Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TDT - Datas de desligamento das emissões analógicas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    TDT - Datas de desligamento das emissões analógicas

    As fases estão agora agendadas da seguinte forma:
    1.ª Fase - 12 de Janeiro de 2012, para os emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura da faixa litoral do território continental;
    2.ª Fase - 22 de Março de 2012, para os emissores e retransmissores que asseguram a cobertura das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;
    3.ª Fase - 26 de Abril de 2012, para os emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura do restante território continental.





    Para ver algum emissor específico consultar:
    http://www.anacom.pt/streaming/consu...=ATTACHED_FILE

    #2
    Existe uma petição online para que a RTPN seja acessível a todos através da TDT.
    Sinceramente nunca percebi qual a razão de não podermos ver esse canal da RTP livremente

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
      Existe uma petição online para que a RTPN seja acessível a todos através da TDT.
      Sinceramente nunca percebi qual a razão de não podermos ver esse canal da RTP livremente
      E porque não a SIC notícias?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
        Existe uma petição online para que a RTPN seja acessível a todos através da TDT.
        Sinceramente nunca percebi qual a razão de não podermos ver esse canal da RTP livremente
        Tal como não vês a SICN ou a Tvi24, mesmo sendo a RTP pública.

        Comentário


          #5
          Há-de chegar 2012 e nessa altura ainda vai haver muita gente que não sabe o que é a TDT. Faltam campanhas de informação.
          Outro problema grave é o preço dos receptores que continuam bastante elevados. Uma pessoa que tenha 3 televisões tem de gastar quase 300€ para continuar a ver tv.
          Além disso vamos ser dos pouco países, senão os únicos, em que a TDT não traz um aumento do número de canais livre. Seria lógico que a RTP N, RTP memoria ficassem livres e que abrissem espaço para os canais e rádios regionais através da tdt, tal como aconteceu em Espanha por exemplo.

          TDT portuguesa - Que futuro? (actual. em 28/06)

          A televisão digital terrestre tem tido grande aceitação um pouco por todo o mundo. Reino Unido, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Japão, são apenas alguns dos países aonde a televisão digital terrestre é um sucesso. E em Portugal? Um ano após o lançamento oficial, será que a TDT portuguesa terá algum futuro?


          Portugal, reconhecidamente, arrancou muito tarde com a TDT. Mas isso não impediu que, possivelmente, TODAS as decisões estratégicas tomadas fossem as erradas:
          • Pretender a rápida massificação da TDT e seleccionar uma norma recente, diferente da já utilizada em todos os grandes países europeus, logo com pouca expressão no mercado. Resultado? Preços altos e incompatibilidade da esmagadora maioria dos equipamentos.
          • Atribuir apenas um Mux para a TDT de acesso livre e cinco para a paga. Ironia do destino, a TDT paga não saiu do papel!
          • Não criar as condições e obrigar o operador público a emitir os canais de interesse público RTP Memória e RTPN na TDT, continuando escandalosamente a favorecer as plataformas de PayTV.
          • Criar um canal HD partilhado, aparentemente, sem o acordo prévio entre os operadores de TV. Resultado? Não há canal HD!
          • Abrir concurso para um canal generalista quando a opinião generalizada apontava para a sua inviabilidade. Resultado? Perda de tempo e não há 5º Canal!
          • Delegar no operador da rede toda a responsabilidade sobre campanhas de informação e, aparentemente, sem um timing pré-estabelecido. Resultado? ZERO campanhas de informação até à data!

          Se os responsáveis por estes resultados trabalhassem numa empresa privada, o que lhes aconteceria?

          Em 2008, o Estado favoreceu a adopção de uma norma que tornou obsoletos praticamente TODOS os televisores já preparados para a TDT e, através da Anacom informou que muitos equipamentos à venda em Portugal não eram compatíveis com a TDT portuguesa. Foi o understatement do ano!


