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Comissão Europeia quer reparações mais baratas

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    Comissão Europeia quer reparações mais baratas

    A Comissão Europeia adoptou um conjunto de novas regras para o sector dos serviços de automóveis, no sentido de por fim aos acordos de fidelidade entre vendedores, mecânicos e fornecedores de peças às marcas fabricantes, de modo a reduzir os custos das reparações.

    As mediadas que entram hoje, dia 01 de Junho, em vigor e permitem que, a partir deste momento, todos os automóveis (novos e usados) possam ser reparados em oficinas independentes durante o período da garantia, sem que percam o direito à mesma.

    Numa primeira fase as medidas aplicar-se-ão aos sectores de manutenção e reparação automóvel, sendo que, dentro de três anos, serão alargadas aos «stands» de automóveis.

    «Os fabricantes automóveis vão ser obrigados a partilhar informações técnicas com as oficinas independentes e deixam de poder condicionar a validade da garantia a trocar o óleo ou fazer outros serviços de manutenção apenas em garagens autorizadas», refere Joaquín Almunia, Comissário Europeu para a Concorrência em comunicado.

    «Estas regras vêm aumentar a capacidade da oferta e a escolha do consumidor e melhorar a concorrência», avança ao “i”, Neves da Silva, secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA).

    Já pensaram nos impactos desta introdução?

    Que medidas defensivas poderão vir das marcas fabricantes?

    #2
    As marcas provavelmente vão é ter de baixar os custos das manutenções. Ou então vão sempre escudar-se no facto de serem eles a ter as "peças de origem" e que são eles que melhor conhecem o carro, etc etc.

    Comentário


      #3
      Em portugal, cmo somos a Twilight zone, esta decisão vai aumentar os preços

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        #4
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        Em portugal, cmo somos a Twilight zone, esta decisão vai aumentar os preços

        Concordo....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
          A Comissão Europeia adoptou um conjunto de novas regras para o sector dos serviços de automóveis, no sentido de por fim aos acordos de fidelidade entre vendedores, mecânicos e fornecedores de peças às marcas fabricantes, de modo a reduzir os custos das reparações.

          As mediadas que entram hoje, dia 01 de Junho, em vigor e permitem que, a partir deste momento, todos os automóveis (novos e usados) possam ser reparados em oficinas independentes durante o período da garantia, sem que percam o direito à mesma.

          Numa primeira fase as medidas aplicar-se-ão aos sectores de manutenção e reparação automóvel, sendo que, dentro de três anos, serão alargadas aos «stands» de automóveis.

          «Os fabricantes automóveis vão ser obrigados a partilhar informações técnicas com as oficinas independentes e deixam de poder condicionar a validade da garantia a trocar o óleo ou fazer outros serviços de manutenção apenas em garagens autorizadas», refere Joaquín Almunia, Comissário Europeu para a Concorrência em comunicado.

          «Estas regras vêm aumentar a capacidade da oferta e a escolha do consumidor e melhorar a concorrência», avança ao “i”, Neves da Silva, secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA).

          Já pensaram nos impactos desta introdução?

          Que medidas defensivas poderão vir das marcas fabricantes?
          Isto não vai ter impacto nenhum, alías é uma total parvoice.

          1º - Actualmente toda a gente já pode fazer revisões fora da marca desde que sejam cumpridos os termines da mesma, não se pode é obviamente esperar manutenção das garantias quando o automovel sofre uma intervenção e isso implica alguma avaria posterior. Dentro da marca isso é assumido...feito na Norauto ou noutra coisa qualquer...é lá que têm de ir reclamar...!!! Portanto, não vejo alteração nenhuma.


          2º - Partilhar informações tecnicas....não sejam anjinhos, nenhuma marca o vai fazer, ou se o fizer, vai ser com custos agregados. Então eu desenvolvo um produto ou um equipamento, dou formação aos tecnicos constantemente, tenho uma plataforma ligada não sei onde com tecnicos aqui e ali, desenvolvo software especializado para diagnostico, etc etc etc.....tudo isto custa uma fortuna....e vou ceder isto tudo de borla a quem nunca teve custo algum e portanto consegue fazer tudo mais barato que eu...??! "Ya,ya,ya...."

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
            Isto não vai ter impacto nenhum, alías é uma total parvoice.

