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IBIZA 1.6 TDI 90cv 25ANOS AUMENTO DE POTÊNCIA? PRÓS E CONTRAS...

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    IBIZA 1.6 TDI 90cv 25ANOS AUMENTO DE POTÊNCIA? PRÓS E CONTRAS...

    Olá a todos.

    Gostaria de saber quais os beneficios e maleficios dos aumentos de potência deste motor e valores ou outras sugestões para o mesmo.

    Já alguem o fez?
    Se já, como corre a aplicação?
    Recomendava?
    Outra sugestão ou retirava?
    Tem aumento de consumo?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por sergiobbessa Ver Post
    Olá a todos.

    Gostaria de saber quais os beneficios e maleficios dos aumentos de potência deste motor e valores ou outras sugestões para o mesmo.

    Já alguem o fez?
    Se já, como corre a aplicação?
    Recomendava?
    Outra sugestão ou retirava?
    Tem aumento de consumo?

    Obrigado.
    É só a minha opinião mas a diferença de preço para a versão de 105cvs não era significativa, até porque se bem me lembro as versões de 105cvs trazem algumas alterações mecânicas em relação ao de 90 cvs.
    em relação as questões que colocas acho que só existe problemas com a FAP mas de resto nao deves ter grandes complicações, pode e ser despendioso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sergiobbessa Ver Post
      Olá a todos.

      Gostaria de saber quais os beneficios e maleficios dos aumentos de potência deste motor e valores ou outras sugestões para o mesmo.

      Já alguem o fez?
      Se já, como corre a aplicação?
      Recomendava?
      Outra sugestão ou retirava?
      Tem aumento de consumo?

      Obrigado.
      Olá Sérgio,

      De facto eu fiz essa mesma questão ao vendedor (eu sei, sou tramado...) e o que ele me respondeu foi que se pode executar isso perfeitamente, pois o motor é igual em tudo, isto palavras dele...
      Agora pode é ser a típica conversa do "engate", ou seja, diz aquilo que lhe convém para vender...

      Comentário


        #4
        É um motor ainda com pouco tempo no mercado. Experimenta nos sites mesmo dos Ibizas, pode ser que já haja novidades.

        Comentário


          #5
          para muita gente com o pró e o contra acaba por ser o mesmo, andar mais.

          Comentário


            #6
            Eu no teu lugar estava quieto. Consequências a curto prazo não há, lá pra frente é que pode haver...

            Todos os componentes estão sujeitos a maior desgaste, tanto pode correr bem como não. Os 90cv do Ibiza não são suficientes? Testei o polo com esse motor e achei bastante agradável (só não era muito agradável em baixas a recuperar, mas qual é o baixa cilindrada que o é?).

            Comentário


              #7
              Se eu fosse a ti, aguardava um bocado.

              Deixa haver mais experiências com estes motores no mundo da reprogramação para que haja algum conhecimento de até onde podem ir.

              Comentário


                #8
                Bem, o uso que farei do carro não é para o "puxar" a torto e a direito.

                Se tivesse um bocado mais de potência seria em prol das subidas.

                Mas vou alinhar pela opinião de aguardar e ver.

                Alguém sabe quais são as alterações mecânicas?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AngelEyes30 Ver Post
                  Olá Sérgio,

                  De facto eu fiz essa mesma questão ao vendedor (eu sei, sou tramado...) e o que ele me respondeu foi que se pode executar isso perfeitamente, pois o motor é igual em tudo, isto palavras dele...
                  Agora pode é ser a típica conversa do "engate", ou seja, diz aquilo que lhe convém para vender...

                  Gracias Angel

                  Comentário


                    #10
                    Eu por agora ficava quieto, tambem andei a pensar nisso para o meu carro, que tambem tem 90 cv, mas preferi ficar com o dinheiro no bolso, ainda para mais no teu caso é um motor recente nunca se sabe.

                    Comentário


                      #11
                      Sergiobbessa, ja tens o carro? É que a diferença entre o 90 e o 105 não é assim tanta e depois andar a inventar (sobretudo num bloco tão recente e tão pouco explorado) pode acarretar custos mais elevados.