          Em Janeiro deste ano (2010) estimei que apenas 5% dos televisores em uso seriam compatíveis com a TDT portuguesa. É irrealista supor que em Abril de 2012 este valor atinja sequer os 50%. Recorde-se que em 2012 haverá grande disponibilidade de espectro. A manter-se a situação actual, apenas UM Mux estará em utilização, um bom indicador do (sub) desenvolvimento de Portugal em matéria de televisão! Mais uma vez, seria irónico o Estado ter favorecido a adopção de uma norma que permite poupar espectro para logo depois ter(?) de gastar milhões a subsidiar equipamentos com o dinheiro dos nossos impostos.


          Segundo proposta em apreciação na Anacom, já no primeiro e segundo trimestres de 2011 as emissões analógicas de TV serão desligadas em duas zonas piloto ainda a definir. Os habitantes dessas zonas servirão de cobaias e o seu comportamento será analisado e poderá influenciar a forma como o processo de transição será conduzido no resto do país. Portugal deverá ser o único país do Mundo em que se fixam datas para o encerramento de emissores sem que haja previamente uma única campanha de informação sobre TDT! Simplesmente vergonhoso!


          Mas, compreende-se... Quando o tuga perceber que, para poder continuar a ver 4 canais de TV, terá de comprar uma “caixinha” para cada televisor e, provavelmente ter ainda de pagar ao “técnico” para “mexer” na antena, não vai ficar muito satisfeito! Mais insatisfeito ficará se souber que os seus vizinhos espanhóis têm acesso a uma oferta alargada de canais por uma fracção do custo. Por isso, quanto menos e mais tarde se falar nesta "coisa" da TDT melhor! Ah, e as plataformas de TV paga sempre vão angariando mais umas centenas de milhar de clientes. É assim que as coisas funcionam em Portugal…


          O Canal HD continua sem emissão e sem qualquer perspectiva de solução à vista. O chumbo da candidatura da TeleCinco ao concurso do 5º Canal generalista é agora definitivo com a rejeição do recurso interposto pela mesma.


          E a seguir virá a investigação à desistência da TDT paga da empresa com participação capitais públicos, golden shares e dois administradores nomeados pelo Estado(!). E o tempo passa...


          E depois? Novo concurso para a TDT paga? Novo concurso para o 5º Canal? Mais prazos e mais recursos? Patético! Os interesses instalados tudo farão para que nada avance! Infelizmente, em Portugal, a TDT tem mais detractores do que defensores.

          A solução lógica e imediata foi à muito apresentada aqui neste Blog: RTP Memória e RTPN na TDT Já!


          Mas como, se aqueles incumbidos de defender o interesse público demonstram estar mais interessados em favorecer interesses privados?

          Actualização 22/06/2010:

          Como avançado em Março aqui no blog, o pedido de revogação da licença dos canais pagos de Televisão Digital Terrestre pela Portugal Telecom e o novo destino do espaço deixado livre serão discutidos hoje e na quarta feira pelas comissões parlamentares de Ética e de Comunicações. Esta discussão, recorde-se, surge na sequência de uma queixa apresentada pela Sonaecom, uma das empresas interessadas nos concursos da TDT. Segundo o Jornal de Negócios serão hoje ouvidos pelos deputados das comissões o presidente do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), José Amado da Silva, às 15:00, o presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), José Azeredo Lopes, às 16:15, e o administrador da Portugal Telecom (PT) Alfredo Baptista, às 17:30. Para quarta-feira estão marcadas as audições dos ministros das Obras Públicas, António Mendonça, às 10:30, e dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, às 11:45. Veremos o que "sai" destas discussões, sendo certo que não é possível (nem recomendável) forçar a PT a avançar com a contra gosto com TDT paga. A poucos meses do primeiro apagão do sinal analógico (1ºtrimestre de 2011), esta poderá ser uma das últimas oportunidades para colocar a televisão digital terrestre nos carris.


