Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, que rodas travam o travão de mão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal, que rodas travam o travão de mão?

    Após longa discussão com um amigo sobre que rodas travaria um travão de mão, continuo com a minha ideia que são as rodas anteriores (tras). Ao contrário do que ele diz que trava as rodas motoras ou as quatro.

    Acho a afirmação um pouco desajustado tendo em vista que em todos os carros que conheço o travão de mão trava as de trás. Ate se comprova isso quando se faz o tradicional pião em curva. Ou ate em desportos automovel.

    O que dizem?
    Até já

    #2
    Rodas traseiras, independentemente das rodas motoras.

    Comentário


      #3
      Ainda na sexta tive que usa-lo pois o maçarico de um amigo meu não viu um passat do poder e ficou a cm's do carro... e depois ainda se vira e diz, eu travei, pois depois de eu sacar do travão de mão..
      O carro trava sempre ou por norma as rodas traseiras..

      Comentário


        #4
        Depende!!!
        Eu tenho 2 carros: um trava ás rodas de tras, o outro ás da frente

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RAUL Ver Post
          Após longa discussão com um amigo sobre que rodas travaria um travão de mão, continuo com a minha ideia que são as rodas anteriores (tras). Ao contrário do que ele diz que trava as rodas motoras ou as quatro.

          Acho a afirmação um pouco desajustado tendo em vista que em todos os carros que conheço o travão de mão trava as de trás. Ate se comprova isso quando se faz o tradicional pião em curva. Ou ate em desportos automovel.

          O que dizem?
          Até já

          Já alguma vez fizeste "piões" com o travão de mão?

          Comentário


            #6
            A baixa velocidade. Ainda sou maçarico

            Mas há umas semanas outro amigo meu fez 2 voltas a uma rotunda a puxar o travão de mão e a acelerar (tracção a frente). Que loucura

            Comentário


              #7
              Penso que isso depende de carro para carro. Eu penso que no meu trava as 4 rodas. (audi)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
                Depende!!!
                Eu tenho 2 carros: um trava ás rodas de tras, o outro ás da frente
                Mas que raio de carro é esse?

                Comentário


                  #9
                  Hoje em dia, que eu saiba, é praticamente tudo a travar atrás. Mas não se aplica a todos os carros, o Citroen BX por exemplo...o travão de mão bloqueia as rodas da frente ;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                    Mas que raio de carro é esse?
                    O Citroen BX travava as da frente. E todos os carros deviam travar (mecanicamente) as da frente.

                    Comentário


                      #11
                      Não fazia ideia que isso existisse a travar sem ser as de trás

                      Comentário


                        #12
                        Chiça, sou mesmo ignorante então.
                        Até passou aqui por casa um BX. Mas eu tinha 5 anos, queria lá saber onde é que travava, nessa altura só conhecia os carros pelos símbolos.
                        Estou a ver que afinal não era só por dentro que o carro era uma nave na altura. Estou curioso vou ver se pesquiso para me informar!

                        Comentário


                          #13
                          O travão de mão(ou de estacionamento) funciona de duas maneiras...

                          - nas rodas traseiras(apenas as traseiras)
                          - no veio de transmissão(quando o carro é rwd)


                          Tirado do meu livro de mecânica
                          O travão de estacionamento ou de mão é um sistema totalmente independente
                          dos anteriores e actua, normalmente, nas rodas traseiras mediante um
                          conjunto de alavancas tirantes e cabos de aço. É utilizado quando se deseja
                          imobilizar o veículo por algum tempo, visto que, sendo um sistema totalmente
                          mecânico, não necessita de pressão hidráulica para actuar. Pode também ser
                          utilizado como travão de emergência se o sistema de travagem normal falhar.
                          [IMG]file:///C:/Users/Paulo/AppData/Local/Temp/moz-screenshot.png[/IMG]


                          Isto é demonstração genérica e a solução mais utilizada pela generalidade dos construtores...há obviamente algumas excempções de alguns modelos já explicadas nos posts acima.

                          O travão de serviço(de pé) é que actua nas 4 ao mesmo tempo.
                          Editado pela última vez por paulo27; 26 April 2010, 23:34.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                            Mas que raio de carro é esse?
                            Todos os hidrossuspensos (Citroen) travam ás rodas da frente: Xantia, XM, BX, GS, ID/DS, etc.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                              Penso que isso depende de carro para carro. Eu penso que no meu trava as 4 rodas. (audi)
                              então o teu carro não pode ser rebocado pela emel...

                              Comentário


                                #16
                                No meu Discovery o travão de mão trava no veio de transmissão traseiro.
                                Quando puxamos o travão de mão em carros assim de depois largamos os pedais, ele parece que se vai embora, mas não vai!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  então o teu carro não pode ser rebocado pela emel...
                                  Se o tiverem que levar vai na mesma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RAUL Ver Post
                                    Após longa discussão com um amigo sobre que rodas travaria um travão de mão, continuo com a minha ideia que são as rodas anteriores (tras). Ao contrário do que ele diz que trava as rodas motoras ou as quatro.

                                    Acho a afirmação um pouco desajustado tendo em vista que em todos os carros que conheço o travão de mão trava as de trás. Ate se comprova isso quando se faz o tradicional pião em curva. Ou ate em desportos automovel.

