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Deformação em Acidente (E os Mitos AHO)

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    Deformação em Acidente (E os Mitos AHO)

    Já aqui li por dezenas de vezes pessoal dizer que o seu carro da marca X e Y é que é bom, pq bateu a Xkm/h e deformou-se pouco...

    Será que as pessoas não sabem que a energia tem de se dissipar por algum lado? Se na é dissipada pelo carro é dissipada pelos ocupantes...

    Claro que há vários tipos de deformação.

    Mas num acidente com violência um carro que fique bem deformado os ocupantes ficam em melhor estado que um carro pouco deformado...

    Uma vez vi um acidente entre um 607 e um polo (daqueles da altura do G40)... Bateram de frente. O 607 estava todo destruido. O Polo estava "como novo". O gajo do polo ia de ambulancia e os gajos do 607 estavam a falar com a policia sem qq problema.

    Por favor pessoal não façam tb da deformação dos carros uma guerra de pilinhas.

    #2
    Sim, isso é verdade, os carros cada vez mais protegem os ocupantes

    Os carros mais antigos, os que se deformam pouco, com acidentes pouco aparatosos à vista, por vezes ficam todos "torcidos".

    Comentário


      #3
      Por acaso nunca ouvi ninguém aqui no forum dizer um "disparate" desses.

      Acho que já é consensualizado que os carros modernos deformam-se de modo a que absorva a maior parte da energia provocada pelo impacto.

      Claro que às vezes é chato por um toquezinho de nada o carro ficar todo desfeito, mas se isso permitir salvar uma vida a história já é outra.

      Comentário


        #4
        Uma vez num canal qualquer vi um documentário sobre este tema, e os carros que eles lá punham eram aqueles Volvos antigos, que aquilo com uma cacetada não acontecia nada.... Depois davam exemplos de acidentes em que o carro não sofre quase nada e a pessoa que ia lá dentro ficou bastante mal...[:0]

        Agora com eles a deformarem-se todos ganham as pessoas e as oficinas...[|)];)

        Já que falas em mitos, pode-se constatar que muitas pessoas, em grande parte as mais idosas, ainda dizem que bom é aquele que não se parte...[8D]

        Comentário


          #5
          Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

          Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

          Deformar = BOM.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por whereagles

            Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

            Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

            Deformar = BOM.
            [}]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por whereagles

              Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

              Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

              Deformar = BOM.
              Gostavas de experimentar?

              Eu não...

              sabias que há testes do EuroNcap feitos a 60km/h contra uma parede de betão?

              Olha que bater de tanque a 50km/h numa parede de betão, vais ver o que sente uma bola de bilhar.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                citação:Originalmente colocada por whereagles

                Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

                Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

                Deformar = BOM.
                Gostavas de experimentar?

                Eu não...

                sabias que há testes do EuroNcap feitos a 60km/h contra uma parede de betão?

                Olha que bater de tanque a 50km/h numa parede de betão, vais ver o que sente uma bola de bilhar.
                Errado.
                A 50 km/h o tanque atravessa a parede:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por speed

                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                  citação:Originalmente colocada por whereagles

                  Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

                  Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

                  Deformar = BOM.
                  Gostavas de experimentar?

                  Eu não...

                  sabias que há testes do EuroNcap feitos a 60km/h contra uma parede de betão?

                  Olha que bater de tanque a 50km/h numa parede de betão, vais ver o que sente uma bola de bilhar.
                  Errado.
                  A 50 km/h o tanque atravessa a parede:D
                  Bem visto[}]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                    citação:Originalmente colocada por speed

                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                    citação:Originalmente colocada por whereagles

                    Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

                    Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

                    Deformar = BOM.
                    Gostavas de experimentar?

                    Eu não...

                    sabias que há testes do EuroNcap feitos a 60km/h contra uma parede de betão?

