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Opel Corda D Sport Van CDTI 90CV: perda de potência e muito fumo ao arrancar!

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    Opel Corda D Sport Van CDTI 90CV: perda de potência e muito fumo ao arrancar!

    Tenho um Corsa D Sport Van CDTI 90cv de 2008 (2 anos).

    Recentemente tem tido um comportamento estranho ao arrancar e em andamento tenho notado uma perda de potência.

    Aqui à umas semanas, ao ligar o motor, o carro quase que não arrancava, tipo quando a bateria está fraca. E pelo escape saiu uma grande fumarada (fumo cinzento claro). Nada disto foi normal. O carro sempre arrancou bem e sim, fazia algum fumo mas nada de especial.

    Depois em andamento notei que o carro não puxava como o costume quando atingia e passava as 2000 rpm. Por exemplo, quando estava em 2ª e continuava a acelerar após as 2000 rpm notava que o carro puxava e era bem perceptível a força a empurrar-me contra o banco, antes de passar para a 3ª. Mas agora isso não acontece. Se continuar a acelerar o carro pouca velocidade ganha apesar de as rotações chegarem às 3000.

    Agora, antes de desligar o carro depois da viagem, tenho deixado em relanti cerca de 1 min. No dia seguinte ele até arranca bem, mas a fumarada mantém-se...

    Dado isto, acho que alguma coisa se passa de errado. Pouco ou nada percebo disto, por isso peço a vossa ajuda para identificar este problema.

    Ou já é hora de mandar alguém ver o carro?

    #2
    Podem ser várias coisas...

    -Maf (sensor de massa de ar)...avariado, o cálculo do ar e combustivel necessário ao motor sai errado e o motor não rende como devia...falta de potência é um sintoma, assim como o muito fumo, que é resultado de uma má combustão.

    -EGR (válvula de recirculação de gases de escape)...se avariar ou está cheia de carvão é comum ficar presa aberta e os gases de escape que só deviam entrar de novo no motor em relentim, vão passar mesmo com o motor a desenvolver, como o motor quer é ar limpinho e fresco, ao entrarem os gases de escape, enrola-se todo e não desenvolve.

    -placa cim marada (placa de comando de toda a electrónica de gestão do carro)...gestão do carro, implica tb gestão do motor, se esta placa avaria, o motor deixa de ser eficiente...em alguns casos há dias em que funciona bem e o carro anda que é uma maravilha, noutros dias tá em dia não e nada feito, o carro não desenvolve pura e simplesmente.

    -algum sensor avariado...na era da electrónica o motor tem inumeros sensores e basta um berrar para as coisas darem para o torto...

    A electrónica é tramada

    ...no caso do meu astra, que tem o mesmo motor foi a placa cim que deu o berro...
    Editado pela última vez por paulo27; 24 April 2010, 17:50.

    Comentário


      #3
      Experimenta desligar a MAF e andar com o carro para ver se notas alguma diferença.

      Perde óleo?
      Editado pela última vez por kpt; 24 April 2010, 17:43.

      Comentário


        #4
        turbo novo...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
          Tenho um Corsa D Sport Van CDTI 90cv de 2008 (2 anos).

          Recentemente tem tido um comportamento estranho ao arrancar e em andamento tenho notado uma perda de potência.

          Aqui à umas semanas, ao ligar o motor, o carro quase que não arrancava, tipo quando a bateria está fraca. E pelo escape saiu uma grande fumarada (fumo cinzento claro). Nada disto foi normal. O carro sempre arrancou bem e sim, fazia algum fumo mas nada de especial.

          Depois em andamento notei que o carro não puxava como o costume quando atingia e passava as 2000 rpm. Por exemplo, quando estava em 2ª e continuava a acelerar após as 2000 rpm notava que o carro puxava e era bem perceptível a força a empurrar-me contra o banco, antes de passar para a 3ª. Mas agora isso não acontece. Se continuar a acelerar o carro pouca velocidade ganha apesar de as rotações chegarem às 3000.

