Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança de estratégia na Skoda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Mudança de estratégia na Skoda

    Basicamente a ideia é terminar com o aburguesamento da gama e apostar em veículos mais baratos.
    • Concorrente para o Logan com base na plataforma do Octavia 1ª geração (ainda à venda em muitos países);
    • Superb sem substituto; ausência de veículos de nicho/pouco rentáveis;
    • Fim do Roomster e substituição por um MPV mais convencional com base na plataforma do Touran e preço inferior em €5.000;



    Objectivo: cobrir o sucesso crescente da Dacia no mercado europeu.

    Link

    Concordam? Discordam?

    #2
    Concordo... para fazerem carros mais baratos e com qualidade, façam-no ao menos em segmentos mais baixos, onde os clientes mudam de marca como quem muda de camisa..

    tentem ser práticos e directos com os productos, e não façam uma mistela qualquer que nem é carne nem peixe...tipo o octavia é para concorrer com o passat porém com o preço do Golf... tem lógica porém não será o melhor, pois as pessoas compram um carro pela marca.

    eu sei aqui no forum compramos por paixão/racionalidade, mas há pessoas que compram com o efeito manada, um compra os outros também compram porque sim.
    Pessoas compram o que lhes agrada, e não o que as marcas querem fazer..
    E no segmento mais baixo eles conseguem efectuar essa jogada, de vender mais e melhor pelo preço mais baixo.

    Comentário


      #3
      Acho um absurdo completo. Na equipa que ganha não se mexe, e a Skoda tem-se afirmado no mercado nos últimos tempos pela supreendente qualidade quando, à partida, muitos do compradores não esperariam tanto.



      Deitar abaixo tantos anos de trabalho para trocar por uma estratégia que pode não resultar, cheira-me a tiro no escuro


      .

      Comentário


        #4
        Aí está o pé da VW a travar a Skoda...

        Dado os recentes eventos, era o mais natural, pois a VW arriscava-se num futuro não muito longínquo a ver a Skoda ultrapassar as vendas da própria casa mãe.

        E revela que, a Skoda tem desviado vendas à VW, não gozando esta dos lucros superiores que o logo VW dá.

        Para além disso, o valor de custo de um Skoda deve ser muito semelhante a de um VW. A isso some-se o valor inferior no mercado e percebe-se onde a VW está a "perder" dinheiro. Ou pelo menos, a não ganhar tanto.

        E com este novo posicionamento, a VAG começa a arrumar a casa, a colocar novamente cada marca no seu lugar, evitando de futuro os acotovelamentos a que temos assistido...

        Comentário


          #5
          Estará a tornar-se demasiado incómoda para a própria Volkswagen?

          Comentário


            #6
            Na minha opinião a skoda devia apostar nos segmentos mais pequenos(tipo segmento A, B e C) e deixar o segmento D para as outras marcas do grupo. Porque é que a Skoda ainda não construiu um carro para concorrer com o Smart?
            Cumps

            Comentário


              #7
              Mais cedo ou mais tarde a VW teria que tomar uma decisão deste tipo, na minha opinião, focalizando mais os mercados e tipo de cliente.

              Até agora praticamente concorriam as 3 marcas no mesmo segmento e tipo de cliente (VW, Skoda e Seat), dizer que as outras duas não recebem as "novidades", é demasiado escasso para diferenciar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                Aí está o pé da VW a travar a Skoda...

                Dado os recentes eventos, era o mais natural, pois a VW arriscava-se num futuro não muito longínquo a ver a Skoda ultrapassar as vendas da própria casa mãe.

                E revela que, a Skoda tem desviado vendas à VW, não gozando esta dos lucros superiores que o logo VW dá.

                Para além disso, o valor de custo de um Skoda deve ser muito semelhante a de um VW. A isso some-se o valor inferior no mercado e percebe-se onde a VW está a "perder" dinheiro. Ou pelo menos, a não ganhar tanto.

                E com este novo posicionamento, a VAG começa a arrumar a casa, a colocar novamente cada marca no seu lugar, evitando de futuro os acotovelamentos a que temos assistido...
                Ora aí está! A VW começou a sentir a competição cerrada a nível interno e toca a fazer o que faz sempre (sempre, sem excepção): cortar as pernas à irmã.

                A Skoda estava com uma performance fantástica, inclusive no mercado... Alemão, onde a imprensa vem arrasando com a casa-mãe em detrimento da marca checa.

