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24/7 Wall St. - Kia entre as marcas para disaparecer em 2011?

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    24/7 Wall St. - Kia entre as marcas para disaparecer em 2011?

    10-brands-that-may-disappear-in-2011: Personal Finance News from Yahoo! Finance

    Kia Motors Corp. is one of the two car brands of Hyundai of South Korea. It has always been a marginal brand. Its stable mate, Hyundai USA, has a reputation for high quality cars like the Sonata and Genesis. Kia sells "low rent" cars and SUV nameplates like the Sorento and Rio. As GM and Ford (NYSE: F - News) have already discovered, it is expensive to maintain multiple brands and storied car names, including Pontiac, Saturn and Mercury, are disappearing. Most Kia cars sell for $14,000 to $25,000. Hyundai has several cars in the same price range. Hyundai's Sonata has quickly become one of the best-selling cars in America, and its Genesis flagship model competes with mid-sized BMWs and Mercedes. The parent company will take a page from several other global car companies and dump its weakest brand.
    Bem, isso cheira-me a treta, opiniões?

    #2
    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post

    Os americanos vivem num planeta à parte, e esquecem-se q se vendem carros na Europa, Ásia, etc. Este tipo de discussões existem aos milhares todos os os dias nos EUA.
    Na terra do Tio Sam existem opinion makers para tudo, possivelmente até para a melhor maneira de limpar o rabinho depois de fazer a bela da fartura.

    Credibilidade dessa "notícia" = 0

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
      Os americanos vivem num planeta à parte, e esquecem-se q se vendem carros na Europa, Ásia, etc. Este tipo de discussões existem aos milhares todos os os dias nos EUA.
      Na terra do Tio Sam existem opinion makers para tudo, possivelmente até para a melhor maneira de limpar o rabinho depois de fazer a bela da fartura.

      Credibilidade dessa "notícia" = 0
      Também fiquei assim com essa ideia. Nomeadamente quando eles mencionam o Rio(modelo e vias de descontinuação) e o Sorento(provavelmente o modelo anterior). Mas não mencionam o Soul, nem o novo Optima ou Cadenza, e nem sequer mencionar o Borrego(SUV com um V8 a produzir uns 350cv), porque isso seria contra-produtivo ao argumento mal concebida deles.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
        Também fiquei assim com essa ideia. Nomeadamente quando eles mencionam o Rio(modelo e vias de descontinuação) e o Sorento(provavelmente o modelo anterior). Mas não mencionam o Soul, nem o novo Optima ou Cadenza, e nem sequer mencionar o Borrego(SUV com um V8 a produzir uns 350cv), porque isso seria contra-produtivo ao argumento mal concebida deles.

        Exactamente. As pessoas têm de perceber q o futuro das marcas são os grupos (principalmente as marcas generalistas). Vamos a ver até quando as próprias MB e a BMW conseguem sobreviver sozinhas. A Audi (na minha opinião) não sobreviveria.

        A canibalização entre marcas do mesmo grupo tem de ser visto como algo normal, porque é isso q cada vez mais acontecer. Porque num grupo com 4, 5 ou 6 marcas acaba por haver sempre o mesmo target em termos de potenciais clientes. Agora as marcas têm é de ver o lado positivo desta competição da seguinte maneira:

        .O cliente x comprou um carro do mesmo grupo, mas não da minha marca. É verdade q não vendi um carro, mas não há nenhuma prova q esse cliente não fosse parar a uma marca fora do grupo. É um carro a menos vendido, ou um carro a mais vendido?

        .Se os clientes estão a fugir da minha marca e a ir para outras do meu grupo, eu vou ter de trabalhar mais para recuperar a confiança do cliente q deixei fugir. A isto chama-se evolução e competição, e regra geral tende sempre a beneficiar o cliente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
          Exactamente. As pessoas têm de perceber q o futuro das marcas são os grupos (principalmente as marcas generalistas). Vamos a ver até quando as próprias MB e a BMW conseguem sobreviver sozinhas. A Audi (na minha opinião) não sobreviveria.