            1º - Actualmente toda a gente já pode fazer revisões fora da marca desde que sejam cumpridos os termines da mesma, não se pode é obviamente esperar manutenção das garantias quando o automovel sofre uma intervenção e isso implica alguma avaria posterior. Dentro da marca isso é assumido...feito na Norauto ou noutra coisa qualquer...é lá que têm de ir reclamar...!!! Portanto, não vejo alteração nenhuma.
            Quer-se dizer, vou p.e. à Midas fazer uma revisão mecânica... entretanto o rádio avaria. Quer dizer que vou ter que reclamar à Midas?!?

            2º - Partilhar informações tecnicas....não sejam anjinhos, nenhuma marca o vai fazer, ou se o fizer, vai ser com custos agregados. Então eu desenvolvo um produto ou um equipamento, dou formação aos tecnicos constantemente, tenho uma plataforma ligada não sei onde com tecnicos aqui e ali, desenvolvo software especializado para diagnostico, etc etc etc.....tudo isto custa uma fortuna....e vou ceder isto tudo de borla a quem nunca teve custo algum e portanto consegue fazer tudo mais barato que eu...??! "Ya,ya,ya...."
            Concordo que não seja de borla, mas que moral têm quando compram óleos (que não produzem) em bidons de 200lt com 80%/90% de margem, e depois os vendem ao preço recomendado, cobrando ainda mão-de-obra pela mudança?!? A margem que têm no óleo chega e sobra...

            Depois admiram-se...

            Enquanto tive o Corsa nunca paguei mais de 190€ por revisão (com pastilhas incluidas numa delas). Resultado: nos 5 anos que o tive fiz sempre a revisão na Opel. Na Renault depois de levarem quase 250€ na 1ª revisão da Megane (óleo, filtro e filtro do habitáculo, escova traseira) e me terem cobrado liquido dos mijas, quando na noite anterior tinha atestado o deposito, e me darem quase 500€ de orçamento para a revisão dos 2 anos, mandei-os pastar...

            Querem ganhar tudo de uma vez... o que vai safando as oficinas são os rentings porque se fosse pelos particulares já muitos concessionários tinham fechado...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
              Quer-se dizer, vou p.e. à Midas fazer uma revisão mecânica... entretanto o rádio avaria. Quer dizer que vou ter que reclamar à Midas?!?



              Concordo que não seja de borla, mas que moral têm quando compram óleos (que não produzem) em bidons de 200lt com 80%/90% de margem, e depois os vendem ao preço recomendado, cobrando ainda mão-de-obra pela mudança?!? A margem que têm no óleo chega e sobra...

              Depois admiram-se...

              Enquanto tive o Corsa nunca paguei mais de 190€ por revisão (com pastilhas incluidas numa delas). Resultado: nos 5 anos que o tive fiz sempre a revisão na Opel. Na Renault depois de levarem quase 250€ na 1ª revisão da Megane (óleo, filtro e filtro do habitáculo, escova traseira) e me terem cobrado liquido dos mijas, quando na noite anterior tinha atestado o deposito, e me darem quase 500€ de orçamento para a revisão dos 2 anos, mandei-os pastar...

              Querem ganhar tudo de uma vez... o que vai safando as oficinas são os rentings porque se fosse pelos particulares já muitos concessionários tinham fechado...
              Claro que não vais á Midas reclamar do radio, eu referi acima intervenções que se comprovem mais tarde ter influencia na avaria.

              Em relação ao oleo que estás a referir, actualmente as marcas até costumam fazer campanhas para mudanças de oleo...não é isso que estou a falar nem é isso que é o relevante: actualmente mudas o oleo e os filtros em qualquer marca generalista por 125 euros ou até menos e levas um oleo bom. O que está em questão são questões tecnicas mais complicadas que isso e que exigem outro tipo de intervenções que exigem outro tipo de conhecimentos, e não questões simples que qualquer tecnico sabe fazer.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                (...) O que está em questão são questões tecnicas mais complicadas que isso e que exigem outro tipo de intervenções que exigem outro tipo de conhecimentos, e não questões simples que qualquer tecnico sabe fazer.
                E quantos casos há aqui pelo fórum, de companheiros que, numa avaria, no concessionário começam a mudar peças até conseguirem acertar?

