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Demora anormal no arranjo

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    [Acidente] Demora anormal no arranjo

    Boa tarde,

    Dia 6 de Fevereiro (!) bateram-me no carro (estava estacionado), o bêbado fugio, mas graças a Deus apontaram a matrícula... Entretanto meteu-se policia (demoraram 2 semanas para me dar 4 folhas, e ainda tinha demorado menos tempo se não fossem incompetentes, e tivessem visto que aquilo já estava pronto, uns dias antes de ter lá ido), meteu-se seguro (mais três semanas, ainda por cima a primeira peritagem enganou-se na oficina, perderam mais 4 dias...), e finalmente, há três semanas, o meu carro teve ordem de arranjo. A SEAT de Évora (A. Matos Car) fez um orçamento para 7 dias, assim vi que não valia a pena pedir carro de substituição, ia-me desenrascando. No fim dos 7 dias vieram com balelas que o bate chapas tinha muito trabalho e que ia demorar mais tempo, entre 1 e 2 semanas, por isso fui buscar o carro do seguro, mas só tenho direito a ele durante 7 dias. Segunda feira tenho de entregar o carro na hertz, e o meu carro não vai estar pronto, quase de certeza absoluta, e queria pedir a ajuda de alguém que saiba como mexer as coisas mais depressa, se posso fazer queixa, e como, para a SEAT Portugal, se a oficina é obrigada a continuar a pagar-me o carro da hertz. Parece-me a mim, que a medida que vai havendo trabalho mais rápido de efectuar, eles vão deixando o meu carro para trás, o problema é que não sei como me safar desta... Já lá vão 3 meses sem pôr a vista em cima do meu carro, num acidente que não tive culpa...

    #2
    A oficina assumiu com a seguradora que reparava o carro em 7 dias logo, tudo o que seja a mais desse tempo, é da responsabilidade da oficina.

    Comentário


      #3
      A seguradora aluga-te um carro pelo prazo dado pela oficina ao perito para a reapração - 7 dias -; se a oficina não cumprir, é esta que tem de te alugar um veículo até a reparação se encontrar concluída.

      Comentário


        #4
        O problema é que fizeram-me a conversa de me "emprestar" um carro da oficina, e nem sei que tipo de seguro aquilo trás, se tiver um acidente o que acontece, etc. Por enquanto ando a conduzir um mégane, com seguro contra todos os riscos. O único dinheiro que poderia perder com este carro é o da caução. Agora, imaginem se me emprestam um chaço daqueles que lá têm, carros com 10, 15 anos, segunda feira vou tentar que eles me prologuem o contracto de aluguer da hertz, mas não sei se vão nessa conversa, com carros deles para emprestarem...

        Comentário


          #5
          até à data só tive que deixar um carro a arranjar 3 dias num acidente que não tive culpa.

          A seguradora deu-me um carro igualzinho (saxo diesel) e penso que os riscos de seguros são os mesmo que tens para o teu carro. Se tiveres contra 3º e bateres tens de pagar, se tiveres contra todos e bateres estás segurado. Penso que foi assim que se passou.

          Ao fim dos 3 dias fui deixar o de aluguer e levantar o meu.
          Como a cor não estava certa, a citroen emprestou-me uma xasara durante mais um dia.

          Agora se fosse mais tempo, nao sei se a citroen ía nisso

          Comentário


            #6
            Tive um caso parecido à uns meses. Andas de taxi ou alugas um carro, pedes factura e depois pedes contas à seguradora. Vais ver que tão cedo a oficina não volta a fazer isso. Ah... mas antes entra em contacto com a seguradora e expõe a situação. Ligas para o número azul que é mais rápido e barato.

            Comentário


              #7
              pmml, e o carro que te emprestaram na oficina como era o seguro? eu tenho contra todos os riscos no meu carro, tal como o da seguradora.. agora é um bocado mau ir buscar um carro velho com um seguro contra 3ºs, e se me acontece alguma coisa estou bem lixado... eu preferia ficar com o da seguradora, mas não sei se eles vão nessa cantiga. Por isso mesmo gostava de saber de algum sitio onde pudesse reclamar, caso eles não aceitem os meus termos, isto se me quiserem dar um carro com um seguro contra 3ºs, já nem estou a pôr em causa a idade do carro, ou o modelo..

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                #8
                qUaK3R isto funciona assim:
                O stand acordou com a seguradora um prazo para a reparação do teu carro.
                Se não cumpre tem que ser penalizado. Tu tens um bem e estás impedido de o usufruir por culpa de terceiros. Se quiseres ir pela lei tens o nº 5 do artigo 42º do decreto-lei 391/2007 que diz qualquer coisa como: o lesado tem DIREITO a ser indemnizado no excesso de despesas em que incorreu com o transporte em consequência da imobilização do veículo. O direito a indemnização é um princípio estipulado no Código Civil (artigos 562º, 563º e 564º). As oficinas só têm esses comportamentos porque o tuga normalmente não conhece os seus direitos e encolhe os ombros... Abre a pestana!