          A canibalização entre marcas do mesmo grupo tem de ser visto como algo normal, porque é isso q cada vez mais acontecer. Porque num grupo com 4, 5 ou 6 marcas acaba por haver sempre o mesmo target em termos de potenciais clientes. Agora as marcas têm é de ver o lado positivo desta competição da seguinte maneira:

          .O cliente x comprou um carro do mesmo grupo, mas não da minha marca. É verdade q não vendi um carro, mas não há nenhuma prova q esse cliente não fosse parar a uma marca fora do grupo. É um carro a menos vendido, ou um carro a mais vendido?

          .Se os clientes estão a fugir da minha marca e a ir para outras do meu grupo, eu vou ter de trabalhar mais para recuperar a confiança do cliente q deixei fugir. A isto chama-se evolução e competição, e regra geral tende sempre a beneficiar o cliente.
          Concordo em parte com o que foi dito, porém convém não esquecer algo que vai levantar muitos problemas ás marcas (principalmente em época de crise) que é o facto de o mesmo grupo propor varios produtos por preços semelhantes, sendo que os produtos não semelhantes em termos de qualidade geral, o que vai levar a uma nao optimização do investimento instalado.

          Exemplo: Skoda/Seat... um superb não é o mesmo que um exeo, porem em preços anda muito proximos; fabia é muito semelhante a um ibiza

          VW/Audi... determinados Golf com alguns A3 existem sobreposições

          E podiamos estar aqui a falar de outras marcas, porem o cliente no final o que lhe vai interessar é o que paga pelo produto, e as difeenças que os separam são muito menores que as semelhanças que os unem.

          O futuro será para a VW deixar de vender passat e coisas do genero e deixar isso para a Audi, e a Audi deixar de vender A3 e deixar isso para a VW e coisas desse genereo, pois existem determinadas gamas que estãoo muito associaas a certas marcas, e nesse caso o grupo continua a encaixar o mesmo montante do investimento, sem duplicar as despesas.

          A grande (ou pequena) alteração que se possa fazer no mercado (e que ja se pode assistir ao inicio) são as marcas generalistas conseguirem igualar as premium nas suas gamas mais altas, uma vez que neste momento as marcas premium apenas se destacam pelos motores de cilindradas mais elevadas (3.0l para cima), exceptuando esse facto a construção e os materiais empregues, assim como a fiabilidade dos produtos estão cada vez mais igual.

          Comentário


            #6
            Tentando desmontar a noticia... Será que não se refere apenas à presença da Kia nos EUA?
            A Hyundai por lá anda a fazer um sucesso enorme. Pode não fazer sentido comercial manter 2 marcas que vendem nos mesmos segmentos, sem grande diferenciação entre uma e outra.

            A Kia é marca budget, não existe muita margem de manobra para obtenção de lucro, sem ser pelo volume de vendas.

            Bem, nada para ver aqui...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mike11 Ver Post
              Concordo em parte com o que foi dito, porém convém não esquecer algo que vai levantar muitos problemas ás marcas (principalmente em época de crise) que é o facto de o mesmo grupo propor varios produtos por preços semelhantes, sendo que os produtos não semelhantes em termos de qualidade geral, o que vai levar a uma nao optimização do investimento instalado.

              Exemplo: Skoda/Seat... um superb não é o mesmo que um exeo, porem em preços anda muito proximos; fabia é muito semelhante a um ibiza

              VW/Audi... determinados Golf com alguns A3 existem sobreposições

              E podiamos estar aqui a falar de outras marcas, porem o cliente no final o que lhe vai interessar é o que paga pelo produto, e as difeenças que os separam são muito menores que as semelhanças que os unem.

