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Laguna Break 1.9 DCI 2002

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    Laguna Break 1.9 DCI 2002

    Ando indeciso porém na compra de uma outra viatura, e depois de jipes ando a ver carrinhas e até gosto desta, vi uma bastante porreira num stand perto da minha área de residência, com garantia de 1 ano e a um preço que nem considero mau, versão privilege.

    As minhas duvidas são:

    1ª- Deu esta versão muitos problemas a nivel electronico, visto ter sensores por todo o lado? Inclusivé o botão start stop.
    2ª - Dizem que isto come turbos ao pequeno almoço, alguém que tenha experiencia pode falar deste bloco?
    3ª - Revisões, por que ordem de valores anda uma revisão normal, etc.
    4ª - Consumos.

    Cumprimentos

    #2
    Come turbos ao pequeno almoço....esquece.

    Tenho um amigo meu que teve uma e partiu turbo aos 100 mil e aos 200 mil. (até aguentou bem)

    Ouvi dizer que o problema não é do 1º turbo...é mesmo feitio e vai partindo todos os turbos que lá metes. (mas isto pode ser completamente falso)

    Comentário


      #3
      Penso que as unidades problemáticas são as dos primeiros 2-3 anos de produção.

      Há um user (que por acaso é moderador ) neste fórum que tem uma a caminho dos 300.000 km e parece que continua aí para as curvas!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
        Come turbos ao pequeno almoço....esquece.

        Tenho um amigo meu que teve uma e partiu turbo aos 100 mil e aos 200 mil. (até aguentou bem)

        Ouvi dizer que o problema não é do 1º turbo...é mesmo feitio e vai partindo todos os turbos que lá metes. (mas isto pode ser completamente falso)
        Exacto, foi mesmo isso que também ouvi, mas sinceramente o que me mete mais receio não são os turbos em si, pois nem ando assim tanto km por semana, e como tal primeiro que faça 100.000 km devem ser preciso entre os 8 e os 10 anos, vai ter menos uso que o meu carro actual completou cerca de 25000 km num ano, o que mais me mete medo é a parte eléctrica, visto neste carro ou pelo menos na carrinha qe falo ser tudo automático.. vidros, ar condicionado, etc etc. Mas por isso mesmo que falas de poder ser totalmente falso é que gostava de ouvir o testemunho de um dono de uma

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Penso que as unidades problemáticas são as dos primeiros 2-3 anos de produção.

          Há um user (que por acaso é moderador ) neste fórum que tem uma a caminho dos 300.000 km e parece que continua aí para as curvas!
          Não sei se te estarás a referir ao JGTB? Penso que era ele e de ler vários relatos dele acerca de uma laguna 1.9 DCI, e foi de certa forma um desses post's que me levou a abrir este tópico (já foi à uns tempos atrás que li isso posso estar a confundir o nome).
          Entre esses relatos lembro-me de lá está turbo a entregar a alma ao criador e mais uma ou outra coisa .
          Gostaria no entanto que ele deixasse aqui o historial de problemas da carrinha, e os preços de revisões / manutenção da mesma e inclusivé da resolução dos problemas.

          Em relação ao carro em si penso que não haverá nada a dizer,super confortável e tal, apenas receio o motor, vou aguardar por mais opiniões, mas 300.000km já é uma marca considerável.

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            O que sei é apenas daquilo que li na net. Esse problema dos turbos, deve-se ao espaçamento das revisões de serem de 30mk, o que fazia com que eles fossem para o além mais cedo.

            Com trocas de óleo a cada 15mk, esse problema foi minimizado, e que a renault adoptou esse método como espécie de solução.

            Os problemas electónicos foram bastantes, mas nas primeiras unidades. É um carro que gosto muito, tal como da marca em si, mas não era carro que compraria com esse motor.

            Agora se me falasses após o restyling (2006) em que já vinha com o 2.0dci, aí a coisa mudava de figura

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
              Não sei se te estarás a referir ao JGTB? Penso que era ele e de ler vários relatos dele acerca de uma laguna 1.9 DCI, e foi de certa forma um desses post's que me levou a abrir este tópico (já foi à uns tempos atrás que li isso posso estar a confundir o nome).
              Entre esses relatos lembro-me de lá está turbo a entregar a alma ao criador e mais uma ou outra coisa .
              Gostaria no entanto que ele deixasse aqui o historial de problemas da carrinha, e os preços de revisões / manutenção da mesma e inclusivé da resolução dos problemas.

