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Qual o óleo recomendado para o meu carro

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    Qual o óleo recomendado para o meu carro

    Viva

    Tenho um carro parado á bastante tempo e como agora já anda a rolar e nem sequer me lembro da última vez que mudei...apezar de o óleo estar ao nível indicado..penso que está mais do que na altura de o mudar.

    Como não tenho o manual de instruções e não entendo muito a matéria gostaria de saber qual o tipo de óleo indicado para o meu carro...sendo ele um Lancia Delta Lx de 1990 com 73000 quilometros

    É de realçar que num futuro proximo o carro irá fazer á volta de 10.000 quilometros anuais...depois talvez num futuro mais distante irá fazer mais...Suma,,, que tipo de óleo e qual a quilometragem aconselhavel para fazer a sua proxima mudança?

    Desde já Obrigado

    #2
    Acho que o Selenia 20K seja indicado.
    Mudanças de 10 em 10 mil.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por orion Ver Post
      Acho que o Selenia 20K seja indicado.
      Mudanças de 10 em 10 mil.
      Esse mesmo

      Comentário


        #4
        10W-40
        API SJ ou SL
        ACEA A3/B3 ou B4
        MB 229.1

        Exemplos:
        Esso ultra
        BP visco 3000 (ou o *5000 vá.. pq ta mais equiparado ao selenia)
        Shell Helix plus
        Castrol magnatec
        * Total Quartz 7000

        * = qualidade equiparada ao selenia 20 K


        qualquer 10W40 de 25 euros pra cima faz o serviço

        Só há um problema...

        Não convem é misturas...!!!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
          Esse mesmo
          Boas amigo..

          E para um Punto 1.9Jtd com 230 000 km ??

          Sempre usei Bp Visco 7000 turbo Diesel.

          Ha algum que me possas aconselhar que seja melhor?

          Abraço.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RicardomrFarinha Ver Post
            Boas amigo..

            E para um Punto 1.9Jtd com 230 000 km ??

            Sempre usei Bp Visco 7000 turbo Diesel.

            Ha algum que me possas aconselhar que seja melhor?

            Abraço.
            Esse já é muito bom. Se não há grandes consumos, continua

            Comentário


              #7
              Concordo com o que o amigo FIlipeBraga disse...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                Esse já é muito bom. Se não há grandes consumos, continua
                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                Concordo com o que o amigo FIlipeBraga disse...

                Obrigado..

                Recentemente tem gasto um bocado mais devido a uma fuga..

                Ja levantei o carro, pareçe que vem dos colectores.. Pelo menos é onde

                se encontra mais babado.

                Tambem ja o levei a um mecanico o que ele me disse é que é normal dos

                Fiat´s

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardomrFarinha Ver Post
                  Obrigado..

                  Recentemente tem gasto um bocado mais devido a uma fuga..

                  Ja levantei o carro, pareçe que vem dos colectores.. Pelo menos é onde

                  se encontra mais babado.

                  Tambem ja o levei a um mecanico o que ele me disse é que é normal dos

                  Fiat´s
                  Quantos Km fazes com esse óleo? Tens que acrescentar?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                    Quantos Km fazes com esse óleo? Tens que acrescentar?
                    Disseram-me que faz 20mil.. Mas eu nunca o faço. Acho 20mil um abuso.

                    Antes da fuga mudava-o de 10 em 10mil ou quando o mes corria menos bem mudava de 15 em 15.

                    Ultimamente acrescento de 5 em 5mil mais ou menos e mudo aos 20mil.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardomrFarinha Ver Post
                      Disseram-me que faz 20mil.. Mas eu nunca o faço. Acho 20mil um abuso.

                      Antes da fuga mudava-o de 10 em 10mil ou quando o mes corria menos bem mudava de 15 em 15.

                      Ultimamente acrescento de 5 em 5mil mais ou menos e mudo aos 20mil.
                      Com esse óleo podes fazer 20.000. Se a fuga não for grande e dispendiosa de reparar, deixa andar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                        Com esse óleo podes fazer 20.000. Se a fuga não for grande e dispendiosa de reparar, deixa andar...
                        Yap.. Foi o que me foi dito..

                        Mas não achas muitos Km com o mesmo oleo para um carro com 230mil?

                        Qualquer tipo de reparação neste momento é dispendiosa

                        Ele só verte mais se estiver parado.. Em andamento pouco ou nada verte.

                        Tenho que ver se o levanto outravez para ver

                        Abraço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardomrFarinha Ver Post
                          Yap.. Foi o que me foi dito..

                          Mas não achas muitos Km com o mesmo oleo para um carro com 230mil?

                          Qualquer tipo de reparação neste momento é dispendiosa

                          Ele só verte mais se estiver parado.. Em andamento pouco ou nada verte.

                          Tenho que ver se o levanto outravez para ver

                          Abraço.

                          Não acho muito... Em principio o Astra 1.7 CDTI vai levar com esse e vai fazer 30.000... O MB CDI, leva esse para 20.000

                          Comentário


                            #14
                            O meu multijet tem andado alimentado a selénia WR (é 5W40) e até agora não tenho razão de queixa. O único senão é mesmo o preço dele quando comparado com outras marcas.

                            Alguém recomenda outro óleo ou devo-me manter fiel?

