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Hibridos: O Sim, o Talvez e o decididamente Não!

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    [Test-drive] Hibridos: O Sim, o Talvez e o decididamente Não!

    Depois de ler sobre híbridos durante alguns anos por estas (e outras) bandas, e achando que haveria alguns exageros escritos sobre eles (para ambos os lados), tive a oportunidade ao longo dos últimos meses de experimentar alguns modelos, que me permitiram ter algumas noções mais concretas, e deixo aqui o meu ”testemunho”.


    O primeiro híbrido em que andei foi uma forma bastante simpática de abordar o mundo dos híbridos, mais concretamente através do Lexus RX450h.



    Apesar dos SUV (ou crossover) não serem (de todo) o meu estilo de carro, fiquei agradavelmente surpreendido com o ambiente a bordo. Tem uma mistura de hi-tech com muita qualidade que se vê e sente, não ficando a dever nada aos alemães do costume.
    Na parte do motor, é uma experiência muito interessante ver aquele “bisonte” a andar pela cidade sem se ouvir o motor de combustão, num silêncio quase absoluto, umas vezes porque vai desligado, outras porque vai com muito pouca rotação.

    Mas quando se quer andar, ao pisar o acelerador “acorda-se” um V6 de 3500cc, que apesar de filtrado, não deixa de dizer que está algo de interessante debaixo do capôt, e que imprime um andamento que já não é de desprezar.

    A avaliar pelo que o dono do carro disse (e pelo que tive oportunidade de ver), este carro faz consumos inferiores a um X5 a diesel (por exemplo),quer em cidade, quer em AE, e tudo isto sem a sonoridade típica associada aos motores diesel, que o X5 não é particularmente bom a esconder.

    Dentro daquele conceito (em que o SUV/Crossover não é o meu cup of tea), achei o carro muito bom.
    Este seria o Sim.


    Com alguma curiosidade originada pelo Lexus, experimentei o seu parente afastado Civic Hibrido. Talvez fizesse algum sentido experimentar o Insight, mas sentei-me dentro dele e a última vez em que me sentei numa coisa com um interior tão mau dentro de um stand de carros novos foi em 1990, e estava dentro de um Citroen AX!

    A falta de qualidade interior do Insight é uma vergonha para a marca, a menos que seja pensado na perspectiva da reciclagem, em que os plásticos usados no seu interior se encontram já prontos para a mesma.
    Se nas fotos até parece bem, tocar no interior deste carro e sentir o seu ambiente a bordo é terrível.

    É o que os ingleses chamam de "cheap".



    Voltando então ao Civic, o interior já é bem mais interessante, ainda que sem deslumbrar. Colocando o carro a funcionar e arrancando suavemente, nota-se a calma típica dos carros com caixa automática, ali ajudado pela ausência de passagens de caixa, e até parece que vai ser algo com algum interesse.

    Enquanto se anda nas calmas (e reforço o ênfase das calmas), o Civic é um carro agradável, não na perspectiva de conduzir, mas na perspectiva de ser conduzido.

    No momento em que se tenta andar depressa vem o desastre! Já se falou em aspirador ou moulinex, mas não é nada disso, é apenas um motorzinho a gasolina esganiçado a tentar andar alguma coisa, enquanto o velocímetro digital vai mostrando um não muito rápido incremento.

    Não é que estivesse à espera de um foguete, mas aquela sensação é claramente desagradável.

    Depois vem o comportamento em curva, e nem o ESP o salva de ser medíocre, com a carroçaria a adornar, a frente a mergulhar para a curva, os pneus eco a fazerem barulho por todo o lado, e o condutor profundamente aborrecido!





    Honestamente, não me parece fácil conceber que alguém tire prazer de condução de um carro destes. Pode tirar prazer de relaxar, mas para isso existem os Spa’s. Se eu comprasse um carro destes iria gastar uma fortuna em psiquiatras e anti-depressivos!

    Prefiro (sem pensar duas vezes) uma Megane II 1.5 DCI, que curva, comporta-se e responde de uma forma muito (mas muito) mais interessante, já para não falar na Megane III que é um avião ao pé do Civic a pilhas.

    Este é um "não" muito redondo!

    Para me salvar de perder a fé por completo nos híbridos Honda, o CR-Z já é um carro engraçado, que não sendo explosivo em termos de motor, já tem uma envolvência global na condução interessante, e capaz de consumos reduzidos.