                A única coisa da qual a Skoda precisava neste momento, a médio-prazo, era de um segmento A e de algo que preenchesse o fosso entre o Fabia e o Octavia (facil de resolver com uma versão curta "sem bagageira" e com um ar dinâmico e jovem do Octavia).

                Comentário


                  #9
                  Parece-me uma decisão racional pois actualmente a Skoda anda a canibalizar as vendas da VW em vez de ocupar segmentos que as outras marcas do grupo não abrangem.


                  Actualmente, tanto o Octavia como o Superb têm um nível de qualidade que anda a fazer muitos estragos na VW.

                  A sorte da VW é que o mau design de alguns Skodas tem ajudado a refrear as vendas porque caso contrário, a situação seria bem mais complicada.

                  Bem, tenho que comprar o Skoda Superb rapidamente, antes que o transformem num Passat dos anos 90

                  Comentário


                    #10
                    por causa disto não irá acontecer o mesmo que a seat?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                      Ora aí está! A VW começou a sentir a competição cerrada a nível interno e toca a fazer o que faz sempre (sempre, sem excepção): cortar as pernas à irmã.

                      A Skoda estava com uma performance fantástica, inclusive no mercado... Alemão, onde a imprensa vem arrasando com a casa-mãe em detrimento da marca checa.

                      A única coisa da qual a Skoda precisava neste momento, a médio-prazo, era de um segmento A e de algo que preenchesse o fosso entre o Fabia e o Octavia (facil de resolver com uma versão curta "sem bagageira" e com um ar dinâmico e jovem do Octavia).
                      Cortar as pernas?! Mas então vai continuar a ter 2 marcas a concorrer uma com a outra em vez de ter 2 marcas a concorrer em "sectores" diferentes?!

                      Ora deixa ver.. o GRUPO ganha mais se uma ganhar 150 e a outra 150, ou se uma ganhar 150 e a outra 200?! Hmmmmmm ok

                      Como é a VW já tem que ser tudo mau.. cuidado que vem aí o Demo!!

                      Comentário


                        #12
                        Perfeitamente normal.

                        Ou há uma estratégia de grupo de forma a reduzir custos com duplicação de gamas ou então tem de se conseguir aumentar muito mais a rentabilidade, e isso é o mais difícil, nos tempos que correm.

                        Skoda e Seat terão de encaixar dentro da estratégia do grupo para as suas gamas, sob pena de uma poder mesmo deixar de existir.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                          Cortar as pernas?! Mas então vai continuar a ter 2 marcas a concorrer uma com a outra em vez de ter 2 marcas a concorrer em "sectores" diferentes?!

                          Ora deixa ver.. o GRUPO ganha mais se uma ganhar 150 e a outra 150, ou se uma ganhar 150 e a outra 200?! Hmmmmmm ok

                          Como é a VW já tem que ser tudo mau.. cuidado que vem aí o Demo!!
                          Sim. Os skodas são mais baratos que VW, logo se o grupo vender mais skodas e menos vw's está a perder dinheiro.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            A parte da equação que muitos esquecem é que para a Skoda ter lucro implica que a VW venda sempre a preço superior para rentabilizar a tecnologia que ambas utilizam.

                            A Skoda só pode ter a tecnologia que tem ao preço que tem, porque outras (nomeadamente VW mas também Audi), trazem a rentabilidade necessária.

                            Em relação à mudança de estratégia, parece-me óbvio que a Skoda está(va) a desviar-se muito nos últimos anos do seu objectivo de mercado, o que pode ser bom a curto prazo mas é necessariamente mau (e para a própria) a médio/longo prazo.

                            Acabar com o falhado Roomster parece-me ser de elementar "normalidade".

                            Acabar com o Superb é uma velha questão que até já se pôs na anterior geração. O certo é que acabou por surgir a segunda.

                            Cobrir a expansão da Dacia (com um Logan equivalente e com um MPV baratucho) parece-me também ser algo relativamente normal e de acordo com o tipo de segmentos que a Skoda, por definição, deve atacar.

                            Porque estar a perdê-los de mão beijada para a Dacia é pura estupidez.

                            A moeda de troca poderá ser perder algum tipo de produtos "fun" que começaram a surgir na Skoda como o Yeti.

                            Porque a base da Skoda que é o Octavia e o Fabia, permanecerá certamente inalterada dado o sucesso óbvio.

