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PSP a embirrar comigo ontém parar em segunda fila

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    PSP a embirrar comigo ontém parar em segunda fila

    Pois é, ontem a psp de bragança parece que me andava a perseguir. Já agora aproveito para perguntar, que o meu codigo já la vai... Numa avenida de 2 faixas de rodagem para cada lado, com estacionamento em espinha cheio, não se pode parar uns segundos para recolher um passageiro que está a descer as escadas do prédio?! Ia buscar a rapariga a casa dela nessa avenida, e nem me deixaram parar em 2ª fila para ela ter tempo de chegar ao carro, não demorava mais de 30 segundos, fiz pisca, parei, e lá iam eles no carro atrás de mim a gesticular que tinha que andar... Isto foi a hora de jantar, altura com quase nenhum transito.


    Lá para as 23h, ia eu a deixar a rapariga a casa, parei no mesmo sitio só para a largar, ela demorou uns segundos a saír porque vinha gente a andar pela estrada, junto à traseira dos carros estacionados em espinha... e lá vinham eles, desta vez em sentido contrário, logo a fazer sinal de luzes e a gesticular. A namorada. lá deixou passar as pessoas para abrir a porta e saír. Fiz o pisca e virei a direcção no sentido de iniciar a marcha, vinha um carro, esperei um bocadinho e... do outro lado os elementos da PSP aos berros a dizer... "Farois de nevoeiro, Farois de nevoeiro", e saíu logo o que ia à pendura para atravessar a estrada com intenções de me autuar, digo eu. Eu então, sou obrigado a berrar-lhes também se não sabiam o que são as luzes de curva, e que ligavam quando virava o volante, que só acendia uma de cada vez, que o carro era mesmo assim e nem dava para desligar. Entretanto o que ja vinha na minha direcção, não pode passar a rua a 20m de uma passadeira na minha direcção porque estavam a passar carros, e lá perceberam, e sem os ouvir dizer mais nada, meteram-se no carro e seguiram sem dizer mais nada...

    Isto tudo frente a um café onde estava um monte de gente a assistir... senceramente, não achei muito correcto todo o alarido que fizeram, por nem saberem como funcionam os carros que fiscalizam, e por nem me quererem deixar largar ou apanhar um passageiro...
    Será que à luz da lei, não podia parar ali para deixar um passageiro, ou até esperar uns segundos que chegasse quando fui buscar?!

    Desculpem o testamento, mas parecia que queriam embirrar comigo a todo o custo


    Cumprimentos

    #2
    Só ha uma coisa com a qual não concordo: quanto a mim quando se para numa situação dessas deve-se ligar os 4 piscas, e não apenas o pisca...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Só ha uma coisa com a qual não concordo: quanto a mim quando se para numa situação dessas deve-se ligar os 4 piscas, e não apenas o pisca...

      Mas eu também faço isso quando fico parado, mas primeiro faço o pisca À direita para mostrar que vou parar. Depois, se não for arrancar logo, ligo os 4 piscas. Mas os Srs. agentes nem me deixaram acabar de imobilizar o carro para depois ligar os 4 piscas... e a minha namorada estava a descer as escadas, não ia demorar mais de 30 seg. a entrar para a viatura.

      Comentário


        #4
        O facto do sistema que tens no teu carro vir de origem não quer dizer que esteja legal.
        O sistema mais conhecido como as luzes de cornering que actuam até 40km/h não estão de acordo com o nosso código da estrada e podes ser, e bem, autuado em 30€.

        Em Espanha e à custa deste sistema, adaptaram o código da estrada. Cá, não te é permitido teres apenas 1 luz acesa. Sendo que tal é feito no farol de nevoeiro, tens de ter ambos a trabalhar, e logo como só tens 1, dá multa. É lixado mas é um facto.

        Se argumentares bem, tipo os Mercedes já tem, é um sistema xpto para veres melhor as coisas, podes safar-te, mas em todos os casos a multa é bem empregue.

        No facto de parares em segunda fila, é proibido. Se fores pela teoria de "há hora de jantar não há transito" também poderias passar vermelhos quando não há pessoas a passar nem com intenção de o fazer, etc etc.

        Mas pronto, eles andam ai para implicar connosco, quanto menos dissermos e fizermos é melhor, pois o código está do lado deles nestes casos.