                    Olha que bater de tanque a 50km/h numa parede de betão, vais ver o que sente uma bola de bilhar.
                    Errado.
                    A 50 km/h o tanque atravessa a parede:D
                    Bem visto[}]
                    :D

                    Comentário


                      #11
                      sim mas tb quanto mais massa do carro melhor!e pior po outro!
                      os carros pekenos evoluiram e mt mas nao me metam um patrol gr contra um polo dos novos e digam k se aleigam mais os do GR!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por ohbaca

                        sim mas tb quanto mais massa do carro melhor!e pior po outro!
                        os carros pekenos evoluiram e mt mas nao me metam um patrol gr contra um polo dos novos e digam k se aleigam mais os do GR!
                        Isso não... o partol entra pelo polo adentro[}]

                        Comentário


                          #13
                          nem sim, nem nao : Nin.

                          Eles têm de deformar até certo ponto, depois há que ter a estrutura bem rígida.


                          por essa filosofia.... teste-se os "smarts" :D

                          editei um erro que tinha.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ohbaca

                            sim mas tb quanto mais massa do carro melhor!e pior po outro!
                            os carros pekenos evoluiram e mt mas nao me metam um patrol gr contra um polo dos novos e digam k se aleigam mais os do GR!
                            a uns anos atras, fizeram um teste de um patrol gr contra um vw golf e o resultado nao podia ser pior os ocupantes do patro gr simplesmente morriam com o embate.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por speed

                              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                              citação:Originalmente colocada por whereagles

                              Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

                              Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

                              Deformar = BOM.
                              Gostavas de experimentar?

                              Eu não...

                              sabias que há testes do EuroNcap feitos a 60km/h contra uma parede de betão?

                              Olha que bater de tanque a 50km/h numa parede de betão, vais ver o que sente uma bola de bilhar.
                              Errado.
                              A 50 km/h o tanque atravessa a parede:D
                              [}][}][}][}][}][}]

                              Comentário


                                #16
                                Basta pensar na zona do pára-brisas para a frente como uma almofada que nos desacelera "suavemente" (dentro do possivel, claro) para que quando a deformação chegue à zona rigida da carroçaria, onde nós estamos, o carro já siga a uma velocidade inferior e assim soframos uma menor desaceleração. Sem essa almofada não há uma diminuição da velocidade e embatemos no obstáculo à velocidade a que o carro seguia.

                                Comentário


                                  #17
                                  o melhor mesmo é nao bater! lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há uns tempos andava aqui um vídeo de uma colisão experimental entre um espace e um land rover.

                                    Sim, ambos se deformavam com o embate, que foi deveras brutal.

                                    Não, não se deformaram de forma igual. O espace deformou-se até ao habitáculo, exclusivé, ficando o mesmo intacto. O land rover deformou-se até ao habitáculo, inclusivé, e de forma não controlada, sendo que a onda de choque se propagou até aos ocupantes. Para além disso o airbag do todo-terreno não abriu (oops).

                                    Este vídeo punha a nú a importância das zonas de deformação programada, já que nada faria pensar que um monovolume pudesse superar um jipe numa colisão frontal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu gosto de Jipes,mas em questões de segurança os jipes não são um bom exemplo,centro de gravidade alto e espaços de travagem longos,só isto já me tira o apetite,não falando dos preços mas isso já é outro assunto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                                        citação:Originalmente colocada por whereagles

                                        Bom.. quanto mais deformar.. MELHOR!

                                        Se guiares um carro de combate contra uma parede a 50 à hora, é certinho que morras e que o tanque nem fique com um risco.

                                        Deformar = BOM.
                                        [}]
                                        :D:D
                                        Não sei se sabes, mas o carro não cabe no caixão!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já vi pessoal aqui dizer "ah e tal UMM é que é ... aquilo é um tanque, se bateres estás sempre safo pq aquilo não se deforma nada" [8)]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por gilmour

                                            Já vi pessoal aqui dizer "ah e tal UMM é que é ... aquilo é um tanque, se bateres estás sempre safo pq aquilo não se deforma nada" [8)]
                                            É por exactamente este tipo de mitos que acho que o pessoal devia aprender.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso faz-me lembrar (nunca mais me esqueço) uma das minhas primeiras
                                              aulas de Desenho Técnico com o Prof. João Dias, quando ele nos perguntou
                                              se, durante um embate frontal contra um muro, preferíamos estar dentro
                                              dum tanque de guerra ou dum Twingo. A quantidade de almas espantadas
                                              naquela sala foi notória, após revelada (e explicada) a resposta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ohbaca

                                                sim mas tb quanto mais massa do carro melhor!e pior po outro!
                                                os carros pekenos evoluiram e mt mas nao me metam um patrol gr contra um polo dos novos e digam k se aleigam mais os do GR!

