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    Fiat Punto TD

    Boas!

    Precisava duma pequena ajuda vossa. Tou pa comprar um comercial e o que me aparece muito e ate bastante apelativos, são os puntos TD ate 99.

    Esses caritos aguentam bem a estrada? Têm alguma fiabilidade Em termos de consumo, quants l/100km (em 90- 130km/h)?

    Agradeço desde ja a tds

    #2
    Tive um em tempos.
    Gastava tanto óleo como gasóleo, mas andava muito bem.

    Consumos na casa dos 7 l/km.

    Os elevadores dos vidros teimam em ser lentos e precisarem de ajuda para subir

    A suspensão traseira também me deu algumas dores de cabeça.

    De resto acho que ainda hoje anda, e com mais de 300.000 km

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      #3
      Um carrito intressante..tenho um, versão de 5 portas e só tenho a dizer bem..a nivel de fiabilidade, tem 200.000km e sem problemas de motor, tenho óleo mineral (e não bebe pinta dele). Quanto ao resto, ja levou 2 braços de suspensão dianteiros ( os km tb não perdoam), as lampadas dos farois, fundem-se com alguma facilidade, os vidros eletricos tal, como ja foi mencionado atrás sobem muito lentamente... De resto mais nada.
      Quanto a consumos depende muito do teu pé mas nas calmas é muito económico, a puxar gasta bem!!

      Pelo preço acessivel que aparece no mercado de usados creio ser uma boa opção a considerar..Tens é de ter em atenção ao estado geral do mesmo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por addt Ver Post
        Um carrito intressante..tenho um, versão de 5 portas e só tenho a dizer bem..a nivel de fiabilidade, tem 200.000km e sem problemas de motor, tenho óleo mineral (e não bebe pinta dele). Quanto ao resto, ja levou 2 braços de suspensão dianteiros ( os km tb não perdoam), as lampadas dos farois, fundem-se com alguma facilidade, os vidros eletricos tal, como ja foi mencionado atrás sobem muito lentamente... De resto mais nada.
        Quanto a consumos depende muito do teu pé mas nas calmas é muito económico, a puxar gasta bem!!

        Pelo preço acessivel que aparece no mercado de usados creio ser uma boa opção a considerar..Tens é de ter em atenção ao estado geral do mesmo.
        Boas noites.

        Eu cá tenho um comercial... 207.000 kms, não me gasta pinga de óleo entre mudas de 15'000 cada (uso sintético 0w40), bomba injectora com uns toques e filtro cónico para ter forças em baixas (estradas da Madeira aconselham forças em baixas) de resto, o que já se disse por aqui... vidros lentos a subir (um bocado de wd40 lá para dentro ajuda, mas por pouco tempo), um apoio de motor, tive problemas de caixa (carreto da segunda que desgastou e ela começou a arranhar - minha culpa, andei 170'000 kms com o mesmo óleo de caixa) e troquei os carretos todos por opção, de resto só material de desgaste.

        Verifica bem o estado geral... se bem cuidado, é fiável.

        Um abraço

        Ricardo Paulo

        Comentário


          #5
          Procura outros...

          A não ser que apareça um realmente impecável e com um preço fabuloso.

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            #6
            No geral é um carro fiavel, conta com consumos de 5.5 6 até mesmo 7...tudo depende do pé!!!lolo Dá 180 em plano, é um motor barulhento, fumarolas e tal mas minimamente redondo!!! Estive ligado a um que rolou até aos 650.000kms até derreter!!! comecou a beber muito oleo nos 580.000 mais ou menos, mesmo assim ainda aguentou até aos 650.000 depois abate com ele!!!!

            Comentário


              #7
              Tenho carrinha da minha mana 99 com 210.000 klm TD 70cv turbo, nao teve grandes problemas até hoje, enfim é um carro que anda muito bem para aquilo que realmente é!
              Eu gosto bastante.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post
                Boas noites.

                Eu cá tenho um comercial... 207.000 kms, não me gasta pinga de óleo entre mudas de 15'000 cada (uso sintético 0w40), bomba injectora com uns toques e filtro cónico para ter forças em baixas (estradas da Madeira aconselham forças em baixas) de resto, o que já se disse por aqui... vidros lentos a subir (um bocado de wd40 lá para dentro ajuda, mas por pouco tempo), um apoio de motor, tive problemas de caixa (carreto da segunda que desgastou e ela começou a arranhar - minha culpa, andei 170'000 kms com o mesmo óleo de caixa) e troquei os carretos todos por opção, de resto só material de desgaste.