        Com as luzes não concordo, são de origem, que adaptem o código. Em relação a parares, não fazemos todos isso? Sim, mas é ilegal na mesma, pois ninguém, ou poucos andam a 120km/h na AE mas continua a dar multa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
          O facto do sistema que tens no teu carro vir de origem não quer dizer que esteja legal.
          O sistema mais conhecido como as luzes de cornering que actuam até 40km/h não estão de acordo com o nosso código da estrada e podes ser, e bem, autuado em 30€.
          e uma coisa que nao tem logica a meu ver um carro novo vendido em PT tem de ser legal a andar, e que pagar a multa por um extra no carro de origem nao tem sentido, isto do podia acontecer em portugal :S.

          os 30€ que dizes sao respeito a luzes de nevoeiro ligadas sem estar tempo para elas ou luz fundida?

          Comentário


            #6
            Um amigo meu foi autuado por esse motivo e foi-lhe dito que apesar de vir de origem, não está de acordo com o código da estrada. Foi-lhe dado esse motivo e transcrevi para aqui para indicar.
            É estúpido mas parece que é verdade. Com os Mercedes ninguém implica, já com os outros

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
              Um amigo meu foi autuado por esse motivo e foi-lhe dito que apesar de vir de origem, não está de acordo com o código da estrada. Foi-lhe dado esse motivo e transcrevi para aqui para indicar.
              É estúpido mas parece que é verdade. Com os Mercedes ninguém implica, já com os outros
              os nossos agentes precisavam de umas acções de formação sobre novidades automóvel. e que custa ouvir este tipo de relatos, gastamos nós o dinheiro a comprar o carrito com uns extras e bonus multa.

              e andam ai esse artistas de xenon com carros sem estar preparado para isso a encandear e so um ou outro apanham multa.

              Comentário


                #8
                Essa das luzes de curva..... então os carros não estão homologados para circulação em Portugal?

                Comentário


                  #9
                  Uma pesquisa na net:


                  É permitido parar, mas proibido estacionar:
                  1 – Obrigando os outros veículos a circularem em sentido contrário.

                  2 – Em 2ª fila nas faixas de rodagem.

                  3 – Em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes, ou a ocupação de lugares vagos.

                  4 – Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de determinados veículos.

                  5 – De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semi-reboques quando não atrelados ao veículo tractor, salvo em parques próprios a esse fim.

                  6 – Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for cumprido o regulamento.

                  7 – De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transacção, em parques de estacionamento

                  Comentário


                    #10
                    Isso é tanga!

                    [QUOTE=ricky48;1063647668]O facto do sistema que tens no teu carro vir de origem não quer dizer que esteja legal.
                    O sistema mais conhecido como as luzes de cornering que actuam até 40km/h não estão de acordo com o nosso código da estrada e podes ser, e bem, autuado em 30€.


                    Se o carro está a venda com essas luzes, as mesmas teêm de fazer parte da ficha de omolugação e assim estão legais, se não fazem parte da dita, a responsabilidade é da marca (ou importador).
                    Isso deve ser assunto para deixar ir para tribunal.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                      Essa das luzes de curva..... então os carros não estão homologados para circulação em Portugal?
                      Tens 2 tipos de luz de curva : No farol normal, com o auxiliar de uma lâmpada ou no farol de nevoeiro. Farol de nevoeiro está descrito no código em que apenas devem ser usados quando as condições assim o permitem.

                      Aliado a esta regra, levas multa por utilização do farol de nevoeiro indevidamente e sem razão.

                      Artigo 60o
                      Utilização de luzes

                      c) Luz de nevoeiro da frente, destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou
                      outras situações de visibilidade reduzida;

                      Artigo 61o
                      Condições de utilização das luzes

                      d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos
                      que com elas devam estar equipados.
                      2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o
                      não justifiquem.

                      Ao serem utilizados de noite para "cornering" estarás a infringir esta regra, segundo eles claro.
                      Editado pela última vez por ricky48; 08 July 2010, 17:07.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                        Tens 2 tipos de luz de curva : No farol normal, com o auxiliar de uma lâmpada ou no farol de nevoeiro. Farol de nevoeiro está descrito no código em que apenas devem ser usados quando as condições assim o permitem.

                        Aliado a esta regra, levas multa por utilização do farol de nevoeiro indevidamente e sem razão....

