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Piscas na ultrapassagem

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    Piscas na ultrapassagem

    Vejamos a seguinte situação como exemplo:
    Vou numa AE, numa faixa com duas vias. Estou na via da direita e tenho 10 carros à minha frente. Vou iniciar uma ultrapassagem a esses mesmos 10 carros. Para iniciar a ultrapassagem, faço pisca para a esquerda e passo para a via da esquerda.

    Questões:
    - Enquanto vou na via da esquerda a ultrapassar, mantenho ou não o pisca da esquerda ligado?
    - Quando termino a ultrapassagem, e antes de passar para a via da direita, faço pisca da direita, ou simplesmente desligo o da esquerda?

    #2
    Numa faixa de rodagem com múltiplas vias de circulação no mesmo sentido o que se sinaliza é a manobra de mudança de via de circulação. Após fazeres pisca para a esquerda e estares perfeitamente integrado na via da esquerda, podes desligar o pisca, devendo voltar a fazê-lo para retomar a via da direita.

    É óbvio que não vem mal ao mundo por manteres o pisca da esquerda ligado enquanto circulas pela via da esquerda, mas é perfeitamente redundante.

    Comentário


      #3
      Pelo que pesquisei na "lei", a resposta à 1ª questão seria:
      Fazer pisca para a esquerda e mantê-lo durante toda a ultrapassagem.

      Código da Estrada (CE), Secção II
      Artigo 21º
      Sinalização de manobras
      1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
      2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
      3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

      Comentário


        #4
        Pelo que pesquisei na "lei", a resposta à 2ª questão seria:
        Fazer pisca para a direita no final da ultrapassagem.

        Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), Capítulo VII
        Artigo 105.º
        Modo de sinalizar
        1 - O condutor que pretenda reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar ou concluir uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, utilizando a luz de mudança de direcção prevista na alínea d) do n.º 1 do artigo 60.º do Código da Estrada.

        Comentário


          #5
          Fica o tópico para discussão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Numa faixa de rodagem com múltiplas vias de circulação no mesmo sentido o que se sinaliza é a manobra de mudança de via de circulação. Após fazeres pisca para a esquerda e estares perfeitamente integrado na via da esquerda, podes desligar o pisca, devendo voltar a fazê-lo para retomar a via da direita.

            É óbvio que não vem mal ao mundo por manteres o pisca da esquerda ligado enquanto circulas pela via da esquerda, mas é perfeitamente redundante.
            Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
            Pelo que pesquisei na "lei", a resposta à 1ª questão seria:
            Fazer pisca para a esquerda e mantê-lo durante toda a ultrapassagem.


            Código da Estrada (CE), Secção II
            Artigo 21º
            Sinalização de manobras
            1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
            2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
            3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
            Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
            Pelo que pesquisei na "lei", a resposta à 2ª questão seria:
            Fazer pisca para a direita no final da ultrapassagem.

            Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), Capítulo VII
            Artigo 105.º
            Modo de sinalizar
            1 - O condutor que pretenda reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar ou concluir uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, utilizando a luz de mudança de direcção prevista na alínea d) do n.º 1 do artigo 60.º do Código da Estrada.
            Não, o que a Lei diz é que o sinal deve manter-se enquanto executas a manobra de mudança de via de trânsito para iniciar ou concluir uma ultrapassagem.

            Comentário


              #7
              Deve ligar o pisca quando inicia a ultrapassagem e mantê-lo ligado enquanto a efectua.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Não, o que a Lei diz é que o sinal deve manter-se enquanto executas a manobra de mudança de via de trânsito para iniciar ou concluir uma ultrapassagem.
                Não tinha percebido assim... Ao ler "manter o pisca enquanto efectua a manobra", realmente se a manobra for o início da ultrapassagem, logo que esteja na via da esquerda a manobra está terminada...

                Sendo assim, posso concluir que o que a "lei" diz é:
                - obrigatório fazer pisca da esquerda ao iniciar a ultrapassagem;
                - obrigatório pisca da direita ao terminar a ultrapassagem;
                - facultativo manter o pisca da esquerda durante a ultrapassagem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                  Não tinha percebido assim... Ao ler "manter o pisca enquanto efectua a manobra", realmente se a manobra for o início da ultrapassagem, logo que esteja na via da esquerda a manobra está terminada...