                Verifica bem o estado geral... se bem cuidado, é fiável.

                Um abraço

                Ricardo Paulo
                Amigo Ricardo tal como tu tenho um Punto TD de 97 com 268.500 kms. Inicalamente mudava o kit de distribuição de 60 em 60 mil apesar de muitos mecanicos e até na própria Fiat dizerem que aguentam muito mais 70 80 mil, o manual recomenda a mudança aos 60 mil. Desta vez o meu kit de distribuição vai a caminho dos 70 mil mas penso chegar aos 75 mil e mudar. Aos quantos kms muda o kit de distribuição?? Muda também a bomba de água?? Obrigado e saudações fumarentas
                Domingos Martins

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post
                  Boas noites.

                  Eu cá tenho um comercial... 207.000 kms, não me gasta pinga de óleo entre mudas de 15'000 cada (uso sintético 0w40), bomba injectora com uns toques e filtro cónico para ter forças em baixas (estradas da Madeira aconselham forças em baixas) de resto, o que já se disse por aqui... vidros lentos a subir (um bocado de wd40 lá para dentro ajuda, mas por pouco tempo), um apoio de motor, tive problemas de caixa (carreto da segunda que desgastou e ela começou a arranhar - minha culpa, andei 170'000 kms com o mesmo óleo de caixa) e troquei os carretos todos por opção, de resto só material de desgaste.

                  Verifica bem o estado geral... se bem cuidado, é fiável.

                  Um abraço

                  Ricardo Paulo
                  Ja agora que filtro tens?é da KN? sentes bem a diferença no andamento?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                    Amigo Ricardo tal como tu tenho um Punto TD de 97 com 268.500 kms. Inicalamente mudava o kit de distribuição de 60 em 60 mil apesar de muitos mecanicos e até na própria Fiat dizerem que aguentam muito mais 70 80 mil, o manual recomenda a mudança aos 60 mil. Desta vez o meu kit de distribuição vai a caminho dos 70 mil mas penso chegar aos 75 mil e mudar. Aos quantos kms muda o kit de distribuição?? Muda também a bomba de água?? Obrigado e saudações fumarentas
                    Domingos Martins
                    Boas noites, Domingos...

                    Se bem me recordo, no manual onde se registam as operações de manutenção dos Puntos, a indicação que lá vêm é a de verificação da distribuição aos 60'000, e a troca da mesma, sem falha aos 105'000 kms... isto é o que diz o livro dos registos de oficina do Punto MK1 (que é o nosso caso).

                    Pessoalmente, a "Caguinchas" levou com um primeiro kit de distribuição aos 105'000 kms (que praticamente só levou correia, o que foi uma asneira, e já mostro porquê), e depois, por opção minha (já que reparava na correia do alternador e reparei que a mesma estava a ficar com aspecto foçado, mudei correia de distribuição (já aqui na Madeira, perto dos 185'000, mais coisa menos coisa), bem como correias do alternador e da bomba da direcção assistida (estas últimas duas nunca tinham sido mudadas).

                    Em futuras mudas, alterarei para mudas de distribuição entre os 80, 85'000 kms (apesar de o livro indicar verificação de correia aos 60'000 - só se troca se a mesma estiver em más condições, provocadas por arranques à bruta, por exemplo - e troca aos 105'000 kms).

                    Pela informação que me foi prestada nesta última oficina onde tenho feito a assistência ao meu carro (o centro Bosh aqui da Madeira), a bomba de água do Punto TD não necessita de ser mudada aquando da correia de distribuição, e como tal, não a mudei.

                    Podes ver neste link, a mudança de correia de distribuição da minha Caguinchas já aqui na Madeira:
                    http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/45487-2010-07-30-caguinchas-muda-o-oleo-pag-3-a-2.html#post1062801662

                    Saudações fumarentas, e sempre que precisares de ajuda, no que souber, dispõe

                    Ricardo Paulo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                      Ja agora que filtro tens?é da KN? sentes bem a diferença no andamento?
                      Boas noites, addt...