                      Também tenho um 1.6 Tdi 90. Se podia andar mais? Podia e bem bom que era! Mas quando o experimentei vi que servia para as minhas necessidades.

                      Isso faz-me lembrar um amigo que tinha um Punto 1.3 mjet. Nos primeiros meses era uma máquina e tal e passado uns meses já achava que queria uma repro. Trocou por um Bravo 1.6 mjet 120 e aquilo é que andava. Agora o pai comprou um 335d e ele já diz que o Bravo não anda nada...

                      Resumindo, vais querer sempre mais cavalos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por flgomes Ver Post
                        Sergiobbessa, ja tens o carro? É que a diferença entre o 90 e o 105 não é assim tanta e depois andar a inventar (sobretudo num bloco tão recente e tão pouco explorado) pode acarretar custos mais elevados.

                        Também tenho um 1.6 Tdi 90. Se podia andar mais? Podia e bem bom que era! Mas quando o experimentei vi que servia para as minhas necessidades.

                        Isso faz-me lembrar um amigo que tinha um Punto 1.3 mjet. Nos primeiros meses era uma máquina e tal e passado uns meses já achava que queria uma repro. Trocou por um Bravo 1.6 mjet 120 e aquilo é que andava. Agora o pai comprou um 335d e ele já diz que o Bravo não anda nada...

                        Resumindo, vais querer sempre mais cavalos
                        Nem mais!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por flgomes Ver Post
                          Sergiobbessa, ja tens o carro? É que a diferença entre o 90 e o 105 não é assim tanta e depois andar a inventar (sobretudo num bloco tão recente e tão pouco explorado) pode acarretar custos mais elevados.

                          Também tenho um 1.6 Tdi 90. Se podia andar mais? Podia e bem bom que era! Mas quando o experimentei vi que servia para as minhas necessidades.

                          Isso faz-me lembrar um amigo que tinha um Punto 1.3 mjet. Nos primeiros meses era uma máquina e tal e passado uns meses já achava que queria uma repro. Trocou por um Bravo 1.6 mjet 120 e aquilo é que andava. Agora o pai comprou um 335d e ele já diz que o Bravo não anda nada...

                          Resumindo, vais querer sempre mais cavalos
                          Ai... Vou ver o que anda... mas estou mais para o Não que para o Sim...
                          Editado pela última vez por sergiobbessa; 20 April 2010, 14:41. Razão: Nem mais...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sergiobbessa Ver Post
                            Ai... Vou ver o que anda... mas estou mais para o Não que para o Sim...
                            Mas olha que diferenças significativas entre o 90 e o 105 é mais em altas... em baixas equivalem-se, a diferença é que quando o 90 já esgotou, o 105 ainda vai a produzir!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                              Eu no teu lugar estava quieto. Consequências a curto prazo não há, lá pra frente é que pode haver...

                              Todos os componentes estão sujeitos a maior desgaste, tanto pode correr bem como não. Os 90cv do Ibiza não são suficientes? Testei o polo com esse motor e achei bastante agradável (só não era muito agradável em baixas a recuperar, mas qual é o baixa cilindrada que o é?).

                              Ja agora Ribeiro, comparando com o Toyota 1.4 D4D quais seriam as vantagens do 1.6 TDI e as do Toyota? Isto considerando tanto o Polo como o Octávia...

                              Se me decidir a trocar de carro, esse motor seria uma das hipoteses, assim como o 1.6 hdi...

                              Comentário


                                #16
                                Bom, posso-me pronunciar em relação ao Polo apenas, porque foi o que conduzi. É assim, em arranque/aceleração, o TDI é mais vivo, e tem um disparo saudável (não que o Auris não tenha, mas quando se sente é mais brutal).

                                Em termos de recuperações (ex.: em 2ª a baixas RPM, por exemplo), o Polo é lento, ligeiramente melhor que o Auris. Diria que de 0 a 20 a recuperar em baixas o Auris leva 10, o Polo leva 11.

