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Fiat punto - luz acesa

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    Fiat punto - luz acesa

    Não sei onde anda a documentação do painel de instrumentos mas vou perguntar aqui. Pode ser que alguém saiba.
    Fiat punto de 94 com luz acesa no painel de instrumentos. Uma mangueira no lado superior direito do painel com um liquido a sair. Aquela luz indica o quê exactamente?
    O carro engasga-se todo quando a 2ª passa os 40.

    Cumps

    #2
    Boas!!

    Pela tua descrição do problema é um bocado difícil de ajudar.. os únicos fluidos que circulam no motor são o liquido de refrigeração e óleo..

    Será mais fácil procurares na net os manuais do Punto MK1, ou então tenta descrever o símbolo da luz vermelha, uma vez que esses símbolos são iguais em todos os automóveis.

    O ideal seria postar aqui uma foto do quadrante.

    Por acaso é um símbolo parecido com um galheteiro de óleo??

    Cumps

    Comentário


      #3
      fiatpunto94.jpg

      Se é aquilo que está na foto... será óleo.
      Aquilo não é uma mangueira. É uma almotolia.
      Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de almotolia

      Comentário


        #4
        Não.. é o sinal dos injectores/bomba. Quando se dá à chave ouve-se a bomba a puxar a gasosa e quando o sinal desaparece o barulho cessa também. Isso é sinal de bomba ou injectores nas couves.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
          Não.. é o sinal dos injectores/bomba. Quando se dá à chave ouve-se a bomba a puxar a gasosa e quando o sinal desaparece o barulho cessa também. Isso é sinal de bomba ou injectores nas couves.
          Exactamente.

          Tenta um bom limpa injectores e vê se melhora.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Não.. é o sinal dos injectores/bomba. Quando se dá à chave ouve-se a bomba a puxar a gasosa e quando o sinal desaparece o barulho cessa também. Isso é sinal de bomba ou injectores nas couves.
            Então será uma coisa assim:

            ignition.jpg

            Comentário


              #7
              É mesmo isso nuno.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Então será uma coisa assim:

                [ATTACH]78637[/ATTACH]
                Tal e qual. O problema advém duma dessas peças que referi.. A Marea do meu tio tem esse problema por vezes. Quando acende em andamento o carro perde força e é preciso desligar por momentos para voltar a conseguir. Na Fiat pediram-lhe para mudar todos os injectores.. E como isso fica muito caro ele deixa andar.. Não é tão frequente como isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Tal e qual. O problema advém duma dessas peças que referi.. A Marea do meu tio tem esse problema por vezes. Quando acende em andamento o carro perde força e é preciso desligar por momentos para voltar a conseguir. Na Fiat pediram-lhe para mudar todos os injectores.. E como isso fica muito caro ele deixa andar.. Não é tão frequente como isso.

                  Tenho uma marea 1.9 jtd que também costumava acender em andamento essa luz, e notava-se um engasgar que geralmente era ligeiro, o meu mecânico resolveu o problema soldando uma tal ficha do acelerador, que pelo que parece se encontra perto da centralina e costuma fazer mal contacto, até agora 5 estrelas e já lá vão 6 meses.

                  Comentário


                    #10
                    Isso não é a sonda Lambda?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                      Isso não é a sonda Lambda?
                      É isso mesmo.
                      Não se ponham a mudar nem a mexer nos injectores...

                      Tive um de 95 e cada vez que se acendia essa luz, lá ia mais uma sonda lambda...foram 3 em 4 anos.
                      Na altura custavam cerca de 100€, mas o concessionario/Fiat assumiram pelo menos 2 - 1 na garantia e a outra já não sei porquê.

                      Na altura acontecia-me quando andava a esganá-lo na reserva ou fazia muita cidade sempre na reserva...e a luz amarela andava mais tempo acesa do que apagada (a mesada não esticava...)

                      Na oficina, perguntavam sempre pela qualidade e tipo do combustivel que metia e se andava muito tempo na reserva.
                      Claro que o carro passou a aparecer na oficina devidamente atestado.

                      A primeira vez que isso aconteceu foi num picanço épico na A1, em que já vinha abaixo do 1/4 do depósito quando apanhei um Punto igual e um Lancia Y totalmente picados.
                      Juntei-me à festa e foram 70 km literalmente a fundo, a ultrapassar-nos mutuamente em cone de ar e a colaborar no afastamento de eventuais empecilhos, muito civilizadamente - e não havia nem um p*ntelho de xuning ou mesmo tuning naqueles carros!!!

                      O Y tinha uma miuda ao volante com um verdadeiro kit de unhas...
                      Perante tal cenário, a luz acendeu, passei pela 1ª bomba, passei na 2ª e na 3ª fui obrigado a parar, já a vapores, com o carro a engasgar-se e essa luzinha acesa.
                      Ficou a gastar como um louco e a engasgar-se brutalmente, mesmo atestado de gasosa.

                      Na altura, como era novo e dado o cozimento de 70km a fundo (era o 6 speed, pelo que dava vel maxima em 5ª no redline e a fundo só utilizava 6ª em descidas acentuadas ), ficou também a cheirar a queimado, o que me levou imediatamente a pensar que tinha derretido o raio do carro.
                      Levou uma sonda lambda e ficou fino.

                      Enfim, bons tempos!

                      Comentário


                        #12
                        O carro está no último quarto realmente. Com o depósito mais cheio ele chegou a acender a luz mas depois em andamento apagou-a. Agora que o depósito está quase vazio não desliga aquilo. Fica todo engasgado e não puxa pelas mudanças acima de um certo nível. Lá vai ter de ir ao arranjo...
                        Ficará muito caro?

                        Comentário


                          #13
                          Isso não é complicado, é apenas um sensor.
                          Posso estar baralhado, mas tenho ideia que é possível limpar (ou será a MAF que é possível limpar? ).

                          De qualquer forma, não é um bicho-de-sete-cabeças.
                          No limite, tens que meter uma nova. Como disse, há 15 anos custava cerca de 100€ (20 contos!), hoje não sei.

                          Convém arranjares um mecânico com máquina de diagnóstico de motor...

                          Comentário


                            #14
                            manda ver as bobines de igniçao das velas é um dos grandes problemas desses puntos no meu que é de 95 tambem aconteceu o mesmo

                            Comentário

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