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Peugeot 106 mk1 (rallye ou Xsi) - Problema 5ª velocidade?

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    Peugeot 106 mk1 (rallye ou Xsi) - Problema 5ª velocidade?

    olá a todos, tirei a carta a pouco mais de 2 meses e adquiri um Peugeot 106 mk1 e gostava que os mais experientes me ajudasse numa questão.

    o carro anda bem, e se anda, mas tenho medo nele em relação a uma coisa, é um carro com pouca estabilidade principalmente nas curvas.

    o que hei-de fazer com um motor 1300 de 105 cavalos com apenas uns 800 e qualquer coisa quilos de peso?


    o que devo fazer para lhe aumentar a estabilidade??

    #2
    Tens um xsi? O teu carro têm um comportamento em curva eficaz. Vê se tens a suspensão em condições

    Comentário


      #3
      sim é um xsi. tipo ele nunca me fugiu nas curvas porque eu entro devagar nelas, mas ja me disseram para ter cuidado naquilo nas curvas porque as rodas são bué estreitas :S

      Comentário


        #4
        qual e o pneu k tens 175\60 14?

        mete 185 55 14!

        o xsi tem a suspençao comos os cup e gti, no seco so se fores de preposito contra o muro é k ele se espatifa....

        Comentário


          #5
          Ele tem é tendência para soltar a traseira, mas com a experiência essa característica é bem divertida.

          Comentário


            #6
            se dizes que isso resolve o problema vou tratar de de por rodas mais largas, obrigado :D

            Comentário


              #7
              eu tenho um xsi com essa medida o 185 e no seco curvo rapido e ele nao se queixa!
              essa saidas de traseiras é em situaçoes extremas.....

              Comentário


                #8
                Quantos quilometros tem o carro??.. após 80000 km os amortecedores não são eficazes. quanto aos pneus, deves ter em atenção que medidas tens averbadas no livrete... e tentar ir para o mais largo que for permitido para o teu carro,
                penso que uma ida à oficina com alinhamento de direcção, e troca de amortecedores deve ser o suficiente...

                Comentário


                  #9
                  ainda hoje de manhã dei a minha opinião não fundamentada sobre isso noutro topico sobre esse carro:

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063658691

                  um mecânico amigo meu chamava a esse carro, "caixão capotável"

                  Muito motor para pouco carro. Viram-se com facilidade, supostamente... Obviamente falo do que me contam, uma vez que nc tive nenhum.

                  Não tardam a aparecer aí os experts. Dá-lhes um tempito para beberem o café da manha
                  P.S.: Antes de começarem a mandar vir, de notar que eu referi "nao fundamentada"

                  Abraços

                  Comentário


                    #10
                    Vê os amortecedores, já podem estar nas lonas e os pneus é claro. Se tiveres uns Wanli não ajuda.

                    Comentário


                      #11
                      painel de instrumentos peugeot 106 rallye!

                      ola! eu comprei um peugeot 106 rally e tenho uma duvida no painel de instrumentos.

                      o painel tem (começando da esquerda para a direita): o termómetro, o velocimetro, em cima tem o nivel do combustivel, o conta-rotações, e depois por fim tem outro que nao sei o que é!

                      alguem me pode dizer o que é?

                      Comentário


                        #12
                        Acho que é indicação do nível do óleo. Só deve funcionar nos primeiros segundos depois do motor começar a trabalhar.

                        Comentário


                          #13
                          muito obrigado!

                          Comentário


                            #14
                            Quando o ligas a chave dá o nivel do óleo, depois de começar a trabalhar dá a temperatura do mesmo.

                            Usa a net, e se não tens manual do carro é só procurar que ela anda por aí.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pascoalluis Ver Post
                              olá a todos, tirei a carta a pouco mais de 2 meses e adquiri um Peugeot 106 mk1 e gostava que os mais experientes me ajudasse numa questão.

                              o carro anda bem, e se anda, mas tenho medo nele em relação a uma coisa, é um carro com pouca estabilidade principalmente nas curvas.

                              o que hei-de fazer com um motor 1300 de 105 cavalos com apenas uns 800 e qualquer coisa quilos de peso?