          Agora, antes de desligar o carro depois da viagem, tenho deixado em relanti cerca de 1 min. No dia seguinte ele até arranca bem, mas a fumarada mantém-se...

          Dado isto, acho que alguma coisa se passa de errado. Pouco ou nada percebo disto, por isso peço a vossa ajuda para identificar este problema.

          Ou já é hora de mandar alguém ver o carro?
          Só agora é que tens esse procedimento?

          Agora deixa lá isso... tarde demais

          Comentário


            #6
            Pois.. eu diria que é turbo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por slumdog Ver Post
              Só agora é que tens esse procedimento?

              Agora deixa lá isso... tarde demais
              Realmente, o vendedor do stand disse que eu deveria fazer isso depois de uma viagem longa. No primeiro ano, quando chegava a casa, tinha de parar para abrir a porta da garagem e por isso o carro ficava parado 1 ou 2 minutos antes de desligar. Mas ultimamente era só chegar e desligar...

              Como posso ter a certeza que é mesmo o turbo? Pode ser identificado visualmente?
              Essa reparação é abrangida pela garantia? O carro está mesmo a fazer 2 anos...


              Experimenta desligar a MAF e andar com o carro para ver se notas alguma diferença.

              Perde óleo?
              Como posso desligar esse sensor?
              Que eu tenha visto, não perde óleo... Só mudei o óleo uma vez (revisão no 1º ano) e já tem 40mil kms. Acho que só está previsto mudar aos 50mil. É normal, certo?



              Podem ser várias coisas...

              -Maf (sensor de massa de ar)...avariado, o cálculo do ar e combustivel necessário ao motor sai errado e o motor não rende como devia...falta de potência é um sintoma, assim como o muito fumo, que é resultado de uma má combustão.

              -EGR (válvula de recirculação de gases de escape)...se avariar ou está cheia de carvão é comum ficar presa aberta e os gases de escape que só deviam entrar de novo no motor em relentim, vão passar mesmo com o motor a desenvolver, como o motor quer é ar limpinho e fresco, ao entrarem os gases de escape, enrola-se todo e não desenvolve.

              -placa cim marada (placa de comando de toda a electrónica de gestão do carro)...gestão do carro, implica tb gestão do motor, se esta placa avaria, o motor deixa de ser eficiente...em alguns casos há dias em que funciona bem e o carro anda que é uma maravilha, noutros dias tá em dia não e nada feito, o carro não desenvolve pura e simplesmente.

              -algum sensor avariado...na era da electrónica o motor tem inumeros sensores e basta um berrar para as coisas darem para o torto...

              A electrónica é tramada

              ...no caso do meu astra, que tem o mesmo motor foi a placa cim que deu o berro...
              Que sugeres que eu faça?
              No arranque os sintomas notam-se mais. Mas no outro dia apanhei cerca de 1km a subir e o carro não rendia... Será só o turbo? Ou será mais alguma coisa?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
                Realmente, o vendedor do stand disse que eu deveria fazer isso depois de uma viagem longa. No primeiro ano, quando chegava a casa, tinha de parar para abrir a porta da garagem e por isso o carro ficava parado 1 ou 2 minutos antes de desligar. Mas ultimamente era só chegar e desligar...

                Como posso ter a certeza que é mesmo o turbo? Pode ser identificado visualmente?
                Essa reparação é abrangida pela garantia? O carro está mesmo a fazer 2 anos...


                Como posso desligar esse sensor?
                Que eu tenha visto, não perde óleo... Só mudei o óleo uma vez (revisão no 1º ano) e já tem 40mil kms. Acho que só está previsto mudar aos 50mil. É normal, certo?



                Que sugeres que eu faça?
                No arranque os sintomas notam-se mais. Mas no outro dia apanhei cerca de 1km a subir e o carro não rendia... Será só o turbo? Ou será mais alguma coisa?

