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Óleo de travões DOT5.1 - Marca e onde comprar?

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    Óleo de travões DOT5.1 - Marca e onde comprar?

    Boas,

    Aconselhem-me aí uma marca de óleo de travões que seja DOT5.1, e onde comprá-la também.

    Já agora, alguém sabe quanto óleo leva o circuito de travagem de um Polo 6n2 1.4TDI? Estive a ver no manual mas não encontrei nada. Eu queria ver se o mudava em casa, já alguém fez? Muito complicado ou nem por isso? Acham que com o macaco do carro e muita paciência dá para fazer? O que é que preciso mais além do óleo (mudar alguma peça, anilha, etc.?

    Descobri há pouco que nos 5 anos que o carro tem nunca foi mudado o óleo dos travões.[8)]

    Desculpem lá tanta pergunta.


    Cumps

    #2
    Deve levar DOT4... O 5 e 5.1 é de alta performance... Não precisas disso para uma utilização normal...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Suíço

      Deve levar DOT4... O 5 e 5.1 é de alta performance... Não precisas disso para uma utilização normal...
      Eu sei, mas era mais na ideia de ser o melhor possível.

      Comentário


        #4
        5.1 é um bocado "pérolas para porcos"...Em relção ao óleo em si, vai para as marcas conceituadas que ficas bem servido!

        PS:Se o sistema de travagem for de "origem", o 5.1 pouco ou nada vai fazer...

        Comentário


          #5
          Mas a diferença de preço de um DOT4 para um DOT5.1 é assim tão grande? Quanto é que pode custar um e outro?

          Quais são as marcas conceituadas? Ferodo por exemplo?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Vortice

            Mas a diferença de preço de um DOT4 para um DOT5.1 é assim tão grande? Quanto é que pode custar um e outro?

            Quais são as marcas conceituadas? Ferodo por exemplo?
            Não tenho muito bem a noção de preços sinceramente...[8)]

            Marcas?Ferodo, e as marcas generalistas de óleos de lubrificação;)

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              #7
              ATENÇÂO: só podes por 5.1 com tubos de travão em malha d aço, os teus de origem podem não aguentar, bem como a bomba central...;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por bene

                ATENÇÂO: só podes por 5.1 com tubos de travão em malha d aço, os teus de origem podem não aguentar, bem como a bomba central...;)
                Obrigado pelo aviso. Então se assim for tenho de apostar no DOT4, não é? Mas de que marca e onde compro? Eu sei que nos Hipers se encontram estas cenas, mas como normalmente dizem que para as mesmas marcas e os mesmos produtos, aqueles que se encontram à venda nos Hipers são de qualidade inferior (pelo menos no que respeita ao óleo de motor acredito que sim, pois foi o Jeff que o confirmou), fico de pé atrás.

                Comentário


                  #9
                  Podes meter o 5.1 à vontade e até é miscível com o 4, nem sequer é preciso drenar todo o circuito nem mais mariquices.

                  Passas pelo Feira Nova e levas uma embalagem de litro do Delphi/Lockheed que lá está (embalagem amarela), é barato e a diferença de preço para o DOT4 é relativamente pequena, além disso os DOT 4 devem ser substituídos a cada 2-3 anos enquanto o DOT 5.1 dura uns 5-6 anos pelo que até acaba por se tornar mais económico a médio prazo, para além das melhores características que tem em relação ao 4 (menor viscosidade - mais indicado para sistemas ABS - superior temperatura de ebulição e maior detergência).

                  Ou então passas pela Norauto/etc. e levas o Ferodo 5.1 (embalagem preta).

                  Dá para fazer apenas com uma pessoa se arranjares uma "bengala" para prender o pedal de travão em baixo, apoiada no banco do condutor, mas se nunca o fizeste e tens dúvidas sobre o processo então não te metas em aventuras e paga a alguém que esteja "careca" de fazer essas coisas.

