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Consumos e rotações?

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    Consumos e rotações?

    Tenho uma dúvida...[8)]

    Diz-se que quanto maior for a mudança usada, menor será o consumo...

    Mas, a questão que coloco é a seguinte,
    qual é menor o consumo?

    4ª em 1000 e poucas rotações?

    ou

    3ª em 2000 rotações?

    Isto por tenho a ideia que se formos numa mudança maior mas em baixa rotação o motor aumenta o consumo...


    Tenho um ibiza 1.9tdi, qual a rotação onde o consumo é menor?


    Alguém pode-me esclarecer...

    #2
    No meu caso, gasolina, 4ª a pastar em 2000rpm +/- gasto pouco, apartir das 3000rpm entra o kick e o consumo começa a disparar.

    Ou 3ª messssssmo a pastar ás 2000rpm.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por mjm

      Tenho uma dúvida...[8)]

      Diz-se que quanto maior for a mudança usada, menor será o consumo...

      Mas, a questão que coloco é a seguinte,
      qual é menor o consumo?

      4ª em 1000 e poucas rotações?

      ou

      3ª em 2000 rotações?

      Isto por tenho a ideia que se formos numa mudança maior mas em baixa rotação o motor aumenta o consumo...


      Tenho um ibiza 1.9tdi, qual a rotação onde o consumo é menor?


      Alguém pode-me esclarecer...
      Nessa situação deve gastar menos em 3ª às 2000rpm!

      Comentário


        #4
        MJM isso tambem tem a ver com o facto de estares ou nao com o motor em esforço tipo uma subida ou isso. Nem sempre isso da mudança é certo pois se forem em 5ta as mil e pcs rpm e pisares ele gasta mais do k s puseres uma 4ta e acelerares um pc pk o motor nao vai com tanto esforço..

        Mas isto varia de motor para motor pois ha motores com bastante força ao relanti e outros com mais força nas rotaçoes masi avançadas portanto existem muitos factores para analisares..


        cumps

        Comentário


          #5
          Depende da situação.

          Se fores a rotações demasiado baixas (carro a morrer), apesar de menos injecções por minuto a quantidade de combustível injectada vai ser maior.

          Procura a tabela de eficiência energética desse motor que pode ajudar, mas lembra-te que depende sempre da situação e do esforço do motor.

          Comentário


            #6
            o consumo não depende somente da rotação, depende tb da posição do acelerador, pelo que é relativo.
            pode-se ir em 5ª ás 1500rpm a gastar 25l/100 ou ir na mesma em 5ª à 1500rpm a gastar 5l/100.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por DreamerBoy

              MJM isso tambem tem a ver com o facto de estares ou nao com o motor em esforço tipo uma subida ou isso. Nem sempre isso da mudança é certo pois se forem em 5ta as mil e pcs rpm e pisares ele gasta mais do k s puseres uma 4ta e acelerares um pc pk o motor nao vai com tanto esforço..

              Mas isto varia de motor para motor pois ha motores com bastante força ao relanti e outros com mais força nas rotaçoes masi avançadas portanto existem muitos factores para analisares..


              cumps
              Pois...
              Em subida ou esforço tinha essa ideia.

              Mas e se for em situação plana...?

              Onde encontro essa tabela da eficiência energética?

              Cumps.

              Comentário


                #8
                onde tens melhor rendimento é no regime de binário máximo.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por AF147

                  onde tens melhor rendimento é no regime de binário máximo.
                  Pelo que tenho visto fica um bocado abaixo...

                  Comentário


                    #10
                    Se estiveres numa estrada sem inclinação e fores a uma velocidade já estabilizada, talvez a 4ª seja melhor opção. Se estiveres a subir ou quiseres ganhar velocidade a 3ª é melhor escolha. Mas nenhum carro anda à mesma velocidade com uma 4ª a 1000rpm ou uma 3ª a 2000rpm, portanto o exemplo é algo extremo e não pode se pode generalizar.

                    Comentário


                      #11
                      Isso de ser junto à zona de binário máximo tem que se diga.

                      Estamos a falar para consumos.