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que tem mais a ver com arranjar um espaço para a SEAT agora na restruturação.

                              É uma pena para a SKODA, mas não me espanta que o Superb seja "substituido" por um SEAT.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                Basicamente a ideia é terminar com o aburguesamento da gama e apostar em veículos mais baratos.
                                • Concorrente para o Logan com base na plataforma do Octavia 1ª geração (ainda à venda em muitos países);
                                • Superb sem substituto; ausência de veículos de nicho/pouco rentáveis;
                                • Fim do Roomster e substituição por um MPV mais convencional com base na plataforma do Touran e preço inferior em €5.000;



                                Objectivo: cobrir o sucesso crescente da Dacia no mercado europeu.

                                Link

                                Concordam? Discordam?
                                Andre: o q tens aqui ainda não está completamente provado, são apenas teorias, e algumas acho q longe de estar certas...

                                .O novo modelo q vem combater a Dacia não me parece q seja com base na plataforma do Octavia I, vem é substituir o Octavia I q deixará de ser definitivamente produzido daqui a muito pouco tempo; aliás é este novo modelo q segundo parece vai ser construido na República Checa q depois dará origem a um novo modelo Seat;
                                Em relação à Dacia a comparação tem mais a ver com o recente fulgor de vendas da marca romena do q propriamente com a suposta qualidade do novo modelo da Skoda. Numa entrevista há algum tempo o antigo CEO da Skoda até deu o Fiat Linea como exemplo prático do q a Skoda pretendia fazer, um carro espaçoso e barato;

                                .Em relação ao Roomster não sei se vai desaparecer, mas há países onde até vende relativamente bem;

                                .Em relação ao Superb a mesma coisa, desde q saiu a break as vendas do modelo cresceram 119% e até parece q tiveram q disponibilizar outra fábrica para os modelos Superb e Yeti q estavam com imensa procura... o q eu tinha lido é q o novo Superb iria ser menos espaçoso e menos requintado e tecnológico.


                                Em relação à estratégia, já se esperava... a VW tem de justificar o € das vendas, e cada vez mais apareciam vozes e imprensa especializada (curiosamente principalmente na Alemanha) a realçar a semelhança de qualidade entre as 2 marcas. A VW é uma super-potência em termos de mercado, mas ter uma melga chamada Skoda a zumbir-lhe nos ouvidos e ao mesmo tempo a ver fugir clientes deve ser algo chato.

                                Para mim é uma mudança sem sentido, principalmente depois de tantos anos a investir na qualidade e imagem de marca da Skoda para agora colocá-la como low cost outra vez. A VW fazia bem era deixar a Skoda lançar mais modelos e dar-lhe alguma independência, e definitivamente deixá-la entrar no grupo. E subir o preço dos Skoda em média cerca de 1000€, para q estivessem nivelados com o resto do mercado. A Octavia break (por exemplo) Elegance seria cara se estivesse à venda por 26 000€? Basta olhar para a concorrência para ver q não.
                                Com mais 2/3 modelos à venda a Skoda facilmente venderia 1 milhão de carros por ano, o q seria já um número bastante apreciável.
                                Eu tenho uma Octavia e sinceramente enjoa-me ver 99% das peças do meu carro com o símbolo da VW e Audi, quando não são estas marcas q fazem os plásticos, suspensões, limpa pára-brisas, cintos, etc, q estão no meu carro. Porque não pôr o símbolo de todas as marcas? Toda a gente sabe q a VW (e todas as outras marcas) compram as peças a fornecedores e depois cravam lá o símbolo. Quando a Skoda faz os 1.2 TSI ou as transmissões para os Golfs aparece lá o símbolo da Skoda?? Não me parece...
                                Isto é tudo muito bonito: a VW abre as portas à Skoda mas deixa os cães à entrada não vá o diabo tecê-las. É o puro imperialismo.