              O futuro será para a VW deixar de vender passat e coisas do genero e deixar isso para a Audi, e a Audi deixar de vender A3 e deixar isso para a VW e coisas desse genereo, pois existem determinadas gamas que estãoo muito associaas a certas marcas, e nesse caso o grupo continua a encaixar o mesmo montante do investimento, sem duplicar as despesas.

              A grande (ou pequena) alteração que se possa fazer no mercado (e que ja se pode assistir ao inicio) são as marcas generalistas conseguirem igualar as premium nas suas gamas mais altas, uma vez que neste momento as marcas premium apenas se destacam pelos motores de cilindradas mais elevadas (3.0l para cima), exceptuando esse facto a construção e os materiais empregues, assim como a fiabilidade dos produtos estão cada vez mais igual.

              Concordo contigo, mas a mim parece-me q cada vez menos existe um investimento avultado por parte das marcas num desenvolvimento constante, (principalmente a nível de interiores), mas sim um reciclar de várias ideias e materiais de dentro do grupo. Existe uma plataforma e ideias base, e depois esse material é esmifrado durante cerca de 10 anos.
              Vê o "novo" Jetta. Mas aquilo é "novo" no quê? Terá um sistema start-stop em relação ao actual, e os interiores roçam entre o Golf, Sharan e os Skodas q andam pelo mesmo preço. Se olhares bem (esqueçamos as cores, volante, etc) repara no tablier do Yeti e do novo Jetta. As mesmas saídas de ar, os "4 piscas" no mesmo sítio, o mesmo sistema de navegação, o compartimento de arrumação por cima das saídas de ar, o mesmo compartimento (buraco) entre a alavanca das mudanças e o tablier... um bocado do Golf, outro da Sharan, outro painel do Yeti e já está. Não quero generalizar, mas não acredito q tenha havido aqui grande trabalho de investigação ou desenvolvimento... atenção q isto não é uma critica ao desleixo ou não da VW, é o constatar do q toda a gente já sabe. O q cabe num cabe noutro. Alterações, zero ou quase zero. Os mesmo materiais e desenhos, mas com ligeiras modificações estéticas aqui e acolá. É o espírito VW, e ainda por cima numa altura de crise e contenção de gastos assenta q nem uma luva.




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                #8
                Aliás, este Jetta é o exemplo perfeito acerca do tema da canibalização.. o Jetta vem combater quem (pelo menos na Europa)? O Octavia, q deve ser no momento o dois volumes e meio mais vendido no mercado europeu. Não digo q este Jetta tenho sido construído só para isso, mas é inequívoco q roubará vendas ao Octavia. E para q isso não aconteça a Skoda vai ter q fazer alguma coisa. Aposto q em princípios de 2011 o Octavia já vai trazer sistema start-stop, um airbag para joelhos, uma tomada de 220 v (estou a mandar para o ar algumas coisa q faltam de equipamento) e alguma modificação ligeira para agradar ao olho. É a competição a dar cartas, e quem ganha somos nós, os consumidores.

                Comentário


                  #9
                  O Jetta foi sempre concebido para o mercado Americano (não é à toa que é feito lá perto)!!!
                  Lá um Skoda nunca iria vender.
                  E já que a VW tem o Jetta aproveita também para o vender na Europa.

                  E 90% dos compradores de carros não percebe nada do assunto - para eles um VW é diferente de um Skoda (muitos nem conhecem) ou de um Seat...
                  São carros diferente para eles...

                  Comentário


                    #10
                    A Kia na Europa tem mais prestígio que a Hyundai muito por culpa do Ceed q está no segmento mais popular por estas bandas.

                    Eu por exemplo vejo-me a adquirir um KIA mas nunca um Hyundai.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                      Tentando desmontar a noticia... Será que não se refere apenas à presença da Kia nos EUA?
                      A Hyundai por lá anda a fazer um sucesso enorme. Pode não fazer sentido comercial manter 2 marcas que vendem nos mesmos segmentos, sem grande diferenciação entre uma e outra.

