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Liquido de refrigeração a mais

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    Liquido de refrigeração a mais

    Olá

    Na semana passada ao verificar o nivel do liquido de refrigeração como estava abaixo do máximo (1 dedo) acrescentei essa quantidade com agua destilada.

    Esta semana fui verificar e têm precisamente essa quantidade acima do traço de Maximo

    Provavelmente verifiquei na primeira vez com o carro a quente, a minha questão é, será que há algum inconveniente em andar com o carro assim? se sim como posso retirar o excesso de liquido?

    Obrigado desde já pelas respostas
    Editado pela última vez por Naughtybear; 17 July 2010, 23:53.

    #2
    A quente o liquido expande, logo deves é ter visto a quente da segunda vez

    Comentário


      #3
      Normalmente os vasos de expansão têm uma válvula para lidar com essas situações deitando fora o liquido a mais...

      Não te preocupes

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Naughtybear Ver Post
        Olá

        Na semana passada ao verificar o nivel do liquido de refrigeração como estava abaixo do máximo (1 dedo) acrescentei essa quantidade com agua destilada.

        Esta semana fui verificar e têm precisamente essa quantidade acima do traço de Maximo

        Provavelmente verifiquei na primeira vez com o carro a quente, a minha questão é, será que há algum inconveniente em andar com o carro assim? se sim como posso retirar o excesso de liquido?

        Obrigado desde já pelas respostas
        Água destilada é para a bateria. No circuito de refrigeração mete-se anticongelante.

        Comentário


          #5
          Liquido de refrigeração não é só anticongelante. É uma mistura com água (destilada, de preferência). Se se deve adicionar água ou anticongelante puro aquando do atesto, depende e as opiniões não são unânimes.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas!

            Já agora coloco outra questão é normal ter de repor o liquido de refrigeração? a ultima vez que foi atestado foi em dezembro do ano passado (teve de trocar o radiadore da sofagem e levou o liquido todo novo)

            Comentário


              #7
              É perfeitamente natural que o nível de anti-congelante baixe com o passar dos km, mas nada de extraordinário. "Um dedo" é perfeitamente aceitável.

              Para os reatestos pequenos, não tem qualquer problema em acrescentar água destilada, mas o melhor mesmo é acrescentar anti-congelante (igual ao que está no circuito).

              Julgo que a maior parte das marcas já usa anti-congelantes pré-misturados, o que faz com seja sempre seguro os pequenos acrescentos, onde a concentração é mantida.

              Pelo menos em casa, tenho embalagens dos vários anti-congelantes que são usados nos carros que tenho.


              Ter o anti-congelante acima do nível não é preocupante, porque os reservatórios/vasos de expansão têm um respiro, que permite lidar com a dita expansão do próprio líquido e, em casos de sobrepressão, há uma válvula que permite o "alívio" dessa mesma pressão...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                Ter o anti-congelante acima do nível não é preocupante, porque os reservatórios/vasos de expansão têm um respiro, que permite lidar com a dita expansão do próprio líquido e, em casos de sobrepressão, há uma válvula que permite o "alívio" dessa mesma pressão...
                A não ser que o respiro esteja obstruído ou a válvula da tampa do depósito não funcione o excesso de pressão "poderia" eventualmente causar rotura de algum tubo. Para o caso de se querer pôr a nível uma vez que foi "checkado" a quente (deve ser a frio) podes sempre retirar o excesso com uma seringa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                  É perfeitamente natural que o nível de anti-congelante baixe com o passar dos km, mas nada de extraordinário. "Um dedo" é perfeitamente aceitável.

                  Para os reatestos pequenos, não tem qualquer problema em acrescentar água destilada, mas o melhor mesmo é acrescentar anti-congelante (igual ao que está no circuito).

                  Julgo que a maior parte das marcas já usa anti-congelantes pré-misturados, o que faz com seja sempre seguro os pequenos acrescentos, onde a concentração é mantida.

                  Pelo menos em casa, tenho embalagens dos vários anti-congelantes que são usados nos carros que tenho.