                Comentário


                  #9
                  Obrigado patareco. Fica aqui o link do decreto lei, que é o 291/2007, e não 391, mas obrigado na mesma, já deu para ter uma ideia:

                  http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16000/0548705507.pdf

                  Segunda-feira imprimo esta página, e sendo assim eles não mandam nada. Eu é que decido como me transporto, seja no carro do seguro, seja de táxi. É sempre bom uma pessoa ir preparada para estas situações, é pena realmente haver pouca gente que saiba... Mesmo da seguradora só me disseram algo do tipo "a partir dos 7 dias o problema é da oficina", nem me souberam explicar...

                  Depois conto como correu.

                  Obrigado a todos

                  Comentário


                    #10
                    Na altura quando trouxe o carro da oficina apenas coloquei a questão que o meu carro era a gasoleo e o deles a gasolina.
                    Ele disse para não me preocupar. Resultado andei com ele e entreguei-o sem meter gota.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por qUaK3R Ver Post
                      Obrigado patareco. Fica aqui o link do decreto lei, que é o 291/2007, e não 391, mas obrigado na mesma, já deu para ter uma ideia:

                      http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16000/0548705507.pdf

                      ...

                      Depois conto como correu.

                      Obrigado a todos
                      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                      qUaK3R isto funciona assim:
                      O stand acordou com a seguradora um prazo para a reparação do teu carro.
                      Se não cumpre tem que ser penalizado. Tu tens um bem e estás impedido de o usufruir por culpa de terceiros. Se quiseres ir pela lei tens o nº 5 do artigo 42º do decreto-lei 391/2007 que diz qualquer coisa como: o lesado tem DIREITO a ser indemnizado no excesso de despesas em que incorreu com o transporte em consequência da imobilização do veículo. O direito a indemnização é um princípio estipulado no Código Civil (artigos 562º, 563º e 564º). As oficinas só têm esses comportamentos porque o tuga normalmente não conhece os seus direitos e encolhe os ombros... Abre a pestana!
                      Convém é ler os artigos todos.
                      Também diz aí que se a oficina for da escolha do segurado, o veículo de substituição é apenas pelos dias de reparação acordados em peritagem.
                      O que já não acontecia se fosse uma oficina de escolha do segurador, aí assumiam desde o dia em que lá entrava até que saia.
                      (está aí escarrapachado, e por alguma coisa te deram carro 7 dias)

                      O número 5º desse artigo está pensado para o tempo de regularização em que o lesado teve despesas até lhe ser entregue a viatura de substituição.

                      A oficina não tem nada a ver com o segurador, foi um cliente que lá foi, com um carro batido e pediu para reparar. A diferença é que no meio um segurador assumiu o pagamento da reparação e questionou o prazo.
                      Se não houvesse este segurador no meio o que fazias? a quem reclamavas?
                      Aliás um acréscimo de tempo de 7 dias para mais 1 semana ou duas?!?!
                      Achas que o segurador vai assumir isso assim facilmente?

                      Espero que tenhas insistido e pressionado a oficina pois a responsabilidade é deles.

                      Comentário


                        #12
                        Dá uma vista de olhos no link aqui dado, eu estou numa situação de acidente sem culpa (também com um bêbado), e na deco disseram-me para dar uma vista de olhos neste decreto lei.

                        ISP - Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de Agosto

                        Comentário


                          #13
                          Valium, eu sei que a seguradora já não tem nada a ver com o assunto, fui eu que escolhi a oficina, por isso sei que o seguro só paga os 7 dias que era o que constava no orçamento, a minha dúvida era mesmo ter algo para pressionar a oficina, ou mesmo apresentar reclamação, porque tenho olhos na cara e sei ver que eles passam trabalho mais fácil/rápido à frente do meu, porque com o meu carro eles já sabem que o dinheiro é certo... não é normal mesmo que seja só um bate chapas demore mais duas semanas (no total três) para pegar no meu carro... vamos ver, já nem digo nada, porque neste país vê-se de tudo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por qUaK3R Ver Post
                            Valium, eu sei que a seguradora já não tem nada a ver com o assunto, fui eu que escolhi a oficina, por isso sei que o seguro só paga os 7 dias que era o que constava no orçamento, a minha dúvida era mesmo ter algo para pressionar a oficina, ou mesmo apresentar reclamação, porque tenho olhos na cara e sei ver que eles passam trabalho mais fácil/rápido à frente do meu, porque com o meu carro eles já sabem que o dinheiro é certo... não é normal mesmo que seja só um bate chapas demore mais duas semanas (no total três) para pegar no meu carro... vamos ver, já nem digo nada, porque neste país vê-se de tudo...
                            Infelizmente é o prato do dia, um gajo paga e é mal servido.

                            É pressionar a oficina, nomeadamente para cederem-te um carro.

                            Boa sorte.

                            Comentário


                              #15
                              Mas após tanta coisa e tempo de espera já pensas-te em retirar o carro dessa oficina? É que a oficina só cobra depois de ter o carro reparado e teres assinado os papeis de conformidade. Ameaça-os para veres se eles não andam da perna.
                              A coisa que mais odeio é gozar com a minha cara e claramente é o que essa oficina te está a fazer. E como têm muito serviço, vê a reparação com bons olhos porque "A pressa é inimiga da perfeição".

