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Escapes de mota - A vossa opinião

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    Escapes de mota - A vossa opinião

    Tenho uma Honda Varadero 1000 de 2004. No outro dia andava com a pancada de meter uns escapes de rendimento, mas nunca liguei muito ao assunto. No outro dia andava no Ebay e vi varios a venda.

    Há duas marcas que me chamam mais à atenção: Leo Vince e Arrow.

    Aqui ficam os graficos de potencia e caracteristicas dos 2.

    Arrow:

    http://www.arrow.it/eng/ricercaprodo...oto.asp?id=694

    http://www.arrow.it//oggetti/2002_GR...ro%2003-04.jpg

    Leo Vince:

    http://www.sitogroup.com/pls/pazsito/pk$ges_upload.download?nome_file=F4483/7175-7176-7177.pdf

    A vantagem quer nos Leo Vince quer nos Arrow é um ganho de cerca de 4cv , uma curva de potencia e binario mais linear e elevada (na zona das 3500rpm as 5500 a diferença de binario é notoria) e a diminuição do peso da mota em certa de 8kg.

    Mas como desvantagem tem o aumento do ruido de 91db para 96db e um custo de 500€.

    É que mesmo que a mota possa gastar alguma coisa menos, nunca baixará mais de 0,1l-0,2l o que de todo não compensa os 500€.

    Quem os tem acha que a diferença de "motor" que eles proporcionam compensam?

    #2
    Leo vince

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      #3
      5db é muito db. Isso é uam escala logaritmica, logo para aumenatr 5.... ui. Quanto aos escapes em si não posso opinar que não tenho nada do genero, mas ouve-os antes de meter.

      Comentário


        #4
        5dB são quase 4 vezes mais em intensidade sonora!!!! é muito.

        Comentário


          #5
          Arrow são superiores a leo vince.

          Poupar nunca pouas gasolina, sobretudo no principio, pois o barulho torna-se viciante e estarás sempre a dar aquela aceleradela da praze ao de leve heheh, sabe tão bem ouvir isso.

          NA minha moto , ganhei bastantes baixas com o escape de rendimento (Vance & Hines), sobretudo a andar com pendura é onde notei mais , em recuperações notei bastante.

          De notar que a mota não é só montar, têm que ser afinada para o escape que comprares, caso contrário fica uma porcaria..há que msó os monte..

          Se compensa? Sem dúvida.

          Comentário


            #6
            Eu n consigo achar piada a um escape de rendimento de mota....

            Se levo a Hornet para a AE, chego ao destino e ando a berrar pq n oiço nada... O escape é o original, mto suave mesmo. Com um de rendimento ficava surdo...

            Se conseguia um motor mais linear e se calhar mais um ou outro cavalo (sem contar cmgo claro) de certeza, mas prefiro o de origem .

            RR

            Comentário


              #7
              O que acho mais piada no escape em questão é o ganho em baixas, se for como indica no grafico.

              Po outro lado os 500€ e o ruido a mais levam-me a recuar um pouco. É certo que ja com os escapes de origem numa viagem que se alongue mais de 200km, a velocidades de 170-180 o ruido já é intenso. Com os escape de rendimento ainda mais será, o que leva a um certo desconforto.

              Comentário


                #8
                Para as "voltinhas no bairro" é giro naquelas motas tipo CBR e R1. Numa Varadero que é uma mota que te permite fazer umas viagens longas com conforto não te metas nisso, acabas por ficar surdo...

                Já nos carros que têm insonorização é o que é com essas panelas, em que desligas o carro e ficas meia hora a ouvir zumbidos...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por ppais

                  5dB são quase 4 vezes mais em intensidade sonora!!!! é muito.
                  [:0]

                  Comentário


                    #10
                    Eu, nas várias motos que tive, algumas traziam já escape modificado.

                    Na fazer vinha um speed : (, aquilo fazia um cagaçal dos diabos, se dava ou não rendimento, não sei, já a comprei assim.