                Começa pelo mais simples...desligar a maf...é uma cena na tubagem que tá logo a saida do filtro de ar e que tem escrito bosch, pode o sensor que ta la dentro precisar de ser limpo...se continuar na mesma...maf nova.


                A egr é mais dificil, recomendo um mecanico que conheças, pois é preciso tirar muita coisa(nada grave, mas dá trabalho) para chegar a ela, é de acesso dificil, manda limpar, pode estar suja...as vezes faz a diferença...se continar na mesma, vai uma nova.

                o resto...sensores, ou placa cim, só vendo com software próprio, vai a marca e eles lá veem, pede para fazer um diagnóstico...se acusar maf ou egr, arranja fora da marca, sai mais barato...se não acusar nada, pode ser a placa cim...a minha enganava a maquina de diagnóstico, não gravava erros e para a maquina tava tudo bem, só se descobriu a marosca, porque foi por tentativa e erro e troquei por uma que tava na oficina que tinha vindo para outro carro por engano, aproveitou-se e lá demos com ela...

                Se não for nada disto...reza para que nao tenha sido o turbo...a parte do deixar o carro repousar 30s antes de desligar deve ser levado a risca, ao desligares instantaneamente, o turbo ainda está a rodar e como o carro desliga, o óleo deixa de lá ir e ele fica a rodar sem lubrificação...uma vez por outra não faz mal, mas ao longo de muito tempo, vai desgastá-lo e acaba por ceder...

                Comentário


                  #9
                  já agora...este tópico devia tar nas boxes...

                  Comentário


                    #10
                    Se não for nada disto...reza para que nao tenha sido o turbo...a parte do deixar o carro repousar 30s antes de desligar deve ser levado a risca, ao desligares instantaneamente, o turbo ainda está a rodar e como o carro desliga, o óleo deixa de lá ir e ele fica a rodar sem lubrificação...uma vez por outra não faz mal, mas ao longo de muito tempo, vai desgastá-lo e acaba por ceder...
                    Admitindo que eu não estava a seguir esse procedimento pode muito bem ter sido o turbo...
                    E agora o carro pode andar assim, ou tenho de mandar já reparar senão corro o risco de dar cabo do motor?

                    Isto é coisa para custar na ordem dos 100€ ou dos 1000€?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
                      Admitindo que eu não estava a seguir esse procedimento pode muito bem ter sido o turbo...
                      E agora o carro pode andar assim, ou tenho de mandar já reparar senão corro o risco de dar cabo do motor?

                      Isto é coisa para custar na ordem dos 100€ ou dos 1000€?
                      Turbo novo? 1000 a 1500 euros....

                      Por isso é que vale a pena esperar 1min antes de desligar o carro, mas as pessoas tem todas sempre imeeeeeensa pressa...

                      Eu sou incapaz de arrancar e "puxar" um carro a frio nos primeiros 8/10km, ou desligar sem esperar 1min.

                      Estou tão habituado a isto, que já o faço em qualquer carro, com ou sem turbo, meu ou de amigos, familiares, emprestado, de empresa... qualquer carro!

                      Quem quer carros fiáveis tem de fazer por isso!

                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por slumdog Ver Post
                        Turbo novo? 1000 a 1500 euros....

                        Por isso é que vale a pena esperar 1min antes de desligar o carro, mas as pessoas tem todas sempre imeeeeeensa pressa...

                        Eu sou incapaz de arrancar e "puxar" um carro a frio nos primeiros 8/10km, ou desligar sem esperar 1min.

                        Estou tão habituado a isto, que já o faço em qualquer carro, com ou sem turbo, meu ou de amigos, familiares, emprestado, de empresa... qualquer carro!

                        Quem quer carros fiáveis tem de fazer por isso!

                        cumps

                        1500€?

                        Mas quando existe um problema no turbo significa que tem de ser logo substituído? Ou a substituição de alguma peça pode resolver o problema?

                        E tenho mesmo de reparar isto ou posso andar assim?