    A diferença entre o modo ECO e Sport é substancial na resposta do carro, embora fique aqui com a dúvida se a diferença que se nota é só da assistência do motor eléctrico, ou se é devido à gestão electrónica do motor de combustão castrar a alimentação no modo ECO (e suspeito que isto também acontece).
    Por outro lado, não sei se uma lagoa azul / Malveira da Serra é feita toda com carga ou não.

    Em todo o caso, pela filosofia e estilo, este para mim seria um Talvez com fortes possibilidades de Sim em determinados contextos (até pelo preço).
    Não acho que fizesse muito sentido um motor diesel no CR-Z, e se esta tecnologia permite ter consumos interessantes sem o risco do condutor apanhar uma crise de nervos pela lentidão, já serviu algum propósito.


    Falta-me experimentar o Prius, que segundo leio será mais evoluído do que o Civic, mas confesso que até agora só o Lexus me conseguiu convencer do conceito híbrido como princípio elementar para locomoção de automóveis.

    #2
    Boa análise, concordo plenamente.
    Julgo que ficaria mais complementada se tivesses conduzido o Lexus
    Gs450h (mas que portento) e o Prius!
    Quando o fizeres, especialmente em relação ao Gs, verás que o conceito faz todo o sentido...

    Comentário


      #3
      Sobre o que escreveste aqui, compreendo que tenhas padrões bastante altos para o que é para ti um carro. O que não se passa com a maioria das pessoas que pululam por aqui, que admito eu me inclua, claro que falo da tua analise ao Insight.

      Comentário


        #4
        Apesar de só conhecer, e mal, o Civic Híbrido pelo que tenho lido acho que a tua análise está no ponto.

        O apelido de moulinex veio precisamente por isso que descreves...ao pisar, a sensação de andamento é desligada do som que o motor faz em esforço (a variação continua passa-o para as 6000rpms)...e por sua vez desligada da realidade.

        Continuo com curiosidade para conduzir o CR-Z precisamente por achar o que dizes...que já será uma aproximação (ainda é só a terminação...falta um danoninho) para um carro normal.

        Comentário


          #5
          O sistema Hibrido é o futuro. Todas as Grandes marcas como Mercedes(a propria AMG) Porsche, Bmw(aonde se fala nos Futuros M// etc etc vão adoptar pelos Hibridos em Breve e já existem projectos, ou seja acabar com os carros 100 copmbustão e adoptar Gasolina /Electrico, o que se consome menos e anda o mesmo ou seja muito.. Simplesmente Perfeito
          Claro que quem quer Poupar e andar com um andamento menor para isso existe os Diesel, que terão sempre o seu mercado
          Editado pela última vez por bocanegra; 08 July 2010, 14:22.

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            #6
            Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
            Sobre o que escreveste aqui, compreendo que tenhas padrões bastante altos para o que é para ti um carro. O que não se passa com a maioria das pessoas que pululam por aqui, que admito eu me inclua, claro que falo da tua analise ao Insight.
            A análise dele não tem menos validade por causa disso. Ele comparou a qualidade do interior do Insight ao de um carro com 20 anos do segmento abaixo, que, a ser verdade, é um facto sobre a qualidade do insight.

            Agora se me disseres: "Epa eu não acho o interior nada de especial....mas para mim chega e sobra para as minhas necessidades", aí sim, concordo contigo. Os padrões de qualidade divergem de pessoa para pessoa, e o que para mim é bom pode para outro ser péssimo.

            Comentário


              #7
              muito boa análise, bem redigida e com os pontos de vista bem focados!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                O sistema Hibrido é o futuro. Todas as Grandes marcas como Mercedes(a propria AMG) Porsche, Bmw(aonde se fala nos Futuros M// etc etc vão adoptar pelos Hibridos em Breve e já existem projectos, ou seja acabar com os carros 100 copmbustão e adoptar Gasolina /Electrico, o que se consome menos e anda o mesmo ou seja muito.. Simplesmente Perfeito
                Claro que quem quer Poupar e andar com um andamento menor para isso existe os Diesel, que terão sempre o seu mercado
                Tem o seu mercado em Portugal e em poucos países como o nosso. Por causa da disparidade do preço de ambos os combustiveis.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por OffLogic Ver Post
                  A análise dele não tem menos validade por causa disso. Ele comparou a qualidade do interior do Insight ao de um carro com 20 anos do segmento abaixo, que, a ser verdade, é um facto sobre a qualidade do insight.

