.

                          Se mudaram 50% dos componentes e só conseguiram isto, estamos (muito) mal.

                          De repente, diria que investir na alteração de 50% dos componentes deveria traduzir-se em algo mais substancial.

                          Na versão de 92cv aumentar 15 Nm é uma piada.

                          Os 270 Nm do 112cv soa interessante, mas possivelmente é como o anterior, ou seja, em overboost, o que é diferente de ter sempre esse binário.


                          Ficaria extremamente surpreso que isto não fosse mais marketing que outra coisa...
                          Eu ainda não experimentei, mas a AH da semana passa testou esse motor no CC e diz maravilhas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                            O motor continua a estar entre os melhores do segmento, por isso não precisa de grandes alterações. 110cv chegam e sobram perfeitamente (então o binário, à muito carro de 2.000cc que não tem tanto binário).
                            O 3008 e 5008 com um 1.6 HDi de 120 cv era muito bem-vindo. Na gama 308 essa alteração já não seria tão relevante, pois a potência actual do motor torna o carro agradável de conduzir.

                            O grupo fiat tem o motor com a melhor potência e binário, mas faltam carros capazes de rentabilizar convenientemente o potencial da mecânica. Por outro lado, este motor é utilizado por inúmeras marcas e modelos, o que tornaria o aumento da potência e binário mais relevante.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por frickout Ver Post

                              O grupo fiat tem o motor com a melhor potência e binário, mas faltam carros capazes de rentabilizar convenientemente o potencial da mecânica.
                              O 1.6 mJET 120 parece sofrer do síndrome do 1.4 HDi 92cv.

                              No papel é todo muito bom, mas depois a própria marca restringe a sua utilização a 1 ou 2 modelos e acaba por sair de cena.

                              Por alguma razão será...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                Isso de ter 109/112/115 é uma afinação ali, outra afinação acolá e muito marketing à mistura...
                                Os de 109/110 tinham todos a mesma potência em KW, portanto é só marketing.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                  O 1.6 mJET 120 parece sofrer do síndrome do 1.4 HDi 92cv.

                                  No papel é todo muito bom, mas depois a própria marca restringe a sua utilização a 1 ou 2 modelos e acaba por sair de cena.

                                  Por alguma razão será...
                                  Eles usam o motor em todos os modelos. Carros de trabalho incluídos. Por cá é que só há em alguns.

                                  Até no GPunto eles não o comercializam cá depois de terem tido o 1.9 MJet 130cv. Políticas da treta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    A VW meteu 100% de componentes novos e não fez melhor, mas a Peugeot é que está no caminho errado.

                                    lol
                                    Lá estás tu com a VW.

                                    Amanhã compras um e esqueces esse teu trauma profundo.

                                    Senão, a terapia pode ajudar-te.

                                    Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                    Eu ainda não experimentei, mas a AH da semana passa testou esse motor no CC e diz maravilhas...
                                    O motor de 110cv já era um bom motor.

                                    Rever 50% dos componentes para ganhos como os apresentados, parece-me fazer muito pouco sentido no rácio de custo/benefício.

                                    Alterar um motor (ou fazer de novo) tem um custo elevadíssimo para o fabricante, e tem de vender imensos carros até amortizar o investimento inicial.

                                    Nestas situações, espera-se algo mais para esse mesmo investimento, e sobretudo tenho grandes dúvidas de que seja necessário alterar 50% dos componentes para obter esses resultados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Lá estás tu com a VW.

                                      Amanhã compras um e esqueces esse teu trauma profundo.

                                      Senão, a terapia pode ajudar-te.
                                      Comprar um só se for com o dinheiro dos outros.

                                      É que o 1.6 TDI neste momento é a referencia para muita gente. Até a potencia atingida mais tarde que os outros é um bom sinal. lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Calma lá que isto são mais alterações que o que parece à 1ª vista.

                                        Até agora o 1.6 HDI existia nas versões de 110 e 90cv. Os 92cv que a Citroen anunciava era mesmo treta - não passava do mesmo 1.6 HDI 90 dos Peugeots e Fords. Aliás a versão de 110 é mesmo a de 109cv.
                                        Resumindo:

                                        1.6 HDI 110 = 109cv / 80KW e 240/260nm
                                        1.6 HDI 90/92 = 90cv /66KW e 215nm.

                                        Isto era o utilizado até agora.

                                        No 308 CC apareceu um 1.6 HDI 112 / 82KW, 270/285nm. Correctissimo e a potência máxima é às 3500!



