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Tracção frontal vs reboque??....

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    Tracção frontal vs reboque??....

    Bom dia

    Vinha hj para o trabalhito...na marginal nas calminhas...e vi um Rover ja antigo a ser rebocado, até aqui...sem novidade, mas...o carro ia totalmente de lado!! ou seja, parece q tinha a direcçao bloqueada numa determinada posição e assim ia com as rodas traseiras no ar...

    Pergunto...esquecendo a questão da direcção trancada...q presumo esforçará o sistema...

    Tendo uma mudança engatada...não fará mal a um veiculo de tracçao dianteira ser rebocado?

    Obrigado ;)

    #2
    tanto quanto sei.. sim!

    a ser rebocado dessa forma vai forçar varios componentes...

    penso que estraga..

    Abraço

    Comentário


      #3
      É assim, vendo um fwd a ser puxado por trás, se for em marcha-trás vai como se fosse a descer uma rua de traseira, com o motor a travar. É óbvio que feito durante muito tempo, a alta velocidade, e com o sistema de refrigeração e lubrificação desligados, não dá saúde nenhuma.
      Se for com uma velocidade para a frente, ou vai a arrastar pneus, ou a queimar embraiagem, ou no pior cenário o motor roda no sentido inverso (nada bom!).

      Isto com as duas rodas no chão. Se uma for levantada, essa roda no sentido inverso da outra e não há problema.

      Mas acho que no geral nunca se reboca um carro engatado.

      Comentário


        #4
        mas como é q o reboque verifica, ou alias...pode alterar isso? imaginemos um carro mal estacionado ou coisa q o valha, q tem de ser rebocado....

        Comentário


          #5
          Por isso mesmo não se reboca sem mais nem menos ou utilizam-se reboques tipo "empilhador" que levanta o carro por um lado e pousa em cima.

          Comentário


            #6
            Já vi utilizar-se uns "carrinhos" amarelos que se metem debaixo das rodas da frente e assim anda direito, e não interessa se está engatado ou não.

            Comentário


              #7
              Já vi rebocadores a meterem-se debaixo dos carros e conseguem desengatá-los por baixo. Não sei se dá em todos, nos que não der devem ir em cima de carrinho com rodas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PP Ver Post
                Já vi rebocadores a meterem-se debaixo dos carros e conseguem desengatá-los por baixo. Não sei se dá em todos, nos que não der devem ir em cima de carrinho com rodas.
                Sim, por vezes dá para desengatar assim.
                Quando cumpri serviço militar, andei com um Alter em que acontecia-lhe isso sozinho, ficava com a manete totalmente solta. Ainda consegui recolar por duas vezes depois Kaput... foi em 2ª por uns valentes kms.

                Resta saber se esse RR estava a ser rebocado "bloqueado" ou se foi serviço pedido pelo proprietário. Por norma os jipes e principalmente com tracção permanente não devem ser assim rebocados, pois forçam as transmissões, mas por exemplo nos manuais explica como deve ser assim rebocado por curtos kms.

                Comentário


                  #9
                  Se estava a ser rebocado assim é pk estava desengatado. Se não ia a arrastar. Estando desengatado não tem problema nenhum. O facto da direccção estar trancada é a única forma de o poder rebocar assim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    É assim, vendo um fwd a ser puxado por trás, se for em marcha-trás vai como se fosse a descer uma rua de traseira, com o motor a travar. É óbvio que feito durante muito tempo, a alta velocidade, e com o sistema de refrigeração e lubrificação desligados, não dá saúde nenhuma.

                    Ok, até se aceita...

                    Se for com uma velocidade para a frente, ou vai a arrastar pneus, ou a queimar embraiagem, ou no pior cenário o motor roda no sentido inverso (nada bom!).

                    Cumé que é ??
                    Embraiagem queimada ?
                    Motor a rodar no sentido contrário? - Como é isto possível !!??

                    Isto com as duas rodas no chão. Se uma for levantada, essa roda no sentido inverso da outra e não há problema.

                    Hum ?


                    Mas acho que no geral nunca se reboca um carro engatado.

                    Sendo possível, claro !
                    A Azul as minhas dúvidas...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                      A Azul as minhas dúvidas...
                      O motor resiste a ser rodado no sentido inverso, aliás é feito para que isso nunca aconteça (pode causar sérios danos aos componentes internos).

                      Quando o tentas fazer, quebra o elemento mais fraco...o motor e a transmissão são duros de roer por natureza, os pneus e a embraiagem nem por isso, e escorrega aquele que tiver menos aderência (já me aconteceu precisamente isto, parei o carro a descer numa rua bem íngreme, meti a marcha-traz e esqueci-me do travão de mão, mal larguei o travão a embraiagem começou a saltar à medida que o carro ia descendo aos solavancos).

                      Quando levantas uma roda esta não oferece nenhuma resistência logo devido ao diferencial se andares com o carro engatado o motor (que oferece muita resistência) não mexe e a roda que fica no ar roda exactamente à mesma velocidade da que está pousada, mas no sentido inverso.

                      Comentário


                        #12
                        Então vamos supor a seguinte situação:

                        Um carro de tracção traseira ou dianteira, com as rodas viradas para um lado e com a direcção trancada + travão de mão bem puxado ate a cima. Pelo que já li aqui em cima em alguns carros é possível desengatar por baixo então e há alguma maneira de desactivar o travão de mão de uma maneira semelhante? Ou nestas condições e única solução seria mesmo colocar esses tais "carrinhos" debaixo das rodas?

                        Comentário


                          #13
                          Isso de desengatar por baixo tenho as minhas dúvidas. Talvez fosse possível em alguns modelos em particular, mais antigos, mas hoje em dia as partes mecânicas dos carros são todas "tapadas" por isso não acredito que na maioria deles dê para desengatar por baixo sem estragar nada.

                          Idem para o travão de mão.

                          Se o carro for de tracção traseira não é preciso desengatar nada, tanto o motor como o travão de mão travam as rodas de trás, se o reboque levantar a traseira...

                          Mas lá está, os rebocadores são obrigados a saber qual a tracção de todos os modelos de automóveis na estrada? Como é lógico que não, e como eu ficava mesmo muito chateado se me estragassem o carro de qualquer maneira a rebocá-lo, simplesmente não se reboca (no sentido tradicional) sem autorização do dono.

                          E depois ainda há a questão dos sistemas de tracção integral...digamos que eu vinha do monte com o meu 4x4 e deixei os diferenciais todos bloqueados, vão-me partir a transmissão toda para o rebocar? Ou então aqueles carros que têm sistemas viscosos que a partir de uma diferença de velocidade agarram? Lá ia o gajo todo contente a puxar o carro de tracção traseira (aparentemente) e de um momento para o outro aquilo começa a guinar por todo o lado porque as rodas dianteiras foram engatadas
                          Editado pela última vez por SRLA; 09 June 2010, 21:26.

                          Comentário


                            #14
                            Pois a PSP muitas vezes não quer saber disso e depois....

                            E quando se fala nos jipes pior, pois mesmo não sendo 4x4 permanente, a transmissão acaba sempre por rodar e andar em esforço.
                            A este ainda tem que se juntar carros automáticos que também necessitam de algum cuidado para sair do P e desbloquear a caixa antes de rebocar.

                            Comentário

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