                                Já no Octavia não sei sinceramente, mas neste caso já vamos para 105cv. Acredito plenamente que sejam suficientes

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso é pena não fazerem a versão 25 anos com o 105cv. A diferença de preço nem é muito grande nas versões em que existem ambas.

                                  Indo para uma versão do Ibiza com o 1.6 de 105cv ha sempre a hipotese dos bancos desportivos em pele que salvo erro ficam em 800 euros.

                                  Eu acredito que em comportamento o motor 1.6 TDI se aproxime do 1.6 hdi. Um pouco mais força em baixas relativamente ao d4d e um pouco mais linear. O d4d é algo turbo-dependente.

                                  Eu caso tivesse um Ibiza 25 anos não fazia nenhuma repro, assim como não a fiz no d4d...

                                  Comentário


                                    #18
                                    No site da seat estão algumas diferenças mecânicas no controlo de tracção.
                                    IBIZA SC -> Segurança

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sergiobbessa Ver Post
                                      Olá a todos.

                                      Gostaria de saber quais os beneficios e maleficios dos aumentos de potência deste motor e valores ou outras sugestões para o mesmo.

                                      Já alguem o fez?
                                      Se já, como corre a aplicação?
                                      Recomendava?
                                      Outra sugestão ou retirava?
                                      Tem aumento de consumo?

                                      Obrigado.
                                      Chiptuning von RaceChip - Prof. Motor Tuning gnadenlos preiswert
                                      Aqui tem eu tenho na minha mazda 5 e ate agora 0 problemaas........

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por flgomes Ver Post
                                        Mas olha que diferenças significativas entre o 90 e o 105 é mais em altas... em baixas equivalem-se, a diferença é que quando o 90 já esgotou, o 105 ainda vai a produzir!
                                        Pois, mas isso é comparar o de 90 de origem com o de 105 de origem, o que não é bem a mesma coisa.

                                        Há coisas que só experimentando é que se sentem, e as reprogramações são um bocado assim.
                                        Não se trata apenas de aumentar a potencia e binário, mas sim de a distribuir de outra forma.

                                        Esquecendo binário, eu na minha carrinha com uma reprogramação que é assumidamente leve, consigo ter à mesma rotação mais cavalos (e binário) disponíveis.
                                        Ou seja, se for às 2500 rpm (exemplo aleatório), ao pisar a fundo tenho mais cavalos do que tinha stock.

                                        Ainda que isto se aplique muitas vezes a um carro que já é de origem mais potente (como o de 105, neste caso), as curvas de potência e binário nunca serão iguais (para o melhor e para o pior), e os carros darão sempre outras sensações, sendo que o reprogramado habitualmente está menos restrito em poluição (não confundir com fumo visível) e isso tem outros resultados práticos.

                                        As vantagens da reprogramação são muito óbvias, e no fundo resume-se a andar mais e ter mais disponibilidade em toda a faixa de rotação.

                                        As desvantagens é que existe uma necessidade adicional de pressão de alguns componentes quando se está a utilizar esse binário e potência extras, o que consoante o carro e o condutor, pode ser uma parte significativa do tempo, como pode ser menos de 1% do tempo.

                                        Basta pensar que em AE, para se usar a potência extra da repro de forma constante, implica ir de forma também constante acima do que o carro daria de origem, ou seja, ir a fundo e acima da velocidade máxima dele.

                                        Visto de outra forma, é analisar quantas vezes no dia-a-dia se pisa o acelerador a fundo, pois é nessas alturas que estamos a usar mais a repro.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                          Chiptuning von RaceChip - Prof. Motor Tuning gnadenlos preiswert
                                          Aqui tem eu tenho na minha mazda 5 e ate agora 0 problemaas........
                                          Já mediste os ganhos? E como está a nível de fumo?

                                          Esse tipo de soluções tem algumas desvantagens, e a principal é funcionarem aldrabando os sensores que ligam à centralina.