                Com tanto dinheiro gasto (dizem eles) em software de diagnóstico, em formação, em know-how e o camandro, porque não vão directo à avaria?

                Vi noutro tópico que dizias que as concessões "combatem" o uso do online para vendas e afins, mas esquecem-se que actualmente há cada vez mais "geeks", e caso hajam problemas crónicos nos modelos, estes são imediatamente catalogados online, fazendo com que o cliente quando se desloca já sabe o que o espera, não cedendo tão facilmente aos argumentos do concessionário que tenta "sacudir a água do capote"!

                Atenção que, como em tudo, não devemos julgar a floresta pela árvore... o problema é que cada vez mais as árvores "doentes" povoam pela floresta contaminando as outras...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                  E quantos casos há aqui pelo fórum, de companheiros que, numa avaria, no concessionário começam a mudar peças até conseguirem acertar?

                  Com tanto dinheiro gasto (dizem eles) em software de diagnóstico, em formação, em know-how e o camandro, porque não vão directo à avaria?

                  Vi noutro tópico que dizias que as concessões "combatem" o uso do online para vendas e afins, mas esquecem-se que actualmente há cada vez mais "geeks", e caso hajam problemas crónicos nos modelos, estes são imediatamente catalogados online, fazendo com que o cliente quando se desloca já sabe o que o espera, não cedendo tão facilmente aos argumentos do concessionário que tenta "sacudir a água do capote"!

                  Atenção que, como em tudo, não devemos julgar a floresta pela árvore... o problema é que cada vez mais as árvores "doentes" povoam pela floresta contaminando as outras...
                  Não vão directos á avaria porque não conseguem dar com ela....ou achas que é ligar computador á maquina e pronto..? Muitas vezes nem as maquinas detectam e têm de se ir tentando....

                  Tu quando vais ao medico ele liga-te á ficha e sabe logo o que tu tens ? É a mesma coisa...e muitas vezes não se detecta nem á primeira, nem á segunda nem á terceira.

                  Os concessionarios não tentam sacudir coisa nenhuma do capote, se a avaria por reconhecida pela marca é feita a reparação e enviado o custo para garantia...tanto lhes faz facturar ao cliente ou ao importador, recebem á mesma. Obviamente que o argumento "li num forum da net" nunca será grande argumento para debater coisa alguma com a marca...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                    Não vão directos á avaria porque não conseguem dar com ela....ou achas que é ligar computador á maquina e pronto..? Muitas vezes nem as maquinas detectam e têm de se ir tentando....

                    Tu quando vais ao medico ele liga-te á ficha e sabe logo o que tu tens ? É a mesma coisa...e muitas vezes não se detecta nem á primeira, nem á segunda nem á terceira.

                    Os concessionarios não tentam sacudir coisa nenhuma do capote, se a avaria por reconhecida pela marca é feita a reparação e enviado o custo para garantia...tanto lhes faz facturar ao cliente ou ao importador, recebem á mesma. Obviamente que o argumento "li num forum da net" nunca será grande argumento para debater coisa alguma com a marca...
                    Mas os argumentos "isto foi má utilização" ou "trocámos o que tínhamos a trocar por isso já devia estar bom" podem ser utilizados à vontade.
                    As marcas até podiam fazer estes argumentos se realmente representassem uma mais valia na resolução de avarias graves, mas o que se vê cada vez mais é que são um sitio para revisões programadas onde o nível de conhecimento necessário é muito baixo, porque assim que existe uma avaria séria a resolução passa por ir experimentando, e o que não acusar na maquina mágica dos diagnósticos causa um pânico generalizado nos supostos mecânicos com formação superior sobre os modelos da marca.

                    O que dizes de ter um conhecimento e não o querer partilhar é uma coisa e aceito, embora ache que é um conhecimento fraquinho, mas agora cobrar o que se cobra na generalidade das marcas é um perfeito abuso e não está de acordo com o nível de atendimento oferecido

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      Mas os argumentos "isto foi má utilização" ou "trocámos o que tínhamos a trocar por isso já devia estar bom" podem ser utilizados à vontade.
                      As marcas até podiam fazer estes argumentos se realmente representassem uma mais valia na resolução de avarias graves, mas o que se vê cada vez mais é que são um sitio para revisões programadas onde o nível de conhecimento necessário é muito baixo, porque assim que existe uma avaria séria a resolução passa por ir experimentando, e o que não acusar na maquina mágica dos diagnósticos causa um pânico generalizado nos supostos mecânicos com formação superior sobre os modelos da marca.

