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Chavez aproveita o saldo e compra-nos o "chasso"

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    Chavez aproveita o saldo e compra-nos o "chasso"

    Chavez compra por 35 milhões o ferry que, devolvido pelos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tinha um preço final de 45,9 milhões de euros.

    Os Açores vão receber 36,2 milhões de euros pelo Atlântida, que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo acabam de vender à Venezuela por 35 milhões. São ressarcidos em 31,7 milhões que já tinham pago antes da rejeição do ferry-boat e 4,6 milhões de multa pelo atraso na entrega do navio com um preço final de 45,9 milhões.

    O navio Atlântida, rejeitado pelo governo açoriano por incumprimentos contratuais, poderá partir para a Venezuela antes de a assembleia regional concluir o inquérito ao contrato de adjudicação entre a Atlânticoline SA e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENCV). Com características de luxo pouco habituais neste tipo de navio, o Atlântida, ainda com o nome Açores pintado no casco, está ancorado há um ano na doca vianense, apesar do interesse de armadores estrangeiros, situação que criava dificuldades financeiras adicionais ao estaleiro.

    O navio deverá seguir para a Venezuela, por 35 milhões de euros, segundo o princípio de entendimento entre a administração dos ENVC com o Governo de Hugo Chavez, acordado na recente visita do primeiro-ministro José Sócrates a Caracas. O Presidente venezuelano elogiou "a aquisição de um ferry que vai ser de muita utilidade" nas ligações entre o Porto de La Guaira e a Ilha Marguerita.

    Os Açores serão ressarcidos, no total, em 40 milhões de euros, um valor superior ao que já tinham pago pela construção dos navios Atlântida (31,7 milhões) e Anticiclone (5,6 milhões), revelou Francisco César, coordenador do PS-Açores na comissão de inquérito. No valor total, estão incluídos os 4,6 milhões da multa.

    Criada em Janeiro de 2010, na sequência de uma inédita iniciativa conjunta da oposição que foi aprovada pela maioria PS, a comissão reuniu-se pela primeira vez na quinta-feira passada. Depois de um impasse de três meses a aguardar documentos solicitados a várias entidades, tinha um prazo de seis meses para elaborar o relatório final sobre o caso de que já foram analisados cerca de 22 dossiers, num total de 10 mil páginas.

    O PSD-Açores considerou que é "urgente" esclarecer qual o papel desempenhado por responsáveis regionais no contrato de construção dos navios, alegando que a adjudicação se fez por um preço inferior ao real. O deputado Jorge Macedo cita uma auditoria da Inspecção-Geral das Finanças para concluir que o contrato foi feito com base no pressuposto de um "acordo de cavalheiros" que permitia, antes do concurso inicial, baixar o preço das propostas, e, depois da adjudicação, aumentar, com aditamentos, o preço final.

    Na sequência de dois concursos públicos internacionais para o fornecimento de dois navios lançados pela Atlanticoline (empresa gestora do transporte marítimo de passageiros nos Açores), os Estaleiros de Viana do Castelo apresentaram uma proposta de 40 milhões para o Atlântida e de 14,5 para o Anticiclone, que, após negociação, seriam adjudicados por, respectivamente, 39,95 e 9,95 milhões. Os aditamentos, motivados por pedidos de alteração, resultaram num incremento do preço final do primeiro navio em cerca de 6,5 milhões (mais 16%) e 4,7 milhões (mais 47%) no segundo.

    O Tribunal de Contas, numa auditoria concluída em Janeiro deste ano, deu razão ao governo açoriano ao confirmar o incumprimento contratual, por parte dos ENCV. Através de um acordo, os ENCV ficaram com os navios, devendo pagar aos Açores 40 milhões de euros até 2012.

    Fonte: Publico

    ___________________________________________

    "Tenho um amigo que me faz mais barato"

    #2
    Entre ficar lá a apodrecer ou ser vendido para minimizar os prejuízos, acho que se tomou a decisão correcta.