                      A Kia é marca budget, não existe muita margem de manobra para obtenção de lucro, sem ser pelo volume de vendas.

                      Bem, nada para ver aqui...
                      O que retiro também é isso.

                      Que a Kia deverá é deixar de existir no mercado dos EUA.

                      Comentário


                        #12
                        Quando duas marcas do mesmo grupo actuam exactamente no mesmo mercado (Pug/citro, Hyundai/Kia, VW/Skoda/SEAt), o que tende a fazer é especializar a marca.

                        Veja-se o que a PSA está a fazer com a submarca DS da Citroen. Se resultar, deixará de haver gama "C", que é muito idêntica à gama Pug.

                        A Hyundai tem que fazer o mesmo com a Kia.

                        O que a Renô/Nissan fizeram? A Nissan deixou de vender carros tradicionais no segmento C/D para vender o que faz melhor, os SUV e pseudo SUV. A Renô vai deixar de vender do segmento D (Laguna) para cima, abrindo caminho para os Infiniti e Samsung rebranded. Resta saber o que vão fazer com os Pixo/Twingo, Micra/Clio.

                        A VW tem que fazer algo idêntico. Os VW Polo, Golf/Jetta, Passat parecem-me intocáveis, acima disso temos Audi, o VW Phaeton parece que vai ser só para EUA e China. Mas os skoda/Seat, nem tanto.

                        Seat fala-se à boca grande em ser vendida e a Skoda em passar a Low Cost.

                        A BM e Merc tem que se associar a outras marcas para sobreviverem. Têm que ter volume de vendas para conseguirem poder negocial junto dos fabricantes de peças.

                        A BM fez uma timida aliança com a PSA para motores. A Merc fez uma aliança com a Renô para os carros abaixo do C, mas não chega.

                        A Pug é o caso mais radical, tem alianças com Toyota, Mitsu, BM, Ford, Fiat (comerciais). Foi a maneira encontrada pela PSA para rentabilizar as suas fábricas e ter mais poder negocial.

                        A Opel está perdida no meio da estratégia da GM. Tendo a Chevy a canibalizar directamente as vendas, com produtos idênticos que têm vindo a crescer de qualidade. A Cadillac demora-se a impor no mercado europeu.

                        Atenção que só falo no mercado Europeu porque dos restantes não tenho os conhecimentos suficientes para falar.

                        A tendência na década de 80/90 foi comprar/criar marcas para lutar nos vários segmentos. Veja-se VW e Ford e também a Fiat. Agora a tendência é racionalizar as gamas, para não ter marcas a canibalizar outras. Salvar as mais rentáveis e vender/acabar com as menos rentáveis.

                        A Ford gastou biliões em compras e em rentabilização de marcas que acabou por vender, para manter apenas Ford na Europa e mais outra nos EUA, perdeu tempo e recursos nessa "brincadeira". Mas foi a primeira a iniciar esta tendência, com frutos visíveis. Mas verdade seja dita, comprou, mas nunca descurou as compras, fez tudo o possível para manter a marca, até não dar mais. A VW também fez isso com algumas marcas, embora estratégia para a SEAT nem sempre foi a mais clara.

                        A GM (com a SAAB) e a FIAT (Alfa e Lancia) nunca tiveram um rumo certo. Em relação à FIAT existe o argumento que foi forçada a comprar a Alfa e a Lancia para não caírem em mãos estrangeiras ou mesmo falirem. Mas a GM não tem essa desculpa. Veja-se o caso da PSA, foi obrigada a comprar a Citro e a Chrysler Europa pelas mesmas razões. Mas depressa descobriu que a Talbot e Simca (Chrysler Europa) era inviáveis e fechou-as. E mal ou bem conseguiu manter a Citro, até que introduziu a gama "C" e agora a "DS".