                  Sendo assim, posso concluir que o que a "lei" diz é:
                  - obrigatório fazer pisca da esquerda ao iniciar a ultrapassagem;
                  - obrigatório pisca da direita ao terminar a ultrapassagem;
                  - facultativo manter o pisca da esquerda durante a ultrapassagem.
                  Basicamente sim. Aliás, realcei o iniciar e concluir nos excertos do CE e do RST por isso mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por terrorjj Ver Post
                    Deve ligar o pisca quando inicia a ultrapassagem e mantê-lo ligado enquanto a efectua.
                    Já leste os artigos do CE e do RST acima?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                      Não tinha percebido assim... Ao ler "manter o pisca enquanto efectua a manobra", realmente se a manobra for o início da ultrapassagem, logo que esteja na via da esquerda a manobra está terminada...

                      Sendo assim, posso concluir que o que a "lei" diz é:
                      - obrigatório fazer pisca da esquerda ao iniciar a ultrapassagem;
                      - obrigatório pisca da direita ao terminar a ultrapassagem;
                      - facultativo manter o pisca da esquerda durante a ultrapassagem.
                      A manobra que fica concluída é a de mudança de direcção, não a de ultrapassagem. A de ultrapassagem é outra manobra que não é indicada por pisca.
                      Portanto, pisca para passar para a esquerda, pisca para voltar à direita. Quem te disser que é para manter durante a ultrapassagem não sabe a definição de "indicador de mudança de direcção".

                      Comentário


                        #12
                        Mais uma vez me parece a lei mal formulada(ou é por serem trechos e n ter lido tudo). 1º, decorrente do disposto, pq n faz distinçao entre estrada convencional(1 faixa para cada sentido) e AE. No meu entender numa estrada convencional, e sendo a ultrapassagem composta por 3 fases-antes durante e depois, deve-se sinalizar o inicio, manter no "durante"(ja q estamos na faixa de sentido contrario serve de aviso ao veiculo q ultrapassamos e aos veiculos no sentido oposto), e voltar a sinalizar no "depois".
                        2º, ja na AE, e ja tendo em conta q se deve circular o mais à direita possivel, estando as vias congestionadas(ou impossibilitando a nossa conduçao a determinada velocidade superior aos demais), apenas se deve sinalizar a mudança de faixa, n constituindo ultrapassagem uma mudança originada por velocidade maior q a dos restantes veiculos nessa faixa.
                        Mas isto é a minha interpretaçao à margem do codigo.

                        Comentário


                          #13
                          Bah hoje em dia sao raros os condutores que dao piscas,principalmente a noite que nao se ve nada ,por exemplo,vou me desviar de um buraco o tipo que esta atras de mim vai me ultrapassar sem pisca a noite e eu nao vejo!Dizem que os melhores condutores que nao dao pisca sao os melhores outro exemplo:
                          -Se algum de voces der pisca na ultrapassagem e o condutor a vossa frente nao der pisca,quiser ultrapassar alguem e atirar-se para cima de voces ele e o culpado,quem nao der pisca e bater mudando de faixa sem pisca,é culpado ne?

                          Comentário


                            #14
                            Faço isso de duas maneiras:

                            Em AE's com duas vias no mesmo sentido ou nacionais, abro sinal, faço a ultrapassagem mas mantenho o sinal enquanto faço a manobra.

