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O fim dos carros submotorizados ?

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    O fim dos carros submotorizados ?

    (submotorizados está mal escrito ? )

    Ora, nós hoje em dia , no segmento C por exemplo, o mínimo que temos são 90cv seja a gasolina ou diesel (90, mais coisa menos coisa)

    Facilmente temos motores de bem mais de 100cv, diesel e gasolina.

    Até os antigos 1.2 do segmento B estão a passar a ser turbos e com 80, 100cv.

    até há poucos anos ainda tinhamos o Golf V 1.9 SDI (cá creio que nem se vendeu), Golf V 1.4 i 75cv, Octavia com o mesmo motor, e uns anos antes tinhamos MB W124 200D, ZX 1.4D, Xsara 1.5D, Vectra 1.7D, por aí...

    Ou seja, terá chegado ao fim, o tempo em que havia carros que faziam 0-100 em mais de 16 segundos ? Ou ainda hoje já casos disso?

    #2
    Mesmo no renault 1.2 TCE os 0 aos 100 KM/H são feitos em 11.1s e é dos melhores motores pequenos com turbo.. no que é melhor é no que o mercado quer agora, bons andamentos e baixos consumos, com pouca poluição... e nestes casos não se procura um turbo "bruto" apenas um auxiliar para um bloco pequenino subir de regime... e isso nota-se na suavidade da condução mas também nas recuperações em relaçoes de caixa mais elevadas como a 4ª ou a 5ª...

    Edit: já agora, essa moda já começou à muito tempo, senão vejamos um dos carros que tenho é um 2.5 TDi com 110 cavalos, hoje em dia um 1.5dCI vai aos 105......menos 1 litro(1.000 cm3) e só 5 cv a menos...
    mas os 110 cavalos do meu 2.5 muitas vezes andam em esforço para puxar os 1700 kilos do disco e mesmo assim o carro tem 188.000km e em relação ao motor tá tudo ok... já quanto a motores mais pequenos o esforço poderá traduzir-se noutros problemas... principalmente nos modelos a gasolina..
    Editado pela última vez por motorHEAD; 05 July 2010, 03:49.

    Comentário


      #3
      É normal!
      Como os combustíveis hoje em dia estão cada vez mais baratos, o bom mesmo é ter motores que desenvolvam muito e sejam muito rápidos dos 0-100, até porque nós passamos a vida a ir dos 0-100 a voltar aos 0 e de novo aos 100, por isso o fazê-lo em 10 segundos em vez de 13 é muitíssimo importante até porque 3 segundos podem fazer muita falta. Para dormir, por exemplo.

      Bem, isto foi o sarcasmo...

      Agora a parte a sério. Para mim há dois factores determinantes:
      -Carros cada vez mais pesados, precisam de mais força. Não há nada a fazer. Podem ser feitos em materiais mais leves mas o preço é astronómico.

      -As pessoas ligam muito aos números, mesmo que depois 99% da sua vida/utilização do veículo não usem os factores que proporcionam os números.

      Podemos ainda ver um terceiro factor em mercados como o nosso, para os quais o valor de impostos de cilindradas mais elevada são assustadores. Cria-se então mercado para alguém que quer um carro que "ande mais", podendo pagar menos porque tem um motor mais pequeno.

      Comentário


        #4
        E um Volvo S80 Drive com o 1.6 de 110cv?

        E a tua teoria colapsou...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
          E um Volvo S80 Drive com o 1.6 de 110cv?

          E a tua teoria colapsou...
          Minha ou dele?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
            Minha ou dele?
            A dele.

            Isso dos carros sub motorizados ainda é uma coisa bem presente. Principalmente em veículos de segmentos superiores, por questões de economia e impostos, já é comum ver BMW 316D e por ai, e os Citroen C5 e Peugeot 308SW com o 1.6HDI foram um grande êxito. A Volvo também lançou recentemente esse mesmo 1.6HDI de 110cv no seu "flagship" S80.

            Desde que "empurrem" o carro com rapidez QB (i.e. 0-100km/h em menos de 11 ou 12 segundos) são motores muito viáveis para os que nem ligam nada a potências (80% dos compradores de automóveis).


            Agora, carros SOBRE motorizados também há com fartura. Há uns anos um verdadeiro Hot-Hatch do segmento C não precisava de mais do que 125cv. Hoje em dia, contanto com pesos e tamanhos aumentados essa potência devia-se acomodar nuns simpáticos e "razoáveis" 170cv ou à volta disso. Mas não, temos carros do segmento C a disparar para os 200, 220, 250, 300! cavalos! E os superminis do segmento B a dispôr de motores que fariam imveja a qualquer Turbo I.E. ou Golf GTI MKI, alguns com 200cv!
            Editado pela última vez por Shark00n; 05 July 2010, 06:40.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
              É normal!
              Como os combustíveis hoje em dia estão cada vez mais baratos, o bom mesmo é ter motores que desenvolvam muito e sejam muito rápidos dos 0-100, até porque nós passamos a vida a ir dos 0-100 a voltar aos 0 e de novo aos 100, por isso o fazê-lo em 10 segundos em vez de 13 é muitíssimo importante até porque 3 segundos podem fazer muita falta. Para dormir, por exemplo.