                        Ao serem utilizados de noite para "cornering" estarás a infringir esta regra, segundo eles claro.
                        Eu compreendo o "espírito" da lei, mas que raio, então o carro é vendido assim, está homologado assim, a responsabilidade não devia ser do condutor. Até porque nessa situação, o farol não está a desempenhar a função de farol de nevoeiro. Estão a ser obtusos, é o que é...

                        Curiosamente, se agora existem as luzes de curva, existiam, por exemplo, nos 106 GTI faróis de longo alcance, que na prática são os "faróis de nevoeiro" que ligam sempre com os máximos (e só desempenhavam essa função), e nunca ouvi ninguém a queixar-se que foi multado, já nas inspecções tive conhecimento de alguns problemas.

                        Comentário


                          #13
                          É parvo, mas a tecnologia também o é por isso compensam se um ao outro.

                          Comentário


                            #14
                            Não me admirava nada que houvesse pessoal a ser multado por o CE não ter sido alterado para prever os faróis de curva... tal como houve um período de alguns meses, +/- em '97, em que os carros com 3º stop estavam "ilegais".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
                              Uma pesquisa na net:

                              Então podia parar lá para que a rapariga descesse! Até porque faço sempre isso quando a vou buscar, pisca, encosto, 4 piscas e nem desligo o motor, nunca estou parado mais de 2 minutos, nem saio do carro. a estrada tem duas faixas para cada lado, a não ser que esteja muito transito, nem obriga ninguém a ter que parar por minha causa!

                              Comentário


                                #16
                                E o facto de as luzes de curva ainda não constarem do codigo da estrada, não me parece que marca alguma pudesse vender um carro "ilegal" em nenhum país. Se fosse preciso alterar um carro para andar legal, tal teria que ser feito pelo menos no importador. LEmbro-me dos EUA que têm os carros com aquelas luzinhas dos lados, que o mesmo modelo cá não tem. Eu não sou obrigado a comprar um carro novo no stand, e depois andar a ver se está apto a andar na estrada!!! E agora tudo que é mercedes e VAG, traz as ditas luzes!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                  Então podia parar lá para que a rapariga descesse! Até porque faço sempre isso quando a vou buscar, pisca, encosto, 4 piscas e nem desligo o motor, nunca estou parado mais de 2 minutos, nem saio do carro. a estrada tem duas faixas para cada lado, a não ser que esteja muito transito, nem obriga ninguém a ter que parar por minha causa!
                                  Eu faço isso, numa estrada com uma via para cada sentido, e meto-me meio no estacionamento, meio na estrada, enquanto espero pela rapariga.. E ninguém me pode chatear.. É uma situação prevista pelo código da estrada e se me desse na telha parava em plena faixa de rodagem para ela entrar. Apenas encosto o mais possível para incomodar menos o trânsito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pode-se parar em 2ª fila sim! Estacionar é que não! Se permaneceste dentro do carro e por pouco tempo, então não tinham nada que mandar vir!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Eu faço isso, numa estrada com uma via para cada sentido, e meto-me meio no estacionamento, meio na estrada, enquanto espero pela rapariga.. E ninguém me pode chatear.. É uma situação prevista pelo código da estrada e se me desse na telha parava em plena faixa de rodagem para ela entrar. Apenas encosto o mais possível para incomodar menos o trânsito.
                                      Tenho que imprimir essa parte do codigo da estrada e levar para oferecer aos Srs agentes!!!!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                        Mas eu também faço isso quando fico parado, mas primeiro faço o pisca À direita para mostrar que vou parar. Depois, se não for arrancar logo, ligo os 4 piscas. Mas os Srs. agentes nem me deixaram acabar de imobilizar o carro para depois ligar os 4 piscas... e a minha namorada estava a descer as escadas, não ia demorar mais de 30 seg. a entrar para a viatura.
                                        Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                        Tenho que imprimir essa parte do codigo da estrada e levar para oferecer aos Srs agentes!!!!!!
                                        e eles depois oferecem-te uma autuação por teres os 4 piscas ligados sem necessidade, porque essa situação é só para ligar em caso de emergência ou extrema necessidade.

                                        Artº 60.º
                                        Luzes avisadoras de perigo- destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direcção.

                                        Artigo 63.º
                                        Sinalização de perigo
                                        1. Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo (grave).