                              o que devo fazer para lhe aumentar a estabilidade??
                              Para mim é um dos melhores a curvar. Mas é preciso ter a suspensão a funcionar a 100%

                              Ver :
                              - A pressão dos pneus
                              - Alinhamento da direcção
                              - Amortecedores em condição

                              Problemas:
                              Ter muita atenção com a suspensão traseira. Ver se não tem nenhum rolamento dos braços da suspensão nas lonas, Ver se o eixo não está gripado, pois é vulgar do lado direito, ficar comido pelos rolamentos de agulhas, ao ponto de nos casos mais graves trancar completamente o braço da suspensão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pascoalluis Ver Post
                                se dizes que isso resolve o problema vou tratar de de por rodas mais largas, obrigado :D
                                É isso!!! Não invistas nuns pneus de qualidade, não...

                                Os 175 são mais que suficientes, desde que sejam pneus em condições, não umas chinesices de plástico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                                  Para mim é um dos melhores a curvar. Mas é preciso ter a suspensão a funcionar a 100%

                                  Ver :
                                  - A pressão dos pneus
                                  - Alinhamento da direcção
                                  - Amortecedores em condição

                                  Problemas:
                                  Ter muita atenção com a suspensão traseira. Ver se não tem nenhum rolamento dos braços da suspensão nas lonas, Ver se o eixo não está gripado, pois é vulgar do lado direito, ficar comido pelos rolamentos de agulhas, ao ponto de nos casos mais graves trancar completamente o braço da suspensão.
                                  Isto é rigorosamente verdade e um dos defeitos crónicos de todos os 106/Saxo. O meu 1.1 está a começar a manifestar esse problema.
                                  A reparação disso ficará muito cara??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Rodas/jantes/pneus mais largos/as = limites ligeiramente maiores e qdo o carro foge MTO mais dificil de controlar.
                                    O 106 é por natureza happy-tail, convem aprender a conduzi-lo, não é mais nem menos perigoso que outros carros é sim muito mais eficaz...para quem sabe.

                                    Não mexas nas jantes/medida dos pneus, mexe sim na suspensão, uma toda de origem e NOVA.

                                    EDIT:
                                    PS: NUNCA MAS NUNCA traves em curva ou desaceleres em mudanças baixas se não sabes controlar a traseira ou não estás ainda preparado.
                                    PS2: exprimenta TUDO num parque de estacionamento/trackday e estou a falar a serio, quando compreendes como o carro foge é natural mas as 1ªs vezes vais-te atravessar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho que o chassis do 106 é o novo mito do fórum Autohoje..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Isto é rigorosamente verdade e um dos defeitos crónicos de todos os 106/Saxo. O meu 1.1 está a começar a manifestar esse problema.
                                        A reparação disso ficará muito cara??
                                        Enquanto não danificar irremediavelmente o eixo, nem por isso. Penso que custa mais a mão-de-obra, que propriamente as peças. Se danifica o eixo... aí sim, fica caro

                                        Portanto se já se está a manifestar, o melhor é tratares já disso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                          Enquanto não danificar irremediavelmente o eixo, nem por isso. Penso que custa mais a mão-de-obra, que propriamente as peças. Se danifica o eixo... aí sim, fica caro

                                          Portanto se já se está a manifestar, o melhor é tratares já disso.
                                          É que eu já investi tanto dinheiro naquele cabronzito que agora qualquer reparação maior faz-me pensar 2 vezes se o hei-de manter.
                                          Mas por outro lado tenho pena, porque é um carrito jeitoso e traz um equipamento que ainda hoje faz corar muitos utilitários de vergonha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            É que eu já investi tanto dinheiro naquele cabronzito que agora qualquer reparação maior faz-me pensar 2 vezes se o hei-de manter.
                                            Mas por outro lado tenho pena, porque é um carrito jeitoso e traz um equipamento que ainda hoje faz corar muitos utilitários de vergonha.

                                            Já tras Hill Holder, ESP , AC Automatic, bancos em pele ?? Brincadeirinha.

                                            Mas investiste em " mod's " ou reparaçoes? Quando assim é nao fiques preso, pode-te sair muito caro.

                                            Os 106 e saxos sao assim tao problematicos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                              Já tras Hill Holder, ESP , AC Automatic, bancos em pele ?? Brincadeirinha.

                                              Mas investiste em " mod's " ou reparaçoes? Quando assim é nao fiques preso, pode-te sair muito caro.

                                              Os 106 e saxos sao assim tao problematicos?
                                              Engraçadinho! É óbvio que em termos de segurança, coitadinho! Mas em itens de conforto, e tendo em conta que é um carro de '98, alguns detalhes chegam a ser impressionantes!