                            Comentário


                              #15
                              A minha peugeot 307 SW tem andado com um óleo chamado Ecauto 5W40 sintético.
                              Fica-me a mudança de óleo por 37.90 na estação de serviço do Intermarchê (Roady).
                              Perguntei ao senhor e ele disse-me que era um óleo da cepsa "CEPSA XTAR TDI 5W40" e até me mostrou uma folha com as especificações.
                              O óleo é este:

                              http://www.cepsa.com/wls/productos/page ... 1758&idi=3

                              Cumpre e até ultrapassa as normas estipuladas para o veículo, por isso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                Não acho muito... Em principio o Astra 1.7 CDTI vai levar com esse e vai fazer 30.000... O MB CDI, leva esse para 20.000
                                Qual é o que tens usado?

                                Amanha vou ver ver se consigo ir ao mecanico ver o que é que se passa..

                                Tenho andado a perder muito oleo.. Espero que não seja do turbo e que não seja muito caro o arranjo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                  Não acho muito... Em principio o Astra 1.7 CDTI vai levar com esse e vai fazer 30.000... O MB CDI, leva esse para 20.000
                                  tem qts kl esse 1.7 cdti? ... so faz estrada/auto-estrada suponho

                                  Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                                  A minha peugeot 307 SW tem andado com um óleo chamado Ecauto 5W40 sintético.
                                  Fica-me a mudança de óleo por 37.90 na estação de serviço do Intermarchê (Roady).
                                  Perguntei ao senhor e ele disse-me que era um óleo da cepsa "CEPSA XTAR TDI 5W40" e até me mostrou uma folha com as especificações.
                                  O óleo é este:

                                  http://www.cepsa.com/wls/productos/page ... 1758&idi=3

                                  Cumpre e até ultrapassa as normas estipuladas para o veículo, por isso...
                                  A mim na raody disseram que o ecauto era motul. foi a algum tempo isso. ^^

                                  Comentário


                                    #18
                                    *kilometros

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem é que me pode ajudar??

                                      Boas pessoal..

                                      Fui ao Roady para resolver o meu problema.. Uma vez que quase que não tenho oleo no motor ia comprar lá.. Fiquei parvo com o preço 60€.. Fui a uma lojinha que vende material (onde costumo comprar), lá comprei a 30€. Venham 2 sff .

                                      No Roady disseram-me que verte nas junta dos colectores OU no turbo.. Não dá para ver bem porque esta tudo bem escondido e tapado. Aconselharam-me a alterar a junta.

                                      A minha pergunta é..

                                      Faz sentido verter na junta? No meu entender nas juntas (colectores) so passa gases.. Não é? Caso não.. Não é por alterar a junta que vai resolver o problema.. Possivelmente o problema vem de dentro do motor. Certo?

                                      Resta-nos o turbo.. No turbo faz todo o sentido, devido a sua necessidade de lubrificar mas como é que chegou aos colectores?

                                      Eu aposto no turbo

                                      Desculpem lá.. Abraço.
                                      Editado pela última vez por RicardomrFarinha; 26 May 2010, 12:21.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já encontrei as respostas para as minhas duvidas

                                        Amanha vou-me divertir

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por maxwell Ver Post
                                          tem qts kl esse 1.7 cdti? ... so faz estrada/auto-estrada suponho



                                          A mim na raody disseram que o ecauto era motul. foi a algum tempo isso. ^^
                                          Tem apenas 43.000. Faz 35% AE, 45% Nacionais e 20% Cidade (+/-)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardomrFarinha Ver Post
                                            Já encontrei as respostas para as minhas duvidas

                                            Amanha vou-me divertir
                                            Fuga pela junta do colector de admissão?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                              Fuga pela junta do colector de admissão?
                                              Exactamente!!

                                              Desmontei o carro quase todo para la chegar e quando cheguei não consegui tirar nem o turbo nem os colectores por causa de UM PARAFUSO . Tirei o para-choques, opticas (para ter mais espaço), puxei o radiador para o lado (para chegar aos parafusos), tirei o intercooler (para limpar).. Os colectores e o turbo estam protegidos com uma chapa em metal..

                                              Aceito sugestoes para tirar o parafuso

                                              Estou a pensar em corta-lo (não vou voltar a pôr a chapa) ou levo-o ao Roady para mudar mas levo o carro ja "desmontado" para não demorarem muito.

                                              Abraço
                                              Editado pela última vez por RicardomrFarinha; 27 May 2010, 18:10.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardomrFarinha Ver Post
                                                Exactamente!!

                                                Desmontei o carro quase todo para la chegar e quando cheguei não consegui tirar nem o turbo nem os colectores por causa de UM PARAFUSO . Tirei o para-choques, opticas (para ter mais espaço), puxei o radiador para o lado (para chegar aos parafusos), tirei o intercooler (para limpar).. Os colectores e o turbo estam protegidos com uma chapa em metal..

                                                Aceito sugestoes para tirar o parafuso

                                                Estou a pensar em corta-lo (não vou voltar a pôr a chapa) ou levo-o ao Roady para mudar mas levo o carro ja "desmontado" para não demorarem muito.

                                                Abraço
                                                Tenta tirar o parafuso para voltares a deixar tudo ok

                                                Comentário

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