          Actualização 24/06/2010:
          Para não variar muito do que tem sido a norma, pouco ou quase nada se sabe sobre os trabalhos das comissões parlamentares de inquérito sobre a televisão digital terrestre. Mais uma vez, quase nenhuma cobertura por parte dos meios de comunicação, nem pelo próprio Canal Parlamento. Fica no entanto a informação de que o PSD irá apresentar um requerimento a fim de clarificar dúvidas levantas. Segundo o deputado social-democrata António Leitão Amaro «o Governo garante que as sinergias estão garantidas e a PT alega que não há sinergias». Já o Ministro dos Assuntos Parlamentares Jorge Lacão, ainda sobre a revogação das licenças da TDT paga e devolução da caução de 2.5 milhões à PT, afirmou que «a decisão final da Anacom já tarda».


          Vamos aguardar pelos resultados...de preferência sentados.


          Actualização 28/06/2010: Governo "favorece" alta definição?

          A edição impressa d'O Jornal de Negócios publicou uma notícia em que deduz das palavras do ministro Jorge Lacão que a inclinação do Governo para solucionar o problema criado com a desistência da PT da TDT paga passa pela utilização do espectro deixado livre para emissões em alta definição: «merece ser bastante ponderada a definição de um modelo de alta definição» são as palavras do ministro. O modelo, alegadamente, passaria pela atribuição de um canal em alta definição a cada um dos operadores. Mas a «oferta em sinal aberto de outros canais no âmbito da prestação de serviço público» continua a ser uma possibilidade. Já a abertura de novo concurso é considerada "critica", devido à alteração das condições do mercado (razão invocada pela PTC para desistir da TDT paga).

          Comentário


            #6
            Ora portanto, fui eu que entendi mal, ou nós como bons tugas vamos ter algo que é diferente de todos os outros países e que mais há frente vamos ter problemas?

            Fui eu que entendi mal, ou isto começa da mesma maneira que todos os assuntos que metam as empresas e as pessoas do costume no barulho?

            Ainda bem que somos apenas 10 milhões! Se nós fossemos tipo Brasil não tenho qualquer dúvidas que o Bill gates seria um menino

            Comentário


              #7
              A TDT portuguesa é mais cara de adquirir, pois é MPEG4 em vez de MPEG2.
              Ainda não percebi a lógica de comparar canais privados (Sic noticias, tvi24) com a RTPN que é pública e paga por todos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por kokas Ver Post
                Ora portanto, fui eu que entendi mal, ou nós como bons tugas vamos ter algo que é diferente de todos os outros países e que mais há frente vamos ter problemas?
                Mas vamos ter problemas porquê?!

                Referes-te à codificação de video h.264 vs. MPEG-2?

                É que, se for o caso, é das poucas coisas que o nosso processo teve de bom. Não nos adianta nada em termos de oferta. É discutível se as emissões terão melhor qualidade que as analógicas (tudo depende do bitrate, que, curiosamente não é divulgado). Mas, ao menos, o facto de termos sido dos últimos a implementar a TDT, permitiu-nos saltar sobre o MPEG-2, dando-nos (teoricamente, pelo menos), possibilidade de ter mais canais (de TV e rádio), com melhor qualidade. É claro, que, a partir do momento em que a PT ganhou ambos os concursos, as possibilidades ficam-se mesmo pelo virtual.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
                  A TDT portuguesa é mais cara de adquirir, pois é MPEG4 em vez de MPEG2.
                  Ainda não percebi a lógica de comparar canais privados (Sic noticias, tvi24) com a RTPN que é pública e paga por todos
                  A mesma lógica que te permite ter a SIC e TVI generalistas em sinal aberto hoje.

                  Comentário


                    #10

                    Portugal, reconhecidamente, arrancou muito tarde com a TDT. Mas isso não impediu que, possivelmente, TODAS as decisões estratégicas tomadas fossem as erradas:
                    • Pretender a rápida massificação da TDT e seleccionar uma norma recente, diferente da já utilizada em todos os grandes países europeus, logo com pouca expressão no mercado. Resultado? Preços altos e incompatibilidade da esmagadora maioria dos equipamentos.