                                          Ou seja, enquanto numa reprogramação é a centralina que controla a quantidade de combustível a injectar, a pressão de turbo a fazer (até certo ponto) e mais alguns parâmetros, essas boxes dão informações erradas à centralina, o que a faz reagir erradamente, injectando mais combustível e muitas vezes fazendo assim aumentar a pressão do turbo.

                                          Convém dizer que a Baviera (o que é diferente de bmw) instalava boxes da Shnitzer nos carros sem tirar a garantia, mas pelo que julgo saber eram eles (baviera) que importavam as boxes, logo...

                                          No entanto, conheço quem tenha uma 320d E46 com uma box dessas desde nova, e não deu nenhum problema imputável à box.

                                          Conta 260.000 km, e teve uma reparação gigantesca de motor porque (como era hábito naqueles motores) engoliu a admissão e foi "tudo na frente".
                                          Mas quem desmontou o motor, disse que se não tivesse acontecido o problema de fabrico da bmw (completamente alheio à box), estaria ali motor para muitos km, pois os níveis de desgaste eram reduzidos, e isto já perto dos 200.000 km.

                                          A minha forma de ver isto é: se for para andar sempre a fundo, é melhor não mexer (ou no limite reprogramar para tirar cavalos ).

                                          Se é para dar umas sapatadas adicionais, é interessante.
                                          Para dar uma ideia, um dos motivos que me fez não comprar o 320d e46 foi precisamente a resposta do motor, mas neste com box eu fiquei extremamente satisfeito com a resposta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            box

                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Já mediste os ganhos? E como está a nível de fumo?

                                            Esse tipo de soluções tem algumas desvantagens, e a principal é funcionarem aldrabando os sensores que ligam à centralina.

                                            Ou seja, enquanto numa reprogramação é a centralina que controla a quantidade de combustível a injectar, a pressão de turbo a fazer (até certo ponto) e mais alguns parâmetros, essas boxes dão informações erradas à centralina, o que a faz reagir erradamente, injectando mais combustível e muitas vezes fazendo assim aumentar a pressão do turbo.

                                            Convém dizer que a Baviera (o que é diferente de bmw) instalava boxes da Shnitzer nos carros sem tirar a garantia, mas pelo que julgo saber eram eles (baviera) que importavam as boxes, logo...

                                            No entanto, conheço quem tenha uma 320d E46 com uma box dessas desde nova, e não deu nenhum problema imputável à box.

                                            Conta 260.000 km, e teve uma reparação gigantesca de motor porque (como era hábito naqueles motores) engoliu a admissão e foi "tudo na frente".
                                            Mas quem desmontou o motor, disse que se não tivesse acontecido o problema de fabrico da bmw (completamente alheio à box), estaria ali motor para muitos km, pois os níveis de desgaste eram reduzidos, e isto já perto dos 200.000 km.

                                            A minha forma de ver isto é: se for para andar sempre a fundo, é melhor não mexer (ou no limite reprogramar para tirar cavalos ).

                                            Se é para dar umas sapatadas adicionais, é interessante.
                                            Para dar uma ideia, um dos motivos que me fez não comprar o 320d e46 foi precisamente a resposta do motor, mas neste com box eu fiquei extremamente satisfeito com a resposta.
                                            Boas, a Mazda 5 tem filtro de particulas por isso o fumo 0 eu tenho a duas semanas a box montada tenho feito a masma conducao que fazia,as difrencas, muito mais binario tipo a 60 em 5 e acelero e ela vai,claro nao e fuguete mas tem muito mais forca,eu vivo na suica e fui a alemnha a stutegart directamente depois de meses de pesquisa na net e nao so, em relacao ao consumo eu fazia 6.5 no cb.agora faz 6.em relacao aos dados transmitidos a centralina sei que eles compram os dados a marca e dai fazerem essa tal box isto foi o que eles me disseram e o que esta na net e eu acho que nao podem estar a inventar porque as autoridades deste ramo na alemanha sao bastante rigorosas...cp.

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                                              #23
                                              Entre box ou chip da internet e uma repro feita por quem sabe, a repro é sempre melhor.