                                              O dinheiro que gastei nele não foi em mods. Comprei-o barato, sabendo que tinha algumas coisas "pequenas" para arranjar. Mas já se sabe como é: um gajo pensa que gasta 300, e acaba por gastar 500 ou mais. Depois disso, levou uma embraiagem em que fui chulado pela oficina. Agora detectou-se uma fuga de óleo, que o mecânico já disse que obrigava a mexer na cabeça do motor, rectificar, e mais não sei o quê, agora essa cena do eixo... para um carro que no mercado de usados já nem vale 2000 €, dá que pensar... mas depois penso que, se o substituir, para além de estar a correr novos riscos com um carro desconhecido, dificilmente arranjarei um com o equipamento deste, de que destaco principalmente o ar condicionado muito eficiente... e que jeitão ele tem dado nestes dias!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu mexia nos amortecedore e pneus.

                                                Amortecedores uns Kit STR.T , podes ver aqui: (rebaixar 1 pouco ajuda mto na estabilidade)

                                                Pneu Beato - As Melhor Marcas aos Melhores Preços

                                                Os pneus nessa medida penso que tens uns toyo a bom preço e performance.
                                                Podes procurar no mesmo site k tem mto bons preços.

                                                cmps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Lino,

                                                  não arranjes o carro para os outros desfrutarem !

                                                  Já passei pelo mesmo e acabei por me arrepender !


                                                  E quanto a problemas de estabilidade...

                                                  Nunca nos meus Saxo ou o no AX senti este problema. Que são exactamente a mesma farinha que o 106.

                                                  É certo que nestes carritos, qualquer viagem acima dos 140 / 150 km/h mais parece uma aventura épica mas estes carrinhos também não foram feitos para isto. São carros para se gozarem em traçados sinuosos onde são pequenos diabretes e dão um gozo fabuloso.

                                                  Quanto a problemas no eixo traseiro, cá em casa nunca o tive, apenas um rolamento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Eu acho que o chassis do 106 é o novo mito do fórum Autohoje..
                                                    À época era o chassis mais rígido da classe, e aclamado por todos como tendo um comportamento são e divertido, referenciando-se sempre também a atenção necessária para o acto/consequência de "levantar o pé" em curvas, ou travar em apoio... mas por outro lado, era por isso que todos diziam ser ágil

                                                    A fama de serem bons pocket-rockets sem necessitarem de mods advém de algum lado, não achas?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      5ª marcha peugeot 106 rallye

                                                      para começar nem sei se o meu peugeot 106 é um xsi ou um rallye, bem que tem turbo que anda para cara*** anda!

                                                      mas nao foi isso que me trouxe aqui.

                                                      a maquina em questao é um peugeot 106 de 1994 cc1300 (1294) e tem 72 KW e tem um turbo que isso eu sei, ate assobia...


                                                      é assim, o carro puxa bue mesmo! mas nao me agrada uma coisa, ou se calhar ate agrada, o carro puxa sempre mais cada vez que lhe meto mais uma mudança sucecivamente 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, o problema surge apartir daqui, eu nao lhe posso meter 5ª em auto-estrada, o carro prende a 5ª mudança como se tivesse a meter uma 3ª por exemplo e o pior é que o fdp do carro sobe-me em sitios em 5ª como se fosse a deslizar em manteiga, eu sei que aquilo tem muito power. mas tipo o carro em 4ª chega-me aos 190 e ele dá 220!

                                                      quando lhe meto a 5ª basta levar o pedal ao fundo que ele em poucos segundos vai ao corte da 5ª.

                                                      a minha pergunta é: porque é que a 5ª mudança é tao esquesita? e nao é a suposta mudança para o carro " descançar" em vez de servir para o carro "descançar", mas nao acontece isso em 5ª ele so quer mais acelaração!

                                                      alguem me pode ajudar? tentei explicar o melhor que pude!
                                                      Editado pela última vez por Pascoalluis; 05 August 2010, 16:15.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mete mais tabaco que isso melhora...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pascoalluis Ver Post
                                                          ...tentei explicar o melhor que pude!

                                                          Mas olha que nem parece

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pascoalluis Ver Post
                                                            para começar nem sei se o meu peugeot 106 é um xsi ou um rallye, bem que tem turbo que anda para cara*** anda!
                                                            Tens um XSi ou Rallye com turbo...ok.

                                                            Certamente que deves saber que esse carro d'origem é atmosférico, certo?
                                                            Essa caixa deve estar linda deve...






                                                            P.S.: O XSi corta bem abaixo dos 220km/h reais (stock)

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