                    Preços mais altos no início, é certo. Duvido que, hoje em dia, se faça sentir a diferença (a menos que falemos de equipamentos que suportam ambas as tecnologias).
                    • Atribuir apenas um Mux para a TDT de acesso livre e cinco para a paga. Ironia do destino, a TDT paga não saiu do papel!

                    E, na verdade, não surpreende ninguém!
                    • Não criar as condições e obrigar o operador público a emitir os canais de interesse público RTP Memória e RTPN na TDT, continuando escandalosamente a favorecer as plataformas de PayTV.
                    • Criar um canal HD partilhado, aparentemente, sem o acordo prévio entre os operadores de TV. Resultado? Não há canal HD!

                    Falso problema. Não devia haver 1 canal HD, mas sim 4 (pelo menos). Assim, já era uma comparação em condições com os restantes países.
                    • Abrir concurso para um canal generalista quando a opinião generalizada apontava para a sua inviabilidade. Resultado? Perda de tempo e não há 5º Canal!
                    • Delegar no operador da rede toda a responsabilidade sobre campanhas de informação e, aparentemente, sem um timing pré-estabelecido. Resultado? ZERO campanhas de informação até à data!

                    Pois, pá. O meo dá mais!

                    Se os responsáveis por estes resultados trabalhassem numa empresa privada, o que lhes aconteceria?

                    Em 2008, o Estado favoreceu a adopção de uma norma que tornou obsoletos praticamente TODOS os televisores já preparados para a TDT e, através da Anacom informou que muitos equipamentos à venda em Portugal não eram compatíveis com a TDT portuguesa. Foi o understatement do ano!


                    Em Janeiro deste ano (2010) estimei que apenas 5% dos televisores em uso seriam compatíveis com a TDT portuguesa. É irrealista supor que em Abril de 2012 este valor atinja sequer os 50%. Recorde-se que em 2012 haverá grande disponibilidade de espectro. A manter-se a situação actual, apenas UM Mux estará em utilização, um bom indicador do (sub) desenvolvimento de Portugal em matéria de televisão! Mais uma vez, seria irónico o Estado ter favorecido a adopção de uma norma que permite poupar espectro para logo depois ter(?) de gastar milhões a subsidiar equipamentos com o dinheiro dos nossos impostos.
                    Mais um falso problema. Hoje em dia, quase todos os televisores novos, vêm preparados para h.264. E é falacioso sugerir que os anteriores vinham preparados para MPEG-2, quando nunca passou de uma minoria.

                    Comentário


                      #11
                      Bem, eu percebi bem?Quem quiser ver tv a partir dessas datas vais ter que comprar um "aparelho" para receber o sinal?!!
                      Porra nunca ouvi falar nisto

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LeonCupra Ver Post
                        Bem, eu percebi bem?Quem quiser ver tv a partir dessas datas vais ter que comprar um "aparelho" para receber o sinal?!!
                        Porra nunca ouvi falar nisto
                        e a tua caverna fica para que lados?

                        ate 2012 espero que os preços baixem bastante, se nao baixarem prefiro contratar um serviço sobre ISP que ter de pagar aquela treta!

                        ja se sabe se os idosos vao ter vantagens na compra das boxes?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LeonCupra Ver Post
                          Bem, eu percebi bem?Quem quiser ver tv a partir dessas datas vais ter que comprar um "aparelho" para receber o sinal?!!
                          Porra nunca ouvi falar nisto
                          Claro que não.

                          Para receber o sinal, basta uma antena UHF (como sempre).

                          Para ver televisão já precisas de um receptor TDT/MPEG-4(h.264), que pode ou não estar integrado no próprio televisor.