                    Na zx6r, trazia um optimo escape, um akrapovic em carbono. Posso dizer que este escape a andar normalmente é até bem silencioso, mas basta dar uma gazada e pronto, lá vem o barulhinho lindo de um 4 em linha a puxar lol

                    Na Z750 está o de origem, e assim se vai manter. É silencioso quanto baste, contudo tem um som bem grave em baixas que me agrada, e a velocidades mais elevadas é silencioso, não cansa.

                    Acho que os escapes têm sofrido uma constante melhoria, não só no rendimento e especificações ambientais, como num aspecto muito importante para nós os condutores, no barulho que emitem.

                    A exemplo disso, andei numa gsxr1000, e acho o ronco que faz de origem mais engraçado do que qualquer escape que lá se coloque.

                    Mas claro esta é a minha opinião.

                    Claro que no caso da varadero, os dois cilindros ficam logo com um cantar totalmente diferente, mas depois é capaz de cansar ; )

                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      Em primeiro lugar tenho que dizer uma coisa: A malta que anda com o ruído acima dos limites legais devia ser, no mínimo, castrada! A continuar assim vamos chegar a exageros, tipo EUA em que dá apreensão do veículo e estão a restringor (e até proibir) o TT/Enduro livre como se ainda faz em algusn países (caso de Portugal, mas já com restricções em Espanha)!

                      Será que, de uma vez por todas, as pessoas não percebem que o ruído é prejudicial não só para o condutor, como para os outros veículos, a natureza... estamos a falar de poluição sonora!

                      Não quero parecer fundamentalista, mas fico possesso com os abusos que se teimam em fazer, mais ainda porque os ganhos, muitas vezes, são mais psicológicos que outra coisa, além de que impicam geralmente rever a carburação (caso a Varadero seja de injecção esta adapta-se sozinha), e perde-se num lado para ganhar noutro (por exemplo em médios/altos e vice-versa). Além disso, os modelos originais forma testados exaustivamente para chegar a um compromisso entre ruído/performance/consumo, etc.

                      Moral da História: se aumenta o ruído não recomendo nenhum!

                      PS - Também sou motard e ando farto de ver "anormais" a fazer ruído (é mesmo a pedir a apreensão do veículo) e com matrícuals miniatura (daqui a um tempo vamos usar letreiros como so vizinhos espanhóis e aí pagam todos)...

                      Comentário


                        #12
                        O problema não está nos escapes, se não estiverem de acordo co ma lei não saõ vendidos.
                        O problema são mesmo alguns, que aidna retiram miolo, ou periódicamente não substituiem a lâ de vidro , que com o tempo vai com os porcos.

                        O problema são tb os escapes artesanais, feitos por aí, tipo speed, entre outras, que não são homologados, e custam 10 contos e que todos metem pelo barulho.

                        Escapes de rendimento, não são todos.

                        Comentário


                          #13
                          Entre esses dois o melhor é obviamente o Arrow.

                          Agora eu sou de opinião que não deverias colocar nenhum de deles e continuavas com o de origem e poupavas 500 euros.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tinha um Leovinci na minha CBR até há bem pouco tempo. Nota-se a diferença, a moto fica mais solta e tem um barulho mais audível (até que é engraçado ) mas os consumos a andar um pouco mais depressa também se fazem notar um pouco mais.

                            Há umas semanas fiz uma revisão profunda à moto e por curiosidade resolvi meter o de origem. Por momentos fiquei logo convertido, a moto ficou logo mais linear e a puxar sempre suavemente até às 13500. Depois de duas semanas a fazer uma saga de trocar origem vs Leovinci acabei por deixar o de origem. Sim, o barulho do Leovinci é engraçado mas supera os limites legais e para viagens um pouco mais longas (ainda faço algumas) é um pouco frustrante. Além de que ando muitas vezes com pendura e antes notava-se muito as trocas de mudança e a moto era um pouco brusca enquanto que agora nem se dá por ela. Outra coisa importante, principalmente nos tempos que vivemos, é que os consumos estão obviamente inferiores.

                            Como era um escape relativamente caro não notei perdas de rendimento por que foi uma coisa pensada e bem construída para o modelo da minha moto mas andam aí muitos que aquilo só faz *****: barulho, tira MUITO rendimento, consumos absurdos, queima óleo, etc.