                  Agora se me disseres: "Epa eu não acho o interior nada de especial....mas para mim chega e sobra para as minhas necessidades", aí sim, concordo contigo. Os padrões de qualidade divergem de pessoa para pessoa, e o que para mim é bom pode para outro ser péssimo.
                  Mas eu não tentei retirar valor ou validade a analise. Disse que eu entrei no carro (admito que não o comprei) e não achei assim tão "asqueroso" como a análise tentou transmitir.

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                    #10
                    Sobre o Insight, eu não considero que tenha padrões muito elevados, afinal ando todos os dias com um C4 e nunca ninguém me ouviu dizer nada semelhante dele, ou de um Megane, Astra e afins, nem mesmo de carros do segmento abaixo (com excepção do anterior C3).

                    O Insight foi uma gigantesca decepção para mim, de tal modo que sendo eu um cliente Honda de longa data nem sequer quis fazer um test-drive ao carro (que me foi colocado à disposição).

                    Desta análise, fico com a clara noção de que a Honda está a vender (com sucesso em diversos mercados) um conceito, mas não um produto ou soluções reais de qualidade.

                    Não coloco em questão que os hibridos possam ser um futuro, mas da forma como a Honda os apresenta (ou seja, no produto final), acho que é um enorme engano. Basta ver os processos que vão correndo nos EUA.
                    Os bons consumos só são feitos por quem os aprende a conduzir e se esforça constantemente por obter consumos baixos, mas nessas condições vale tudo, até um S2000 a fazer 6,x litros aos 100 como já foi feito por aqui. E se este consumo do S2000 é um esforço interessante e meritório como experiência, acredito que colocar um hibrido a fazer metade disto também seja giro...
                    ...mas nenhuma destas situações corresponde a condições normais de utilização.


                    Acima de tudo, e como um antigo cliente Honda, sinto-me algo desapontado pelo rumo de certas coisas, e olhando para os últimos 10 anos fica um sentimento de "o que é que eles fizeram de interessante?".

                    O CR-Z é giro, mas nunca será o que o CRX foi (em nenhum ponto).
                    Se este é económico, convém não esquecer que o CRX de 130cv fazia 6,x litros com uma condução calma.

                    De resto, o que é que sobra (que tenha sido concebido na década passada)?

                    Um CTR para Inglaterra e mercado doméstico baseado num sedan?



                    Confesso que tenho mesmo de concordar com a definição de "electrodoméstico" para a maioria dos carros que a Honda faz actualmente, particularmente aqueles em que mais investe.

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                      #11
                      O Insight foi pensado para ser vendido barato, muito barato, e não há milagres a esse nível.

                      A tecnologia híbrida da Honda é semi-híbrida (1 MCI+1 Motor eléctrico de baixa potência), a da Toyota é completamente diferente envovendo 1 motor de combustão e 2 motores-geradores eléctricos.

                      O Prius estará certamente em sensação de condução mais próximo do Lexus, mas quando se puxa a fundo pelo motor há uma coisa que se estranha sempre um pouco num híbrido: enquanto num carro normal as rotações sobem paulatinamente à medida que o carro ganha velocidade, aqui o motor de combustão não está ligado às rodas, e pode ir directamente para o regime máximo de rotação, o que dá uma falsa sensação de esforço.

                      A diferença em relação ao Insight é que anda mesmo...

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                        #12
                        Hibridos, para fazerem sentido, só conduzidos calmamente numa conduçao economida.

                        Para mim, nunca.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por vso Ver Post
                          Hibridos, para fazerem sentido, só conduzidos calmamente numa conduçao economida.

                          Para mim, nunca.
                          Não é bem assim... Só vale a pena o hibrido quem anda muito no para-arranca. Hibridos fazem sentido nas cidades. Numa cidade em constante para-arranque um hibrido é sempre mais poupado que qualquer dos outros carros ditos "normais".

                          Se andas muito em cidade e muito em hora de ponta, podes ter a certeza que o hibrido vai-te poupar muito dinheiro. Agora se moras no interior onde nunca tens transito e onde fazes muita estrada/auto-estrada, aí o consumo deles será praticamente igual a qualquer carro a petrol.

                          Na estrada com muita calma e andar no limite de 40/50 e não abusar, também se consegue poupar muito, mas nós que gostamos de conduzir nesse ponto não teremos grandes poupanças, mas compensa se trabalhas numa cidade e perdes muito tempo no para-arranca.

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