                      O que dizes de ter um conhecimento e não o querer partilhar é uma coisa e aceito, embora ache que é um conhecimento fraquinho, mas agora cobrar o que se cobra na generalidade das marcas é um perfeito abuso e não está de acordo com o nível de atendimento oferecido
                      Os argumentos podem ser utilizados sempre que sejam justos de utilizar, não te posso dizer muito mais do que isso...haverá certamente casos injustos porque apesar de hoje em dia ser facil de ver se a viatura foi utilizada ou não de um modo errado por vezes a analise tambem pode ser errada, de certeza que não são a maioria dos casos...eu trabalho aqui como sabes e esses casos não regra.

                      Em relação ao que referes, mais uma vez, não pode ser generalizado. Os tecnicos das marcas têm cada vez mais formação e têm uma exigência cada vez maior, as marcas hoje em dia até têm centros de formação especializados para o...!!! Como desenvlvimento dos seus conhecimentos....agora como em tudo e em todas as areas existem certamente tecnicos melhores que outros.

                      Como há medicos que por vezes dão com as doenças á primeira, outros não dão....como ás vezes é preciso ir tentando diversas soluções, nos automoveis é igual.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                        E quantos casos há aqui pelo fórum, de companheiros que, numa avaria, no concessionário começam a mudar peças até conseguirem acertar?

                        Com tanto dinheiro gasto (dizem eles) em software de diagnóstico, em formação, em know-how e o camandro, porque não vão directo à avaria?

                        ...........

                        Atenção que, como em tudo, não devemos julgar a floresta pela árvore... o problema é que cada vez mais as árvores "doentes" povoam pela floresta contaminando as outras...

                        Concordo!
                        Em grande parte das vezes onde é que está a mais-valia de ir à marca que supostamente tem todo o know-how??

                        O que me parece ser a regra é que seja qual for a reparação, fica sempre mais cara na marca, enquanto (algumas) casas independentes fazem o possível para poupar dinheiro ao cliente de modo a fiabilizá-lo à casa.

                        Na marca vão sempre pelo mais caro!! Mesmo que saibam resolver o problema com uma chave de parafusos em 2 minutos....

                        Problemas com fiabilização....... eles não têm.... queiram ou não, quem comprou carro novo tem que lá ir e calar.


                        Claro que há excepções.......

                        Comentário


                          #13
                          Mas ao que eu realmente acho piada é uma avaria correr todas as oficinas do conselho, e no final vai sempre parar ao reparador oficial. Teria sido mais barato ir directamente á fonte do conhecimento, e por muitas vezes já é uma avaria conhecida e e resolve-se em 2 minutos.
                          Mas no caso da manutenção programada isso sim é um roubo, e efectuada na maior parte por "putos" acabados de sair dos centros profissionais.
                          Logo paga-se a mão de obra a preço de técnicos, mas efectuada por aprendizes.

                          Comentário


                            #14
                            Outra coisa que sou contra é a taxa de utilização da maquina de diagnóstico.
                            Ora vejamos, é uma ferramenta do mecânico/electricista, sem ela não faz nada, seria o mesmo que pagar a utilização do martelo, chave de fendas etc..

                            Posso sempre dizer
                            - " Eu não lhe pedi que usa-se a maquina de diagnóstico"
                            - Mas sem ela não é possível encontrar a avaria
                            - Óh amigo, desenrasque-se mas o diagnóstico eu não pago,é um gasto não autorizado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                              Mas ao que eu realmente acho piada é uma avaria correr todas as oficinas do conselho, e no final vai sempre parar ao reparador oficial. Teria sido mais barato ir directamente á fonte do conhecimento, e por muitas vezes já é uma avaria conhecida e e resolve-se em 2 minutos.
                              Mas no caso da manutenção programada isso sim é um roubo, e efectuada na maior parte por "putos" acabados de sair dos centros profissionais.
                              Logo paga-se a mão de obra a preço de técnicos, mas efectuada por aprendizes.
                              Já me aconteceu essa situação por 2 vezes em 2 carros distintos. Depois de percorrer tudo o que era oficina, as oficinas de marca resolveram em 5 minutos, lá está, pk conhecem como ninguém os modelos e as suas manias. E há mais uma situação. Por vezes há as "chamadas de oficina" em que a marca troca determinadas peças recomendadas pelo fabricante e sem o cliente saber, um upgrade, se não formos a marca essas actualizações não são feitas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Já me aconteceu essa situação por 2 vezes em 2 carros distintos. Depois de percorrer tudo o que era oficina, as oficinas de marca resolveram em 5 minutos, lá está, pk conhecem como ninguém os modelos e as suas manias. E há mais uma situação. Por vezes há as "chamadas de oficina" em que a marca troca determinadas peças recomendadas pelo fabricante e sem o cliente saber, um upgrade, se não formos a marca essas actualizações não são feitas.
                                Para além de existirem circulares internas a descrever muitos problemas e daí muitas vezes eles resolverem em 2 minutos o que os outros têm de perceber, desmontar, verificar, etc.