                                        2. Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais (grave).

                                        3. Os condutores devem ainda usar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:

                                        a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via (grave);

                                        b) Quando o veículo esteja a ser rebocado (grave).

                                        4 Nos casos previstos no número anterior, se não for possivel a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.

                                        5 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300 euros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que as paragens na faixa de rodagem só são permitidas para a entrada ou saída de passageiros.

                                          Ora tu paraste e não fizeste nenhuma destas coisas... por mais que argumentes que ela já estava a descer as escadas e demorava 30 segundos. O facto é: não estava lá!


                                          Quanto ao facto das luzes de cornering, é realmente estúpido um carro vir de origem assim e serem consideradas ilegais, mas não vejo no que impeça a homologação. Afinal, carros que andem a mais de 120 km/h também são homologados, apesar de ser proibido andar a essa velocidade.


                                          EDIT: E já agora, para embirrar só mais um bocadinho, "ontem" não leva acento nenhum.
                                          Editado pela última vez por Irascivel; 08 July 2010, 22:48.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                                            Acho que as paragens na faixa de rodagem só são permitidas para a entrada ou saída de passageiros.

                                            Ora tu paraste e não fizeste nenhuma destas coisas... por mais que argumentes que ela já estava a descer as escadas e demorava 30 segundos. O facto é: não estava lá!


                                            Quanto ao facto das luzes de cornering, é realmente estúpido um carro vir de origem assim e serem consideradas ilegais, mas não vejo no que impeça a homologação. Afinal, carros que andem a mais de 120 km/h também são homologados, apesar de ser proibido andar a essa velocidade.


                                            EDIT: E já agora, para embirrar só mais um bocadinho, "ontem" não leva acento nenhum.
                                            Mas apesar de os carros serem homologados carros que andam a mais de 120km/h, só anda mais que isso quem quer. Mas eu no meu, nem que não queira, se viro o volante a luz acende, não tem como desligar, nem dentro dos menus do cb aparece tal coisa...

                                            Eu até sei que ontem não leva acento, mas na pressa de descrever as minhas frustrações, tão depressa vão acentos a mais, como a menos. E para mostrar que sou bem comportado, até editava o titulo... mas da mesma forma que não consigo desligar as luzes de curva, também não consigo editar o titulo

                                            Comentário


                                              #23
                                              EU compreendo isso tudo, mas o facto é que infelizmente não está previsto na lei

                                              A tecnologia não é de todo parva, é uma boa tecnologia.
                                              Ilumina-te mais a faixa de rodagem, tens maior visibilidade em ver o passeio junto às rodas, tens maior tendência de ver bermas, pessoas à noite na passadeira, entre outras particularidades. Eu concordo com a tecnologia, deveriam era homolgá-la no CE.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                e eles depois oferecem-te uma autuação por teres os 4 piscas ligados sem necessidade, porque essa situação é só para ligar em caso de emergência ou extrema necessidade.

                                                Artº 60.º
                                                Luzes avisadoras de perigo- destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direcção.

                                                Artigo 63.º
                                                Sinalização de perigo
                                                1. Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo (grave).

                                                2. Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais (grave).

                                                3. Os condutores devem ainda usar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:

                                                a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via (grave);

                                                b) Quando o veículo esteja a ser rebocado (grave).

                                                4 Nos casos previstos no número anterior, se não for possivel a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.

                                                5 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300 euros.

                                                ok, parar e manter então só o pisca à direita. Às vezes também deixo assim, mas como o habito é ver toda a gente encostada em segunda fila, deixar os carros com os 4 piscas ligados e ir fazer qualquer coisa, que as vezes lá faço como os outros! A parte de ligar os 4 piscas, que eu não consigo ir a algum lado e abandonar o carro em segunda fila. Quando preciso mesmo de o deixar, nem que o deixe a 5km do local bem estacionado e depois vou a pé!
                                                O problema é que se deixo o carro a 5km e vou buscar a rapariga a pé... não oiço reclamações da psp, mas oiço dela... resumindo, tou sempre lixado que tenho que andar às voltas até que ela desça(que felizmente até nem é das que faz esperar muito!!!! ), e mesmo assim, rezar para que os senhores agentes não venham atrás de mim a nem deixar parar! Quando a fui levar, não devo ter estado mais de 20 segundos parado, é já estavam eles ao ataque... e só estava a fazer o pisca para a direita, não tinha ligado os 4
                                                Editado pela última vez por pato; 09 July 2010, 09:39.