              Bem, isto foi o sarcasmo...

              Agora a parte a sério. Para mim há dois factores determinantes:
              -Carros cada vez mais pesados, precisam de mais força. Não há nada a fazer. Podem ser feitos em materiais mais leves mas o preço é astronómico.

              -As pessoas ligam muito aos números, mesmo que depois 99% da sua vida/utilização do veículo não usem os factores que proporcionam os números.

              Podemos ainda ver um terceiro factor em mercados como o nosso, para os quais o valor de impostos de cilindradas mais elevada são assustadores. Cria-se então mercado para alguém que quer um carro que "ande mais", podendo pagar menos porque tem um motor mais pequeno.
              hehehe, esta foi boa!!! Capta bem a visão da maioria das pessoas!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                A dele.

                Isso dos carros sub motorizados ainda é uma coisa bem presente. Principalmente em veículos de segmentos superiores, por questões de economia e impostos, já é comum ver BMW 316D e por ai, e os Citroen C5 e Peugeot 308SW com o 1.6HDI foram um grande êxito. A Volvo também lançou recentemente esse mesmo 1.6HDI de 110cv no seu "flagship" S80.

                Desde que "empurrem" o carro com rapidez QB (i.e. 0-100km/h em menos de 11 ou 12 segundos) são motores muito viáveis para os que nem ligam nada a potências (80% dos compradores de automóveis).


                Agora, carros SOBRE motorizados também há com fartura. Há uns anos um verdadeiro Hot-Hatch do segmento C não precisava de mais do que 125cv. Hoje em dia, contanto com pesos e tamanhos aumentados essa potência devia-se acomodar nuns simpáticos e "razoáveis" 170cv ou à volta disso. Mas não, temos carros do segmento C a disparar para os 200, 220, 250, 300! cavalos! E os superminis do segmento B a dispôr de motores que fariam imveja a qualquer Turbo I.E. ou Golf GTI MKI, alguns com 200cv!
                Mas desde quando é que BMW 316d ou C5 1.6 HDI são carros lentos e submotorizados ?

                Até mesmo o V70 1.6d não é....

                Para mim carros submotorizados são os antigos carros que demoravam mais de 18s dos 0-100......nada a ver com 13s por ex.

                Comentário


                  #9
                  Eu não conheço carros submotorizados.

                  Cada carro tem um finalidade e um cliente.

                  Eu se tenho um carros nas mãos com 40cv conduzo-o de maneira diferente de 400cv. Agora é só uma questão de quanta potencia quero para o uso que dou ao carro.

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      O que se nota é cada vez carros com mais binário devido ao turbo e isso sim acaba por vir a influenciar a forma como muita gente está habituada a conduzir e olhar para um motor quando se fala de cilindrada e cavalagem.

                      Comentário


                        #12
                        Eu não teria tanta certeza sobre o afastar da sub-motorização. Falta aí uma variável fundamental para se "ver" se é sub-motorizado ou não -> Peso!

                        A potência tem aumentado porque o peso aumenta em % muito maiores. Não tenho ideia de valores, mas apostava que cada vez mais os carros são "mais" sub-motorizados.

                        A relação peso-potência é das mais importantes para esta análise.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                          -As pessoas ligam muito aos números, mesmo que depois 99% da sua vida/utilização do veículo não usem os factores que proporcionam os números.
                          O exemplo mais evidente desse paradigma é a potência máxima de um motor. Todos os fabricantes anunciam esse valor e é um dos principais critérios que é usado para caracterizar um carro.

                          No entanto... no dia a dia, quase ninguém usa a potência máxima do motor.

                          Bem mais importante é a curva de binário, mas isso, nem aparece nos folhetos dos carros.

                          Comentário


                            #14
                            O problema de muitos carros equipados com estes motores nem é o arranque, muitos facilmente aceleram dos 0 aos 100 em menos de 13s.

                            A questão tem a ver a seguir com as recuperações, desempenho a baixas RPM (principalmente os Diesel), consumos em condições normais...

                            Cilindrada desce, peso sobe, emissões descem, caixas mais longas, algo tem que sair prejudicado...

