Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trato o meu carro como um bebe!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trato o meu carro como um bebe!

    Boa tarde,

    Desde que comprei carro novo ando com um bocado de pan*leirices com eles.

    Gostava com este tópico de saber até que nível estimam o vosso carro.

    Passo a explicar algumas coisas (para além das básicas que faço quase sempre):

    -ligo e desligo o carro em ponto morto e com o pé na embreagem;
    -abrando perigosamente para lombas, caminhos de ferro, buracos, etc
    -ponho protecção para o sol (daquelas prateadas)
    -para a protecção baixo as palas do sol e nao as recolho para nao estar sempre a baixar e levantar
    -nao abro vidros enquanto fecho portas, passo por lombas, etc
    -não fico muito tempo com o carro desligado a ouvir musica (gastar bateria)
    -nao estaciono de rodas viradas
    -em ruas planas, espero que o carro estabilize antes de puxar o travao de mao
    -evito materiais que possam desgastar plasticos (chaves, facas, etc)
    -etc.etc.

    Voces que fazem?

    #2
    Não o trato com o bébé, porque não gosto de ouvir bebes a gritar



    Agora mais a sério.

    Tenho os cuidados necessários para durar, ou seja, tenho cuidado quando ligo o carro não começar logo a partir, até aquecer vai em modo eco deixo trabalhar um pouco antes de o desligar, tenho cuidado a passar por lombas e por crateras.

    Já lhe dei mais banho é verdade, mas leva sempre revisões a tempo e horas.

    Ah e ultimamente tenho mimado com bebida da boa SC98, isto porque noto que o óleo anda mais clarinho, logo só lhe vai fazer bem

    Comentário


      #3
      Acho que o teu carro quer que o trates como um carro, e não como um bébé,
      nem como um tanque de combate.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
        Acho que o teu carro quer que o trates como um carro, e não como um bébé,
        nem como um tanque de combate.
        a minha fiat brava sempre foi tratada como um tanque de combate, sendo apenas um meio de transporte. Teve bastantes problemas (mas ainda rola com 185kkm's xD) e nao quero isso para o punto xD.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
          Boa tarde,

          Desde que comprei carro novo ando com um bocado de pan*leirices com eles.

          Gostava com este tópico de saber até que nível estimam o vosso carro.

          Passo a explicar algumas coisas (para além das básicas que faço quase sempre):

          -ligo e desligo o carro em ponto morto e com o pé na embreagem;
          -abrando perigosamente para lombas, caminhos de ferro, buracos, etc
          -ponho protecção para o sol (daquelas prateadas)
          -para a protecção baixo as palas do sol e nao as recolho para nao estar sempre a baixar e levantar
          -nao abro vidros enquanto fecho portas, passo por lombas, etc
          -não fico muito tempo com o carro desligado a ouvir musica (gastar bateria)
          -nao estaciono de rodas viradas
          -em ruas planas, espero que o carro estabilize antes de puxar o travao de mao
          -evito materiais que possam desgastar plasticos (chaves, facas, etc)
          -etc.etc.

          Voces que fazem?
          - ligo com o carro em ponto morto e pé na embreagem
          -abranado nas lombas, buracos e coisas que tal.
          -não ponho proteccção para o sol
          -abro vidros quando quero, quero lá saber se é em lombas.
          -Também não fico a ouvir música, carro não é sala de estar.
          -Estaciono com as rodas como estejam, viradas ou não.
          -Em ruas planas puxo o travão de mão com ele parado.
          -Não evito nenhum material.

          Basicamente o carro é para me servir. É claro que já não é novo. Mas os cuidados são os mesmos. Quando era novo novo talvez o lavasse mais vezes.

          Comentário


            #6
            Eu tenho um carro velho e sem valor comercial pelo que não tenho grandes paneleirices com o carro, os cuidados normais e uma ou outra mania mas fica-se por aí.

            Acho a protecção para o sol essencial, de verão coloco-a sempre. Se puder deixo sempre o carro à sombra mesmo que tenha de andar alguns metros mais.

            Tenho algum cuidado a fechar as portas e gosto que os outros também tenham, a ideia é poupar o sistemas dos vidros eléctricos e evitar ruídos parasitas.

            Apesar de nunca ter tido qualquer problema com aquecimentos controlo bastante a variação da temperatura.