                  Ter o anti-congelante acima do nível não é preocupante, porque os reservatórios/vasos de expansão têm um respiro, que permite lidar com a dita expansão do próprio líquido e, em casos de sobrepressão, há uma válvula que permite o "alívio" dessa mesma pressão...
                  Essa válvula é chamada de "tubo ladrão" porque rouba o excesso de água que a quente sobe.. Além de que não se dever atestar a quente (pode espirrar e queimar altas queimaduras - em alternativa podem ir aliviando a rosca para aliviar a pressão lá dentro e impedir que espirre)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Essa válvula é chamada de "tubo ladrão" porque rouba o excesso de água que a quente sobe.. Além de que não se dever atestar a quente (pode espirrar e queimar altas queimaduras - em alternativa podem ir aliviando a rosca para aliviar a pressão lá dentro e impedir que espirre)
                    custa me a acreditar que como há motores que nao tem esse sistema
                    mas sim um deposito de expansão. só gente doida estes designers de motores ahah.

                    Comentário


                      #11
                      Boas, acabei de entrar aqui porque tenho uma duvida,, uns dizem ser normal, outros mecânicos dizem ser anormal. Meu 308 hdi já com 9 anos e 185.000km,comprei em segunda mao e já o tenho á 5 anos e lembro-me deste quase imperceptível consumo de liquido refrigerante desde que o tenho, e sempre que mudava o óleo de ano a ano, o mecânico repunha o nível do liquido refrigerante que nunca ficou abaixo do mínimo, levando até a uma contaminação ,uma vez que a ultima vez que o fez misturou um rosa no amarelo (já com anos,penso ser azul de origem,mas perdem coloração com o tempo). Decidi á 2 meses mandar substituir o liquido de refrigeração com o original (azul escuro) da marca.O nível ficou acima um pouco do máximo tipo 1 centimetro,eles disseram que era normal descer no dia seguinte,mas tal só aconteceu passado vários dias (mais de 1 semana, pois o nível manteve-se acima do máximo por dias . Passado 2 meses e 2.000km fui ver o nível, e está agora em cima do traço do nível máximo , tanto a quente como a frio o nível mantém-se igual,(se á alguma diferença é mínima). Óleo escuro sempre ao nível (mesmo passado 20.000km) mantém o mesmo nível altura em que o substituo, e tem FAP! A tampa do motor perfeitamente limpa (nada de borra castanha) e o liquido de refrigeração está limpo. O carro nao falha e puxa muito bem. A minha pergunta é... É normal haver um pequeníssimo (consumo) do liquido refrigerante tipo::: do mínimo ao máximo após 1 ano ou 10.000km? Uns dizem que é normal por evaporação considerada dentro dos níveis mínimos, outro dizem que nao,.Alguem aqui me pode tirar a duvida?

                      Comentário


                        #12
                        Eventualmente poderá variar de carro para carro, mas se é um consumo tão pequeno eu nem me preocupava com isso

                        Comentário


                          #13
                          Algo habitual no 1.6d. É ir controlando.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Algo habitual no 1.6d. É ir controlando.
                            Também acho, sempre foi assim á 5 anos , se houvesse algo anormal com certeza já teria se reflectido. Pelo preço, vou só lhe meter uma tampa nova de origem do reservatório. Obrigado amigos.
                            Editado pela última vez por ToniGT; 20 August 2020, 16:10.

                            Comentário


                              #15
                              Costuma ser a bomba de água. Mas como é tão pouco, é controlar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Costuma ser a bomba de água. Mas como é tão pouco, é controlar.
                                Tambem já pensei nisso, tem 185.000 km e 9 anos, se começar a consumir demais, troco o kit de distribuição + bomba de água antes dos 10 anos. Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                  Tambem já pensei nisso, tem 185.000 km e 9 anos, se começar a consumir demais, troco o kit de distribuição + bomba de água antes dos 10 anos. Obrigado.
                                  É ir fazendo uma vaquinha e mudar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hoje só por descargo vou á Peugeot comprar uma tampa do deposito de espansao por via das duvidas,mas se agravar, é como disseste começar a poupar para mudar, o que nao é difícil com os tempos que correm

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se a tampa está livre de resíduos de anticongelante, não deve ter fuga.

                                      Comentário

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