                            Eu por exemplo prefiro um 1.9/2.0 a Diesel com 110cv que um 1.4-1.6 com a mesma cavalagem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                              Eu não teria tanta certeza sobre o afastar da sub-motorização. Falta aí uma variável fundamental para se "ver" se é sub-motorizado ou não -> Peso!
                              Até que enfim um user que vê luz para além dos números que nos chapam de cv e Nm, extraídos de motores sejam grandes ou pequenos.
                              Ao colocarmos um carro lado a lado com outro, um "levezinho" e até com pouca potência e binário face a um pesadão mas com mais potência e binário, o "levezinho" é bem capaz de se ir embora e o carro dos "números" fica a pensar como é possível.

                              Olhe-se para o caso da lotus, que nunca precisou de carregar os carros com binário e potência. Porquê? Porque são tão leves que um mero motor 1.8 VVTL-I (baixa cilindrada não turbinado) serve para o mexer com boa destreza.
                              Para quem gosta de arranques nos semáforos, não é anormal ver nos dias de hoje muitos carros novos e pesados que mal se deslocam em 1ª e 2ª ao arrancarem. Obviamente que não andamos todos a fazer corridas, mas com base na análise meramente dos números isto poderia ser difícil de entender. Quando a carroça é pesada demais para os burros, têm de ir devagarinho.
                              Penso que os carros estão sim bons a dar o "kick" nas recuperações quando o carro já vai lançado, atingem boas velocidades de ponta e tudo mais mas em arranques e no pára-arranca nota-se bem a submotorização e para não empatarem nestas condições, os consumos aumentam.
                              Basta apreciar as nossas estradas no dia a dia e ver como um clio 1.2 se safa bem melhor em cidade (genica desde o ralenti) do que carros modernos com bons valores de binários e potência...mas com 1500kgs ou mais
                              Arrastar esse peso "em seco" no arranque, então numa subida nem se fala, é tarefa só ao alcance de motores possantes, isto se queremos sentir que aquilo não acelera mais devagar do que uma bicicleta

                              Comentário


                                #16
                                Ainda há vários carros submotorizados.

                                A Opel acabou de lançar o Meriva 1.3 CDTI 75 cv, que faz qualquer coisa como 18 segundos dos 0-100 km/h.

                                A Volvo V70 1.6D também anda no limiar da submotorização.

                                A questão é que isto é uma ideia de que nem toda a gente partilha. Quem não liga a automóveis e tem uma condução muito calma, não vai querer pagar mais para ter mais potência. Por isso, este tipo de motores terão sempre de existir.

                                Comentário


                                  #17
                                  Totalmente de acordo com o JGTB.

                                  Com o meu post acima não queria indicar que os submotorizados são necessariamente maus...para um condutor que não tenha esse gosto, para alguém que goste de andar mais devagar colocando o equipamento, tamanho do carro, etc. acima da performance...faz todo o sentido (o dinheiro é limitado)

                                  Basta saber o que está a conduzir e adaptar-se da melhor forma a isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    Eu não conheço carros submotorizados.

                                    Cada carro tem um finalidade e um cliente.

                                    Eu se tenho um carros nas mãos com 40cv conduzo-o de maneira diferente de 400cv. Agora é só uma questão de quanta potencia quero para o uso que dou ao carro.
                                    Sim claro, sem dúvida.

                                    Mas neste caso eu referia-me a carros que são muito lentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                      O problema de muitos carros equipados com estes motores nem é o arranque, muitos facilmente aceleram dos 0 aos 100 em menos de 13s.

                                      A questão tem a ver a seguir com as recuperações, desempenho a baixas RPM (principalmente os Diesel), consumos em condições normais...

                                      Cilindrada desce, peso sobe, emissões descem, caixas mais longas, algo tem que sair prejudicado...

                                      Eu por exemplo prefiro um 1.9/2.0 a Diesel com 110cv que um 1.4-1.6 com a mesma cavalagem.
                                      Concordo

                                      Comentário


                                        #20
                                        exacto sobretudo esse meriva... queria ver isso a subir no marao, carregado com 5 pessoas, carga e ar condicionada... e dá para meter jantes 18 nesse carro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andrecouto01 Ver Post
                                          exacto sobretudo esse meriva... queria ver isso a subir no marao, carregado com 5 pessoas, carga e ar condicionada... e dá para meter jantes 18 nesse carro!
                                          É melhor subir a pé ou então de bicicleta?

                                          Fazemos assim. Eu pego na Meriva com 5 pessoas, carga e AC no Verão e tu vais a pé com mais 4 pessoas e com as malas às costas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já começaram as comparações absurdas

                                            Comentário


                                              #23
                                              A submotorização anda sempre de "mãos dadas" com o factor peso. Um motor pode ser ideal para um carro de um determinado segmento e não para outro.

                                              Por exemplo o 1.2 TCE serve para um clio mas se o colocarmos num Série 3...é capaz de borrar a cueca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                A submotorização anda sempre de "mãos dadas" com o factor peso. Um motor pode ser ideal para um carro de um determinado segmento e não para outro.