                            Em AE's com 3 ou mais vias, abro sinal, mudo de via e desligo, pois quem vem atrás de mim e mais à esquerda pode pensar que me vou meter à frente dele. Simples e não complico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por deathgrind Ver Post
                              (...)
                              -Se algum de voces der pisca na ultrapassagem e o condutor a vossa frente nao der pisca,quiser ultrapassar alguem e atirar-se para cima de voces ele e o culpado,quem nao der pisca e bater mudando de faixa sem pisca,é culpado ne?
                              Eu dou sempre pisca (n quero q depois digam q eu n avisei ).
                              Qt à questao propriamente dita, é depois mt dificil provar quem fez ou n fez pisca. Por norma antes de iniciar a ultrapassagem deve-se olhar ao espelho para verificar se alguem ja iniciou a manobra antes de nos-o q é facto é q ocorre frequentemente o veiculo da frente achar q por estar à frente tem direito de ultrapassar primeiro e, mesmo vendo q ja alguem iniciou uma ultrapassagem, meter-se sem do nem piedade.
                              N estou seguro mas penso q em qq circunstancia(neste caso especifico a ultrapassagem) quem bater por tras é culpado-independentemente de ter feito pisca ou nao.
                              Um exemplo engraçado aconteceu a um amigo q ia ultrapassar e o da frente ultrapassou ja qd ele ultrapassava-acabaram por bater. No momento de apurar responsabilidades o meu amigo invocou q o individuo n teria sinalizado e ele argumentou q o teria feito mas q se estava fundido teria sido o meu amigo q os fundiu no momento do embate lol. Provar?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                Eu dou sempre pisca (n quero q depois digam q eu n avisei ).
                                Qt à questao propriamente dita, é depois mt dificil provar quem fez ou n fez pisca. Por norma antes de iniciar a ultrapassagem deve-se olhar ao espelho para verificar se alguem ja iniciou a manobra antes de nos-o q é facto é q ocorre frequentemente o veiculo da frente achar q por estar à frente tem direito de ultrapassar primeiro e, mesmo vendo q ja alguem iniciou uma ultrapassagem, meter-se sem do nem piedade.
                                N estou seguro mas penso q em qq circunstancia(neste caso especifico a ultrapassagem) quem bater por tras é culpado-independentemente de ter feito pisca ou nao.
                                Um exemplo engraçado aconteceu a um amigo q ia ultrapassar e o da frente ultrapassou ja qd ele ultrapassava-acabaram por bater. No momento de apurar responsabilidades o meu amigo invocou q o individuo n teria sinalizado e ele argumentou q o teria feito mas q se estava fundido teria sido o meu amigo q os fundiu no momento do embate lol. Provar?
                                Mas olha uma cena,quando vais entrar numa via na autoestrada,ves pelo espelho,nao vem ninguem,avanças?
                                Errado! estas prestes a levar uma trombada
                                olhas pelo espelho,nao ves ninguem,olhas ao teu lado,ves o carro ao teu lado,por isso nao se deve so olhar pelo espelho,pois o carro pode estar em cima de ti,e se for um caimao ?Olhos bem atentos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por deathgrind Ver Post
                                  Bah hoje em dia sao raros os condutores que dao piscas,principalmente a noite que nao se ve nada ,por exemplo,vou me desviar de um buraco o tipo que esta atras de mim vai me ultrapassar sem pisca a noite e eu nao vejo!Dizem que os melhores condutores que nao dao pisca sao os melhores outro exemplo:
                                  -Se algum de voces der pisca na ultrapassagem e o condutor a vossa frente nao der pisca,quiser ultrapassar alguem e atirar-se para cima de voces ele e o culpado,quem nao der pisca e bater mudando de faixa sem pisca,é culpado ne?
                                  Não.
                                  É culpado por mudar de faixa (acto que obriga a cedência de prioridade) e provocar o acidente. O pisca é irrelevante se o faz ou não porque se fizer também não é isso que lhe dá prioridade.

                                  Mas não percebo uma coisa; Quando te desvias de buracos, se não vês as luzes do outro, era o pisca que vias? Estranho...
                                  Cuidado com os desvios que perdes prioridade, faças ou não pisca

                                  Comentário


                                    #18
                                    Numa AE com 3 faixas deves desligar porque se passas para a do meio e continuas com o pisca ligado quem vai na faixa mais á direita fica sem saber se queres ir para lá ou se te vais manter no meio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por deathgrind Ver Post
                                      Mas olha uma cena,quando vais entrar numa via na autoestrada,ves pelo espelho,nao vem ninguem,avanças?
                                      Errado! estas prestes a levar uma trombada
                                      olhas pelo espelho,nao ves ninguem,olhas ao teu lado,ves o carro ao teu lado,por isso nao se deve so olhar pelo espelho,pois o carro pode estar em cima de ti,e se for um caimao ?Olhos bem atentos...
                                      Quando vou numa via de acesso a AE olho para a esquerda(1ª analise da via da direita da AE) e assim q a via de acesso estiver paralela à faixa mais à direita da AE olho ao espelho(o meu carro tem 3 espelhos, e o teu? ).
                                      Obrigado pelo conselho de todo o modo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                        Quando vou numa via de acesso a AE olho para a esquerda(1ª analise da via da direita da AE) e assim q a via de acesso estiver paralela à faixa mais à direita da AE olho ao espelho(o meu carro tem 3 espelhos, e o teu? ).
                                        Obrigado pelo conselho de todo o modo.
                                        Sim quando vais a entrar pela esquerda obvio,olhas pelo espelho retrovisor e ao teu lado,(eu também olho para trás),a maior parte dessa gente que entra nessas entradas na AE,entra de qualquer maneira,ate temos de abrandar para os deixar passar,uma vez tava eu na direita muito descontraido,havia uma entrada ,um tipo ia a entrar,atravessou-se a minha frente,nao abrandou,tive de travar para nao bater nele