                                É precisamente com esse monopólio que eles querem acabar e têm o meu total apoio .

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  Para além de existirem circulares internas a descrever muitos problemas e daí muitas vezes eles resolverem em 2 minutos o que os outros têm de perceber, desmontar, verificar, etc.

                                  É precisamente com esse monopólio que eles querem acabar e têm o meu total apoio .
                                  achas mesmo que as oficinas multimarca vão ter acesso a essas informações? Não me parece. Eu por mim continuarei a ir a marca. Até hoje a minha experiência é que na marca, mesmo mais caro, as coisas são resolvidas de outra forma. (e eu já trabalhei numa oficina de marca)

                                  Comentário


                                    #18
                                    ja viram o que requer a um mecânico receber listagens de TODOS os problemas conhecidos dos carros de TODAS as marcas, alem de especificações, software's, manuais e ajudas que a UE agora requer? será possivel uma oficina generalista, absorver toda a informação contida em todas as oficinas individuais por marca? .......... nao sei nao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                      ja viram o que requer a um mecânico receber listagens de TODOS os problemas conhecidos dos carros de TODAS as marcas, alem de especificações, software's, manuais e ajudas que a UE agora requer? será possivel uma oficina generalista, absorver toda a informação contida em todas as oficinas individuais por marca? .......... nao sei nao.
                                      É impossivel, na marca onde trabalhei eram dezenas de dossiers, e era só uma marca. Fora o aconselhamento que o importador fornecia para casos mais complicados. Esqueçam. A marca continuará a ter o know-how.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                        ja viram o que requer a um mecânico receber listagens de TODOS os problemas conhecidos dos carros de TODAS as marcas, alem de especificações, software's, manuais e ajudas que a UE agora requer? será possivel uma oficina generalista, absorver toda a informação contida em todas as oficinas individuais por marca? .......... nao sei nao.
                                        Claro que não, é impossivel.

                                        Nenhum mecanico consegue estar actualizado e dominar todas as marcas como um tecnico oficial de uma marca sozinha...!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                          As marcas provavelmente vão é ter de baixar os custos das manutenções. Ou então vão sempre escudar-se no facto de serem eles a ter as "peças de origem" e que são eles que melhor conhecem o carro, etc etc.

                                          Nem sempre conhecem assim tão bem...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                            Nem sempre conhecem assim tão bem...
                                            ainda que em dado momento não conheçam tem a sua disposição informação técnica e meios de obter informação que as oficinas multimarcas não tem

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                                              #23
                                              Se o vosso mecânico "grande amigalhaço" tivesse custos com a aquisição de equipamento e manuais de oficina para a grande maioria dos carros, tivesse de descontar os impostos como lhe é devido, eu queria ver se vocês faziam as manutenções e reparações mais baratas que fazem e querem...

                                              Só os meus 2 cêntimos...

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                                                #24
                                                Manuais? equipamentos? que é isso? Isso vai lá é de ouvido.

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                                                  #25
                                                  Estas medidas só podem ser aplicadas na mão-de-obra, ou vão querer ter garantia anti-corrosão da marca num painel da concorrência e pintado fora do concessionário?

                                                  Quanto ao know-how das marcas, é indiscutível que deverá ser maior, nem que fosse "só" pela quantidade de carros iguais que passam por lá, padrões de avarias recorrentes, etc.
                                                  A formação dada pelas marcas aqui é uma mais-valia, embora o grau de conhecimento de cada mecânico possa depender até do interesse que teve na formação.