                                                Por exemplo o 1.2 TCE serve para um clio mas se o colocarmos num Série 3...é capaz de borrar a cueca.
                                                Completamente correcto
                                                Quanto ao factor de carro submotorizado=consumos bons...
                                                Conheço um senhor que tem um Honda Concerto (mora perto de mim) e anda sempre, mas sempre sempre sempre a 30/40 km/h. Nunca o vi a mais do que isso, é o condutor mais paciente que vi em toda a minha vida e leva largos minutos para ir do café até casa. Anda sempre sozinho no carro, é assim que gosta de conduzir e se o senhor gosta de andar assim, tudo bem.

                                                Todos os carros andam bem quando vão lançados, a descer, poucos serão também os que não se safam só com o peso do condutor dentro do carro, etc etc.
                                                Depois vêm as subidas, a lotação esgotada, mala carregada, as vias de aceleração na entrada da AE em que é preciso chegar aos 80 que seja rapidamente (é muito perigoso entrar e acelerar devagar, porque levamos com os que vêm a 100/120), o A/C, o arranque em subidas, as recuperações que complicam para quem não gosta de usar a caixa (apanho frequentemente sustos quando viajo com pessoas que têm preguiça de reduzir), etc etc.
                                                Não será dificil de encontrar carros que tocam nos 20s dos 0 aos 100 quando vão carregados e com bagagem, agora no Verão juntando ainda o A/C.
                                                A submotorização pode ser perigosa, e quando temos pressa, é preciso ir "a fundo" para termos o mesmo andamento dum carro digamos, que não seja submotorizado e uma ultrapassagem pode ser uma situação de adrenalina (com o receio de não a conseguirmos fazer ).
                                                Se disse alguma barbaridade corrijam-me pf

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por andrecouto01 Ver Post
                                                  exacto sobretudo esse meriva... queria ver isso a subir no marao, carregado com 5 pessoas, carga e ar condicionada... e dá para meter jantes 18 nesse carro!
                                                  Não consigo perceber estas opiniões.

                                                  Não consigo perceber os autênticos "insultos" que se fazem por este fórum fora às marcas que produzem veículos com este tipo de motorização.

                                                  Alguém o obriga a comprar este carro? Alguém o obriga a subir o marão da forma que descreveu? Alguém nos aponta uma arma à cabeça para comprarmos 1.2cdti ou s80 1.6?

                                                  Estes carros existem porque existe mercado para eles! Compra quem quer! Compra quem acha que o motor é suficiente para as suas necessidades ou para a sua carteira!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Já começaram as comparações absurdas
                                                    Quem nunca subiu o marão a pé com uma mala às costas que atire a primeira pedra...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                                      Não consigo perceber estas opiniões.

                                                      Estes carros existem porque existe mercado para eles! Compra quem quer! Compra quem acha que o motor é suficiente para as suas necessidades ou para a sua carteira!
                                                      Tendo em conta que 80% de 1 comprador de 1 bmw não sabe que um bmw tem tracção traseira eu diria que estamos a debater assuntos diferentes misturados.

                                                      Para mim a questão é saber se as pessoas sabem o que estão a comprar.

                                                      Será que quem compra um 206 1.4 hdi 68 cvs sabe que com 35 graus (temperatura perfeitamente natural em Vila Real, Coimbra, Evora e Beja) e com 5 pessoas subir o marão não passará dos 90?


                                                      Será que quem compra um astra 1.2 cdti sabe que num cruzamento tem de parar para arrancar sendo impossivel 1 recuperaçao em segunda?

                                                      Quanto a 1 bmw serie nao aguentar um 1.2 turbo duvido. Existe agora o Octavia 1.2 turbo e duvido que nao de conta do recado mesmo com 5 pessoas e AC.

                                                      Estou a falar de 1 viagem de cruzeiro a 140 km/h.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O conceito de submotorização para uns, pode ser diferente para outros.

                                                        Eu tenho um 3008, que considero algo submotorizado, em função do peso que tem o carro. Este fds, tentei fazer uma ultrapassagem em 6ª, tinha muito espaço, e meti-me na outra faixa.. foi... foi... foi... foi... ate que lá ao fundo, começou a aparecer outro carro. E lá tive eu que reduzir para 5.ª, e completar a ultrapassagem. E ia a mais de 85 km/h...

                                                        Mas eu compreendo que o carro serve perfeitamente o fim a que destina, em funcao do motor que tem. Mas uns cavalos a mais nao lhe ficavam mal...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Oh blackalfa que versão é a do teu 3008? Não havia versão com motor melhor?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E uma versão em que o condutor colocasse a mudança adequada à manobra a realizar?

                                                            Comentário

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