    Agora vamos a ver é se não é devolvido também.

    Comentário


      #3
      Só negócios ruinosos...

      Comentário


        #4
        Qual era o problema com o barquinho para os Açores o recusarem ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Qual era o problema com o barquinho para os Açores o recusarem ?
          Falta de "Speed"...
          Os Açorianos são uns aceleras...

          Comentário


            #6
            Não dava para fazer uma "repro" ?

            Comentário


              #7
              Em primeiro lugar o navio foi recusado por falta de velocidade máxima. A diferença de speed era insignificante e não deve ser atribuída ao envc porque o navio sofreu milhentas alterações que aumentaram o peso...

              Ainda bem q se resolveu, esperemos q os envc sobrevivam.
              Editado pela última vez por ; 06 June 2010, 17:19.

              Comentário


                #8
                Bem, ninguém fez um update, mas aqui fica um comentário meu:

                - Será que Chavez vai pagar ?

                Fica ainda uma outra pergunta no ar: que raio de relação tem ele com Sócrates para vir fazer negócios a Portugal ? Por um lado, é bom para as nossas exportações, por outro, faço a mesma pergunta: ele paga ?

                A bem dos nossos impostos, espero que sim ...

                Comentário


                  #9
                  Podemos sempre encomendar uns lts de petróleo e ficar a dever.

                  Comentário


                    #10
                    Se pagar esse valor, após este tempo passado, acaba por ser do mal o menos...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Se pagar esse valor, após este tempo passado, acaba por ser do mal o menos...
                      Para o ENVC é realmente mesmo essa a situação, ter aquele "monstro" há um ano empatado, com o investimento feito e sem qualquer retorno, é um belo rombo...

                      A actuação do Governo dos Açores levanta muitas reservas, se por um lado é importante que os contratos sejam cumpridos e os requisitos dos mesmos, esta questão parece-me que não um pouco mesquinha, atendendo ao "luxo" que o barco apresenta para a função que ia desempenhar.

                      Comentário


                        #12
                        Ok, será que já dá para meter o iva a 22% em vez de 23??

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                          Bem, ninguém fez um update, mas aqui fica um comentário meu:

                          - Será que Chavez vai pagar ?
                          Na minha vida profissional já participei em negócios de alguns milhões de euros com a Venezuela, em que o Cliente é o próprio Estado Venezuelano, e este tem pago sempre muito bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                            Bem, ninguém fez um update, mas aqui fica um comentário meu:

                            - Será que Chavez vai pagar ?

                            Fica ainda uma outra pergunta no ar: que raio de relação tem ele com Sócrates para vir fazer negócios a Portugal ? Por um lado, é bom para as nossas exportações, por outro, faço a mesma pergunta: ele paga ?

                            A bem dos nossos impostos, espero que sim ...

                            o chavez gosta de nos, ficou com 1 avião e ainda é recebido como um rei ca, claro que o avião não pode sair de espaço aereo da venezuela

                            Comentário


                              #15
                              OK, que se façam negócios com esse país.

                              Agora, aparecer esse senhor Chavez com ar de quem vai dar uma esmola a estes desgraçados....ora porra...

                              Comentário


                                #16
                                Esperemos que paguem e que a barcaça consiga atravessar o oceano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto segundo o "ouvi dizer", os Açores pediram uma data de modificações posteriores, que obviamente afectaram a performance do navio... depois queixaram-se. Agora temos um "chasso" que "não presta".



                                  Mais vale realmente ser vendido a quem o queira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                    Esperemos que paguem e que a barcaça consiga atravessar o oceano.
                                    e pior ainda se for carregado de computadores magalhães...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não presta, foi vendido em vez de ficar a fazer de "peso de papéis"... Fosse tudo assim!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como é apanágio, vai ser pago em bolívares (fortes ) não-convertíveis

                                        Amizades deste calibre é assim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                          Bem, ninguém fez um update, mas aqui fica um comentário meu:

                                          - Será que Chavez vai pagar ?