                                                  Mas também é um facto que nos concessionários oficiais há muito lixo!
                                                  E nas peças originais também.

                                                  Se alguém me conseguir explicar como é que uns discos originais duram menos do que as pastilhas originais (e isto aconteceu-me na PSA), seria uma explicação que gostaria de ouvir, já que o normal seria gastar mais a pastilha do que o disco, normalmente alguns jogos de pastilhas até o disco acabar.
                                                  E se dúvidas houvesse sobre o material que lá estava, eu vi a ser retirado na minha frente.

                                                  Aliás, se eu começasse a dar exemplos de situações destas, ficava aqui a noite toda, e até da Honda posso falar.

                                                  Mas também posso falar de mecânicos dos concessionários, os tais que recebem formação e cujos procedimentos e resultados eu também já assisti.
                                                  As generalizações são válidas para ambos os lados, e eu pessoalmente não deposito muita confiança nos concessionários oficiais, a não ser pelo facto de serem (relativamente) mais fáceis de responsabilizar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois da minha experiência só tenho a dizer bem das oficinas de marca. Sempre detectaram os problemas, resolveram-nos, cumpriram o orçamento. E mesmo a vertente de aconselhamento 5*.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já eu tenho experiências mistas.

                                                      Umas boas e outras más.

                                                      Excelentes é que nunca tive nenhuma, pelo menos que me recorde (e já lá vão 20 anos como cliente).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois eu desde que estou nesta marca e já vou no segundo carro e quase 300000km só tenho a dizer bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          acho que a unica vantagem das revisões/reparações na marca é normalmente não substituirem peças por tentativas,ou seja ir substituindo até dar com a avaria.
                                                          ainda há uns 2 meses tive uma situação dessas e hoje reconheço que fiz uma boa opção em ir á marca e passo a explicar:
                                                          o meu carro ficou os motoventiladores sempre ligados,a quente ou frio,com o carro a trabalhar ou não,a unica maneira de desligar aquilo era desligar a bateria,ás tantas falei com um mecanico onde costumo ir e com outro meu amigo e todos me diziam que era o modulo electronico dos motoventiladores que na audi costuma avariar e que não se vendia separado ou seja tinha que substituir os motoventiladores que custavam cerca de 400€,ás tantas decidi ir á audi pois pensei que o que poderia pagar a mais do que cá fora era a mão de obra por isso preferia não arriscar a substituirem por tentativas.
                                                          quando lá cheguei(RTM Cacem) expliquei ao recepcionista o que se passava e ele tambem me disse que provavelmente era o modulo do motoventilador e que realmente tinha que levar tudo completo e eu lá deixei o carro.
                                                          no dia seguinte telefonaram-me da audi e disseram-me que depois de ligar o carro á maquina viram que o modulo dos motoventiladores estava bom e a avaria era um sensor de temperatura que custava cerca de 36€.
                                                          resultado,passei de uma peça de 400€ para outra de 36€
                                                          é caso para dizer:
                                                          "porreiro pá"

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            Se o vosso mecânico "grande amigalhaço" tivesse custos com a aquisição de equipamento e manuais de oficina para a grande maioria dos carros, tivesse de descontar os impostos como lhe é devido, eu queria ver se vocês faziam as manutenções e reparações mais baratas que fazem e querem...

                                                            Só os meus 2 cêntimos...
                                                            Dizes aí um conjunto de coisas com as quais eu concordo na íntegra, quantas resvisões feitas no "amigo" são feitas sem factura, ninguém paga IVA, etc etc etc etc . . .

                                                            Contudo tenho de referir algo, é que para mim é dificil de entender como é que se eu for fazer a manutenção do meu carro em Espanha, onde o custo da mão de obra é mais cara que em Portugal (teóricamente, já que lá o ordenado minimo é mais elevado do que cá), o preço para a mesma manutenção fica mais barato . . .

                                                            Tenho um colega de Valença, que só faz a manutenção em Vigo e em concessionário oficial da marca e não quer outra coisa . . .

                                                            Para mim não me compensa ir a Espanha fazer manutenção nenhuma, falei apenas com base na experiência desse meu colega que tem sido muito positiva, não sei se mais alguém tem o mesmo tipo de experiência seria bom se pudessem partilhar.

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