            Evito grandes acelerações a frio mas não é uma regra, depende da paciência ou da maluqueira do momento ainda hoje foi as 5000rpm a frio ao entrar numa rotunda complicada e bem movimentada.

            Evito pôr as roda nos buracos e se puder piso as lombas apenas com 2 rodas.

            Mudo o óleo 5w40 a cada 10 000km.

            De vez em quando ponho óleo em spay em tudo o que é dobradiças ou zonas com tendência a acumular água.

            Não deixo o carro ficar sujo durante muito tempo, não por me importar de o ver assim mas para poupar a pintura.

            Quando paro o carro num semáforo ou algo do género evito ficar com o pé na embraiagem e o carro engatado, coloco logo em ponto morto.

            Tenho também a mania de saltar as mudanças da caixa e aproveitar descidas para o fazer. (1ª para 3ª, ou 2ª para 4ª)

            Procuro acertar sempre as rotações nas reduções com vista a poupar embraiagem (que já pega algo em cima).

            E é isto, que já não é assim tão pouco.
            Editado pela última vez por FernandoAc; 16 June 2010, 19:24.

            Comentário


              #7
              - Procuro sempre sombra.
              - ando sempre a ouvir se tem algum barulho estranho
              - não passo nunca das 3000 rpm a frio ou a quente
              - óleo sempre trocado a cada 5000 km's
              - interiores aspirados
              - gasolina sempre sc98
              - pressão dos pneus vista e revista em dois sítios diferentes para evitar erros.
              - protecção solar no vidro em que bater sol, tanto traseiro como dianteiro.
              - filtro do ar sempre revisto regularmente.
              - cartografia das crateras que habitam as nossas vias catalogadas e referenciadas
              - tentar não andar com o carro cheio
              - não passar dos 100km/h
              - líquido dos vidros sempre a nível
              - lavagem regular (sempre manual e com esponja própria)
              - não bater com força as portas
              - agora tenho que ver WD-40 para as dobradiças.
              - estacionar sempre junto a colunas nos centros comerciais
              o carro é um ford fiesta 1.1 mk3 com 65 000 km's carro de família.
              Editado pela última vez por HPseanpaul; 16 June 2010, 19:39.

              Comentário


                #8
                Bem podes ter todas as p*neleirices do universo com o carro mas, excepto se andares de garagem em garagem (e ainda assim) prepara-te para a bela da quincada na chapa, riscos,raspadelas etc etc.

                O dia há-de chegar! A questão é sómente se vai ser demorar mais ou menos!

                Quanto mais depressa fores comprar o kit de retoques à cor do carro e uma massa de polir fina, menos sofrimento atroz vais passar. Vai por mim!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                  - Procuro sempre sombra.
                  - ando sempre a ouvir se tem algum barulho estranho
                  - não passo nunca das 3000 rpm a frio ou a quente
                  - óleo sempre trocado a cada 5000 km's
                  - interiores aspirados
                  - gasolina sempre sc98
                  - pressão dos pneus vista e revista em dois sítios diferentes para evitar erros.
                  - protecção solar no vidro em que bater sol, tanto traseiro como dianteiro.
                  - filtro do ar sempre revisto regularmente.
                  - cartografia das crateras que habitam as nossas vias catalogadas e referenciadas
                  - tentar não andar com o carro cheio
                  - não passar dos 100km/h
                  - líquido dos vidros sempre a nível
                  - lavagem regular (sempre manual e com esponja própria)
                  - não bater com força as portas
                  - agora tenho que ver WD-40 para as dobradiças.
                  - estacionar sempre junto a colunas nos centros comerciais
                  o carro é um ford fiesta 1.1 mk3 com 65 000 km's carro de família.
                  Tens fotos ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Tens fotos ?
                    aqui neste pc não mas depois posso postar. apesar do carro já ter alguns danos de pintura dos primeiros anos de vida.