                          És como os gajos que se queixam que o Euro fez disparar os preços. Os preços dispararam de facto em alguns artigos e sectores. Mas isso aconteceu essencialmente porque a maior parte do pessoal não levou a sério a mudança. Não se deu ao trabalho de controlar o preço em Euros antes da entrada em circulação do mesmo (durante o periodo de afixação dupla), e, em muitos casos, continuou a pensar em Escudos (quando já nem os recebia nem gastava).
                          Editado pela última vez por Motronic; 29 June 2010, 22:48.

                          Comentário


                            #14
                            Muito obrigado aos 2, realmente senti-me com 70 anos tendo na realidade só 20
                            Ando sempre pela net e gosto de tecnlogia pelo que achei estranho ver esta noticia e nunca ter ouvido sequer falar nisto, não sei o que se passou ando distraido parece
                            Quanto ao preço que falam desse codificador acho que daqui a 2anos não vai haver tv cá em casa....que roubo!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LeonCupra Ver Post
                              Muito obrigado aos 2, realmente senti-me com 70 anos tendo na realidade só 20
                              Ando sempre pela net e gosto de tecnlogia pelo que achei estranho ver esta noticia e nunca ter ouvido sequer falar nisto, não sei o que se passou ando distraido parece
                              Quanto ao preço que falam desse codificador acho que daqui a 2anos não vai haver tv cá em casa....que roubo!
                              Realmente, andas muito desinformado. Há receptores (não são "codificadores") para quase todos os preços. Por menos de 30€ já arranjas uma placa USB para o PC. Agora, se queres um receptor multi-sistema, com gravação, e balde de pipocas, não te quiexes!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LeonCupra Ver Post
                                Bem, eu percebi bem?Quem quiser ver tv a partir dessas datas vais ter que comprar um "aparelho" para receber o sinal?!!
                                Porra nunca ouvi falar nisto

                                Apenas se tiveres uma televisão com mais de 2 ou 3 anos.
                                Por aquilo que vejo nas casas do pessoal que costumo visitar e nas conversas com colegas e amigos, são poucas as pessoas que não compraram LCDs ou plasmas nos últimos anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  afinal ja existem a 23 euros

                                  AXIL RECEPTOR TDT RT 140 vendas preços loja AXIL RECEPTOR TDT RT 140 preço lojas

                                  nao especifica se é mpeg2 ou 4...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                    afinal ja existem a 23 euros

                                    AXIL RECEPTOR TDT RT 140 vendas preços loja AXIL RECEPTOR TDT RT 140 preço lojas

                                    nao especifica se é mpeg2 ou 4...
                                    3 jogos incluídos?

                                    Se não diz MPEG-4, não deve servir de muito...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aqui em casa o unico lcd é o monitor do pc e do portatil é resto é tudo crt's! alem de não ter dinheiro para comprar uma tv lcd acho uma estupidez dar tanto dinheiro por isso quando um crt com flat screen tem uma imagem excelente e não há cá arrastamentos nem imagens manhosas.
                                      Já espreitei na media market e companhia tv's lcd's por curiosidade mas sinceramente muito poucas me convenceram, a maioria tem sempre arrastamento e a qualidade de imagem que eles lá mostram nem sequer seria a mesma que em minha casa, tenho tvcabo mas o sinal que recebo não e grande coisa, nem box tenho (um amigo meu tem o mesmo pack de canais que eu e tem a box mas aquilo é tão lento a mudar de canal que não quero mesmo por aquilo, fica uma excelente imagem mas eu faço muito zapping e não tinha paciência para esperar), tenho "apenas" home cinema na sala, e num lcd receber sinal sem qualidade aquilo fica qualquer coisa de horrivel.
                                      Editado pela última vez por LeonCupra; 29 June 2010, 23:13.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        3 jogos incluídos?

                                        Se não diz MPEG-4, não deve servir de muito...

                                        Sim, tem jogos...tipo tetris e coisas simples....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          3 jogos incluídos?

                                          Se não diz MPEG-4, não deve servir de muito...
                                          é possivel...

                                          mas este ja é de certeza

                                          Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas esse, já não tem jogos, porra!

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X