                      Não sei a marca daquele filtro... a minha opção pelo mesmo foi ganhar mais um bocado de força em baixas, o que foi conseguido...



                      Ao se reparar na colocação do filtro, vêm à cabeça de algumas pessoas... isso aí fica mal, apanha ar quente, e não desenvolve nada... em certo ponto têm razão, mas a "história" é esta... em termos de sensações e algumas experiências (que por vezes correm mal, outras nem por isso) por mim sentidas e comprovadas em termos de força, esta é a que melhor se aplica à Caguinchas, pois é a que demonstra ter mais força em baixas, que, aqui na Madeira é o que me interessa... poderia ir buscar um CDA, por exemplo... mas a disponibilidad€ nem sempre é aquela que idealizamos, e como tal, temos que fazer opções.

                      Esta opção, por sua vez, dizem algumas pessoas, perde alguma ponta, em relação à opção de caixa original com filtro de caixa lavável (tipo kn), com puxada de ar em junto ao pára-choques. Ora ponta a mim, não me interessa, pois não existem cá na Madeira estradas para grandes velocidades.... (existe um maluco ou outro que tenta ir aos 200 no túnel do caniçal ou na ribeira brava, por exemplo... mas quase - passe o exagero - que se contam pelos dedos das mãos, e além disso, ao chegar aos 200, tem que travar logo, pois não existe mais recta, e ou trava, ou bate).

                      Na parte de trás do filtro, naquela peça de plástico onde estão seguros os pára-brisas, estão alguns furos (tentei fazer tipo entrada de ar... ficou miserável em termos de estética, mas que que cumprem o objectivo principal... o filtro vai buscar mais ar por ali, e além disso, a Caguinchas não possui aquela régua que se encontra na parte de cima do radiador (que força o ar todo a passar pelo radiador), o que faz com que o ar que entra com a deslocação, se divida por entre o radiador e a parte de cima do motor.

                      Poderás pensar... mas assim aquece mais - errado!!! Com líquido anti-congelante para menos 25 graus, não aquece nada mais do que aquecia quando estava com a caixa e tubagens originais.

                      Em termos de consumo, anda entre os 7 e os 7,5 litros, o que, aqui na Madeira, face às estradas que faço (40 a 50% são estradas tipo serra da estrela, entre Manteigas e a Torre), posso considerar bom.

                      Foi este a minha opção, opção essa que, à algum tempo, se revelou a mais acertada, pois a força extra em baixas (e que, sem a transformar num TDI, teve algum impacto), evitou que a mesma fosse para a sucata, pois um caramelo qualquer não parou ao vermelho, e quando vejo o carro a vir para cima de mim, meti pé a fundo e a Caguinchas disparou... o choque não aconteceu mesmo por centímetros... e eu tenho a certeza de que ela estivesse stock, sem a força extra em baixas que ganhou com o filtro, a Caguinchas a esta hora estava na sucata e eu e a minha esposa (que na altura estava grávida de quase 7 meses - a minha filhota deve nascer dentro das próximas semanas) estavamos os dois no Hospital !!!

                      Com este testamento todo, sim, sinto diferenças em baixas... aqui na Madeira, como já referi, com a força extra em baixas, o motor e consumos agradecem... agora convém ver quais os teus objectivos e opções em relação à eventual colocação ou não desse tipo de filtro...

                      Sendo assim e resumindo...
                      ... filtro cónico >> maior disponibilidade em baixas (com supressão de catalisador de oxidação e de panela central... com a panela final de origem, em termos de ruído, está ela por ela)...
                      ... filtro de caixa com tomada de ar junto ao pára-choques >> maior ponta...

                      Espero ter ajudado...

                      Saudações fumarentas

                      Ricardo Paulo

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                        #12
                        O TD 70 foi o meu carro durante 7 anos. Era exactamente um de 99. Nunca, e repito, nunca me deu qualquer problema a nivel mecânico. O motor é muito fiável. Andei com ele até aos 170000 kms, veio para as minhas mãos com cerca de 30000. Em geral este carro deu-me muitas alegrias, mas....