                            Numa moto dessas eu não mexia nos escapes porque é uma moto que devido ao motor que tem (mesmo da VTR) já faz algum barulho mesmo com o de origem e tem força quanto baste. Eu, devo confessar, ando a ficar convertido às Varaderos e eu sou uma pessoa que para mim moto que é moto tem de ser de pista eheheh mas a versatilidade que uma Varadero permite está a dar que pensar.

                            Cumprimentos.

                            Comentário


                              #15
                              Pelo preço acho que não vale mesmo a pena. Pelo peso, não vai ser os 7kg que me vão fazer diferença já que tenho mala, ferros de protecção e punhos aquecidos mais na mota, que já devem elevar o peso dela para os 245kg.

                              O melhor a fazer é deixar os escapes de origem e poupar o dinheiro.

                              Comentário


                                #16
                                Para essa mota e tendo em conta as duas propostas ia para o LEO Vince

                                Comentário


                                  #17
                                  Três coisas: barulho é limitado por Lei e a polícia verifica isso nas motos (e acho muito bem). Vais perder a garantia. Ainda este ano ou em 2007 vão ser introduzias as IPOs Às motos (que eu também acho muito bem, especialmente se servir para apanhar motos rouibadas, já que nem a BT nem a PSP mexem uma palha nesse sentido, na maioria das operações stop).

                                  Se queres mais cavalos, porque não compraste outra moto, mesmo em maxi-trail que tem soluções melhores e mais potentes, nesse segmento? [|)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:[i]O melhor a fazer é deixar os escapes de origem e poupar o dinheiro.
                                    Obrigado pela tua sensatez e civismo, os nossos ouvidos (e os teus) agradecem!

                                    A fiscalização devia andar em cima desse pessoal que inventa tudo e mais alguma coisa para por carros e motas a fazer mais barulho, andam os engenheiros com tanto trabalho a estudar sistemas de abafar o ruído dos motores para depois andarem uns artolas a mudarem tudo o que vem de origem na tentativa de arrasarem com os nossos tímpanos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      JCR, depende dos artolas e do que se quer dizer por artola, e mais acima explico isso.
                                      Todas as marcas, de origem metem determinados escapes, mas no mundo da competição, vão ter com fabricantes de escapes das mais variadas marcas reconhecidas como :
                                      akrapovic's, arrows, vance & hines, yoshimura's, Mig, entre outras mutio boas ,para melhor performance dos seus produtos.
                                      No entanto nos modelos de hoje em dia, estes escapes já não remetem para uma perda de garantia, tanto que qualquer moto já traz em opção(yamaha e honda pelo menos) o escape de rendimento e homologado..pagand oa diferença.
                                      Caso estivesse ilegal, não o fariam.
                                      Depende do escape mais uma vez, e para variar, vai de como se vêm todas essas motos com escapes..se se metem todos no mesmo saco, ou não.
                                      Um bom escape não faz barulho por demais, e acusa um rendimento superior a média.
                                      Não sou muito de mexer nestas coisas, mas nas motos, em grande parte dos modelos, é uam melhoria bastante grande, tal como em muitas motos, os chamados "tubos " de barulho, fazem precisamente o contrário.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, não vamos meter todos no mesmo saco. O meu escape fazia obviamente mais barulho que o de origem mas não era nada que não fosse suportável e nem se pode comprar com aqueles Fullpower e Viper. Esses em termos de barulho e desempenho............é melhor nem dizer mais nada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A minha mota é bem diferente da tua,mas o Akrapovic é sem dúvida a "nata" dos escapes. De titânio,claro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por conde

                                            Se queres mais cavalos, porque não compraste outra moto, mesmo em maxi-trail que tem soluções melhores e mais potentes, nesse segmento? [|)]
                                            Eu não quero os escapes por causas dos cavalos a mais. Era mais por causa das baixas que os graficos das marcas apresentam. Acho que são bastante boas.