              Em relação ao carro em si penso que não haverá nada a dizer,super confortável e tal, apenas receio o motor, vou aguardar por mais opiniões, mas 300.000km já é uma marca considerável.

              Cumprimentos
              Eu disse moderador e não administrador.

              Agora a sério: o JGTB teve muitos problemas com um carro desses sim, mas depois temos o Romão (era dele que eu falava ) que tem uma carrinha dessas, já comprada com 170.000 km, e parece que continua a portar-se bem, mas mais pormenores só falando com ele!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Eu disse moderador e não administrador.

                Agora a sério: o JGTB teve muitos problemas com um carro desses sim, mas depois temos o Romão (era dele que eu falava ) que tem uma carrinha dessas, já comprada com 170.000 km, e parece que continua a portar-se bem, mas mais pormenores só falando com ele!
                Atenção que já levou um turbo a dele.

                Comentário


                  #9
                  não sabia que as primeiras unidades do laguna tinham sido tão problematicas a nivel de electrónica, sabia apenas de problemas com o cartão que faz de chave,

                  Comentário


                    #10
                    Esse motor é de facto um comedor de turbos. Uma das soluções que minimiza bastante o problema (e que eu adoptei após a quebra do primeiro turbo) é mudar o óleo de 15 em 15 mil Kms em vez dos 30 preconizados pela Renault.

                    A Renault também reviu a qualidade do óleo a usar neste motor, que agora é full sintético. Quanto à parte eléctrica, não me parece que seja mais problemática que a média...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por catlike Ver Post
                      não sabia que as primeiras unidades do laguna tinham sido tão problematicas a nivel de electrónica, sabia apenas de problemas com o cartão que faz de chave,
                      Os gasolina não deram problemas, embora, de facto, os primeiros cartões tenham tido alguma pecha e houve, efectivamente, substituições, como aconteceu com o meu!

                      O meu 1.6 16v Privilège andou por cá oito anos e meio e cerca de 131000 kms e cumpriu sempre bem!

                      Comentário


                        #12
                        A nível de electrónica não havia distinção se eram diesel ou otto -como é mais que óbvio- porque uma coisa não tem nada a ver com a outra

                        O sistema de multiplexagem deu problemas com frequência nas unidades produzidas entre finais de 2000 e meados de 2003.

                        A sintomatologia foi comum a Espace IV, VelSatis, dado que o sistema não estava devidamente fiabilizado quando a Renault o meteu em produção nos seus veículos médio-superiores.

                        A Peugeot na altura também sofreu do mesmo mal nos 607 e 307.

                        Comentário


                          #13
                          Aqui em casa ha uma laguna break 1.9 dci de setembro de 2001, vai com 290000km. Penso que até hoje, para além de amortecedores (que levou ha 2 meses), uma fuga no radiador (ainda na garantia) e o tal turbo pelos 100000km, nunca teve mais nenhum problema mecânico (tem a embraiagem de origem ainda), nem electrónico! As indicações de anomalias sempre funcionaram bem, luzes, cintos, informação nos 2 computadores de bordo, portas mal fechadas, nunca precisou de reparação a esse aspecto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SLR46 Ver Post
                            Aqui em casa ha uma laguna break 1.9 dci de setembro de 2001, vai com 290000km. Penso que até hoje, para além de amortecedores (que levou ha 2 meses), uma fuga no radiador (ainda na garantia) e o tal turbo pelos 100000km, nunca teve mais nenhum problema mecânico (tem a embraiagem de origem ainda), nem electrónico! As indicações de anomalias sempre funcionaram bem, luzes, cintos, informação nos 2 computadores de bordo, portas mal fechadas, nunca precisou de reparação a esse aspecto.
                            aqui está um bom exemplo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Esse motor é de facto um comedor de turbos. Uma das soluções que minimiza bastante o problema (e que eu adoptei após a quebra do primeiro turbo) é mudar o óleo de 15 em 15 mil Kms em vez dos 30 preconizados pela Renault.