                        A FIAT associou-se nos termos mais ou menos conhecidos com a Chrysler e finalmente arrumou a casa, pelo menos na teoria, vamos ver como se sai na prática.

                        Isto para dizer que a Hyundai tem que ter uma estratégia clara para a própria marca Hyundai e principalmente para a Kia.
                        Editado pela última vez por MadRacer; 12 July 2010, 15:11.

                        Comentário


                          #13
                          Em termos europeus, acho que a KIA tem estado a andar bem com alguns modelos que estão a conquistar mercado, como o Soul, Cee'd e a Carnival. E mesmo o novo Venga não me parece nada mau... sempre me agrada mais do que o Yaris.
                          O principal problema parece-me ser a limitação na escolha de motores, mas o preço competitivo acaba por equilibrar um pouco esse factor. Pessoalmente preferia comprar um KIA do que um Chevrolet, por exemplo.

                          Nos States é que a coisa não deve ser famosa para eles, mas também é verdade que ultimamente tem-se notado uma melhor aceitação de carros mais "estilo europeu", portanto acredito que com um pouco de paciência a oportunidade pode aparecer para aqueles lados.

                          Comentário


                            #14
                            Quer me parece que a conversa é bem valida mas não sei se não deviam mante-la mais teorica em vez de tentarem já "advinhar" o que vai acontecer.

                            O que o pessoal de gestão diz é que com a racionalização de produções (para reduzir custos) os produtos foram ficando cada vez mais parecidos (chegando ao ponto de só mudar o simbolo na grelha).

                            A partir do momento em que se seguiu esse caminho, não será logico perguntar se agora que já está "tudo igual", ainda se justifica manter varias marcas? com varias direcções, com campanhas de publicidade destintas, equipas de design proprias, etc.

                            Eles estão a perguntar se tudo isto não será duplicação, triplicação, quadriplicação, de custos?

                            Não ganhavam mais dinheiro com menos marcas?

                            Agora quem gere as marcas só tem é que ir fazer contas, para ver se realmente dessa forma ganhavam mais dinheiro e tomar decisões...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                              Quer me parece que a conversa é bem valida mas não sei se não deviam mante-la mais teorica em vez de tentarem já "advinhar" o que vai acontecer.

                              O que o pessoal de gestão diz é que com a racionalização de produções (para reduzir custos) os produtos foram ficando cada vez mais parecidos (chegando ao ponto de só mudar o simbolo na grelha).

                              A partir do momento em que se seguiu esse caminho, não será logico perguntar se agora que já está "tudo igual", ainda se justifica manter varias marcas? com varias direcções, com campanhas de publicidade destintas, equipas de design proprias, etc.

                              Eles estão a perguntar se tudo isto não será duplicação, triplicação, quadriplicação, de custos?

                              Não ganhavam mais dinheiro com menos marcas?

                              Agora quem gere as marcas só tem é que ir fazer contas, para ver se realmente dessa forma ganhavam mais dinheiro e tomar decisões...

                              Isso não acontece frequentemente fora do mundo automóvel? Jumbo/Pão de Açúcar, Pingo Doce/ Feira Nova, Continente/Modelo, Vobis/Worten...
                              Vender os mesmo produtos com nomes diferentes é uma excelente forma de negócio, já q há muita gente q até desconhece q muitas vezes estão a comprar o mesmo produto, mas vendido com outra "roupa".