                    Comentário


                      #11
                      ando a fundo...
                      e so abrando nas lombas de alcatrão! nas de borracha, por norma acelero...
                      lavagem, nem ve-la
                      revisões de 10 em 10 000
                      pe na embriagem (por hábito ao ligar)
                      pneus... é quando calhar ver as pressões... não há tempo...
                      gasóleo... é do mais barato


                      200 000 kms and counting (em breve a troca das correias e bomba de água)

                      Comentário


                        #12
                        - Procuro sempre sombra.
                        - ando sempre a ouvir se tem algum barulho estranho
                        - não passo nunca das 2.500 rpm a frio
                        - óleo sempre trocado a tempo e horas
                        - pressão dos pneus vista e revista
                        - protecção solar no vidro em que bater sol, tanto traseiro como dianteiro.
                        -Procuro não andar depressa em cidade se já sei que vou cair num buraco fora o maior desgaste mecanico.
                        - tentar não andar com o carro cheio
                        - não bater com força as portas
                        - estacionar sempre junto a colunas nos centros comerciais
                        - Evito dar desgaste ao interior, entro e saio com cuidado, tenho cuidado com o volante e punho da manete das mudancas etc.
                        - Tenho garagem que no tempo de chuva ou de muito calor poupa bastante o menino
                        -Tenho em atenção quando desligo desligar antes os farois, nao os ter ligados com o carro ligado, não estar sempre a fazer "o ponto".
                        Quando paro o carro num semáforo ou algo do género evito ficar com o pé na embraiagem e o carro engatado, coloco logo em ponto morto.

                        Tenho também a mania de saltar as mudanças da caixa e aproveitar descidas para o fazer. (1ª para 3ª, ou 2ª para 4ª)

                        Acho que é tudo
                        Editado pela última vez por JoelM; 16 June 2010, 20:11.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                          - Procuro sempre sombra.
                          - ando sempre a ouvir se tem algum barulho estranho
                          - não passo nunca das 3000 rpm a frio ou a quente
                          - óleo sempre trocado a cada 5000 km's
                          - interiores aspirados
                          - gasolina sempre sc98
                          - pressão dos pneus vista e revista em dois sítios diferentes para evitar erros.
                          - protecção solar no vidro em que bater sol, tanto traseiro como dianteiro.
                          - filtro do ar sempre revisto regularmente.
                          - cartografia das crateras que habitam as nossas vias catalogadas e referenciadas
                          - tentar não andar com o carro cheio
                          - não passar dos 100km/h
                          - líquido dos vidros sempre a nível
                          - lavagem regular (sempre manual e com esponja própria)
                          - não bater com força as portas
                          - agora tenho que ver WD-40 para as dobradiças.
                          - estacionar sempre junto a colunas nos centros comerciais
                          o carro é um ford fiesta 1.1 mk3 com 65 000 km's carro de família.
                          Tenho um Fiesta 1.3 mk3.5, sempre na garagem... Vai sair na próxima semana para fazer IPO

                          Comentário


                            #14
                            só faço isso quando o carro é novo.

                            depois de ir ao shopping e levar a primeira mocada na porta passa-me

                            Comentário


                              #15
                              Ando sempre a esgarnar... não tenho cuidados nenhuns especiais com o carro, a não ser tê-lo minimamente limpo, exterior e interiormente, e trocar o óleo de 5 em 5.000 km. Procuro no verão lugares à sombra, mas esses "cremes de beleza" = zero...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                Tenho um Fiesta 1.3 mk3.5, sempre na garagem... Vai sair na próxima semana para fazer IPO
                                oh isso chega ao IPO e passa a brincar..


                                são carros baratos de manter e são a evolução dos antigos veículos ( renault 4, citroen 4cv etc) para a evolução, pois verificamos que os interiores na altura foram o salto que houve de melhor, o motor é de facto antigo..

                                mais as matrículas negras e brancas colocadas no carro dão outro charme..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                  - Procuro sempre sombra.
                                  - ando sempre a ouvir se tem algum barulho estranho
                                  - não passo nunca das 3000 rpm a frio ou a quente
                                  - óleo sempre trocado a cada 5000 km's
                                  - interiores aspirados
                                  - gasolina sempre sc98
                                  - pressão dos pneus vista e revista em dois sítios diferentes para evitar erros.
                                  - protecção solar no vidro em que bater sol, tanto traseiro como dianteiro.
                                  - filtro do ar sempre revisto regularmente.
                                  - cartografia das crateras que habitam as nossas vias catalogadas e referenciadas
                                  - tentar não andar com o carro cheio
                                  - não passar dos 100km/h
                                  - líquido dos vidros sempre a nível
                                  - lavagem regular (sempre manual e com esponja própria)
                                  - não bater com força as portas
                                  - agora tenho que ver WD-40 para as dobradiças.
                                  - estacionar sempre junto a colunas nos centros comerciais
                                  o carro é um ford fiesta 1.1 mk3 com 65 000 km's carro de família.
                                  Esse carro deve estar novo!