                      Num carro a gasolina muito pontudo, estilo CTR, tens que andar sempre acima das 7,000. Ok, dá gozo, mas mama gasosa como tudo.

                      Num carro a Diesel, geralmente as zonas de binário máximo são baixas, lá para as 1,800 tá-se bem.

                      Mas também depende da caixa de velocidade.

                      Nos TDI em 5ª, diria que a 1,800 vai numa boa. [8D]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por worldtiki

                        citação:Originalmente colocada por AF147

                        onde tens melhor rendimento é no regime de binário máximo.
                        Pelo que tenho visto fica um bocado abaixo...
                        Melhor redimento é no regime de binário máximo, melhor consumo será sempre abaixo. Se um carro tem o binário máximo às 3500rpm, tudo o que seja abaixo disso fará consumos baixos

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                          Isso de ser junto à zona de binário máximo tem que se diga.

                          Estamos a falar para consumos.

                          Num carro a gasolina muito pontudo, estilo CTR, tens que andar sempre acima das 7,000. Ok, dá gozo, mas mama gasosa como tudo.

                          Num carro a Diesel, geralmente as zonas de binário máximo são baixas, lá para as 1,800 tá-se bem.

                          Mas também depende da caixa de velocidade.

                          Nos TDI em 5ª, diria que a 1,800 vai numa boa. [8D]
                          melhor rendimento não significa que consome menos. melhor rendimento é onde existe a melhor relação consumo/prestações. isso é conseguido no regime de binário máximo.

                          Comentário


                            #14
                            Cada rotação implica uma certa quantidade de combustível a entrar nos cilindros. Portanto eu diria que: menos rotação = menos consumo, POR MINUTO.

                            Se quiseres consumo POR QUILÓMETRO já temos que entrar com as mudanças, e aí geralmente um carro gasta menos na zona dos 80-100 à hora, na mudança mais elevada.

                            Comentário


                              #15
                              A questão colocada foi esta:
                              citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
                              qual é menor o consumo?
                              Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por whereagles

                                Cada rotação implica uma certa quantidade de combustível a entrar nos cilindros. Portanto eu diria que: menos rotação = menos consumo, POR MINUTO.

                                Se quiseres consumo POR QUILÓMETRO já temos que entrar com as mudanças, e aí geralmente um carro gasta menos na zona dos 80-100 à hora, na mudança mais elevada.
                                Errado.

                                Se o motor for em esforço apesar de menos injecções por minuto em cada uma delas a quantidade de combustível injectado é muito maior.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                  A questão colocada foi esta:
                                  citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
                                  qual é menor o consumo?
                                  Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]
                                  sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

                                  ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                    sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

                                    ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
                                    Erhm... não...

                                    Normalmente é um bocado abaixo (os máximos)...

                                    A tabela de binário não entra com os consumos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                      sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

                                      ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
                                      Erhm... não...

                                      Normalmente é um bocado abaixo...
                                      como assim um bocado abaixo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                        como assim um bocado abaixo?
                                        Rotações.

                                        A última que vi (não me recordo onde foi, acho que até foi aqui no AHO) era de um motor Honda, a rotação onde o motor iria ter o valor de eficiência energética máxima era umas rotações abaixo da rotação do binário máximo (500, 1000 rpms).

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                          A questão colocada foi esta:
                                          citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
                                          qual é menor o consumo?
                                          Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]
                                          sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

                                          ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
                                          Dás-me cá uma trabalheira... :D

                                          O Worldtiki é que lhe falou na eficiência energética e ele depois perguntou pela tabela.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                            Se o motor for em esforço apesar de menos injecções por minuto em cada uma delas a quantidade de combustível injectado é muito maior.
                                            Porquê?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                              citação:Originalmente colocada por AF147

                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                              A questão colocada foi esta:
                                              citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
                                              qual é menor o consumo?
                                              Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]
                                              sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"



                                              ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
                                              Dás-me cá uma trabalheira... :D

                                              O Worldtiki é que lhe falou na eficiência energética e ele depois perguntou pela tabela.
                                              ah, ok!! :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                                como assim um bocado abaixo?
                                                Rotações.