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                                                  #25
                                                  Conheço a avenida em questão, e situações piores que a que descreves são às toneladas, e na hora de ponta. Principalmente ao pé de um certo supermercado.
                                                  Queres um conselho, para a proxima paras no estacionamento em espinha, mas nos lugares de saidas das garagens, assim não te chateiam. E se é pelo tempo que dizes, não deve haver nenhum morador a sair ou entrar, e se houver, desvias o carro.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                                    Um amigo meu foi autuado por esse motivo e foi-lhe dito que apesar de vir de origem, não está de acordo com o código da estrada. Foi-lhe dado esse motivo e transcrevi para aqui para indicar.
                                                    É estúpido mas parece que é verdade. Com os Mercedes ninguém implica, já com os outros
                                                    Essa multa, contestada nem que fosse por um advogado mediano, seria sempre impugnada com sucesso! As pessoas é que se calam e aceitam tudo o que lhes querem impor!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Exactamente, nem é preciso um advogado.
                                                      Basta argumentar. O meu colega é que se calou e foi autuado.
                                                      Pois tenho colegas meus com o mesmo sistema e que argumentaram e saíram impunes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu também argumentei com o policia, e ele depois calou-se. So achei mal a forma como me abordou, parece que estava a cometer algum crime!

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                                                          #29
                                                          Também já me fizeram parar numa operação Stop por supostamente ter os faróis de nevoeiro ligados.

                                                          Expliquei o que se passava, exemplifiquei como se liga um de cada vez ao dar pisca ou virar o volante e mandaram seguir sem ser autuado.

                                                          A única coisa que mudou foi a arrogância antes da explicação e a simpatia após...

                                                          Comentário do militar da GNR: "Tou sempre a aprender..."

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso só a mim é que não me mandam parar por isso do cornering. Mas estou mortinho que o façam, porque ficam sempre a olhar para mim quando passo ao pé das O.S. Ainda para mais que no meu caso, as lâmpadas de Xénon são brancas e os faróis de nevoeiro amarelinhos

                                                            E existe muita arrogância por parte dos Sr's agentes. Lembro-me de uma vez ir na faixa de rodagem com duas vias no mesmo sentido, no entanto uma era para circulação "normal" e outra para "BUS". Nisto o carro da Polícia ia a 50km/h e de repente quando eu já ia em marcha atrás dele começa a reduzir para os 20km/h. O Polícia mete o braço de fora e faz-me sinal como que a pedir para o ultrapassar mas pela direita e ainda por cima na faixa do BUS. Ora eu ultrapassei o tipo com as manobras devidamente assinaladas e ele só liga os pirilampos e manda-me encostar. Eu paro e sai-me um autêntico "Donut Cop", um tipo balofo, cheio de aneis e colarzinhos de ouro. Alta barriga, extremamente arrogante. Vira-se para mim e diz: "Você sabe que isto é a faixa do BUS certo? E ainda por cima vinha a fugir de mim que eu bem reparei, isso é desrespeito pela autoridade", ao qual eu me defendi: "Mas o Sr. fez-me sinal para passar pela direita, pôs o braço de fora e gesticulou com a mão", ao que ele responde: "Eu estava só a apanhar ar. Você se anda na estrada tem de saber que não pode passar na faixa do BUS". Depois pede-me os documentos e para meu azar tinha pago o seguro no MB e tinha deixado o talão em casa. Tive de ir atrás deles até à esquadra mais próxima e pedir à minha namorada para sair de casa de transportes a meio da noite para ir buscar o meu talão a comprovar. Como ela não tem carro aquilo demorou e o Polícia já me queria passar 3 multas (Desrespeito, BUS e Falta de documentos) em que tudo junto passava os 300€ A rapariga lá mostrou o talão e tive de fazer papel de "coitadinho" e dizer que ia muito cansado, e que se calhar ví mal e etc e ele lá me mandou para casa "com cuidado" e que para a próxima é a valer. Fiquei com uma raiva desses tipos! Mas para patrulhar as ruas não fazem 1 corno visto que 2 dias depois o meu carro foi assaltado em plena avenida bem conhecida em Lisboa!

                                                            É a guarda que temos...

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