                                          Fica ainda uma outra pergunta no ar: que raio de relação tem ele com Sócrates para vir fazer negócios a Portugal ? Por um lado, é bom para as nossas exportações, por outro, faço a mesma pergunta: ele paga ?

                                          A bem dos nossos impostos, espero que sim ...
                                          sim vai pagar: ele paga com petróleo que bem nos faz falta, e nós desencalhámos o Atlântida, 12500 casas pré fabricadas e milhão e meio de Magalhães, salvo erro. quero lá saber da ditadura dele: ele oferece as duas mãos para ajudar, até agora é o único que se ofereceu

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JoaoPestana Ver Post
                                            sim vai pagar: ele paga com petróleo que bem nos faz falta, e nós desencalhámos o Atlântida, 12500 casas pré fabricadas e milhão e meio de Magalhães, salvo erro. quero lá saber da ditadura dele: ele oferece as duas mãos para ajudar, até agora é o único que se ofereceu
                                            Curiosamente, produtos encomendados a "empresas do regime".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso é um sapo enorme para o Sócrates engolir (a cara dele quando o Chavez mandou aquela da revolução russa ) mas a verdade é que as exportações para a Venezuela aumentaram brutalmente, e, como ele disse a seguir com cara de caso, é preciso não esquecer que vivem lá 500 000 portugueses...

                                              Parece-me óbvio que aumentar as exportações é das únicas saídas que temos para o buraco onde estamos...

                                              Por isso em tempo de guerra não se limpam armas, e se a contrapartida é embarcar no circo do comandante, paciência. Um bocadinho mais engraxado, ainda ficava com o Tridente...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                Por acaso é um sapo enorme para o Sócrates engolir (a cara dele quando o Chavez mandou aquela da revolução russa ) mas a verdade é que as exportações para a Venezuela aumentaram brutalmente, e, como ele disse a seguir com cara de caso, é preciso não esquecer que vivem lá 500 000 portugueses...

                                                Parece-me óbvio que aumentar as exportações é das únicas saídas que temos para o buraco onde estamos...

                                                Por isso em tempo de guerra não se limpam armas, e se a contrapartida é embarcar no circo do comandante, paciência. Um bocadinho mais engraxado, ainda ficava com o Tridente...
                                                Concordo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os Açores têm,salvo erro, 6 portos diferentes, com alturas diferentes e posições diferentes de "estacionamento". O que à partida seria uma navio normal teve de ser adaptado sucessivamente para poder contemplar esses 6 Portos através de portas complexas e pesadas.

                                                  Depois, os "shareholders" todos desde a senhora da limpeza passando pelo securita, pelo deputado, pelo presidente da junta , da câmara, o polícia, o bombeiro, o sr prior, o menino joãozinho e e mesmo o pápa, visitaram o navio em construção e foram dando os seus bitaites mandatários que foram alterando sucessivamente o navio em coisas inimagináveis.

                                                  Não esquecer que é um navio de luxo feito à medida e altamente evoluído tecnologicamente contrariamente ao que se diz por aí.

                                                  Não é nenhum chasso...

                                                  Ainda bem que ficou resolvido a bem da sobrevivência dos estaleiros que fazem realmente falta à região de Viana.

                                                  Nota: isso foi-me contado por pessoas que trabalharam arduamente no projecto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Os Açores têm,salvo erro, 6 portos diferentes, com alturas diferentes e posições diferentes de "estacionamento". O que à partida seria uma navio normal teve de ser adaptado sucessivamente para poder contemplar esses 6 Portos através de portas complexas e pesadas.

