Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim-de-Semana com 407 2.7 V6 HDI AM6

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fim-de-Semana com 407 2.7 V6 HDI AM6

    Prevendo-se um fim-de-semana monótono, com o tempo encoberto, foi com alguma satisfação que recebi a notícia de uma pimenta preta, com quase cinco metros, para tornar as deslocações destes dois dias mais picantes. Ei-la:




    Bem sei que os gostos estéticos são diversos e de cada um, mas creio que ningém fica indiferente às linhas deste volumoso coupe, onde as jantes de 18” se enquadram de forma equilibrada, e a fluência das linhas nos prendem o olhar a cada detalhe que realça o espírito inconfundível de um “Gran Turismo”.



    Ao abrir a porta, o primeiro contacto evidencia qualidade e requinte, num ambiente sport sem detalhes em demasia.



    O conforto está no patamar mais elevado, com infinitas afinações memorisáveis dos bancos em pele perfurada e também do volante, o tablier forrado a pele, enfim antes de rodar a chave percebe-se onde está a justificação para os quase 40000€ que a marca pede por um Peugeot (os outros 20000€ são impostos).
    Ao rodar a chave, acorda-se p 2,7 litros a dividir por 6 cilindros em V fazem do trabalhar deste diesel um rugido nobre, (que só se ouve com os vidros abertos), e é antes de arrancar que nos damos conta que falt um pedal, e a caixa não é em H, mas uma tiptronic (sistema Porsche) de 6 velocidades. Será que compromete o espírito do leão? Diesel e automático desportivo? Vamos lá a averiguar...




    Ao arrancar, sente-se a suavidade do ronronar do V6, acompanhada da disponibilidade de binário espectável num carro que anuncia 44 kgm às 1900 rpm, e acaixa em modo “D” acompanha a leveza que o pé levemente encostado ao acelerador impõe, nem se sentem as mudanças a entrar...ao fim de 500 metros entro na auto-estrada, e assim que uma pick-up da moda me sai da frente já à velocidade que manda a lei, não me contenho e confirmo totalmente o curso do pedal direito! Nada de coice, algumas cócegas na barriga, mas familiares até em carros com menos 80cv, a tiptronic entende que 4ª é melhor que 6ª e passados 2 segundos sente-se um permanente empurrão, até que o velocímetro acuse *******, segue-se a travagem, tenho de tirar o ticket....viria mais tarde a comprovar que a excelente eficácia e poder da travagem apenas fica manchada por alguma fadiga evidenciada a partir da 4ª ou 5ª “espremidela”, mas sempre são 1700 kg a perder ********* de kms/h em poucos metros...
    Em AE tudo tranquilo, aliás, supreendentemente tranquilo e silencioso para o ritmo imposto, não se sente trepidação, ruidos aerodinâmicos, “flutuar” da carroceria, ruido de rolamento...NADA! Com a caixa em modo manual porque prefiro o binário desde as 2000 do que os 2 segundos perdidos a tirar 2 mudanças antes da reprise quando se pisa é possível viajar com a minha mulher a ***** sem reclamações. Um verdadeiro GT, em que as siglas V6 AM6 se sentem muito mais que as HDI em andamento, notando-se estas últimas no abastecimento.

    E já que falo em consumos, o deste fim-de-semana despreocupado foi de 9,4l. Com o c.control a 120 o consumo cifra-se nos 6,7l, (mais 1 litro do que o 307 1.6), e acima das ****** vai entre os 12 e os 14, parece-me muito honesto para a capacidade demosntrada e peso.

    Ansioso por sentir se de facto faz jus ao cariz desportivo, e se o grip das borrachas 235/45 R18 deixam sentir o comportamento do conjunto, fiz uma incursão por uma estrada nacional da zona, não sem antes activar o “modo sport” que torna as irregularidades mais perceptíveis, bem como as passagens de caixa. Ainda assim optei por usar a caixa em modo manual.
    As primeiras curvas foram feitas em apoio, sem abusos, em que a frente se mostrou incisiva bem ao estilo do leão, mas a traseira imperturbável. O apoio do banco até dá vontade de sentir mais e mais Gs laterais.
    A saida das curvas é forte e consistente, não se sente qualquer lag de turbo, a caixa é rápida qb, mas com um delay significativo, ou seja move-se o manípulo 300 a 400 rpm antes do timming de passagem desejado. Aquando da passagem não há muitas perdas, o processo de engrenagem é lesto. Nas curvas mais fechadas os pneus começam a guinchar e o esp acende a luz. Não se intromentendo excessivamente, devia ser desligável também acima dos 50 kms/h.
    A um ritmo mais forte o comportamento é muito são, e procurando uma condução eficaz, com trajectória delineada conseguem-se velocidades de passagem em curva surpreendentes, especialmente nas mais abertas.
    Qualquer recta é rápidamente “devorada” e o V6 mostra cada um dos 204 equídeos, bem como os 44 kgm quase constantes entre as 2 e as 4 mil rpm, fazendo esquecer o “pico” de binário a que estamos habituados nos diesel. A travegem para além de forte e mordaz é muito bem acompanhada pela suspensão, perdendo-se no entanto alguma eficácia ao fim de 6 ou 7 travagens fortes (mesmo fortes).
    Provocando a mais de tonelada e meia nota-se que é possível fazer rodar a traseira, não fora a “ajuda” electrónica que acende luzes laranja e corta a diversão (e ainda bem porque uma atravessadela a sério deste animal ocuparia as 2 faixas disponíveis, são quase 5 metros...).
    Parece que os últimos 10 kms passaram em menos de 2 minutos, e o entrosamento com a máquina é finalmente aquele que nos permite senti-lo, antever as reacções e brincar com cada uma das suas potencialidades ( as ultrapassagens são demais...), sem receio de ser “traído" por qualquer reacção extemporânea do felino.
    Em nada semelhante a um “pocket rocket” em agilidade, e não sendo um desportivo de cortar a respiração, este volumoso coupé mostra ter raça quando provocado, e cumpre a nobre função de libertar a adrenalina do condutor, e apesar do peso tem uma motorização à altura de garantir performances muto satisfatórias e enquadradas no espírito GT. É dos melhores compromissos Conforto/Performance/Funcionalidade/Economia que conheço.