                        ... no entanto, da minha experiencia, tenho a dizer que o carro é inseguro. De origem curva perigosamente mal e talvez por ter um centro de gravidade relativamente elevado parece que vai tombar quando se curva um pouco mais apertado. A partir dos 140kmh a direcção começa literalmente a tremer e não é confortável para fazer viagens longas. Como já foi dito, os motores dos vidros começam a morrer cedo, os meus vidros só levantavam com ajuda manual =) . É um pouco fumarento e o motor é pesado.

                        Sem ter certeza técnica, a minha convicção é que o turbo começa a trabalhar ás 3500, mas é a partir dessa rotação que o carro começa a consumir bastante. No entanto lembro-me de fazer 120 kms com 15 euros de gasoleo.

                        É carro para dar 170Km/h, sendo isto relativamente relevante, no entanto não aconselho mais de 140.

                        Aconselho para carro alternativo, ou para primeiro carro mas não para o carro da familia.


                        Abc,
                        CRZ
                        Editado pela última vez por CRZ; 02 August 2010, 14:02.

                        Comentário


                          #13
                          Há cerca de dez anos conduzi um algumas vezes, era um TD Van cinza prata.

                          Era despachado o suficiente para uma ultrapassagem em segurança mas não andei a abusar dele. Vinha bem equipado e tinha um volante que caia bem nas mãos. Concordo com o CRZ, para segundo carro OK.

                          Comentário


                            #14
                            Cá por casa existem 2 um van e um de 5 lugares (elx)

                            O ELX está desde novo, 11/1996, branco com AC. Tem agora 170k km, até agora só manutenção preventiva e uma limpeza de injectores. É um pouco fumarento, dispara, curva melhor e trava pior que o Van.

                            O Van (o meu carro de dia-a-dia), é de 03/1996, foi comprado com 97k km (aparentemente reais, viatura com pouco desgaste) em 2006, tem agora 171 k km



                            Problemas até agora:
                            • embraiagem aos 101k km (já contava, era carro de pára-arranca em Lx);
                            • Tubos de travão da frente (107k km)
                            • Ponteira de transmissão direita (120k km (defeituosa), 147k km);
                            • Apoios do eixo traseiro; (150k km);
                            • Arranjo nos motores dos vidros (150k km);
                            • Escovas do motor de arranque (168k km);
                            • Triângulos de suspensão da frente, agora;
                            Não gosto dele, mas o malvado está em tão bom estado que ando a chatear o meu mecânico para lhe montar um AC.

                            É um carro que curva mal, já pensei em colocar as molas do sport ou GT mas se com estas ja rasguei um cárter (mesmo da frente até atrás ), imagino se estivesse mais baixo. Ah e não conhecem o termo insonorização.

                            O termostáto encontra-se aberto (já vinha), nunca o alterei pois tenho razões para ter medo dessas peças nos FIAT , conheci um que levava de 15k em 15k (de um vendedor da FIAT e sempre assistido na marca).

                            Os cuidados que tenho com ele são a verificação periódica dos níveis, Castrol Magnatec a cada 10k km, deixar aquecer o óleo antes de puxar pelo turbo e fica a descansar no fim das viagens. Ate agora tem resultado pois ainda não apresenta óleo dentro da caixa de filtro de ar (fenómeno recorrente neste modelo).

                            Por norma é raro andar abaixo dos 130 km/h, excepto em percurso citadino. Em AE sempre acima dos 150 km/h, o que provoca consumos no máximo de 10l/100 km (só os carros dos outros é que bebem pouco ), mas também consigo fazer 6,5l .

                            A pintura começa a apresentar sinais de desgaste no tejadilho e na mala, a bomba da DA faz barulho no pino do Verão e as jantes são de ferrugem (cães + marezia).

                            Resumindo: Apesar de não gostar do carro, estou muito contente com ele. O preço das reparações e revisões é muito baixo, os consumos se andar devagar também não me escandalizam, pouco toca no óleo e anti-congelante, o turbo não faz barulho, possui pouco barulhos parasitas apesar da qualidade dos plásticos e tem o factor que mais valorizo num carro de dia-a-dia (fiabilidade).

                            Se este carro andasse noutras mão, não teria levado algumas das peças que ali estão, mas eu gosto de ter a mecânica em condições (não gosto de barulhos) para poder abusar um bocadinho.

                            Tive oportunidade de o trocar recentemente por um ibiza sdi do penúltimo modelo com 63k km reais (conheço o carro desde novo) e não troquei, porque continuaria com 70 cv e sem AC.