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quando andava a tirar o código, o que me disseram foi que, fazer uma ultrapassagem implica sempre regressar à via onde me encontrava, e como tal, só necessitava de efectuar a sinalização no início da ultrapassagem, mantê-la durante a manobra e quando regressasse à via onde circulava, só tinha de desligar a sinalização...

                                          Em AE geralmente sinalizo o regresso à via onde circulava... Mas em cidade e nacionais, quando tenho de ultrapassar outros carros ou obstáculos (carros em segunda fila, por exemplo), só uso a sinalização de início de manobra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ha sempre aqueles(infelizmente sao bastantes) q julgam q ao fazer o pisca ganham imediatamente prioridade na mudança de faixa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Cuidado com esses ângulos mortos, vejo muita gente a fiar se apenas nos espelhos e pode dar para o torto. No ângulo morto do meu carro já coube um Range Rover, por isso dá para ver a dimensão do problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As respostas "legais" já todos deram; eu acrescento a minha prática.

                                                No exemplo do user (AE com 2 faixas), eu ligo o pisca quando mudo de faixa e, caso tenha intenção de ultrapassar mais do que 1 carro, mantenho o pisca ligado (serve unicamente para sinalizar a qualquer dos carros que estão a ser ultrapassados que ainda não conclui a minha manobra).
                                                Quando termino a ultrapassagem, ligo pisca à direita e passo para a faixa da direita.

                                                Quando a AE tem 3 ou mais faixas, só faço o que escrevi se for na via mais à esquerda; caso ultrapasse utilizando a via central, desligo o pisca logo após mudar de faixa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Não, o que a Lei diz é que o sinal deve manter-se enquanto executas a manobra de mudança de via de trânsito para iniciar ou concluir uma ultrapassagem.
                                                  Isso no caso de efectuares a ultrapassagem em auto-estrada.

                                                  No caso de ser uma estrada só com uma unica via no sentido de quem vai fazer essa manobra, aí diria que se deve manter o pisca ligado enquanto se ultrapassa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É necessário ligar o pisca apenas para mudar de vias. É redundante ficar com o pisca ligado durante uma ultrapassagem, porque pode p.e. levar em erro outros condutores.

                                                    Em alguns países é até considerado C.O. circular atrás de outro carro com pisca ligado, que é mais ou menos a mesma coisa que mandar máximos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      É necessário ligar o pisca apenas para mudar de vias. É redundante ficar com o pisca ligado durante uma ultrapassagem, porque pode p.e. levar em erro outros condutores.

                                                      Em alguns países é até considerado C.O. circular atrás de outro carro com pisca ligado, que é mais ou menos a mesma coisa que mandar máximos.
                                                      Mesmo numa estrada de um unico sentido para cada lado?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        99% das vezes mantenho o pisca ligado ate ao fim da ultrapassagem, e depois dou pisca para a direita e volto a via da direita e desligo o pisca e pronto!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                          Quando andava a tirar o código, o que me disseram foi que, fazer uma ultrapassagem implica sempre regressar à via onde me encontrava, e como tal, só necessitava de efectuar a sinalização no início da ultrapassagem, mantê-la durante a manobra e quando regressasse à via onde circulava, só tinha de desligar a sinalização...

                                                          Em AE geralmente sinalizo o regresso à via onde circulava... Mas em cidade e nacionais, quando tenho de ultrapassar outros carros ou obstáculos (carros em segunda fila, por exemplo), só uso a sinalização de início de manobra.
                                                          Tambem foi assim que eu aprendi.

                                                          Fazia pisca para iniciar a ultrapassagem, mas não tinha de voltar a faze-lo para regressar á minha faixa. Isto em 1988

                                                          Possivelmente já foi alterado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Foi precisamente para estas situações (sinalização de mudança de faixa) que inventaram os piscas rápidos. Um toque e já está.

                                                            Comentário

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