                              Para mim é claro (obviamente q não sei se vai ser assim nos próximos 50-100 anos) q este é o modelo a seguir, e ou muito me engano, mais marcas se vão juntar a grupos e formar grupos de 3/4 marcas como mínimo. Isto para quem quiser realmente "fazer dinheiro".
                              Não acredito q o mercado low cost seja "eterno", e q seja o ganha pão milagroso da industria automóvel. Acho q as marcas generalistas vão apostar (pelo menos deviam) em 1 ou 2 modelos low cost, principalmente para mercados emergentes, mas duvido q esse mercado cresça muito mais (em termos de modelos ou expressão automóvel). Há anos q em mercados como o Brasil, América do Sul, África, etc existem ainda modelos à venda q já estão descontinuados na Europa há largos anos e não foi por isso q se criaram "á pressa" 50 000 modelos low cost para esses mercados. Foi mais fácil perpetuar os modelos já existentes (q tinham boa aceitação por parte do público) do q criar novos modelos ou novas marcas. Barato por barato as pessoas preferem o q já conhecem.


                              P.S. A Kia em Junho vendeu 31 000 carros nos EUA (mais 10 000 do q por ex. a VW). Se a Kia acaba nos EUA estando no 8º lugar no ranking de vendas e a vender 30 000 carros por mês, imagino as marcas q estão abaixo... estes americanos são doidos...
                              Editado pela última vez por cjr; 13 July 2010, 16:07.

                              Comentário


                                #16
                                Não sei até que ponto esta noticia pode ter alguma veracidade, considerando que em 1999 foi salva da falência pela Hyundai.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mike11 Ver Post
                                  O futuro será para a VW deixar de vender passat e coisas do genero e deixar isso para a Audi, e a Audi deixar de vender A3 e deixar isso para a VW e coisas desse genereo, pois existem determinadas gamas que estãoo muito associaas a certas marcas, e nesse caso o grupo continua a encaixar o mesmo montante do investimento, sem duplicar as despesas.
                                  Discordo por completo do exemplo específico que deste. A VW tem, a meu ver, uma estratégia brilhante para não perder vendas com o Passat (contudo, não sei terá a ver com o que penso).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                                    Não sei até que ponto esta noticia pode ter alguma veracidade, considerando que em 1999 foi salva da falência pela Hyundai.
                                    Também não é para esquecer que mudou a percepção da marca entre o antigo dono (Ford) e o novo dono (Hyundai). Para o Ford, a Kia representava apenas uma marca low cost, e os carros produzidos reflectiam isso(o 1º Sportage, a Shuma e Shuma II, a Sephia, etc... ). Quando isso passou para a Hyundai, a percepção mudou de um low cost para mais uma representação da Coreia. Desde então que a Kia tem melhorado exponencialmente com os seus carros.

                                    Devias passar uns dias cá na Terceira para ver como a Kia está a dar. Acho que, em Portugal, é onde tem a maior número per capita . É Picantos por todo lado, novos Sportages, os novos Rios, Cee'ds a dar com um pontapé e ainda uns novos Sorentos por aí. Isso também deve ao concessionário cá na ilha que não se fartou de trabalhar para ganhar mais clientes ao longo desses anos todos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não acredito nisso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ya..............."vai desaparecer"

                                        Hyundai Kia Boss Named Asia’s Best Automotive CEO | AutoGuide.com News


                                        Esses gajos do 24/7 Wall St. são menos "dentro do assunto" que nós neste fórum.

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                                          #21
                                          Acredito que a Kia está em crecendo ...

                                          A tendençia nos EUA pode ser o desaparecimento mas cá na Europa a tendencia é crescer e muito ...

                                          Carros fiáveis , bonitos ,moderadamente acessiveis em preço e com garantias de "encher o olho" .

                                          Quando uma marca aposta no futuro isso reflete-se nas garantias propostas - 5 e 7 anos é significativo.

                                          Cá no Portugal pequenino só me espanta ainda não terem apostado a sério na bi-carburação. Se a Kia disponibiliza a gama toda com GPL de origem começa a abafar o mercado ... ninguém a apanha.

                                          A moda dos hibridos eléctricos pode perder força quando se reparar que os postos de carga rápida públicos pura e simplesmente não existem .

                                          O GPL a 0.60€/ litro é factor de escolha certo na hora de investir no carrito novo.

                                          O futuro o mostrará ...

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