                            Peço desculpa pelo testamento, mas custa-me ouvir dizer algumas coisas destes carros, que não me parecem de todo verdade se tivermos juízo a comprá-lo. Eu vi muitos e bem mais equipados...

                            (O turbo entra por volta das 2000 rpm)
                            Editado pela última vez por Ruie34; 03 August 2010, 09:22.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post
                              Boas noites, Domingos...

                              Se bem me recordo, no manual onde se registam as operações de manutenção dos Puntos, a indicação que lá vêm é a de verificação da distribuição aos 60'000, e a troca da mesma, sem falha aos 105'000 kms... isto é o que diz o livro dos registos de oficina do Punto MK1 (que é o nosso caso).

                              Pessoalmente, a "Caguinchas" levou com um primeiro kit de distribuição aos 105'000 kms (que praticamente só levou correia, o que foi uma asneira, e já mostro porquê), e depois, por opção minha (já que reparava na correia do alternador e reparei que a mesma estava a ficar com aspecto foçado, mudei correia de distribuição (já aqui na Madeira, perto dos 185'000, mais coisa menos coisa), bem como correias do alternador e da bomba da direcção assistida (estas últimas duas nunca tinham sido mudadas).

                              Em futuras mudas, alterarei para mudas de distribuição entre os 80, 85'000 kms (apesar de o livro indicar verificação de correia aos 60'000 - só se troca se a mesma estiver em más condições, provocadas por arranques à bruta, por exemplo - e troca aos 105'000 kms).

                              Pela informação que me foi prestada nesta última oficina onde tenho feito a assistência ao meu carro (o centro Bosh aqui da Madeira), a bomba de água do Punto TD não necessita de ser mudada aquando da correia de distribuição, e como tal, não a mudei.

                              Podes ver neste link, a mudança de correia de distribuição da minha Caguinchas já aqui na Madeira:
                              http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/45487-2010-07-30-caguinchas-muda-o-oleo-pag-3-a-2.html#post1062801662

                              Saudações fumarentas, e sempre que precisares de ajuda, no que souber, dispõe

                              Ricardo Paulo
                              Boas noites Paulo
                              Obrigado pela resposta, vejo que vive na Madeira eu também já vivi no Funchal 2 anos pois leccionei nas escolas do 1º ciclo do Palheiro Ferreiro e do Imaculado Coração de Maria. Adorei o Funchal e a poncha. Por razões familiares(nascimento da filhota) tive que regressar ao continente no ano lectivo passado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post
                                Boas noites, addt...

                                Não sei a marca daquele filtro... a minha opção pelo mesmo foi ganhar mais um bocado de força em baixas, o que foi conseguido...



                                Ao se reparar na colocação do filtro, vêm à cabeça de algumas pessoas... isso aí fica mal, apanha ar quente, e não desenvolve nada... em certo ponto têm razão, mas a "história" é esta... em termos de sensações e algumas experiências (que por vezes correm mal, outras nem por isso) por mim sentidas e comprovadas em termos de força, esta é a que melhor se aplica à Caguinchas, pois é a que demonstra ter mais força em baixas, que, aqui na Madeira é o que me interessa... poderia ir buscar um CDA, por exemplo... mas a disponibilidad€ nem sempre é aquela que idealizamos, e como tal, temos que fazer opções.

                                Esta opção, por sua vez, dizem algumas pessoas, perde alguma ponta, em relação à opção de caixa original com filtro de caixa lavável (tipo kn), com puxada de ar em junto ao pára-choques. Ora ponta a mim, não me interessa, pois não existem cá na Madeira estradas para grandes velocidades.... (existe um maluco ou outro que tenta ir aos 200 no túnel do caniçal ou na ribeira brava, por exemplo... mas quase - passe o exagero - que se contam pelos dedos das mãos, e além disso, ao chegar aos 200, tem que travar logo, pois não existe mais recta, e ou trava, ou bate).

                                Na parte de trás do filtro, naquela peça de plástico onde estão seguros os pára-brisas, estão alguns furos (tentei fazer tipo entrada de ar... ficou miserável em termos de estética, mas que que cumprem o objectivo principal... o filtro vai buscar mais ar por ali, e além disso, a Caguinchas não possui aquela régua que se encontra na parte de cima do radiador (que força o ar todo a passar pelo radiador), o que faz com que o ar que entra com a deslocação, se divida por entre o radiador e a parte de cima do motor.