                                                Foi feito já há alguns anos um crash test entre o Patrol e um Golf 3...
                                                Resultado: Os dois condutores corriam risco de vida...[xx(]

                                                http://www.autocrashtests.de/unterse..._50_gelnde.htm

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É tipo o carocha, ia contra uma parede sem sofrer quase nada, mas se necessário os ocupantes ficavam todos em muito mau estado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu clio ficou todo partido à frente e eu nem senti nada. so me assustei com o fumo dos airbags.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tem a sua lógica...o carro deforma-se de forma a que a energia não se dissipe nos ocupantes!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                        o melhor mesmo é nao bater! lol
                                                        Aqui está uma grande verdade!

                                                        Relativamente ao topico em si, estou de acordo com o que aqui foi dito, está mais do que provado que a existencia de zonas de deformação é fundamental para a sobrevivencia dos ocupantes em caso de embate!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por ohbaca

                                                          sim mas tb quanto mais massa do carro melhor!e pior po outro!
                                                          os carros pekenos evoluiram e mt mas nao me metam um patrol gr contra um polo dos novos e digam k se aleigam mais os do GR!
                                                          Mas isso já é outra historia!

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                                            Há uns tempos andava aqui um vídeo de uma colisão experimental entre um espace e um land rover.

                                                            Sim, ambos se deformavam com o embate, que foi deveras brutal.

                                                            Não, não se deformaram de forma igual. O espace deformou-se até ao habitáculo, exclusivé, ficando o mesmo intacto. O land rover deformou-se até ao habitáculo, inclusivé, e de forma não controlada, sendo que a onda de choque se propagou até aos ocupantes. Para além disso o airbag do todo-terreno não abriu (oops).

                                                            Este vídeo punha a nú a importância das zonas de deformação programada, já que nada faria pensar que um monovolume pudesse superar um jipe numa colisão frontal.
                                                            Teste da vida real onde por norma os embates frontais são sempre a maiores velocidades, no IP3 há cerca de 2 ou 3 anos um Land Rover Discovery que vinha descansadinho da vida dele levou de frente com um Citroen ZX (ou Xsara já não me lembro com rigor) esse Citroen tinha duas faixa de rodagem a subir e ultapassou o duplo contínuo para a faixa contrária na tentativa de passar dois camiões que iam lado a lado em ultrapassagem nessa subida, quando lá passei o que observei foi um jipe com a frente toda encolhida mas quase intacto a partir do vidro da frente para trás, o ligeiro desapareceu até à bagageira. No dia seguinte vi novamente as fotos e li o artigo no jornal Diário de Coimbra onde diziam que o condutor do Citroen ficou irreconhecivel e teve morte imediata, o condutor do jipe teve leves escoriações.

                                                            Pelas notícias de acidentes que tenho conhecimento com jipes grandes e pickups tipo Navara, Strakar etc, a embater frontalmente a maior velocidade contra ligeiros pequenos o resultado na prática é quase sempre o mesmo, quem morre na maioria das vezes e tem maiores danos físicos são quase sempre os ocupantes dos pequenos ligeiros por muito boas que sejam as zonas de deformação, as duas toneladas destes veículos contra uma apenas dos pequenos ligeiros deve ser a explicação dos resultados, mesmo que não se deformem muito parece-me que os ligeiros ao encolherem-se todos servem como amortecimento do embate para os jipes, contra uma parede de betão a história já é outra, como não podem contar com a deformação da parede para lhes amortecer o choque nessas situações parece-me que sofrem mais os ocupantes dos jipes que dos pequenos ligeiros.

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