                              Comentário


                                #16
                                Bem, parece que as coisas já estão a melhorar. Fui lá falar com eles e perguntei lhes como estava o carro, disseram me que ainda não estava pronto. Resultado, vão telefonar para a hertz, para me alugarem um carro (diferente do mégane), até o carro estar pronto, depois disso disseram-me logo que lá para quinta ou sexta está pronto... vamos a ver se é verdade ou não, mas pelo menos já não fico sem carro, e prefiro que seja um carro da hertz do que um emprestado pela oficina...

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas foram amigáveis ou tiveste que puxar dos decretos-lei?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Foi amigável. Só disse "amanhã tenho de ir entregar o carro da hertz, mas preciso do carro até o meu estar arranjado, porque não tenho como ir para o trabalho, assim têm que me continuar a pagar o aluguer..." quando disse isso ele só me perguntou se podia ser um carro mais "barato" que o mégane, aceitei, claro, desde que não seja pior que o meu ibiza, e depois disso disse-me logo que em dois dias o carro devia estar pronto... só tenho pena de não ter pedido o carro do seguro logo no inicio, se calhar hoje já tinha o meu carro... mas correu muito bem, sem problema algum.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se calhar o mal foi mesmo esse: se tivesses dito desde o início que precisavas de um carro a conversa seria diferente. Mas o que interessa é que fique tudo nos "trinques"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                        Mas foram amigáveis ou tiveste que puxar dos decretos-lei?
                                        O 291-07 não se aplica à oficina...

                                        Ainda bem que está resolvido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aproveitando o tópico...
                                          Tenho um Ibiza (com 2 meses). No domingo bateram-me por trás no carro (eu estava parada numa fila para entrar na rotunda) e a única coisa visível é um risco (a pintura apenas ficou mais baça) por baixo da matrícula.
                                          Preenchemos a declaração amigável, mas o nome do senhor na declaração nem sequer está legível (só depois reparei) e acho k a declaração ficou muito incompleta.
                                          De qualquer forma, fiquei com todos os dados do senhor (carta de condução, número de tlm e número de apólice).
                                          O acidente foi no domingo, mas ainda não declarei nada no seguro. Ainda o posso fazer?

                                          Aqui vai a foto. Acham que vale a pena?

                                          Comentário


                                            #22
                                            A foto
                                            Ficheiros anexados

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por anar Ver Post
                                              Aproveitando o tópico...
                                              Tenho um Ibiza (com 2 meses). No domingo bateram-me por trás no carro (eu estava parada numa fila para entrar na rotunda) e a única coisa visível é um risco (a pintura apenas ficou mais baça) por baixo da matrícula.
                                              Preenchemos a declaração amigável, mas o nome do senhor na declaração nem sequer está legível (só depois reparei) e acho k a declaração ficou muito incompleta.
                                              De qualquer forma, fiquei com todos os dados do senhor (carta de condução, número de tlm e número de apólice).
                                              O acidente foi no domingo, mas ainda não declarei nada no seguro. Ainda o posso fazer?

                                              Aqui vai a foto. Acham que vale a pena?
                                              Sim... ainda estás a tempo. Mas faz isso ASAP!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                Sim... ainda estás a tempo. Mas faz isso ASAP!

                                                Não percebi?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  lol

                                                  ASAP = as soon as possible = o mais breve possível

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                    lol

                                                    ASAP = as soon as possible = o mais breve possível
                                                    Ahhh... e Basta-me apresentar os dados do outro condutor e do carro? É que duvidomuito que aquela declaração seja aceite.
                                                    Quais são os procedimetos? Falo já com o seguro ou vou a uma oficina para me verem o que o carro tem?
                                                    É que não percebo nada disto!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma vez que tens uma DAAA assinada por ambos, deves participar junto do teu Segurador, se por algum motivo houver algum impedimento para ser tratado ao abrigo da Convenção Indemnização Directa ao Segurado (IDS), a comp. deve informar para ires reclamar no seguro do outro interveniente.

                                                      Podes dar logo os contactos para marcação de peritagem e é esperar a conclusão do relatório e assumpção de responsabilidades.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Uma vez que tens uma DAAA assinada por ambos, deves participar junto do teu Segurador, se por algum motivo houver algum impedimento para ser tratado ao abrigo da Convenção Indemnização Directa ao Segurado (IDS), a comp. deve informar para ires reclamar no seguro do outro interveniente.

                                                        Podes dar logo os contactos para marcação de peritagem e é esperar a conclusão do relatório e assumpção de responsabilidades.

                                                        Obrigada, Valium!

                                                        Amanhã já ligo para a minha seguradora para tratar deste assunto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O sinistro deve ser comunicado em 8 dias.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            O sinistro deve ser comunicado em 8 dias.

                                                            Essa era outra das preocupações!
                                                            Assim já sei.
                                                            Obrigada

                                                            Comentário

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