                                    O que dizem?
                                    Até já
                                    Se são as de trás deveriam ser as posteriores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                      (...)
                                      O travão de serviço(de pé) é que actua nas 4 ao mesmo tempo.
                                      Isso é q eu ja duvido e dependerá do carro. Ou actuará nas 4 em simultaneo mas proporcionalmente c/ carga diferente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O travão de serviço actua mais à frente do que atrás se forem disco à frente e tambor atrás ou de igual forma se for de disco às 4..

                                        No meu caso em particular o de mão trava às de trás (basta elevarem o carro com ele travado e ver se conseguem mexer as de trás. Inclusive a mudar um pneu isso se nota: acertar com os buracos dos parafusos na frente é complicado porque o pneu está sempre a rodar; o de trás nem mexe..). E quando travamos em vias inclinadas e depois largamos o pedal as da frente tentam andar e as de trás é que agarram, e isso é notório.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                          O travão de serviço actua mais à frente do que atrás se forem disco à frente e tambor atrás ou de igual forma se for de disco às 4..(...)
                                          Obrigado pela elucidaçao.
                                          E deverao existir mais hipoteses dependendo da tracçao do veiculo e do tipo de travoes propriamente dito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por texMCMLXXXIII Ver Post
                                            No meu Discovery o travão de mão trava no veio de transmissão traseiro.
                                            Quando puxamos o travão de mão em carros assim de depois largamos os pedais, ele parece que se vai embora, mas não vai!
                                            No meu sente-se o mesmo...
                                            É realmente uma sensação esquisita...parece que não ficou travado...se for inclinado então...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                              O travão de serviço actua mais à frente do que atrás se forem disco à frente e tambor atrás ou de igual forma se for de disco às 4..

                                              No meu caso em particular o de mão trava às de trás (basta elevarem o carro com ele travado e ver se conseguem mexer as de trás. Inclusive a mudar um pneu isso se nota: acertar com os buracos dos parafusos na frente é complicado porque o pneu está sempre a rodar; o de trás nem mexe..). E quando travamos em vias inclinadas e depois largamos o pedal as da frente tentam andar e as de trás é que agarram, e isso é notório.
                                              Em todos os carros que já tive com discos atrás, isto não se verificava. Por norma, a travagem é sempre em maior % no eixo frontal, e com uma grande diferença


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há varios modelos Citroen em que o travao de mão actua sobre as rodas da frente. O 2CV por exemplo.

                                                Mas no carros recentes, costuma ser nas rodas traseiras.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por slumdog Ver Post
                                                  Há varios modelos Citroen em que o travao de mão actua sobre as rodas da frente. O 2CV por exemplo.

                                                  Mas no carros recentes, costuma ser nas rodas traseiras.
                                                  Citroen DS, GS e outros da velha guarda.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                                    Citroen DS, GS e outros da velha guarda.
                                                    Nem mais...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RAUL Ver Post
                                                      Após longa discussão com um amigo sobre que rodas travaria um travão de mão, continuo com a minha ideia que são as rodas anteriores (tras). Ao contrário do que ele diz que trava as rodas motoras ou as quatro.

                                                      Acho a afirmação um pouco desajustado tendo em vista que em todos os carros que conheço o travão de mão trava as de trás. Ate se comprova isso quando se faz o tradicional pião em curva. Ou ate em desportos automovel.

                                                      O que dizem?
                                                      Até já
                                                      O que digo é que um dos meus trava às quatro. Mas, geralmente é às rodas posteriores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                        Em todos os carros que já tive com discos atrás, isto não se verificava. Por norma, a travagem é sempre em maior % no eixo frontal, e com uma grande diferença


                                                        Cump.
                                                        Exactamente, quer atrás tenha discos ou tambor, a distribuição é sempre maior à frente, por duas razões:

                                                        -a travar, a massa do veículo desloca-se para a frente do mesmo (mesmo em carros com distribuição 50/50, que são poucos);

                                                        -acima de uma certa percentagem de travagem atrás, o carro tem tendência a fugir de traseira (tal como quando se puxa o travão de mão).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                          O travão de serviço actua mais à frente do que atrás se forem disco à frente e tambor atrás ou de igual forma se for de disco às 4..

                                                          No meu caso em particular o de mão trava às de trás (basta elevarem o carro com ele travado e ver se conseguem mexer as de trás. Inclusive a mudar um pneu isso se nota: acertar com os buracos dos parafusos na frente é complicado porque o pneu está sempre a rodar; o de trás nem mexe..). E quando travamos em vias inclinadas e depois largamos o pedal as da frente tentam andar e as de trás é que agarram, e isso é notório.
                                                          Não é de igual forma.
                                                          À frente trava sempre melhor porque é na frente que vai toda a massa corporal do carro na travagem.
                                                          Facilmente se constanta até que é na frente que temos os melhores discos (diâmetro maior e ventilados).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Exactamente, quer atrás tenha discos ou tambor, a distribuição é sempre maior à frente, por duas razões:

                                                            -a travar, a massa do veículo desloca-se para a frente do mesmo (mesmo em carros com distribuição 50/50, que são poucos);

                                                            -acima de uma certa percentagem de travagem atrás, o carro tem tendência a fugir de traseira (tal como quando se puxa o travão de mão).
                                                            Afinal já estava respondido.

                                                            Já agora, alguém em cima disse que nos RWD o travão de mão actuava no eixo de transmissão.
                                                            É verdade, mas não é em todos.
                                                            Se não me engano os Mercedes têm um tambor próprio para o travão de mão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X