                              A Renault também reviu a qualidade do óleo a usar neste motor, que agora é full sintético. Quanto à parte eléctrica, não me parece que seja mais problemática que a média...
                              Sendo um leigo nessa matéria, mas alguém explica o que é que o óleo do motor tem a haver com o turbo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                Sendo um leigo nessa matéria, mas alguém explica o que é que o óleo do motor tem a haver com o turbo?
                                O turbo é lubrificado pelo sistema de óleo principal do motor. Se esse óleo perde as suas características, é normal que o turbo seja das primeiras componentes a ceder, já que atinge rotações brutais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  O turbo é lubrificado pelo sistema de óleo principal do motor. Se esse óleo perde as suas características, é normal que o turbo seja das primeiras componentes a ceder, já que atinge rotações brutais.


                                  Sempre a aprender...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post


                                    Sempre a aprender...
                                    até se deve deixar os motores a trabalhar um bocado, a fim de lubrificar o turbo, mas pouca gente o faz

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem, antes de mais obrigado pelas respostas.

                                      Lino, de facto não me lembrei do Romão, nem tinha conhecimento de o mesmo possuir uma unidade destas, mas aguardo o testemunho dele. Em relação ao moderador / administrador, associei o JGTB pois sabia que o mesmo estava num "posto" desses elevado e como tal levou à confusão.

                                      PéLeve, o que me podes dizer em relação ao motor 1.6 em termos de consumos e tudo mais? O módulo do cartão fica caro de trocar caso dê problema? Também este era um motor a considerar, visto a viatura ser para poucos quilómetros, e talvez para além de ser mais barato de adquirir fosse bem mais barato de manter, mas como sou leigo nestes motores, não quero fazer deduções precipitadas.

                                      Em relação ao resto das respostas obrigado, e também ao movyk já vi esse exemplo que deste do turbo, o que me leva a ponderar que estes motores apenas dão problemas por falta de conhecimento dos donos dos mesmos, fez-me lembrar o caso da A6 Allroad que muita gente não sabia utilizar de forma correcta, mas sendo assim estou um pouco reticente relativamente ao facto de avançar para este 1.9 dci, talvez procurar um bom 1.6 de stand já mais recente com garantia também por a mesma ordem de valores.

                                      Cumprimentos

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                        Ando indeciso porém na compra de uma outra viatura, e depois de jipes ando a ver carrinhas e até gosto desta, vi uma bastante porreira num stand perto da minha área de residência, com garantia de 1 ano e a um preço que nem considero mau, versão privilege.

                                        As minhas duvidas são:

                                        1ª- Deu esta versão muitos problemas a nivel electronico, visto ter sensores por todo o lado? Inclusivé o botão start stop.
                                        2ª - Dizem que isto come turbos ao pequeno almoço, alguém que tenha experiencia pode falar deste bloco?
                                        3ª - Revisões, por que ordem de valores anda uma revisão normal, etc.
                                        4ª - Consumos.

                                        Cumprimentos
                                        Deduzo então q ñ andes à procura propriamente de sugestões?
                                        Já sabes q, quando se fala + concretamente em valores e naquilo q se pretende, podem sempre arranjar-se alternativas

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SLR46 Ver Post
                                          Aqui em casa ha uma laguna break 1.9 dci de setembro de 2001, vai com 290000km. Penso que até hoje, para além de amortecedores (que levou ha 2 meses), uma fuga no radiador (ainda na garantia) e o tal turbo pelos 100000km, nunca teve mais nenhum problema mecânico (tem a embraiagem de origem ainda), nem electrónico! As indicações de anomalias sempre funcionaram bem, luzes, cintos, informação nos 2 computadores de bordo, portas mal fechadas, nunca precisou de reparação a esse aspecto.
                                          Bem, é destes relatos que estava à espera de ouvir, e fico bastante grato pelo teu . Muita gente fala de acordo com aquilo que ouve e não da experiencia que tem com os carros, e isso por vezes causa certos erros na avaliação de uma determinada coisa.
                                          Parece-me ser uma boa unidade, o problema do turbo é que me chateia mais, pois é daquelas coisas que se comprar a carrinha sei que mais tarde ou mais cedo tenho de desembolsar, mas vou ver se sei se esta já levou algum turbo, e caso tenha levado ando mais descansado pois não meterei outro tão cedo com os quilómetros que a mesma irá percorrer.
                                          Relativamente aos problemas electrónicos fiquei espantado com a mesma, visto ser das 1ªs unidades.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                            Deduzo então q ñ andes à procura propriamente de sugestões?
                                            Já sabes q, quando se fala + concretamente em valores e naquilo q se pretende, podem sempre arranjar-se alternativas
                                            Não ando à procura de sugestões, é só mesmo este modelo em particular e não me interessa mais nenhum/ nenhuma neste caso. Abri o tópico para que tais dúvidas me fossem retiradas e saber se deverei avançar ou não.
                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sinceramente? Nessas datas,é um carro a evitar de todo...Espero não ferir susceptibilidades mas é a verdade.