                        paulo27, tu sugeriste desligar a MAF. O que deve esperar depois disso? Um funcionamento idêntico ou pior?

                        Comentário


                          #13
                          epa mas entao o carro nao esta na garantia? leva-o á opel e pronto ._.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por stuntz Ver Post
                            epa mas entao o carro nao esta na garantia? leva-o á opel e pronto ._.
                            Supostamente a garantia acabou na quarta-feira passada... mas este problema já se anda a manifestar à cerca de 2 a 3 semanas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
                              Supostamente a garantia acabou na quarta-feira passada... mas este problema já se anda a manifestar à cerca de 2 a 3 semanas...

                              Xiii estás entalado...De qualquer maneira, vai á Opel e tenta ver o que se passa!

                              Dado os sintomas, qualquer uma das dicas que aqui te deram são pertinentes!

                              Tenta saber o que o carro tem e tenta resolver isso a bem, mas olha que se eles quiserem enxotar o problema, podem á vontade...

                              Boa sorte...

                              Comentário


                                #16
                                pois compram Opel com motor Fiat a pensar que são VW e depois ficam no meio da estrada

                                vende isso e compra um carro de jeito

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GuilermeMrcds Ver Post
                                  pois compram Opel com motor Fiat a pensar que são VW e depois ficam no meio da estrada

                                  vende isso e compra um carro de jeito

                                  Prepara-te...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GuilermeMrcds Ver Post
                                    pois compram Opel com motor Fiat a pensar que são VW e depois ficam no meio da estrada

                                    vende isso e compra um carro de jeito
                                    Show time...

                                    Comentário


                                      #19
                                      A mim esses sintomas parecem-me o turbo. Fizes-te bem deixar acabar a garantia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
                                        Supostamente a garantia acabou na quarta-feira passada... mas este problema já se anda a manifestar à cerca de 2 a 3 semanas...
                                        Nem sei que diga a esta comentário...

                                        De qualquer forma, vai quanto antes à Opel, que era o que devias ter feito logo, a maioria das marcas quando a garantia acabou há muito pouco tempo assume as reparações. Ou pelo menos uma parte..

                                        Já vi marcas a assumirem reparações em carros com 3 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma coisa é certa. Eu comprei o carro semi-novo (já matriculado com 4 meses). E eles disseram que tinha na mesma garantia de 2 anos. Sinceramente na altura não acreditei muito porque achava que o que contava era a data da primeira matrícula. Mas espero que eles tivessem a falar a sério então, pois ainda teria mais 4 meses de garantia...

                                          Para eles me verem isto tenho de deixar lá o carro, não? Grande problema, pois preciso mesmo dele...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não posso deixar de achar piada a quem pensa logo: "Perde potência, é do turbo...".
                                            Actualmente os carros têm tantos sensores, que basta um não estar bem ou dar valores errados, a gestão do motor altera-se completamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
                                              Uma coisa é certa. Eu comprei o carro semi-novo (já matriculado com 4 meses). E eles disseram que tinha na mesma garantia de 2 anos. Sinceramente na altura não acreditei muito porque achava que o que contava era a data da primeira matrícula. Mas espero que eles tivessem a falar a sério então, pois ainda teria mais 4 meses de garantia...

                                              Para eles me verem isto tenho de deixar lá o carro, não? Grande problema, pois preciso mesmo dele...
                                              Os carros de serviço normalmente dão os 2 anos da garantia após a venda, e não após a matriculação..

                                              Liga para o concessionário, pode ser que te emprestem um carro. E não sei como é no caso da Opel, mas muitas marcas agora oferecem garantia de mobilidade, ou seja, se o carro avariar durante a garantia tens direito a carro de substituição.. Pelo menos no meu Kia tenho isso durante 3 anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Compra uma lata de spray de limpeza de carburadores (por exemplo STP).

                                                No meu vectra, à umas semanas atrás, fiz isto e recuperei o "power" do turbo, julgo que deveria de estar cheio de porcaria da EGR. A limpeza da admissão não limpa o turbo, portanto arrisquei após consultar a internet e tive excelentes resultados. O tal kick já lá está, não como em novo mas parece que tem outra alma.