                                        Contudo o novo C3 estreou 2 variantes de apenas 8 valvulas - A grande novidade - e a versão 112 tem mesmo 112cv /82kw. A versão 92 tem mesmo 92cv e 68KW.
                                        De realçar que a versão de 92cv agora atinge a potencia máxima às 3750 rpms. A versão de 112cv tem a potencia máxima às 4000 rpms.

                                        Começa ser confuso!

                                        Motores de 2 Valvulas:
                                        C3 1.6 HDI 112 - km77.com . Ficha técnica
                                        C3 1.6 HDI 92 - km77.com . Ficha técnica
                                        308 CC 1.6 HDI 112 - km77.com . Ficha técnica

                                        Motores de 4 Valvulas:
                                        C4 1.6 HDI 90 - km77.com . Ficha técnica
                                        C4 1.6 HDI 110 - km77.com . Ficha técnica

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                          O motor de 110cv já era um bom motor.

                                          Rever 50% dos componentes para ganhos como os apresentados, parece-me fazer muito pouco sentido no rácio de custo/benefício.

                                          Alterar um motor (ou fazer de novo) tem um custo elevadíssimo para o fabricante, e tem de vender imensos carros até amortizar o investimento inicial.

                                          Nestas situações, espera-se algo mais para esse mesmo investimento, e sobretudo tenho grandes dúvidas de que seja necessário alterar 50% dos componentes para obter esses resultados.
                                          Não te deixes levar pelos números... 2 cv no papel podem significar muito no andamento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem, a Peugeot de vez em quando, sai-se com estas optimizações.
                                            E apesar dos números não impressionarem, o que é certo que são bastante eficazes, pois os motores acabam por se tornar mais agradáveis de utilizar, e consumos saem beneficiados.

                                            Todas as marcas andam nesta onda. Optimizando as suas unidades mecânicas para redução de consumos/emissões. Muitas delas nem apresentam ganhos ao nivel de pot~encia/binário.

                                            no caso dos diesel, como ainda há muito trabalhinho a fazer, dado que maior parte dos motores mais compactos sofrerem de fossos agudos a baixas rpm, atenuando esta questãO é sempre de louvar.

                                            Tenho um 1.3 Mjet cá por casa com 90cv e aquilo é um suplício.
                                            Com a revisão operada ao motor, ganhou apenas 5cv, mas os beneficios em utilização, mesmo nos regimes baixos, serão valiosissimos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Continuamos à espera do prometido diesel híbrido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                Não te deixes levar pelos números... 2 cv no papel podem significar muito no andamento.
                                                Exactamente, particularmente pelas curvas de potência e binário, que podem fazer diferenças enormes na sua utilização.

                                                O meu "espanto" vem mais do facto do HDI ser já um bom motor, e não entender bem esta relação custo / benefício, pois alterar um motor é algo que sai muito caro e custa a amortizar, pelo que seriam esperados maiores benefícios, ainda que aparentes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                  Comprar um só se for com o dinheiro dos outros.

                                                  É que o 1.6 TDI neste momento é a referencia para muita gente. Até a potencia atingida mais tarde que os outros é um bom sinal. lol
                                                  Não sei exactamente de onde veio a parte a bold, mas se calhar na tua ânsia de dizer mal de tudo o que seja alemão (e particularmente VW) nem te apercebes de que podes estar a dizer um disparate interessante.

                                                  De facto tu és um case-study interessante, pois as tuas intervenções são (de longe) do mais faccioso que vejo por aqui.

                                                  Se tu não tivesses uma atitude imatura como tens vindo a demonstrar, em vez de falares no VW (que ninguém aqui havia falado), falavas no motor Fiat 1.6 com 120cv e 300 Nm que equipa o bravo, pois alguém que tem um GPunto diesel que tanto utiliza como exemplo, conhece certamente o motor que equipa o Fiat Bravo.

                                                  Ahhh, mas assim tu não consegues tentar fazer uma piada e meter um "lol" como gostas de fazer, não é?

                                                  Tu és livre de continuar a fazer as tuas manifestações nada adultas anti-vag e anti-Alemanha à tua inteira vontade, mas pelo menos será interessante teres a noção do ridículo em que já caíste há muito tempo.

                                                  É que nestas optimizações, também te podia falar na que a BMW fez no 745d, em que aumentou 10% a potência única e exclusivamente com software (mapa diferente).
                                                  A versão de 330cv saiu, e automaticamente os donos da versão de 300cv tiveram a actualização gratuita na revisão, como se fosse uma actualização do GPS.