                                Ao contrário do q muita gente diz eu acho q a concorrência seria saudável no grupo VAG (há tantos exemplos no mundo automóvel), porque isto obrigaria a VW e a Audi a fazerem ainda melhor para justificar os preços dos seus carros já q teriam a Skoda sempre à perna. Assim vai ser o costume: a VW deve estar a pensar em livrar-se da Seat e depois mete a Skoda a escoar o material mais antigo e absoleto, ao bom estilo Dacia. Para mim é um erro colossal porque as pessoas compram Skoda pela relação preço/qualidade, não por ser barato. Quando a Skoda começar a lançar material absoleto as pessoas vão deixar de comprar Skoda porque mesmo mais barato a Skoda ainda não tem o nome duma Peugeot, Renault, Fiat, Nissan, Citroen, etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se calhar é um pouco a VW a definir campo de aplicaçao de cada marca.
                                  O monovolume baseado no touran parece-me bem, até porque o touran é caro e vende pouco - se calhar a curto prazo esse modelo acabará por ser específico da skoda.
                                  Já o caso do superb tenho pena pois é um modelo muito interessante mas não há dúvida que ia canibalizar um pouco as vendas do Passat.

                                  Quanto ao modelo baseado no octavia da 1ª geração para concorrer com o LOGAN não sei se será boa opção pois agora que a marca se começa a afirmar pela qualidade lançar um low-cost que tb será low-quality provavelmente pode não ser boa política. Mas também temos de esperar pela política de vendas, pode ser um modelo para vender em mercados específicos.

                                  Enfim estratégias!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Aí está o pé da VW a travar a Skoda...

                                    Dado os recentes eventos, era o mais natural, pois a VW arriscava-se num futuro não muito longínquo a ver a Skoda ultrapassar as vendas da própria casa mãe.

                                    E revela que, a Skoda tem desviado vendas à VW, não gozando esta dos lucros superiores que o logo VW dá.

                                    Para além disso, o valor de custo de um Skoda deve ser muito semelhante a de um VW. A isso some-se o valor inferior no mercado e percebe-se onde a VW está a "perder" dinheiro. Ou pelo menos, a não ganhar tanto.

                                    E com este novo posicionamento, a VAG começa a arrumar a casa, a colocar novamente cada marca no seu lugar, evitando de futuro os acotovelamentos a que temos assistido...

                                    Engraçado.
                                    Penso que tinha lido a opinião deste User (penso que foi o DECEII) no tópico da Seat sobre esta possível situação e achei bastante constructivo e realista.
                                    Agora abro o forum e vejo esta noticia....parece que a profecia se vai realizar

                                    De qualquer maneira tenho pena, até porque estava a gostar desta fase da Skoda e a ponderar inclusivé a curto-médio prazo adquirir uma Octavia.
                                    Editado pela última vez por Fael5; 17 May 2010, 15:03.

                                    Comentário


                                      #19
                                      No seguimento deste tópico:

                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...para-seat.html


                                      Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                                      Acho um absurdo completo. Na equipa que ganha não se mexe, e a Skoda tem-se afirmado no mercado nos últimos tempos pela supreendente qualidade quando, à partida, muitos do compradores não esperariam tanto.



                                      Deitar abaixo tantos anos de trabalho para trocar por uma estratégia que pode não resultar, cheira-me a tiro no escuro


                                      .
                                      O problema é este, enquanto a Skoda "cresce", a VW "encolhe" e o "lucro" por viatura é bem menor...

                                      ...e enquanto isso a Dacia e afins vão crescendo também e o grupo VW, a vê-los passar.

                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Aí está o pé da VW a travar a Skoda...

                                      Dado os recentes eventos, era o mais natural, pois a VW arriscava-se num futuro não muito longínquo a ver a Skoda ultrapassar as vendas da própria casa mãe.

                                      E revela que, a Skoda tem desviado vendas à VW, não gozando esta dos lucros superiores que o logo VW dá.

                                      Para além disso, o valor de custo de um Skoda deve ser muito semelhante a de um VW. A isso some-se o valor inferior no mercado e percebe-se onde a VW está a "perder" dinheiro. Ou pelo menos, a não ganhar tanto.

                                      E com este novo posicionamento, a VAG começa a arrumar a casa, a colocar novamente cada marca no seu lugar, evitando de futuro os acotovelamentos a que temos assistido...
                                      Tás a ver como há quem saiba da phoda...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                        Estará a tornar-se demasiado incómoda para a própria Volkswagen?
                                        Não acho isso.
                                        Aliás, isso é sim uma falsa questão, embora aqui focada por muitos de vós.