                                  E a precisar de uma valente esfrega a bem da ciência, para tirar o carvão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    não percebi a das lombas. Se fores a passar por uma levantas os vidros? consegues te lembrar sempre?
                                    E para quem disse que nunca passa das 3mil mesmo a quente, isso não é propriamente tratar bem o carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                      oh isso chega ao IPO e passa a brincar..


                                      são carros baratos de manter e são a evolução dos antigos veículos ( renault 4, citroen 4cv etc) para a evolução, pois verificamos que os interiores na altura foram o salto que houve de melhor, o motor é de facto antigo..

                                      mais as matrículas negras e brancas colocadas no carro dão outro charme..
                                      Por acaso na última vez que fui à IPO, coisa de 2 semanas atrás o carro que estava na minha frente era precisamente um fiesta mk3. O chão do centro de inspecções todo limpinho (o que é raro) e o malandro do carro deixou logo uma valente mancha preta no chão quando o examinador começou a acelerar por ele no teste dos gazes.
                                      E aquelas válvulas a bater também era algo de se ouvir.

                                      Não passou...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fcorreia Ver Post
                                        Ando sempre a esgarnar... não tenho cuidados nenhuns especiais com o carro, a não ser tê-lo minimamente limpo, exterior e interiormente, e trocar o óleo de 5 em 5.000 km. Procuro no verão lugares à sombra, mas esses "cremes de beleza" = zero...
                                        5 em 5 mil? É dos anos 80 o carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                          oh isso chega ao IPO e passa a brincar..


                                          são carros baratos de manter e são a evolução dos antigos veículos ( renault 4, citroen 4cv etc) para a evolução, pois verificamos que os interiores na altura foram o salto que houve de melhor, o motor é de facto antigo..

                                          mais as matrículas negras e brancas colocadas no carro dão outro charme..
                                          Eu sei que passa

                                          O meu já tem as letras da matrícula à direita... Tenho também um mk3 1.1 de 90... mas está em mau estado... provavelmente, vai para abate

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                            Esse carro deve estar novo!

                                            E a precisar de uma valente esfrega a bem da ciência, para tirar o carvão.
                                            já levou, e está a funcionar que nem um relógio..

                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            E para quem disse que nunca passa das 3mil mesmo a quente, isso não é propriamente tratar bem o carro.
                                            fui eu que disse, o carro não passa das 3000 rpm pois anda sempre na VCI e a 2500 rpm já vai a 80km/h depois ele a partir das 4000 rmp deixa de respirar, é problema destes carros, são muito asmáticos, e o binário máximo deste motor ocorre às 2800 rpm. Ah e não faço arranques a matar. aqui estão as razões.
                                            mas porque é que faz mal? nunca passar? ou melhor não passar de vez em quando?
                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                            Por acaso na última vez que fui à IPO, coisa de 2 semanas atrás o carro que estava na minha frente era precisamente um fiesta mk3. O chão do centro de inspecções todo limpinho (o que é raro) e o malandro do carro deixou logo uma valente mancha preta no chão quando o examinador começou a acelerar por ele no teste dos gazes.
                                            E aquelas válvulas a bater também era algo de se ouvir.

                                            Não passou...
                                            eu imagino, já deviam ser os segmentos nas couves..
                                            Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                            Eu sei que passa

                                            O meu já tem as letras da matrícula à direita... Tenho também um mk3 1.1 de 90... mas está em mau estado... provavelmente, vai para abate
                                            sim de facto não vale a pena manter algo que está em mau estado, aproveita peças do mk3 para o mk3,5...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso isso...habitem-nos mal.
                                              E depois não querem ser reféns dos ditos cujos

                                              O meu está habituado a levar tanta porrada, que nunca se queixa e/ou queixou

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                                já levou, e está a funcionar que nem um relógio..


                                                mas porque é que faz mal? nunca passar? ou melhor não passar de vez em quando?