                                              Quanto à questão original do tópico, como já disseram por aqui, esse motor é muito novo. Daqui a um anito ou assim já vai haver quem brinque bem com isso.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                                Boas, a Mazda 5 tem filtro de particulas por isso o fumo 0 eu tenho a duas semanas a box montada tenho feito a masma conducao que fazia,as difrencas, muito mais binario tipo a 60 em 5 e acelero e ela vai,claro nao e fuguete mas tem muito mais forca,eu vivo na suica e fui a alemnha a stutegart directamente depois de meses de pesquisa na net e nao so, em relacao ao consumo eu fazia 6.5 no cb.agora faz 6.em relacao aos dados transmitidos a centralina sei que eles compram os dados a marca e dai fazerem essa tal box isto foi o que eles me disseram e o que esta na net e eu acho que nao podem estar a inventar porque as autoridades deste ramo na alemanha sao bastante rigorosas...cp.
                                                Tem é atenção que os consumos que vês no CB também estão alterados.

                                                Numa repro já acontece facilmente aumentar o erro do CB, mas com box é praticamente garantido!

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                                                  #25
                                                  box

                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Tem é atenção que os consumos que vês no CB também estão alterados.

                                                  Numa repro já acontece facilmente aumentar o erro do CB, mas com box é praticamente garantido!
                                                  Essa nao sabia vou fazer as contas a maneira antiga para ver a difrenca...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                                    Essa nao sabia vou fazer as contas a maneira antiga para ver a difrenca...
                                                    Já agora se puderes colocar os resultados, eu agradecia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais alguem que tenha experimentado esta box?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                                        Boas, a Mazda 5 tem filtro de particulas por isso o fumo 0 eu tenho a duas semanas a box montada tenho feito a masma conducao que fazia,as difrencas, muito mais binario tipo a 60 em 5 e acelero e ela vai,claro nao e fuguete mas tem muito mais forca,eu vivo na suica e fui a alemnha a stutegart directamente depois de meses de pesquisa na net e nao so, em relacao ao consumo eu fazia 6.5 no cb.agora faz 6.em relacao aos dados transmitidos a centralina sei que eles compram os dados a marca e dai fazerem essa tal box isto foi o que eles me disseram e o que esta na net e eu acho que nao podem estar a inventar porque as autoridades deste ramo na alemanha sao bastante rigorosas...cp.
                                                        Fumo 0, mas o filtro de partículas está a gerir todo esse fumo... e qual o problema?

                                                        Além das regenerações mais frequentes, a vida útil do filtro será reduzida, e o pior é que sem fumo visível, nunca sabes qual o nível de fumo adicional que o FAP está a gerir. .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                          Fumo 0, mas o filtro de partículas está a gerir todo esse fumo... e qual o problema?

                                                          Além das regenerações mais frequentes, a vida útil do filtro será reduzida, e o pior é que sem fumo visível, nunca sabes qual o nível de fumo adicional que o FAP está a gerir. .
                                                          O que eu digo e o que me disseram foi que nao tinha qualquer problema

                                                          com a FAP,e que os valores dos gases ficariam iguais,foi das primeiras

                                                          perguntas que fiz porque aqui na Suica tem que fazer o teste obrigatorio

                                                          de 2 em 2 anos e eles sao muito rigorosos nesse teste de gases.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Lei abate (vfv)

                                                            Boa tarde a todos.
                                                            Quero avisar a todos que a Lei do Abate poderá estar num pequenino impasse...

                                                            O meu vendedor informou que o Estado coloca a hipótese (no artigo que lança o Incentivo ao Abate) os valores a NÃO INCLUIR IVA:

                                                            Viaturas para abate entre 10 e 15 anos: €750 (em vez de €750+IVA)

                                                            Viaturas para abate mais de 15 anos: €1000 (em vez de €1000+IVA)

                                                            Ou seja, o Estado pondera em não tributar 2 vezes (debitar o IVA) no ISV.

                                                            ATENÇÃO A ESTA SITUAÇÃO PARA NINGUEM SER APANHADO DESPREVENIDO!
                                                            Abraço

                                                            Comentário

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