                                        A VW não tem medo das vendas da Skoda, antes pelo contrário. Esta medida, a ser verdade (atenção a este ponto), parece-me ter toda a lógica uma vez que esta era e sempre foi a razão pela qual na altura o grupo avançou com a aquisição da Skoda. Nos anos mais recentes é que a marca tem vindo a ser "aburguesada", sobretudo a nível de equipamentos. Veja-se as versões mais recheadas do Superb, que faz dele uma óptima escolha, mas havendo dentro do grupo opções a preços não muito diferentes daquele, e que se calhar têm mais lógica nesses segmentos.
                                        Como já disse o Andre, a Skoda tem à sua disposição muita tecnologia e equipamento à custa das outras marcas que entretanto a desenvolveram e rentabilizaram.

                                        Acho que a Skoda poderia ter um espaço muito próprio numa classe low-cost, uma vez que poderia lançar produtos muito competitivos, com motores de baixa cilindrada comprovados no grupo e tendo uma imagem de marca razoável que tem vindo a conquistar, poderia sair daqui um bom desafio para o Grupo VW.
                                        A ver vamos ...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                                          Acho um absurdo completo. Na equipa que ganha não se mexe, e a Skoda tem-se afirmado no mercado nos últimos tempos pela supreendente qualidade quando, à partida, muitos do compradores não esperariam tanto.



                                          Deitar abaixo tantos anos de trabalho para trocar por uma estratégia que pode não resultar, cheira-me a tiro no escuro


                                          .
                                          Não meu caro, isto foi tudo investimento e do bom.

                                          Se calhar tu, ou se calhar eu, mesmo como entendidos e pensando racionalmente, olhamos para um Dacia e ficamos na retranca.

                                          Muito mais ficará, quem nem sequer sabe o que é um Dacia e nunca o tinha visto antes na rua.

                                          A Skoda criou um nome de "compra segura" à sombra da VW, no entanto o "estigma" de parente pobre da marca mãe, nunca se desvaneceu.

                                          Ora juntando o útil ao agradável, temos uma marca pronta para arrasar o "low cost"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Aí está o pé da VW a travar a Skoda...

                                            Dado os recentes eventos, era o mais natural, pois a VW arriscava-se num futuro não muito longínquo a ver a Skoda ultrapassar as vendas da própria casa mãe.

                                            E revela que, a Skoda tem desviado vendas à VW, não gozando esta dos lucros superiores que o logo VW dá.

                                            Para além disso, o valor de custo de um Skoda deve ser muito semelhante a de um VW. A isso some-se o valor inferior no mercado e percebe-se onde a VW está a "perder" dinheiro. Ou pelo menos, a não ganhar tanto.

                                            E com este novo posicionamento, a VAG começa a arrumar a casa, a colocar novamente cada marca no seu lugar, evitando de futuro os acotovelamentos a que temos assistido...
                                            Em primeiro lugar, não é a marca Volkswagen que manda no Grupo VW. Depois, penso que dificilmente a Skoda com 240 mil vendas/ano chegará aos 1,5 milhões de vendas/ano da VW.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                              Em primeiro lugar, não é a marca Volkswagen que manda no Grupo VW. Depois, penso que dificilmente a Skoda com 240 mil vendas/ano chegará aos 1,5 milhões de vendas/ano da VW.
                                              Aqui não interessa que marca é que manda, apenas qual o nome que merece ser preservado e protegido e neste caso é sempre o nome VW.

                                              É como a polémica inventada da guerra entre quem compra quem, da Porsche vs VW...

                                              Nem uma nem outra comprou nem vai comprar nada.

                                              O que eu sei é que as famílias Piech e Porsche, ambas descendentes do criador das duas Marcas (VW e Porsche), é que vão ficar a comandar os destinos das DUAS



                                              Depois por acréscimo vem mais um conjunto de marcas com maior ou menor importância.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu neste momento mais facilmente comprava um skoda (superb ou octavia) do que um seat (exeo ou leon) ..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                  Em primeiro lugar, não é a marca Volkswagen que manda no Grupo VW. Depois, penso que dificilmente a Skoda com 240 mil vendas/ano chegará aos 1,5 milhões de vendas/ano da VW.
                                                  240 mil?? A Skoda o ano passado vendeu 684 mil carros. Só na Alemanha vendeu mais carros do q todas a marcas em Pt. E isto com o Yeti e a Superb break a começarem as vendas só no final do ano. Agora imagina a Skoda com um citadino, um MPV e um outro modelo classe B/C... 1 milhão como mínimo (digo eu).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Epá, não acabem com a auto emotion
                                                    Senão o que seria da malta

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já se estava mesmo a ver

                                                      Só não abre os olhos quem não quer!