                                                eu imagino, já deviam ser os segmentos nas couves..


                                                sim de facto não vale a pena manter algo que está em mau estado, aproveita peças do mk3 para o mk3,5...
                                                Sim o carro tinha os segmentos a passar óleo, bastante!

                                                Posso não estar 100% correcto mas penso que tem a ver com o movimento dos componentes internos do motor. Basicamente os componentes cambota e principalmente a biela estendem e comprimem (esticam e encolhem) durante o seu funcionamento e ao longo do tempo vai-se formando um calo nos cilindros.

                                                Num motor que está habituado a fazer pouca rotação vai criar o dito calo num lugar que pode ser atingido pelos pistões e segmentos danificando-os quando levado a rotações mais altas devido "esticar" dos componentes internos o que não é lá muito aconselhável.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                  Boa tarde,

                                                  Desde que comprei carro novo ando com um bocado de pan*leirices com eles.

                                                  Gostava com este tópico de saber até que nível estimam o vosso carro.

                                                  Passo a explicar algumas coisas (para além das básicas que faço quase sempre):

                                                  -ligo e desligo o carro em ponto morto e com o pé na embreagem;
                                                  -abrando perigosamente para lombas, caminhos de ferro, buracos, etc
                                                  -ponho protecção para o sol (daquelas prateadas)
                                                  -para a protecção baixo as palas do sol e nao as recolho para nao estar sempre a baixar e levantar
                                                  -nao abro vidros enquanto fecho portas, passo por lombas, etc
                                                  -não fico muito tempo com o carro desligado a ouvir musica (gastar bateria)
                                                  -nao estaciono de rodas viradas
                                                  -em ruas planas, espero que o carro estabilize antes de puxar o travao de mao
                                                  -evito materiais que possam desgastar plasticos (chaves, facas, etc)
                                                  -etc.etc.

                                                  Voces que fazem?
                                                  Opa, deixa tar q nao és o unico... eu tb desde q tive o carro novo que o trato se calhar demasiadamente com cuidado, e mesmo assim às vezes lá passo nuns buracos sem querer, etc, e fico fulo...

                                                  Evito muito riscar os materiais com as chaves, etc etc, tenho cuidado c isso mas às vezes lá escapa um risco ou algo do género...

                                                  Às vezes dou por mim a pensar se nao seria mais "feliz" e se n andaria mais descansado em andar tipo num carro q tivesse sido comprado usado e assim o compromisso com ele nao fosse tao grande... o facto de ser cauteloso e picuinhas com o carro se calhar às vezes até é um bcd em exagero... de tal modo q se calhar n ando tão à vontade como andaria com outro carro qualquer...

                                                  É o factor "ser novo"... com o tempo o cuidado vai se perdendo e nao ligamos tanto aos pormenores, é verdade. Mas perder o zelo nunca ;)

                                                  Cumps
                                                  Editado pela última vez por topdriver1; 16 June 2010, 20:55.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                    Sim o carro tinha os segmentos a passar óleo, bastante!

                                                    Posso não estar 100% correcto mas penso que tem a ver com o movimento dos componentes internos do motor. Basicamente os componentes cambota e principalmente a biela estendem e comprimem (esticam e encolhem) durante o seu funcionamento e ao longo do tempo vai-se formando um calo nos cilindros.

                                                    Num motor que está habituado a fazer pouca rotação vai criar o dito calo num lugar que pode ser atingido pelos pistões e segmentos danificando-os quando levado a rotações mais altas devido "esticar" dos componentes internos o que não é lá muito aconselhável.
                                                    mmm..... faz algum sentido, mas os pistons não fazem sempre o mesmo percurso ao longo do cilindro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu comparado a vocês sou um desleixado!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estou admirado de ainda ninguém ter dito que deixam o carro chegar com o combustível á reserva, para não usar os detritos que estão no fundo para não lixar os injectores...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DaniCMax Ver Post
                                                          Estou admirado de ainda ninguém ter dito que deixam o carro chegar com o combustível á reserva, para não usar os detritos que estão no fundo para não lixar os injectores...
                                                          Se isso é assim então os injectores do meu carro estão todos lixados com F bem grande!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
                                                            Se isso é assim então os injectores do meu carro estão todos lixados com F bem grande!
                                                            E não há de ser só o teu

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X