                                                  Como vês, a minha intervenção tinha algum sentido, ao contrário da tua em que o objectivo é sempre o mesmo.

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                                                    #26
                                                    Bom guerras à parte, já conduzi o c4 110 cv e o delta 120, e quando digo conduzi nao é 5 minutos, conduzi ambos com tempo e espaço e em varias situacoes, fazendo bastantes km's em ambos.

                                                    Aquilo que posso dizer é que o 1.6 PSA é um bom motor, suave, nao acho que tenha um grande "kick", mas nao sofre muito em baixas, já o 1.6m-jet é mais bruto tendo para mim uma fase inicial mais fraquinha isto é ali junto ás 1.000rpm mas depois, é realmente superior tendo um kick mais forte por volta das 2.000rpm.
                                                    No geral o 1.6 fiat é mais forte, mas o 1.6 PSA pelo que constatei fazia medias de combustivel um pouquinho mais baixas. de relembrar tambem que o PSA tinha caixa de 5, e o M-jet de 6.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Não sei exactamente de onde veio a parte a bold, mas se calhar na tua ânsia de dizer mal de tudo o que seja alemão (e particularmente VW) nem te apercebes de que podes estar a dizer um disparate interessante.

                                                      De facto tu és um case-study interessante, pois as tuas intervenções são (de longe) do mais faccioso que vejo por aqui.

                                                      Se tu não tivesses uma atitude imatura como tens vindo a demonstrar, em vez de falares no VW (que ninguém aqui havia falado), falavas no motor Fiat 1.6 com 120cv e 300 Nm que equipa o bravo, pois alguém que tem um GPunto diesel que tanto utiliza como exemplo, conhece certamente o motor que equipa o Fiat Bravo.

                                                      Ahhh, mas assim tu não consegues tentar fazer uma piada e meter um "lol" como gostas de fazer, não é?

                                                      Tu és livre de continuar a fazer as tuas manifestações nada adultas anti-vag e anti-Alemanha à tua inteira vontade, mas pelo menos será interessante teres a noção do ridículo em que já caíste há muito tempo.

                                                      É que nestas optimizações, também te podia falar na que a BMW fez no 745d, em que aumentou 10% a potência única e exclusivamente com software (mapa diferente).
                                                      A versão de 330cv saiu, e automaticamente os donos da versão de 300cv tiveram a actualização gratuita na revisão, como se fosse uma actualização do GPS.

                                                      Como vês, a minha intervenção tinha algum sentido, ao contrário da tua em que o objectivo é sempre o mesmo.
                                                      O meu objectivo é sempre rir-me.

                                                      É que só me posso rir quando começam logo a torcer o nariz a este motor e metem num pedestral um concorrente dele.

                                                      Como aqui:

                                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...vanguarda.html

                                                      E em muitos outros tópicos.

                                                      Eles até podiam ter mudado 50% das peças e ter ficado com a mesma potencia. Já é melhor ou igual que a concorrência e tem uns 6 anos. Bastava terem melhorados ainda mais a fiabilidade, vibração, consumo e outras coisas.

                                                      É que endeusar um motor como o 1.6 TDI é ser adulto. Dizer as coisas como elas são já nem por isso. lol

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Não sei exactamente de onde veio a parte a bold, mas se calhar na tua ânsia de dizer mal de tudo o que seja alemão (e particularmente VW) nem te apercebes de que podes estar a dizer um disparate interessante.
                                                        Essa era para mim!

                                                        Mas nem vale a pena bater na mesma tecla.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Motores 8v..até que enfim que começam a recuar um bocado nas 16v e velocidades de ponta estonteantes para diesel, com consumos a acompanhar (altos).

                                                          Estes devem ser motores muito agradáveis de conduzir, com muita força logo a baixa rotação e consumos baixos (os próprios dados assim parecem indicar).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                            Motores 8v..até que enfim que começam a recuar um bocado nas 16v e velocidades de ponta estonteantes para diesel, com consumos a acompanhar (altos).

                                                            Estes devem ser motores muito agradáveis de conduzir, com muita força logo a baixa rotação e consumos baixos (os próprios dados assim parecem indicar).

                                                            A melhor combinação diesel sempre foi 8V + TGV

                                                            Aliás, e apesar de ter um com 16 V , nunca entendi muito bem a utilização de 16 v num motor diesel...

                                                            Comentário

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