                                Poderás pensar... mas assim aquece mais - errado!!! Com líquido anti-congelante para menos 25 graus, não aquece nada mais do que aquecia quando estava com a caixa e tubagens originais.

                                Em termos de consumo, anda entre os 7 e os 7,5 litros, o que, aqui na Madeira, face às estradas que faço (40 a 50% são estradas tipo serra da estrela, entre Manteigas e a Torre), posso considerar bom.

                                Foi este a minha opção, opção essa que, à algum tempo, se revelou a mais acertada, pois a força extra em baixas (e que, sem a transformar num TDI, teve algum impacto), evitou que a mesma fosse para a sucata, pois um caramelo qualquer não parou ao vermelho, e quando vejo o carro a vir para cima de mim, meti pé a fundo e a Caguinchas disparou... o choque não aconteceu mesmo por centímetros... e eu tenho a certeza de que ela estivesse stock, sem a força extra em baixas que ganhou com o filtro, a Caguinchas a esta hora estava na sucata e eu e a minha esposa (que na altura estava grávida de quase 7 meses - a minha filhota deve nascer dentro das próximas semanas) estavamos os dois no Hospital !!!

                                Com este testamento todo, sim, sinto diferenças em baixas... aqui na Madeira, como já referi, com a força extra em baixas, o motor e consumos agradecem... agora convém ver quais os teus objectivos e opções em relação à eventual colocação ou não desse tipo de filtro...

                                Sendo assim e resumindo...
                                ... filtro cónico >> maior disponibilidade em baixas (com supressão de catalisador de oxidação e de panela central... com a panela final de origem, em termos de ruído, está ela por ela)...
                                ... filtro de caixa com tomada de ar junto ao pára-choques >> maior ponta...

                                Espero ter ajudado...

                                Saudações fumarentas

                                Ricardo Paulo
                                Boas Paulo, muito obrigado pelo teu testemunho, não sabia que eras o dono da "cagacinhas"...da para reperar num video do youtube que ela esta a reprisar muito bem..mas isso deve ter mais coisitas pelo meio. ..o meu TD tem um intercoller adaptado e 1 toquezito na bomba e na pressão do turbo e de facto fica bem diferente o original em andamento..conta com 204 mil km e maior parte das vezes ando a fundo (com viagens do Porto/ Faro algumas vezes/ ano) ...para quem diz que a Fiat não presta, tem aqui a prova de um canhão de guerra.. Pergunto pelo filtro pela curiosidade em saber se vale a pena ou não adapta-lo. Boas curvas!! O meu medo é que o motor aqueça em demasia o IC ja deu uma ajuda mas mesmo assim nestes dias quentes, não faz milagres.

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                                  #17
                                  O meu Punto Td levou até agora kit de embraiagem aos 205.000 kms, records dos travões da frente à pouco tempo, material de desgaste pastilhas 3 vezes, 2 afinadores de travões, velas 2 vezes a próxima deve ser este inverno se ainda estiver nas minhas mãos e um triângulo de suspensão traseiro e uma junta do carter e um rolamento isto em 210 mil kms nas minhas mãos. Oleo Mobil 1, visco 7000 e mais recentemente Repsol elite competicion 5W40 comprado em Espanha a 30 aerios. No inicio usava o selénia mas era caro como o c... mesmo em espanha fica por 40 euros.

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                                    #18
                                    Andei com um TD70 7 anos

                                    confirmo que um filtro K&N ajuda muito em baixas. A diferença é tal que conseguia sair de macha-atrás numa subida sem por o pé no acelerador. Impossivel com filtro original.

                                    a minha aplicação foi diferente. Deixei a caixa de ar original e apliquei um tubo com um filtro K&N cilindrico na ponta, a buscar ar cá á frente.


                                    cumps

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                                      #19
                                      A minha irmã teve um TD70 de 98 dos 90 mil até aos 290 mil kms e para além de material de desgate preconizado, não deu problema nenhum...
                                      É um modelo q gosto

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                                        #20
                                        boas
                                        eu tambem tenho um punto td de 96 mas o meu esta para ai a beber 12 aos 100 kmh

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