    #2
    Excelente descrição.

    Comentário


      #3
      Também achei. Muito bem M911t;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

        Excelente descrição.
        Gostei

        Comentário


          #5
          Pontos fracos?

          Comentário


            #6
            Belissima descrição. Parabens.

            Comentário


              #7
              Se tivesse dinheiro, era uma das minha opções neste momento.

              Comentário


                #8
                É bonito o bicho.

                E as jantes estão soberbas. Muito lindas mesmo.

                BTW, boa descrição. Sem os exageros orgásmicos que alguns users têm quando exprimentam um carro mais potente.

                Comentário


                  #9
                  Fim de semana num 407 Coupé... Quem me dera!
                  Grande máquina!

                  Comentário


                    #10
                    Carro perfeito[B)]

                    Comentário


                      #11
                      o carro tá lindo, mas as jantes é meio para o "sem sal"[8)]





                      Comentário


                        #12
                        Quais são os concorrentes directos deste carro?
                        A descrição está muito boa...

                        [EDIT]: terá mesmo ambição a ser considerado desportivo?

                        Comentário


                          #13
                          Muito boa descriçäo e é bem bonito o leäo;)é sò pena mesmo os travöes[|)]

                          Comentário


                            #14
                            Adoro esse carro.

                            Comentário


                              #15
                              Grande descrição!!! É o mesmo comportamento do C6 com o mesmo motor, pelo menos aparentemente, nos consumos é que tem andado nos 10L ;)

                              Comentário


                                #16
                                quem me dera [B)]

                                Comentário


                                  #17


                                  Quando a este nível falamos em pontos fracos, há necessáriamente que comparar com as ofertas concorrentes e respeitar as opções assumidas.
                                  Não faz sentido referir a dificuldade em encontrar estacionamento no Bairro Alto à noite (se bem que o sistema de auxílio com sensores atrás, à frente e laterais funciona lindamente com diagrama no écran de navegação), ou a incapacidade de transportar 5 pessoas confortávelmente, (mas 4 vão de sofá para qualquer lado) ou referir a dificuldade em tirar uma criança de colo dos bancos traseiros...
                                  Sendo o posicionamento deste carro de certa forma singular, encontro como concorrentes o 330cd, o CLK 270 CDI, o Brera e C70 D5. Nunca conduzi nenhum destes, seduz-me o Alfa Romeo pela estética e o BMW pela potência e tracção traseira, mas não posso comparar.
                                  Resulta então uma crítica menos positiva ao plástico dos comandos de piscas, limpa-vidros, e c.control, ao facto do ESP ser "indesligável" acima dos 50 kms/h, à fiscalidade sobre os modelos de maior cilindrada que projectam o valor final para montantes incompreensíveis e a alguma falta de notoriedade da marca em automóveis deste nível, não obstante a longa tradição no segmento.
                                  Uma nota apenas, apesar dos 60.000 € que pedem, um veículo destes de serviço com 3 meses e 8000 kms pode ficar em menos 10 a 12.000€.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Grande carro,esse 407 tira-me do serio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito bonito

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho um carro desportivo para pessoas mais velhas.
                                        Muito confortável e pesado, ao estilo Mercedes. E depois como é que é admissivel que um carro desse calibre, ao fim de poucas travagens, provoque logo sobreaquecimento! os 40k € deviam ser suficientes para por um sistema de travagem como deve ser! Ou não?
                                        Muito bonito, mas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Gugul

                                          Acho um carro desportivo para pessoas mais velhas.
                                          Muito confortável e pesado, ao estilo Mercedes. E depois como é que é admissivel que um carro desse calibre, ao fim de poucas travagens, provoque logo sobreaquecimento! os 40k € deviam ser suficientes para por um sistema de travagem como deve ser! Ou não?
                                          Muito bonito, mas...
                                          mas k?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se calhar não me expliquei muito bem em relação à travagem...O carro trava muito bem e a resistência à fadiga está algures entre um A4 sport e um Carrera 4 (996), e quando falo em perda de eficácia não significa que deixe de travar...trava um bocadinho menos...e cheira um pouco a ferodo ;)
                                            Para a minha condução se estivesse ao nível Porsche estava melhor eheheheh

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sei que muita gente não concorda mas, eu sempre preferi este carro ao 406 coupé...

                                              Comentário


                                                #24
                                                a traseira é mesmo brutal:


                                                [B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um carro com estilo, na dose certa, reparei no suporte da matricula, é do concessionário de setubal... ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                                                    Eu sei que muita gente não concorda mas, eu sempre preferi este carro ao 406 coupé...
                                                    x2.

                                                    Grande fim de semana... há gente com sorte. [8]... coisa feia a inveja!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      gosto muito do carro! e pena ser tao "banheira"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vejo um todos os dias....

                                                        E de vez em quando um cinza... com outras jantes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Liiiiiiiiiiiiiiiiiindo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            De facto o carro é lindo, tanto por fora como por dentro e na cor que eu acho que esses carros ficam melhor, em preto.

                                                            Outra coisa que gostei muito, foi da tua descrição, a maneira como escreves-te muito bom, parabéns ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X