                                                1 - motor à temperatura de serviço
                                                2 - desencaixa o tubo do ar a seguir à MAF e vai injectando o spray para dentro do motor
                                                3 - c.a. 2.000/2.500 rotações (precisas de ajuda de outra pessoa)
                                                4 - começa muito devagarinho, pois o carro vai acelarar sozinho (se carregares com muita força logo de uma vez no spray, o liquido vai entrar todo de uma vez e vai aumentar a combustação muito rapidamente, e não faço a minima ideia se será ou não prejudicial, eu começei devagar e fui aumentando a pressão a pouco e pouco)
                                                5 - vai colocando tipo 30 seg e esperas outros 30 seg. ( eu coloquei até gastar 1/2 lata de spay

                                                Executa isto na rua, pois os gases que vão ser libertados vão ser muito tóxicos.
                                                Eu fiz dentro da garagem com portões abertos e ao fim de um bocado tinhamos os olhos e a boca a arder.

                                                Depois vai até à estrada puxar pelas rotações.

                                                Eu arrisquei e dei-me bem, mas pronto, fica à responsabilidade de cada um.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Geralmente o turbo, quando empena o veio ou parte, ouve-se um assobio grave ou até mesmo um barulho de sirene ... e perde óleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estar com essas invenções em carros ainda na garantia é de malucos.. Mas cada um que faça como entender..

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Não posso deixar de achar piada a quem pensa logo: "Perde potência, é do turbo...".
                                                      Actualmente os carros têm tantos sensores, que basta um não estar bem ou dar valores errados, a gestão do motor altera-se completamente.
                                                      E então na Opel que os sensores parecem ser feitos pela Lego, ou outra marca do género.. Também acredito que o mais certo é ser um sensor qualquer..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                        Estar com essas invenções em carros ainda na garantia é de malucos.. Mas cada um que faça como entender..
                                                        Sim, eu não me vou por a fazer esse tipo de coisas. Acho que só quem percebe alguma coisa é que pode fazer isso, e eu não sou o caso...

                                                        Bem, então confirma-se que ainda estou na garantia, visto que era mesmo um carro de serviço. De facto eles disseram que eu tinha garantia de 2 anos, mas na verdade eu pensei pra mim que se calhar não era...

                                                        kpt, então se não ouvir barulhos esquisitos e não deitar óleo para o chão pode não ser do turbo?

                                                        Eu acabei de o levar na semana passada à inspecção periódica obrigatória e eles não me alertaram para nenhuma situação...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quando digo perder oleo nao é para o chao, mas a ser queimado. se o turbo tiver muito folgado deixa passar oleo pelo veio e vai para admissão ou escape, perdendo-se.

                                                          Experimenta desligar a ficha da MAF para ver se notas alguma diferença.

                                                          Mas se está na garantia, vai à marca.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por brn85 Ver Post
                                                            Sim, eu não me vou por a fazer esse tipo de coisas. Acho que só quem percebe alguma coisa é que pode fazer isso, e eu não sou o caso...

                                                            Bem, então confirma-se que ainda estou na garantia, visto que era mesmo um carro de serviço. De facto eles disseram que eu tinha garantia de 2 anos, mas na verdade eu pensei pra mim que se calhar não era...

                                                            kpt, então se não ouvir barulhos esquisitos e não deitar óleo para o chão pode não ser do turbo?

                                                            Eu acabei de o levar na semana passada à inspecção periódica obrigatória e eles não me alertaram para nenhuma situação...
                                                            O óleo se entrar para o motor é queimado.. E sai sob a forma de fumo cinza, assim para o azulado.. Se for fumo preto, indicia gasóleo a mais para o ar que entra.. Que pode ser originado por uma imensidão de coisas, desde injecção, algum sensor marado, ou mesmo o turbo também..

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