                                              É pena pois continua bem actual de design, tanto de interior como de exterior e com um bom conforto

                                              Comentário


                                                #24
                                                Devido ao problema de lubrificação do turbos, por muitos que se metam lá... Vão dar problemas

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                  Não ando à procura de sugestões, é só mesmo este modelo em particular e não me interessa mais nenhum/ nenhuma neste caso. Abri o tópico para que tais dúvidas me fossem retiradas e saber se deverei avançar ou não.
                                                  Cumprimentos.
                                                  Esclarecido
                                                  Eu ñ tenho profundo conhecimento da matéria, mas Laguna + DCI + 2002 é uma escolha de factores q resulta, no mínimo, perigosa...
                                                  Daí ter perguntado se ñ querias falar sobre orçamentos e podermos avançar p/outras sugestões!
                                                  1 Abraço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                    Bem, é destes relatos que estava à espera de ouvir, e fico bastante grato pelo teu . Muita gente fala de acordo com aquilo que ouve e não da experiencia que tem com os carros, e isso por vezes causa certos erros na avaliação de uma determinada coisa.
                                                    Parece-me ser uma boa unidade, o problema do turbo é que me chateia mais, pois é daquelas coisas que se comprar a carrinha sei que mais tarde ou mais cedo tenho de desembolsar, mas vou ver se sei se esta já levou algum turbo, e caso tenha levado ando mais descansado pois não meterei outro tão cedo com os quilómetros que a mesma irá percorrer.
                                                    Relativamente aos problemas electrónicos fiquei espantado com a mesma, visto ser das 1ªs unidades.

                                                    Cumprimentos
                                                    Pois, não sei se foi sorte, se terá sido uma excepção naquela "fornada" de primeiras unidades. O que é um facto é que, o meu pai (ex-condutor da laguna) quando a foi buscar disse ao vendedor: só espero que este carro fique ao nível do honda CR-V, que nunca me deu qualquer problema. 6 anos depois, quando foi buscar a VW passat voltou a dizer: só espero que esta fique ao nivel da laguna, que poucos problemas deu (aqueles que supracitei).

                                                    Ironia da história: A passat partiu a cambota aos 100.000km

                                                    Mas pronto, esta é a opinião mais verdadeira que te posso dar, podes ouvir histórias de lagunas que foram um autentico cancro, mas a nossa continua e continuará a rodar.

                                                    Outros detalhes: A versão é a privilege, estofos claros em tecido (?), tem uma caixa de 6 velocidades extremamente suave, uns interiores que eu gosto muito, muitos espaços de arrumação, uma boa posição de condução, bancos muito confortáveis, bom espaço atrás, boa mala.

                                                    Pontos negativos (opinião pessoal): A embraiagem pega um bocado em cima demais para o meu gosto, direcção pouco precisa a partir dos 120kmh, pedal do acelerador um pouco mole (parece que "prende"), ar condicionado automático um bocado "avariado da cabeça", parece sempre mais quente do que a temperatura que se coloca, e assim que me lembre, nada que me chateie mais.

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                                                      #27
                                                      Boas...sou novo aqui
                                                      ando a ver uma de 2005
                                                      que me dizem disso?ja terao resolvido os problemas ja conheçidos das de 2001,002??

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                                                        #28
                                                        Tenho um de 2001 com esse motor e é meter gasóleo e andar. Já levou um turbo e à cerca de 20 000 kms um kit de embraiagem, neste momento conta com quase 170 000. É muito económico para o motor que é, consigo, se estiver para aí virado, fazer medias de 4.5 l/100 kms.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                                          Tenho um de 2001 com esse motor e é meter gasóleo e andar. Já levou um turbo e à cerca de 20 000 kms um kit de embraiagem, neste momento conta com quase 170 000. É muito económico para o motor que é, consigo, se estiver para aí virado, fazer medias de 4.5 l/100 kms.

                                                          Lá está... Os turbos

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                                                            #30
                                                            Sim, mas também há que ver uma coisa, é muito facial partir um turbo em qualquer carro, quer por negligencia quer por descuido. Se a manutenção for feita como deve de ser eu considero este motor bastante fiável.

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