                                                      Eu já abri, e mal posso esperar para poder entrar nesta onda antes que feche a torneira

                                                      Pena mesmo, tenho eu de não poder ter o poder económico para comprar um Superb Break...

                                                      É que é tão gritante o excelente value for money, que até dói

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                        240 mil?? A Skoda o ano passado vendeu 684 mil carros. Só na Alemanha vendeu mais carros do q todas a marcas em Pt. E isto com o Yeti e a Superb break a começarem as vendas só no final do ano. Agora imagina a Skoda com um citadino, um MPV e um outro modelo classe B/C... 1 milhão como mínimo (digo eu).
                                                        Tens razão.. Estava a referir valores dos primeiros 4 meses do ano. Mesmo assim os valores mantêm-se: 1,5 milhões para a VW em 4 meses (550 na Europa) e 240 mil para a Skoda no Mundo inteiro. Mais do dobro só na Europa.. O que está bem longe de a Skoda passar a VW num futuro não muito longínquo.

                                                        just-auto.com : GERMANY: VW group continues to build global sales

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                          Andre: o q tens aqui ainda não está completamente provado, são apenas teorias, e algumas acho q longe de estar certas...

                                                          Claro, é uma notícia, coloquei o link

                                                          .O novo modelo q vem combater a Dacia não me parece q seja com base na plataforma do Octavia I, vem é substituir o Octavia I q deixará de ser definitivamente produzido daqui a muito pouco tempo; aliás é este novo modelo q segundo parece vai ser construido na República Checa q depois dará origem a um novo modelo Seat;

                                                          Este modelo lowcost terá que utilizar uma plataforma barata de produzir logo a PQ35 está fora de questão. Ou utiliza a PQ34 do Octavia I ou vai-se para uma solução da PQ35 género VW Caddy (com um eixo traseiro mais simples) ou então a PQ24 do actual Fabia. Não há-de fugir muito disto.

                                                          Em relação à Dacia a comparação tem mais a ver com o recente fulgor de vendas da marca romena do q propriamente com a suposta qualidade do novo modelo da Skoda. Numa entrevista há algum tempo o antigo CEO da Skoda até deu o Fiat Linea como exemplo prático do q a Skoda pretendia fazer, um carro espaçoso e barato;

                                                          Nem eu me pus a comparar Dacia/Skoda. Aliás, os preços da Skoda não são os preços da Dacia. O que poderá acontecer nesta nova estratégia é a Skoda regressar a produtos com preços mais baixos e, aí, passar a concorrer efectivamente com a Dacia.

                                                          Aliás uma coisa que poderá acontecer -parece-me até o mais lógico- será a Skoda continuar a cobrir o que cobre actualmente e avançar para esses produtos mais lowcost sob o mesmo logotipo


                                                          .Em relação ao Roomster não sei se vai desaparecer, mas há países onde até vende relativamente bem;

                                                          O Roomster está abaixo das expectativas, a própria Skoda o reconhece.


                                                          .Em relação ao Superb a mesma coisa, desde q saiu a break as vendas do modelo cresceram 119% e até parece q tiveram q disponibilizar outra fábrica para os modelos Superb e Yeti q estavam com imensa procura... o q eu tinha lido é q o novo Superb iria ser menos espaçoso e menos requintado e tecnológico.

                                                          Eu também acho pouco possível acabarem com o Superb, apesar de isso ter sido determinado ainda na anterior geração que nunca leu lucro por utilizar uma plataforma cara (já não acontece na actual geração, como tal, será estranha uma decisão nesse sentido).


                                                          Menos espaçoso não faz sentido, para isso existe o Octavia

                                                          Menos requintado e tecnológico termina com o modelo, pois um dos aspectos bons do modelo é oferecer toda a tecnologia e requinte de um bom segmento D, com o espaço de um segmento E. Alterar a fórmula é condená-lo definitivamente.


                                                          Em relação à estratégia, já se esperava... a VW tem de justificar o € das vendas, e cada vez mais apareciam vozes e imprensa especializada (curiosamente principalmente na Alemanha) a realçar a semelhança de qualidade entre as 2 marcas. A VW é uma super-potência em termos de mercado, mas ter uma melga chamada Skoda a zumbir-lhe nos ouvidos e ao mesmo tempo a ver fugir clientes deve ser algo chato.