                                                    Depois, os "shareholders" todos desde a senhora da limpeza passando pelo securita, pelo deputado, pelo presidente da junta , da câmara, o polícia, o bombeiro, o sr prior, o menino joãozinho e e mesmo o pápa, visitaram o navio em construção e foram dando os seus bitaites mandatários que foram alterando sucessivamente o navio em coisas inimagináveis.

                                                    Não esquecer que é um navio de luxo feito à medida e altamente evoluído tecnologicamente contrariamente ao que se diz por aí.

                                                    Não é nenhum chasso...

                                                    Ainda bem que ficou resolvido a bem da sobrevivência dos estaleiros que fazem realmente falta à região de Viana.

                                                    Nota: isso foi-me contado por pessoas que trabalharam arduamente no projecto.
                                                    Nem quero imaginar o que as pessoas envolvidas no projecto passaram depois deste todo mediatismo público.

                                                    Não estou nada a par do que se passou, mas temos uma falha enorme na nossa indústria pesada, os ENVC devem ser dos poucos a funcionar. Penso que este é o caminho, projecto e desenvolvimento. Produzir o que os outros projectam está a levar-nos à falência.

                                                    Há tanto mercado emergente a precisar de tanta maquinaria, nem precisa de ser tecnológicamente muito evoluída, daí ser o ideal para o nosso arranque. É preciso é que haja vontade de ir por esse caminho! É mais fácil fazer auto-estradas.....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Os Açores têm,salvo erro, 6 portos diferentes, com alturas diferentes e posições diferentes de "estacionamento". O que à partida seria uma navio normal teve de ser adaptado sucessivamente para poder contemplar esses 6 Portos através de portas complexas e pesadas.

                                                      Depois, os "shareholders" todos desde a senhora da limpeza passando pelo securita, pelo deputado, pelo presidente da junta , da câmara, o polícia, o bombeiro, o sr prior, o menino joãozinho e e mesmo o pápa, visitaram o navio em construção e foram dando os seus bitaites mandatários que foram alterando sucessivamente o navio em coisas inimagináveis.

                                                      Não esquecer que é um navio de luxo feito à medida e altamente evoluído tecnologicamente contrariamente ao que se diz por aí.

                                                      Não é nenhum chasso...

                                                      Ainda bem que ficou resolvido a bem da sobrevivência dos estaleiros que fazem realmente falta à região de Viana.

                                                      Nota: isso foi-me contado por pessoas que trabalharam arduamente no projecto.

                                                      Todos os politicos meteram a colher, a mandar fazer as alterações a seu belo prazer, sem nenhuma noção das implicações tecnicas, e no final outros que paguem, porque para pagar todas as alterações já não estão disponiveis, tipico de politicos Portugueses, mal formados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        ...
                                                        Não esquecer que é um navio de luxo feito à medida e altamente evoluído tecnologicamente contrariamente ao que se diz por aí.

                                                        Não é nenhum chasso...

                                                        ...
                                                        Quando se fala em chasso é por estar parado sem resolução.

                                                        E haviam vários armadores interessados, deviam era estar à espera que o preço caísse por aí abaixo, mediante a passagem do tempo e a necessidade dos ENVC pagarem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas
                                                          Pelo menos desta vez acho que o socrates esteve bem.
                                                          Agora a cereja mesmo em cima do bolo era conseguir vender-lhe os dois submarinos... e já agora os pandur que foram encomendados para a psp e os carros topo de gama dos gestores de empresas publicas.

                                                          cmps

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por faquir Ver Post
                                                            Boas
                                                            Pelo menos desta vez acho que o socrates esteve bem.
                                                            Agora a cereja mesmo em cima do bolo era conseguir vender-lhe os dois submarinos... e já agora os pandur que foram encomendados para a psp e os carros topo de gama dos gestores de empresas publicas.

                                                            cmps
                                                            A cereja em cima do bolo era mesmo conseguir vender o Sócrates e os restantes incompetentes deste governo á Venezuela, mas nem eles os querem, mesmo de borla

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