                                                A última que vi (não me recordo onde foi, acho que até foi aqui no AHO) era de um motor Honda, a rotação onde o motor iria ter o valor de eficiência energética máxima era umas rotações abaixo da rotação do binário máximo (500, 1000 rpms).
                                                hum.. estranho. mas isso não será concerteza igual em todos os motores.
                                                por exemplo, um 1.3 mjet 90cv tem binário máximo à 1750rpm. acho dificil conseguir ter melhor rendimento às 1250rpm.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por whereagles

                                                  citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                                  Se o motor for em esforço apesar de menos injecções por minuto em cada uma delas a quantidade de combustível injectado é muito maior.
                                                  Porquê?
                                                  Ora, porque sim :D

                                                  Recorrendo ao velho exemplo da bicicleta numa mudança alta.

                                                  Fazes (as tuas pernas vá lá) menos rotações por minuto certo?

                                                  Logo é natural que gastes menos calorias certo?

                                                  Errado, porque o esforço que tens que fazer é muito maior. Só para manter a bicicleta em andamento e não te espetares no chão tens que comer um bife :D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                                    hum.. estranho. mas isso não será concerteza igual em todos os motores.
                                                    por exemplo, um 1.3 mjet 90cv tem binário máximo à 1750rpm. acho dificil conseguir ter melhor rendimento às 1250rpm.
                                                    Claro que não, foi só um exemplo ;)

                                                    Os +/-500, 1000 não era uma média, era a diferença para este motor (Honda a gasolina) específico. Não me recordo do valor exacto mas sei que andava dentro deste intervalo.

                                                    Num diesel os gráficos devem-se (quase) sobrepor

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                                                      #27
                                                      Existe um grafico k tem exactamente a eficiencia energetica desse motor...
                                                      Posso te dizer k se for em plano gasta menos as 1200rpm em 4a k as 2000rpm em 3a... se for a descer tb gasta menos em 4a... se for a subir gasta menos em 3a! Sera k me fiz perceber? hehe

                                                      O caso k falas , 1000rpm é uma rpm estupidamente baixa para o motor e so deveria ser usada a descer... fora isso esse motor so consegue gerar alguma força as 1200rpm +-



                                                      Como podem ver a eficiencia energetica maxima situa se perto das 1500rpm (um pouco dps) e sera entao nessa rotaçao k o motor gasta menos.

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                                        Como podem ver a eficiencia energetica maxima situa se perto das 1500rpm (um pouco dps) e sera entao nessa rotaçao k o motor gasta menos.

                                                        Cumps
                                                        O gráfico da eficiência energética é bom para ter uma ideia dos consumos/rotação, mas continua a depender do esforço a que o motor está sujeito.

                                                        É que esse gráfico é dinâmico e os consumos também vão depender da posição do acelerador.

                                                        Numa subida o gráfico já seria diferente...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uiii , isso ja era complexo de mais trazer aki o valor em cargas parciais!
                                                          Mas estas enganado , esse valor é o maximo , ou seja carga maxima do motor(a subir ou sobe freixo em teste).

                                                          Na linha de baixo tens a "mistura" de gasoleo... qt mais alta a linha mais gasoleo tem por gramas de ar...

                                                          Tudo isto depende da eletronica , o meu carro cm repro é mais eficiente entre as 2000 e 2500rpm k stock...é so um exemplo.

                                                          Cumps

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                                            Uiii , isso ja era complexo de mais trazer aki o valor em cargas parciais!
                                                            Mas estas enganado , esse valor é o maximo , ou seja carga maxima do motor(a subir ou sobe freixo em teste).

                                                            Na linha de baixo tens a "mistura" de gasoleo... qt mais alta a linha mais gasoleo tem por gramas de ar...

                                                            Tudo isto depende da eletronica , o meu carro cm repro é mais eficiente entre as 2000 e 2500rpm k stock...é so um exemplo.

                                                            Cumps
                                                            Ok, numa descida ia ser diferente :D ;)

                                                            Sempre pensei que os valores fossem médias [8)]

                                                            Comentário

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