                                                          Não concordo nada. O que a Skoda é, à VW o deve. Não é chato ter algo que é um sucesso...

                                                          A VW quer, obviamente, optimizar a Skoda. Esta notícia vai num sentido de uma cessação da estratégia actual com o surgimento de uma nova virada mais para o lowcost.

                                                          Eu acredito que as duas estratégias podem subsistir

                                                          A questão que se põe é simples: o grupo VW precisa de cobrir o recente e lucrativo segmento lowcost e a Skoda é, de facto, a marca do portefólio mais adequada para o fazer.


                                                          Para mim é uma mudança sem sentido, principalmente depois de tantos anos a investir na qualidade e imagem de marca da Skoda para agora colocá-la como low cost outra vez. A VW fazia bem era deixar a Skoda lançar mais modelos e dar-lhe alguma independência, e definitivamente deixá-la entrar no grupo. E subir o preço dos Skoda em média cerca de 1000€, para q estivessem nivelados com o resto do mercado. A Octavia break (por exemplo) Elegance seria cara se estivesse à venda por 26 000€? Basta olhar para a concorrência para ver q não.

                                                          Isso seria o fim da Skoda. No dia em que custar o mesmo que o VW equivalente, não vende.

                                                          Com mais 2/3 modelos à venda a Skoda facilmente venderia 1 milhão de carros por ano, o q seria já um número bastante apreciável.

                                                          A Skoda está muito implantada na China e esse é o grande trunfo da marca.

                                                          Aliás, contrariamente à ideia reinante aqui no fórum, a distância que separa a Skoda da Seat no mercado europeu não é assim tão grande.

                                                          Contudo a Seat está balcanizada neste mercado, particularmente no Sul da Europa, ao passo que a Skoda não.

                                                          Aliás o drama da Seat é que não se conseguiu impor na América Latina ao longo dos últimos anos.


                                                          Eu tenho uma Octavia e sinceramente enjoa-me ver 99% das peças do meu carro com o símbolo da VW e Audi, quando não são estas marcas q fazem os plásticos, suspensões, limpa pára-brisas, cintos, etc, q estão no meu carro. Porque não pôr o símbolo de todas as marcas? Toda a gente sabe q a VW (e todas as outras marcas) compram as peças a fornecedores e depois cravam lá o símbolo. Quando a Skoda faz os 1.2 TSI ou as transmissões para os Golfs aparece lá o símbolo da Skoda?? Não me parece...

                                                          Vamos lá ser realistas: tal como a Seat, a Skoda não tem knowhow nenhum. Vem todo da VW e/ou da Audi.

                                                          A Skoda apenas produz. Não há ali R&D.

                                                          Como tal não faz sentido isso de se andar a pôr lá o símbolo checo...


                                                          Isto é tudo muito bonito: a VW abre as portas à Skoda mas deixa os cães à entrada não vá o diabo tecê-las. É o puro imperialismo.

                                                          Como já disse, a Skoda pode bem agradecer à VW ser o que hoje é


                                                          Ao contrário do q muita gente diz eu acho q a concorrência seria saudável no grupo VAG (há tantos exemplos no mundo automóvel), porque isto obrigaria a VW e a Audi a fazerem ainda melhor para justificar os preços dos seus carros já q teriam a Skoda sempre à perna. Assim vai ser o costume: a VW deve estar a pensar em livrar-se da Seat e depois mete a Skoda a escoar o material mais antigo e absoleto, ao bom estilo Dacia. Para mim é um erro colossal porque as pessoas compram Skoda pela relação preço/qualidade, não por ser barato. Quando a Skoda começar a lançar material absoleto as pessoas vão deixar de comprar Skoda porque mesmo mais barato a Skoda ainda não tem o nome duma Peugeot, Renault, Fiat, Nissan, Citroen, etc.

                                                          A VW não pretende nada livrar-se da Seat.

                                                          Todas as decisões assim o indicam.

                                                          Aliás este reposicionamento da Skoda poderá até ser no sentido de dar algum espaço à Seat que tem, sejamos justos, sido prejudicada face à Skoda ao ver produtos como o Tribu serem rejeitados pela VW ao passo que a mesma permitiu o Yeti, ao ver o Toledo ter sido "substituído" no grupo pelo Octavia, etc.



                                                          Respostas a azul

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post


                                                            Respostas a azul
                                                            5 estrelas!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X