                  Comentário


                    #10
                    Bem eu sempre ouvi dizer que 5.1 só com malha de aço senão vamos danificar o sistema de travagem dado que vamos submete-lo a um esforço para o qual ele não foi dimensionado. Cuidado!

                    Outra coisa, se o Polo já tiver ABS a substituição do óleo deve ser feita apenas numa oficina que tenha equipamento próprio porque é necessário mexer no módulo do ABS.

                    Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      vai á norauto, são +/-17€
                      ja com o oleo

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por CL

                        Podes meter o 5.1 à vontade e até é miscível com o 4, nem sequer é preciso drenar todo o circuito nem mais mariquices.

                        Passas pelo Feira Nova e levas uma embalagem de litro do Delphi/Lockheed que lá está (embalagem amarela), é barato e a diferença de preço para o DOT4 é relativamente pequena, além disso os DOT 4 devem ser substituídos a cada 2-3 anos enquanto o DOT 5.1 dura uns 5-6 anos pelo que até acaba por se tornar mais económico a médio prazo, para além das melhores características que tem em relação ao 4 (menor viscosidade - mais indicado para sistemas ABS - superior temperatura de ebulição e maior detergência).

                        Ou então passas pela Norauto/etc. e levas o Ferodo 5.1 (embalagem preta).

                        Dá para fazer apenas com uma pessoa se arranjares uma "bengala" para prender o pedal de travão em baixo, apoiada no banco do condutor, mas se nunca o fizeste e tens dúvidas sobre o processo então não te metas em aventuras e paga a alguém que esteja "careca" de fazer essas coisas.
                        Correcção: o Dot 5 não é miscivel com mais nenhum oleo de travões, principalmente com o Dot 4. A reacção quimica é perigosa.
                        Um abraço.

                        Comentário


                          #13
                          Não, o DOT 5 é um silicone que exige um circuito completamente limpo de DOTs 3-4-5 (um glicol, aquilo não é óleo...) e todas as juntas e retentores deverão (têm que) ser compatíveis com o silicone.

                          O DOT 5.1 é totalmente miscível com os DOT 4 ou 3, já que são líquidos da mesma família: http://en.wikipedia.org/wiki/DOT_5.1

                          Quanto à pressão no circuito ela não será maior se se utilizar o 5.1 em vez do 4 ou do 3 porque o que cria pressão na tubagem é a bomba central e essa tanto comprime um líquido como o outro e com igual pressão máxima.

                          O que se passa é que faz parte da "receita" em upgrades de sistemas de travagem utilizar tubagem de teflon coberta de malha de aço (que só existe para protecção do tubo de teflon de cortes externos provocados por pedras, ferramentas, etc.) e fluido DOT 5.1, para além de discos e pastilhas maiores ou de melhor qualidade (maior coeficiente de atrito, temperatura máxima de utilização, etc.). Daí nascer em alguns espíritos a ideia de que o DOT 5.1 poderá danificar os tubos standard de borracha (que também são reforçados), mas isso não tem correspondência nenhuma com a realidade. É mais um mito...

                          Comentário


                            #14
                            Epá, troquei à algum tempo o óleo dos travões do meu Leon, de origem Dot 4 por Ferodo Dot 5.1. Não tem mais nenhuma alteração. Problemas? Nenhuns. Vantagens: Travagem com menos fading, em estradas de serra não afunda o pedal mesmo depois de bem quente, e melhor, com o de origem se fizesse 50 ou 60km na AE sem utilizar a embraiagem (o óleo do sistema hidraúlico da embraiagem é o mesmo dos travões, mesmo reservatório) notava que o pedal da embraiagem ficava duro, nas primeiras pisadelas logo após. Com o Dot 5.1 isso desapareceu por completo. Explicação: ponto de ebulição superior e menor densidade (mais líquido)

                            E comprei o Ferodo por 11 euros (embalagem de litro)

                            Comentário

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