                                            A Varadero só tem menos binarios que a BMW pq esta é 1200. De resto todas as outras ficam atras. Quanto á potencia no segmento a Varadero fica a 4cv das mais potentes. Nada de especial, tendo em conta que tem o motor mais suave e com melhor baixas de todas.





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                                              #23
                                              O escape é homolgado, mas no livrete da mota vem com 91db, e se ela fica com 96db já é razão para haver chatices.

                                              Acho que este tipo de escapes é bom para motas que entram em campeonatos nacionais e provas identicas por causa do peso que retiram ás motas e pela possibilidade de darem mais qualquer coisa em termos de potencia.

                                              Para motas de estrada não acho que sejam fundamentais pela questão do barulho.

                                              Tenho aqui um teste de uma revista Espanhola a uma R6 com uns 20 escapes de marcas diferentes e o da Yamaha alem de ser dos mais potentes, dentros dos homolgados para a estrada era o mais potente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Simple

                                                JCR, depende dos artolas e do que se quer dizer por artola, e mais acima explico isso.
                                                Todas as marcas, de origem metem determinados escapes, mas no mundo da competição, vão ter com fabricantes de escapes das mais variadas marcas reconhecidas como
                                                A minha definição de artolas dos escapes - todos aqueles que pensando apenas em ouvir barulho utilizam o que querem e lhes apetece borrifando-se no incómodo que provocam a terceiros com as suas alterações.
                                                Farto deles ando eu, moro encostado a uma rua principal e a minha casa até estremece com certos exageros sonoros provocados propositadamente em arranques malucos por artolas de carro e mota com muitos décibeis a mais do que a lei permite.

                                                Ah é verdade, os escapes do mundo da competição, só os ouve quem quer e quem para lá vai por gosto, no mundo da "civilização??? onde temos que viver no dia a dia" existem leis pelas quais todos nos devemos reger de igual maneira, se deliberaram um limite legal para o ruído dos carros e motos porque razão existem tantas pessoas que teimam em não os cumprir? Porque querem mais potência? Se querem mais potência dentro da legalidade comprem um carro ou uma moto mais potente e mantenham o escapes de origem que foram projectado e homologados para andar silenciosos na civilização e não na ruidosa competição.

                                                Não tenho qualquer crítica a fazer a quem altera o escape para aumentar o rendimento do motor sem aumentar o nível sonoro do motor, o que me custa tolerar é aqueles que teimosamente insistem em arrasar com os nossos ouvidos.;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim, para mim escapes é Akrapovic, Termignoni, Yoshimura e Micron, por esta ordem.

                                                  Para mim estas são marcas de top.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há uma frase comum entre os motards que é "Loud pipes save lives".

                                                    Concordo parcialmente, já que se uma mota por si só já acarreta riscos de segurança para o condutor, uma mota muito silenciosa então ainda pior. Quando ando de carro e de repente, entre faixas, aparece uma mota de 200 kgs ao meu lado q eu nem a oiço... é um perigo a dobrar, na minha opinião.

                                                    Na minha bicilíndrica tenho umas ponteiras Leovince que se fazem notar, e isso dá-me uma segurança acrescida no trânsito entre automóveis, que não me abalroam pq dão logo conta q estou ao lado.

                                                    Mas é óbvio que nem 8 nem 80... há por aí escapes q são um disparate absoluto de barulho. Normalmente esses são os q querem decibéis pró estilo e não por segurança.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                                      citação:Originalmente colocada por conde

                                                      Se queres mais cavalos, porque não compraste outra moto, mesmo em maxi-trail que tem soluções melhores e mais potentes, nesse segmento? [|)]
                                                      Eu não quero os escapes por causas dos cavalos a mais. Era mais por causa das baixas que os graficos das marcas apresentam. Acho que são bastante boas.

                                                      A Varadero só tem menos binarios que a BMW pq esta é 1200. De resto todas as outras ficam atras. Quanto á potencia no segmento a Varadero fica a 4cv das mais potentes. Nada de especial, tendo em conta que tem o motor mais suave e com melhor baixas de todas.





                                                      Olha que não, olha que não eheheh!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olho que não em relação a que?

                                                        Comentário

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